Questão c9fe1070-bc
Prova:ENEM 2009
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC, República de 1954 a 1964

Sob o ponto de vista da política externa brasileira no século XX, conclui-se que

Imagem 076.jpg

A
o Brasil é um país periférico na ordem mundial, devido às diferentes conjunturas de inserção internacional.
B
as possibilidades de fazer prevalecer ideias e conceitos próprios, no que tange aos temas do comércio internacional e dos países em desenvolvimento, são mínimas.
C
as brechas do sistema internacional não foram bem aproveitadas para avançar posições voltadas para a criação de uma área de cooperação e associação integrada a seu entorno geográfico.
D
os grandes debates nacionais acerca da inserção internacional do Brasil foram embasados pelas elites do Império e da República por meio de consultas aos diversos setores da população.
E
a atuação do Brasil em termos de política externa evidencia que o país tem capacidade decisória própria, mesmo diante dos constrangimentos internacionais.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O estudo de política externa não é comum no Ensino Médio mas, questões referentes à inserção do Brasil no cenário internacional tem aparecido com mais frequência em concursos, provas de qualificação da UERJ e nas provas do ENEM. Por este motivo os trechos colocados na entrada de questão são, via de regra, bastante elucidativos e uma leitura atenta permite escolher a opção correta.
                O ponto central do texto é “(Brasil) buscou autonomia decisória no século XX. As elites se interessaram, por meio de calorosos debates, pelo destino do Brasil. O país emergiu, de Vargas aos militares, como ator responsável e previsível nas ações externas do Estado”.
                De acordo com o que é enfatizado pelo trecho transcrito, a alternativa correta só pode ser a E. Nas outras alternativas, há incorreções. Na A é a questão do Brasil  ainda ser periférico, na B a questão da possibilidade de atuação do Brasil ser mínima, na C  “as brechas do sistema internacional não foram bem aproveitadas” e na D “por meio de consultas aos diversos setores da população”

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo