Questão 4b98beb8-e3
Prova:UCPEL 2017
Disciplina:História
Assunto:Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral

“Judô dá primeiro ouro para Kosovo”. Esta foi uma manchete recorrente durante as Olimpíadas do Rio em 2016. Isso, porque o Kosovo ainda não é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um país independente, mas o reconhecimento dado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), permitiu à Majlinda Kelmendi conquistar o primeiro título olímpico para o país na modalidade de judô na categoria até 52 quilos.

Países da extinta Iugoslávia (em destaque)


A desintegração da Iugoslávia, na década de 1990, teve conflitos que persistiram durante toda a década. Esse foi um dos fatos geopolíticos mais importantes depois da queda do muro de Berlim e do colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Sobre os países resultantes da antiga Iugoslávia, é correto afirmar que

A
a Sérvia, cuja capital é Belgrado, só tem acesso ao Mar Negro por intermédio do rio Reno.
B
a Bósnia-Herzegovina, que tem sua capital em Sarajevo, é composta por duas entidades políticas autônomas, a Federação da BósniaHerzegovina e a República Sérvia
C
a Croácia, que tem sua capital em Zagreb, tem no turismo um setor importante de sua economia, mas não consegue ser admitida na União Europeia.
D
a Eslovênia, cuja capital é Liubliana, é o único integrante da União Europeia, apesar de ainda não usar o Euro como moeda, que continua sendo o Tolar.
E
o Montenegro, cuja capital é Podgorica, é o único que não está localizado nos Balcãs.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos

Sobre os países resultantes da antiga Iugoslávia, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – A Sérvia é um país sem litoral, ou seja, não tem acesso direto a qualquer mar. O rio Reno está na Europa Central, passando por países como Suíça, Alemanha e Países Baixos, e não tem conexão com a Sérvia ou o Mar Negro. O principal rio que atravessa a Sérvia é o rio Danúbio, que eventualmente deságua no Mar Negro, mas isso não ocorre diretamente no território sérvio.


B) Correta – A Bósnia-Herzegovina é de fato composta por duas entidades políticas autônomas: a Federação da Bósnia-Herzegovina e a República Srpska (República Sérvia), estabelecidas após o Acordo de Dayton em 1995, que encerrou a guerra na Bósnia.


C) Incorreta – Embora seja verdade que o turismo é um setor importante na Croácia, a afirmação de que o país não conseguiu ser admitido na União Europeia está incorreta. A Croácia aderiu à União Europeia em 2013.


D) Incorreta – A Eslovênia não é o único país da antiga Iugoslávia que faz parte da União Europeia. Além da Eslovênia, que se tornou membro em 2004, a Croácia, como afirmado na alternativa C, por exemplo, também faz parte da União Europeia desde 2013. Além do mais, a Eslovênia adotou o Euro como moeda oficial em 1º de janeiro de 2007, substituindo o Tolar.


E) Incorreta – Montenegro está localizado nos Balcãs, sim.


Gabarito – Letra B


Referência:


Aguilar, Sérgio Luiz Cruz, and Ana Luiza Terra Costa Mathias. "Identidades e diferenças: o caso da guerra civil na antiga Iugoslávia." Revista Brasileira de História & Ciências Sociais 4.8 (2012).


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo