Questõessobre Reconstrução Democrática: Governos FHC

1
1
Foram encontradas 17 questões
a8fedd2e-fd
UNICENTRO 2016 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC

O discurso do gigantismo do Estado brasileiro e o processo de desmonte, resultante das privatizações, ocorreram de forma mais intensa no governo de

As ações trabalhistas estão em primeiro lugar no ranking dos processos em trâmite no Brasil, que somam mais de 71 milhões. E mesmo com uma estrutura judiciária que custa R$ 70 bilhões por ano, apenas 14% das ações costumam ser resolvidas. “As demais seguem sem solução, congestionadas”. [...] Além de não atender minimamente aos interesses do País, principalmente do setor produtivo, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) [...] cria ameaças sérias a empresas dos mais diversos portes e atividades. (BRASIL TEVE... 2016).
A
Jânio Quadros.
B
João Goulart.
C
Emílio Garrastazu Médici.
D
José Sarney.
E
Fernando Henrique Cardoso.
2456ab63-e7
FAG 2018 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC

Na década de 1990, durante seu mandato como ministro da fazenda e posteriormente presidente da república em dois pleitos consecutivos até 1º de janeiro de 2003, Fernando Henrique Cardoso implantou uma política que buscava, além da estabilidade econômica, uma maior aproximação do Brasil com o comércio internacional. Para muitos analistas, o alicerce dessa política foi edificado sobre as ideias do neoliberalismo.
Pode ser considerado como uma das estratégias dessa política no Brasil

A
a ampliação da participação do Estado no setor terciário.
B
a privatização de empresas estatais pelo governo.
C
o investimento maciço em infraestrutura de produção.
D
a recuperação salarial da classe trabalhadora.
E
Nenhuma das alternativas anteriores
a737c7ad-e7
FAG 2018 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC

Na década de 1990, durante seu mandato como ministro da fazenda e posteriormente presidente da república em dois pleitos consecutivos até 1º de janeiro de 2003, Fernando Henrique Cardoso implantou uma política que buscava, além da estabilidade econômica, uma maior aproximação do Brasil com o comércio internacional. Para muitos analistas, o alicerce dessa política foi edificado sobre as ideias do neoliberalismo.
Pode ser considerado como uma das estratégias dessa política no Brasil

A
a ampliação da participação do Estado no setor terciário.
B
a privatização de empresas estatais pelo governo.
C
o investimento maciço em infraestrutura de produção.
D
a recuperação salarial da classe trabalhadora.
E
Nenhuma das alternativas anteriores.
5d7f4a4a-e6
IF-BA 2014 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC, Reconstrução Democrática : Governo Sarney



No contexto da Nova República no Brasil, a charge acima apresenta uma crítica

A
ao governo Collor de Melo, responsável pela consolidação da política monopolista no país.
B
à política neoliberal encampada pelos governos Lula e Dilma, cuja consequência foi o aumento da pobreza no país.
C
ao período das privatizações brasileiras, como consequência da ação das classes trabalhadoras na defesa da autonomia do mercado.
D
à ampliação da participação do Estado no processo industrial do país, a partir do aumento da intervenção econômica durante o governo do PSDB.
E
ao neoliberalismo que caracterizou a chamada Era FHC e foi responsável pelo desmanche do Estado nacional e maior concentração de renda.
778462f7-de
Esamc 2015 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC



(FHC era o homem de vendas do ano, vendendo o que não lhe pertencia (ABC Domingo, agosto de 1998. SANTIAGO. Retroscópio – 40 anos da história recente vistos pela charge. RS: L & PM, 2010, p. 121.)



A interpretação da charge, sobre o governo de Fernando Henrique Cardoso, nos permite concluir que seu autor:

A
defende o processo de venda de empresas estatais a grupos privados.
B
ironiza a postura neutra do presidente diante do processo de privatizações.
C
critica a venda de empresas estatais do setor de comunicações.
D
ironiza o processo de privatização de empresas estatais.
E
defende a privatização de empresas do setor de telefonia.
0394be8f-db
MACKENZIE 2012 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC

A respeito do Plano Real, programa brasileiro com o objetivo de estabilização econômica, é correto afirmar que

A
foi elaborado pelo ministro da Economia da época, Dílson Funaro, e apesar da resistência por parte dos partidos de oposição, foi implantado, com sucesso, no final do governo José Sarney.
B
o ministro Fernando Henrique Cardoso, durante o governo Itamar Franco, anunciou o programa que tinha como objetivo acabar com a inflação e estabilizar a economia.
C
o plano econômico, idealizado pela equipe econômica do governo Itamar Franco, não apresentou, inicialmente, resultados expressivos no combate à inflação, o que gerou um desgaste político para o presidente Itamar.
D
a desconfiança, por parte dos partidos de oposição, na eficácia do Plano Real em efetivamente combater a inflação não permitiu que o presidente Itamar pudesse se candidatar à reeleição como presidente da República.
E
o presidente Fernando Henrique Cardoso, para tentar solucionar os problemas relacionados à ineficácia do Plano Real instituiu, no inicio do seu governo em 1995, uma nova moeda, o real.
c3e219f6-ca
UESB 2017 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC

A conquista dos direitos sociais foi um longo processo, que se instalou no Brasil com momentos de grande tensão política e de acirramento do conflito de classe.

Nessa perspectiva,

A
o discurso de liberdade da empregada doméstica, na obra cinematográfica Doméstica, de Gabriel Mascaro, se assemelha aos escravos, no Império brasileiro, por ambos aceitarem a condição de trabalhadores explorados.
B
o movimento operário, na Primeira República, defendia uma posição conciliatória entre os trabalhadores e o governo, o que permitiu a elaboração das primeiras leis de caráter trabalhista.
C
a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas enfraqueceu o movimento operário, ao atender os principais anseios da classe trabalhadora e do Partido Comunista Brasileiro, que perdeu, em consequência, prestígio político.
D
o crescimento econômico estabelecido com o Milagre Econômico, ao ampliar as vagas de emprego e fortalecer o poder de compra do salário mínimo, contribuiu para o aumento da adesão popular ao governo.
E
a adoção de medidas de caráter neoliberais, como as privatizações e a tentativa de desmontagem da legislação social populista, no governo Fernando Henrique Cardoso, contribuiu para o fortalecimento das ações do MST.
2a17ce45-b3
Unimontes - MG 2017 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC

Acerca dos programas sociais brasileiros, implementados ao longo dos dois mandatos presidenciais de Fernando Henrique Cardoso (1995-1998; 1999-2002), analise as afirmativas abaixo.


I - A reforma sanitária, impulsionada por forte movimento social, ganhou seus contornos definitivos no segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), apoiado no direito universal da população à saúde.

II - Em 2001, o programa de combate à mortalidade infantil foi transformado no Programa Bolsa-Alimentação, sob a forma de transferência monetária direta às famílias com filhos pequenos em risco nutricional.

III - Em seu segundo mandato, teve início o programa academia da saúde, espaços físicos dotados de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados, instalados em todos os municípios brasileiros, visando à promoção de modos de vida saudáveis da população.

IV - Em seu primeiro mandato, o presidente extinguiu a Legião Brasileira de Assistência (LBA), instituição que caracterizava a velha política social, carregada de corrupção, clientelismo político e promoção de interesses pessoais.


Estão CORRETAS as afirmativas:

A
I e II, apenas.
B
II e IV, apenas.
C
III e IV, apenas.
D
I e III, apenas.
1ca0d717-4c
ENEM 2011 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC

Antes de tomar posse no seu cargo, ainda na Europa, Rio Branco agira no sentido de afastar o perigo imediato do Bolivian Syndicate, empresa estadunidense, e propusera a compra do território do Acre. Recusada essa ideia, propôs o Governo brasileiro a troca de territórios e ofereceu compensação, como a de favorecer, por uma estrada de ferro, o tráfego comercial pelo rio Madeira, entendendo-se diretamente com o Bolivian Syndicate.

RODRIGUES, J. H.; SEITENFUS, R. Uma História Diplomática do Brasil: 1531-1945. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995 (adaptado).


O texto aborda uma das questões fronteiriças enfrentadas no período em que José da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, esteve à frente do Ministério das Relações Exteriores (1902-1912).


A estratégia de entendimento direto do Brasil com a empresa Bolivian Syndicate, que havia arrendado o Acre junto ao governo boliviano, explica-se pela

A
proteção à população indígena.
B
consolidação das guerras de conquista.
C
implementação da indústria de borracha.
D
negociação com seringueiros organizados.
E
preocupação com intervenção imperialista.
52d09608-d6
PUC - RS 2016 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC

Sobre o Plano Real, afirma-se:
I. Iniciado no final do governo de Itamar Franco, tinha como base de sua estratégia de combate à inflação o controle das emissões de moeda e a atração de dólares com uma política interna de juros altos.
II. Adotou, entre as medidas de controle da inflação, a privatização de estatais e a abertura do mercado brasileiro aos produtos importados, sendo, por isso, tachado por seus críticos como um programa neoliberal.
III. Combateu a chamada “inflação inercial”, procurando anular a memória inflacionária (a antecipação dos preços) por parte dos agentes econômicos, usando como meio de troca a Unidade Real de Valor (URV), que era reajustada regularmente.
IV. A estabilidade econômica proporcionada pelo Plano permitiu condições para a retomada do desenvolvimento da economia brasileira, que apresentou fortes taxas de crescimento industrial e baixas taxas de desemprego.
Estão corretas apenas as afirmativas

A
I e III.
B
II e IV.
C
I, II e III.
D
I, II e IV.
E
II, III e IV.
72ac1eee-73
UDESC 2011 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC

Sobre o ordenamento político e social do Brasil a partir de 1994, à época da implantação do Plano Real e da moeda vigente no país, é correto afirmar:

A
 O Real continua apresentando forte instabilidade e há receio de explosão da inflação, efeito tipicamente provocado por uma economia fragilizada.
B
A inflação foi eliminada da vida econômica da Nação, mas o preço foi alto, pois cresceu a repressão à liberdade de expressão, e a democracia ainda não se efetivou.
C
Em pouco menos de vinte anos o país tem seguido a passos firmes em direção à consolidação da democracia e estabilidade econômica, embora existam ainda nossos problemas estruturais, como uma inadequada justiça social e a corrupção.
D
 Os governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, de formas diferentes, não conseguiram ampliar a importância e visibilidade do Brasil internacionalmente.
E
Como parte do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) é fortalecida pela projeção internacional, o Brasil finalmente conseguiu assento no Conselho Permanente de Segurança na ONU (Organização das Nações Unidas).
2a5b48ee-36
PUC - RS 2015 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder), Reconstrução Democrática : Governo Sarney

A numeração correta, de cima para baixo, é:

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, associe os nomes dos presidentes brasileiros do período da Nova República (coluna A) às características de sua Presidência (coluna B).

Coluna A

1. José Sarney

2. Fernando Collor de Mello

3. Fernando Henrique Cardoso

4. Luís Inácio “Lula” da Silva

Coluna B

( ) Seu mandato foi marcado pela busca da estabilidade monetária, pelo controle da emissão de moedas e pelo baixo crescimento industrial, devido aos efeitos negativos sobre a indústria, decorrentes da abertura da economia brasileira ao mercado internacional.

( ) Sua presidência foi marcada pela estabilidade monetária, pelo crescimento da economia, impulsionado pela exportação de commodities, e pelo incremento do consumo interno, através de políticas de ampliação de renda e crédito, e de redistribuição de renda.

( ) Seu governo enfrentou uma forte inflação através de planos econômicos como o Plano Cruzado, o Plano Cruzado II e o Plano Verão, que acabaram fracassando e gerando grande impopularidade ao presidente no fim de seu mandato.

( ) Em seu mandato, procurou combater a inflação através do confisco da poupança, tentou modernizar a economia brasileira, iniciando a sua abertura para o mercado internacional, e enfrentou grande instabilidade política, perdendo o apoio do Congresso.

( ) Tentou marcar o seu governo pelo slogan “Tudo Pelo Social”, promovendo a criação da “farmácia básica” e do seguro desemprego, a extensão dos benefícios da previdência ao trabalhador rural e a aplicação do Programa do Leite.
A
1 – 2 – 3 – 4 – 3.
B
2 – 3 – 4 – 1 – 2.
C
3 – 1 – 4 – 2 – 4.
D
3 – 4 – 1 – 2 – 1.
E
3 – 4 – 2 – 1 – 4.
cf2ee915-fe
FGV 2014 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC

Leia atentamente as seguintes afirmações sobre as eleições presidenciais brasileiras ocorridas após 1988.

I As eleições de 1989 foram marcadas por uma acirrada polarização ideológica, sobretudo no segundo turno, disputado por Fernando Collor de Mello e Luís Inácio Lula da Silva.

II As eleições de 1994 ocorreram sob o impacto do sucesso do Plano Cruzado, que permitiu a eleição, em primeiro turno, do candidato do PMDB José Sarney.

III Nas eleições de 1998, as principais forças oposicionistas articularam-se em torno da chapa Lula e Brizola, mas foram derrotadas, ainda no primeiro turno, por Fernando Henrique Cardoso.

IV Nas eleições de 2002, todas as forças oposicionistas de esquerda participaram da coligação que elegeu Luís Inácio Lula da Silva no primeiro turno, contra a candidatura do tucano José Serra.

V Nas eleições de 2006, PT, PMDB e PSDB firmaram uma vitoriosa coligação, que permitiu a reeleição de Lula e a articulação da mais ampla maioria parlamentar da história política do Brasil.

Está correto apenas o que se afirma em

A
I, II, III e IV.
B
I e III.
C
II, III e V.
D
III e IV.
E
I.
e99bcb8a-e4
UFGD 2010 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, República Autoritária : 1964- 1984, República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder), Reconstrução Democrática : Governo Sarney, Era Vargas – 1930-1954, República de 1954 a 1964

O Brasil viveu, em 2010, mais um processo eleitoral em sua história republicana. Com relação à história das eleições desde a Proclamação da República, em 1889, até a atualidade, assinale a alternativa correta.

A
Com o advento da República, o voto passou a ser censitário, aspecto duramente combatido pelos coronéis, grandes proprietários de terras cujo título derivava de sua participação na Guarda Nacional. Eles condenavam também o esquema de poder que ficou conhecido como "política dos governadores".
B
Em 1930, no governo de Getúlio Vargas, um dos primeiros atos do governo provisório foi a criação de uma comissão de reforma da legislação eleitoral, cujo trabalho resultou no Código Eleitoral do Brasil. O Código introduziu o voto secreto, o voto feminino e o sistema de representação proporcional.
C
No Estado Novo, a Constituição de 1937 extinguiu a Justiça Eleitoral e aboliu os partidos políticos existentes. Instituiu, no entanto, as eleições livres e diretas para Presidente da República, com mandato de seis anos, além das disputas eleitorais pautadas por ampla representatividade popular.
D
Durante o Regime Militar, em 1965, o AI-2 restabeleceu os partidos políticos extintos pelo Estado Novo, renomeando-os, no entanto, como ARENA (Aliança Renovadora Nacional), composta por políticos contrários ao regime militar, e MDB (Movimento Democrático Brasileiro), defensor do regime.
E
Com o fim do Regime Militar, em 1985, Tancredo Neves foi o primeiro civil a ser eleito presidente da República, inaugurado as eleições diretas, possibilitadas por lei específica proclamada pelo Deputado Federal Ulysses Guimarães, conhecido como o "Senhor Diretas".
8891b070-bb
UNCISAL 2013 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC, Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder)

Desde a década de 80 do século passado, os movimentos sociais brasileiros vêm apresentando significativas alterações quanto aos objetivos pretendidos. Refletindo mudanças mundiais, nossos movimentos sociais passaram gradativamente a apresentar um caráter mais identitário.

Nesse contexto, os movimentos feminista e homossexual se aproximam e lutam pela

A
manutenção das relações de gênero que,dentro do ideário dos dois movimentos, atendem aos seus interesses e realizam seus objetivos, ampliando a participação política e a inclusão social.
B
garantia formal dos seus direitos, fato que modificaria substancialmente a situação tanto de homossexuais como de mulheres, tirando-os da marginalidade social.
C
naturalização da dominação simbólica, porém invertendo a lógica que alicerça as relações de gênero e o polo dominador.
D
adoção de ações educativas que busquem ressaltar a existência de tais movimentos, cuja implantação seria o suficiente para atingir os objetivos almejados.
E
implantação de direitos que assegurem e reconheçam sua existência, possibilitando uma inclusão social plena, quebrando os estereótipos e a dominação simbólica construída a partir dos interesses masculinos
c9fe1070-bc
ENEM 2009 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC, República de 1954 a 1964

Sob o ponto de vista da política externa brasileira no século XX, conclui-se que

Imagem 076.jpg
A
o Brasil é um país periférico na ordem mundial, devido às diferentes conjunturas de inserção internacional.
B
as possibilidades de fazer prevalecer ideias e conceitos próprios, no que tange aos temas do comércio internacional e dos países em desenvolvimento, são mínimas.
C
as brechas do sistema internacional não foram bem aproveitadas para avançar posições voltadas para a criação de uma área de cooperação e associação integrada a seu entorno geográfico.
D
os grandes debates nacionais acerca da inserção internacional do Brasil foram embasados pelas elites do Império e da República por meio de consultas aos diversos setores da população.
E
a atuação do Brasil em termos de política externa evidencia que o país tem capacidade decisória própria, mesmo diante dos constrangimentos internacionais.
c0397eb4-bc
ENEM 2009 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC, República de 1954 a 1964

Acerca das expectativas quanto à formação do Brasil, a sentença que sintetiza os pontos de vista apresentados no texto é:

Imagem 069.jpg
A
Brasil, um país que vai pra frente.
B
Brasil, a eterna esperança.
C
Brasil, glória no passado, grandeza no presente.
D
Brasil, terra bela, pátria grande.
E
Brasil, gigante pela própria natureza.