Questõessobre Questões Internacionais: história do tempo presente

1
1
Foram encontradas 80 questões
faa8a6ab-6b
ENEM 2020 - História - Demandas políticas e sociais no mundo atual, História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente

É certo que entramos na era das sociedades de “controle”. Elas já não são exatamente sociedades disciplinares, cuja técnica principal é o confinamento (não somente o hospital e a prisão, mas também a escola, a fábrica, o quartel). A sociedade de controle não funciona por confinamento, mas por controle contínuo e comunicação instantânea. É evidente que não deixamos de falar de prisão, de escola, de hospital: mas essas instituições estão em crise.


DELEUZE, G. Entrevista a Toni Negri. In: O devir revolucionário e as criações políticas. Novos Estudos Cebrap, n. 28, out. 1990 (adaptado).


No trecho, ao problematizar as sociedades contemporâneas, Gilles Deleuze está enfatizando a ausência de

A
legitimidade nas redes de informação.
B
autonomia nas ações individuais.
C
sanções no ordenamento jurídico.
D
padrões na sociedade de consumo.
E
inovações nos sistemas educacionais.
fa8d1ff2-6b
ENEM 2020 - História - Demandas políticas e sociais no mundo atual, História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente

Em 1991 foi criado no Tratado da Antártica o Protocolo de Madri, e a partir desse protocolo deixou-se de discutir como dividir a Antártica e passou-se a estudar maneiras de preservá-la, tornando-a uma reserva natural dedicada à paz e à ciência.


MACHADO, C. S.; BRITO, T. Coleção explorando o ensino: Antártica. Brasília: MEC, 2006 (adaptado).


Sobre a apropriação dos recursos existentes na área indicada, esse documento tem sido fundamental para instituir

A
ações planejadas para caça de animais.
B
impedimentos legais de exploração mineral.
C
espaços exclusivos para atividades de extração.
D
programas internacionais de créditos compensatórios.
E
restrições políticas para a adesão de países periféricos.
fa700804-6b
ENEM 2020 - História - Demandas políticas e sociais no mundo atual, História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

Diante da unidade e da militância dos negros, o governo nacionalista decidiu aplicar medidas reacionárias e repressivas — interdição do direito à reunião, vigilância e perseguição policiais, dissolução dos partidos políticos, tortura, prisão domiciliar e encarceramento de militantes.


CHANAIWA, D. A África austral. In: MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1935. Brasília: Unesco, 2010.


A atuação do Estado sul-africano na década de 1950, como descrita, indica que seus dirigentes buscavam

A
bloquear as manifestações violentas dos bôeres.
B
atender às disposições jurídicas internacionais.
C
suprimir as organizações dissidentes atuantes.
D
fomentar as divisões étnicas da oposição.
E
aliciar as lideranças tribais nativas.
ddd4a72e-d8
IF-TO 2016 - História - História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente

Sobre o mundo pós-Segunda Guerra Mundial (Terceiro Mundo, descolonização afroasiática, Guerra Fria e relação entre Estados Unidos e América Latina), identifique a afirmação incorreta:

A
Quando ocorreu a descolonização da África e Ásia, um grande conjunto de países heterogêneos, o Terceiro Mundo, continuou com alto nível de dependência às suas ex-metrópoles, fenômeno conhecido como Neocolonialismo.
B
O continente africano definiu seus países obedecendo aos limites territoriais estabelecidos pelos colonizadores imperialistas da Conferência de Berlim (1886), resultando às populações autóctones inadequações e conflitos.
C
A Guerra Fria foi um conflito diplomático entre EUA e URSS, em que os confrontos militares foram travados fora de seus territórios. O resultado: imenso acúmulo tecnológico, enormes orçamentos militares e a inusável bomba atômica.
D
No pós-Segunda Guerra Mundial, os EUA estenderam seu raio de ação, antes mais presente na América Central e no Caribe, para a América do Sul, a exemplo dos diversos golpes militares, dos contragolpes e das ditaduras militares.
E
A Conferência de Bandung expressou pretensões de independência para os países de Terceiro Mundo, criando a Terceira Via, que seria acompanhar o modelo das economias planificadas.
4aacb0e6-dc
Esamc 2013 - História - História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente

O texto abaixo faz menção a uma das guerras ocorridas entre árabes e israelenses durante a segunda metade do século XX. Leia-o para responder a questão:

    
    Preparada no mais completo segredo, a ofensiva do Egito e da Síria foi lançada a 6 de outubro de 1973, no feriado judaico do YomKippur (Dia do Perdão). Tomando Israel de surpresa e beneficiando-se das modernas armas antiaéreas e antitanque de fabricação soviética, a ofensiva foi de início bem sucedida. [...] Mas, a partir de 12 de outubro, os israelenses retomaram a iniciativa e partiram para o contra-ataque. [...] Só em 29 de outubro começaram negociações entre os beligerantes, resultando num cessar fogo assinado em 11 de novembro.
(Fonte: TREIGNIER, Michel. Guerra e paz no Oriente Médio. SP: Ática, 1998, p. 39.)

Assinale a alternativa na qual aparece uma das principais consequências da Guerra do Yom Kippur, ocorrida há 40 anos:

A
A devolução, por parte de Israel, de todos os territórios ocupados em regiões árabes durante as guerras anteriores.
B
A oficialização da criação de dois Estados na região de Israel, um judeu e outro árabe-palestino.
C
A primeira crise internacional do petróleo, uma vez que os países árabes decretaram um embargo do produto.
D
A redução dos exércitos do Egito e da Síria, devido a uma exigência da ONU, como forma de evitar novos conflitos.
E
A extinção da Liga dos Países Árabes e o início do domínio soviético sobre a região palestina em Israel.
629e6b18-e6
IF-BA 2012 - História - História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente, Questões no Oriente Médio do pós guerra

“Os Estados Árabes se consideram em estado de guerra com Israel e, desde 1948, não cessam de proclamar sua vontade de lançar os israelitas no mar e de riscar seu Estado do mapa do Oriente próximo (...).”

FRIEDMANN, Georges. Fim do povo judeu? São Paulo: Perspectiva, 1969, p. 243.

Iniciado em 1848, o conflito palestino-israelense constituiu, no Oriente Médio, o que se convencionou chamar de Questão Palestina, que está longe de ser resolvida, ainda hoje, e pode ser relacionada à

A
exigência, pelos países do Oriente Médio, de cumprimento do Plano da ONU de Partição da Palestina, que criava o Estado Palestino no final da Segunda Guerra Mundial.
B
incapacidade dos países vencedores da Segunda Guerra de garantir a paz no Ocidente nos anos posteriores ao conflito, provocando uma fuga em massa de judeus para a Palestina.
C
construção de um padrão de instabilidade nas relações internacionais pelo recém-criado Estado de Israel, que contava com o apoio dos Estados Unidos, da União Soviética e da ONU.
D
recusa árabe à partilha da Palestina, imposta pela ONU, que submeteu a maior parte do território ao controle do recém-criado Estado de Israel, sem que se respeitasse a soberania dos povos desta região.
E
extinção oficial do mandato britânico sobre a Palestina, no final da Segunda Guerra, com reconhecimento imediato pelos países vencedores da independência de todos os países do Oriente Médio.
89a09916-df
UEFS 2010 - História - História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente

A política externa norte-americana se diferenciou, conforme o momento histórico, no que se refere às suas relações mantidas com o Irã, o Paquistão e o Afeganistão, o que se percebe pelo apoio dos Estados Unidos

A semana marcou ainda o 31° aniversário da revolução dos aiatolás do Irã, ocorrida apenas alguns meses antes da invasão do Afeganistão. Os iranianos derrubaram o regime do xá Reza Pahlevi, instalado em 1953, graças a golpe planejado pela mesma CIA, que usou as verbas secretas do deputado Wilson para recrutar e armar os radicais islâmicos do lado paquistanês da fronteira com o Afeganistão.
O mínimo que se pode dizer é que, no Irã, Afeganistão e Paquistão, os EUA colhem hoje o que a CIA plantou com a colaboração de gente, como o deputado Wilson. [...] Osama Bin Laden foi treinado pela CIA para atacar os russos; gostou e atacou depois o World Trade Center, em Nova York. E as bombas atômicas do Paquistão (real) e do Irã (hipotética) devem-se, ao menos em parte, à igual cortesia da CIA. (A SEMANA..., 2010).
A
ao Irã, na Primeira Guerra do Golfo, interessados na derrubada do regime fundamentalista do ditador Sadam Hussein. 
B
ao regime dos aiatolás, na sua luta contra o regime iraniano, que, no contexto da Guerra Fria, buscavam se aliar à União Soviética.
C
aos “mujahidin” (combatentes) islâmicos afegãos, interessados na resistência armada contra a invasão soviética, na década de 80 do século passado. 
D
ao regime do Talibã, após a desagregação da União Soviética, com o objetivo de exterminar os grupos terroristas liderados por Osama Bin Laden.
E
ao Paquistão, contra a tentativa indiana de propagar as ideias pacifista de Ghandi, o que se constituiria uma ameaça à indústria armamentista norte-americana.
fca74513-b4
UEFS 2010 - História - História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente

A política externa norte-americana se diferenciou, conforme o momento histórico, no que se refere às suas relações mantidas com o Irã, o Paquistão e o Afeganistão, o que se percebe pelo apoio dos Estados Unidos

A semana marcou ainda o 31° aniversário da revolução dos aiatolás do Irã, ocorrida apenas alguns meses antes da invasão do Afeganistão. Os iranianos derrubaram o regime do xá Reza Pahlevi, instalado em 1953, graças a golpe planejado pela mesma CIA, que usou as verbas secretas do deputado Wilson para recrutar e armar os radicais islâmicos do lado paquistanês da fronteira com o Afeganistão.
O mínimo que se pode dizer é que, no Irã, Afeganistão e Paquistão, os EUA colhem hoje o que a CIA plantou com a colaboração de gente, como o deputado Wilson. [...] Osama Bin Laden foi treinado pela CIA para atacar os russos; gostou e atacou depois o World Trade Center, em Nova York. E as bombas atômicas do Paquistão (real) e do Irã (hipotética) devem-se, ao menos em parte, à igual cortesia da CIA. (A SEMANA..., 2010).
A
ao Irã, na Primeira Guerra do Golfo, interessados na derrubada do regime fundamentalista do ditador Sadam Hussein.
B
ao regime dos aiatolás, na sua luta contra o regime iraniano, que, no contexto da Guerra Fria, buscavam se aliar à União Soviética.
C
aos “mujahidin” (combatentes) islâmicos afegãos, interessados na resistência armada contra a invasão soviética, na década de 80 do século passado.
D
ao regime do Talibã, após a desagregação da União Soviética, com o objetivo de exterminar os grupos terroristas liderados por Osama Bin Laden.
E
ao Paquistão, contra a tentativa indiana de propagar as ideias pacifista de Ghandi, o que se constituiria uma ameaça à indústria armamentista norte-americana.
ca69c133-b8
UECE 2014 - História - História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente

Apartheid é um termo usado a partir de 1962, na África do Sul, para designar a política de segregação racial e o sistema institucional e social em que tal política é expressa. O fim dessa política só foi possível graças ao diálogo estabelecido entre

A
Bill Clinton e Thabo Mbek.
B
F.W. de Klerk e Nelson Mandela.
C
William Pitt e Tutu Desmond.
D
Margareth Thatcher e Jacob Zuma.
9d4cc781-ba
UERJ 2012 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente

De acordo com dados e informações referentes ao ano de 1990, no sul da Polônia, um carvão de linhito com elevado teor de enxofre era a principal fonte de combustível. Em Leuna, na Alemanha Oriental, 60% da população sofria de doenças respiratórias, sendo que quatro em cada cinco crianças desenvolviam bronquite crônica ou doenças do coração na idade de sete anos. Em Telpice, uma cidade no noroeste da Tchecoslováquia, a contaminação atmosférica mantinha as crianças dentro de casa cerca de um terço do inverno. Na tentativa de preservar as crianças com boa saúde, as aulas eram realizadas em cidades mais limpas seis semanas por ano.

Adaptado de www.cato.org


Os países do extinto bloco socialista europeu sofreram os impactos ambientais legados pelas suas respectivas políticas de desenvolvimento econômico.

Esses impactos ambientais estavam associados, principalmente, à seguinte causa:

A
controle estatal acentuado, ocasionando a censura à ação política da sociedade civil
B
indústria de base incipiente, promovendo o crescimento dos setores industriais mais poluentes
C
mão de obra desqualificada, inviabilizando o desenvolvimento de equipamentos de redução das emissões tóxicas
D
fiscalização governamental ineficaz, estimulando a busca de lucros exorbitantes pelas empresas instaladas nesse bloco
a364dc0f-b6
ENEM 2019, ENEM 2019 - História - História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente

TEXTO I
A adesão da Alemanha à Otan
A adesão da Alemanha Ocidental à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) há 50 anos teve como pano de fundo o conflito entre o Ocidente e o Leste da Europa e o projeto da integração europeia. A adesão da República Federal da Alemanha foi um passo importante para a reconstrução do país no pós-guerra e abriu o caminho para a Alemanha desempenhar um papel relevante na defesa da Europa Ocidental durante a Guerra Fria.
HAFTENDORN, H. A adesão da Alemanha à Otan: 50 anos depois. Disponível em: www.nato.int. Acesso em: 5 out. 2015 (adaptado).

TEXTO II
Otan discute medidas para deter os jihadistas no Iraque e na Síria
O regime de terror imposto pelos islamitas radicais no Oriente Médio alarma a Otan tanto ou mais que a Rússia, ainda que a estratégia para detê-los ainda seja difusa. O avanço do chamado Estado Islâmico, que instalou um califado repressor em zonas do Iraque e da Síria, comandou boa parte das reuniões bilaterais que mantiveram os líderes da organização atlântica no País de Gales.
ABELLÁN, L. Otan discute medidas para deter os jihadistas no Iraque e na Síria. Disponível em: http://brasil.elpais.com. Acesso em: 5 out. 2015.

As diferentes estratégias da Otan, demonstradas nos textos, são resultantes das transformações na

A
composição dos países-membros.
B
localização das bases militares.
C
conformação do cenário geopolítico.
D
distribuição de recursos naturais.
E
destinação dos investimentos financeiros.
a34c76e2-b6
ENEM 2019, ENEM 2019 - História - Demandas políticas e sociais no mundo atual, História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente


Disponível em: http://operamundi.uol.com.br. Acesso em: 28 ago. 2014 (adaptado).

As imagens representam fases de um conflito geopolítico no qual as forças envolvidas buscam

A
garantir a posse territorial.
B
promover a conversão religiosa.
C
explorar as reservas petrolíferas.
D
controlar os sítios arqueológicos.
E
monopolizar o comércio marítimo.
1f6f4c41-b0
UFAM 2016 - História - História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente

A notícia a seguir foi amplamente divulgada na mídia durante as “Olimpíadas do Rio 2016”:

“Kosovo precisou de apenas dois dias nos Jogos Olímpicos para conquistar uma medalha de ouro. Estreante no cenário Olímpico, o país viu sua bandeira ser hasteada no lugar mais alto do pódio neste domingo (7), após a vitória de Majlinda Kelmendi na categoria até 52kg do judô. A tarde vivida na Arena Carioca 2 será lembrada para sempre na história esportiva do país.

Sobre o Kosovo, qual das alternativas a seguir está INCORRETA?

A
Kosovo se tornou independente no final da década de 1980, por meio de um acordo proposto pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para o fim dos conflitos sérvios e assinado pelo presidente Slobodan Milosevic.
B
A maior parte da população do Kosovo é de origem albanesa, com uma minoria sérvia que representa aproximadamente 5% da população kosovar.
C
Considerado como um dos últimos territórios da antiga Iugoslávia, dependente da Sérvia, o Kosovo declarou, de forma unilateral, a sua independência em 17 de fevereiro de 2008.
D
O primeiro-ministro sérvio, Vojislav Kostunica, classificou Kosovo de “falso estado”, enquanto o presidente russo Vladimir Putin classificou a declaração de independência como “imoral e ilegal”.
E
O Conselho de Segurança da ONU suspendeu o controle de Belgrado sobre Kosovo, que passou a ser administrada pela organização, enquanto a segurança ficou ao encargo de tropas da OTAN.
d0d84f3f-ba
UFRGS 2019 - História - História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente

Leia o trecho abaixo, sobre os Estados Unidos na contemporaneidade.


O percentual de detenções ligadas a drogas que resultaram em condenações à prisão (em vez de dispensas, serviços comunitários ou liberdade assistida) quadriplicou, resultando num boom de construção de prisões nunca antes visto. Em duas décadas, entre 1980 e 2000, o número de pessoas encarceradas nas prisões nos Estados Unidos saltou de mais ou menos 300 mil para 2 milhões.

ALEXANDER, Michelle. A nova segregação. São Paulo: Boitempo, 2017. p. 111.


O trecho faz menção a um processo ainda em curso na sociedade norte-americana. Assinale a alternativa que indica esse processo.

A
O crescimento na utilização de penas alternativas à prisão de pessoas condenadas por porte e uso de drogas.
B
O encarceramento massivo, especialmente de afro-americanos, associado à Guerra às Drogas iniciada ainda na década de 1970.
C
O boom de construção de prisões como um instrumento de fomento ao crescimento econômico no país.
D
O aumento no número de pessoas presas devido ao crescimento dos atentados terroristas em solo norte-americano, nas últimas duas décadas.
E
A diminuição constante no número de indivíduos presos desde, pelo menos, a década de 1980.
19e2b16b-fa
UECE 2018 - História - História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente

A crise do Canal de Suez se iniciou em julho de 1956 quando o presidente egípcio Gamal Abdel Nasser nacionalizou o canal, a única ligação entre o Mediterrâneo e o Mar Vermelho e principal via para transporte de petróleo dos países árabes para a Europa. Além da perda econômica muito significativa para a França e a Inglaterra, a crise de Suez demonstrou de modo definitivo

A
a força da manobra de motivação colonialista junto aos EUA.
B
o fim da hegemonia colonial europeia no mundo.
C
a união com vistas a reforçar o colonialismo europeu nos países árabes.
D
um desestímulo aos movimentos de independência nas possessões coloniais francesas.
19e69813-fa
UECE 2018 - História - História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente

Sobre o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) no final do século XX, é correto afirmar que

A
procurou garantir a paz e equilibrar os jogos de forças entre as nações ricas e as pobres.
B
se omitiu completamente na guerra do Golfo e na guerra do Kosovo.
C
representou a força dos EUA como superpotência após a Guerra Fria.
D
ordenou o isolamento de países como Angola, Camboja e Afeganistão.
97fe2b99-e8
ENEM 2018 - História - Demandas políticas e sociais no mundo atual, História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente

Em Beirute, no Libano, quando perguntado sobre onde se encontram os refugiados sirios, a resposta do homem é imediata: “em todos os lugares e em lugar nenhum”. Andando ao acaso, não é raro ver, sob um prédio ou num canto de calçada, ao abrigo do vento, uma familia refugiada em volta de uma refeição frugal posta sobre jornais como se fossem guardanapos. Também se vê de vez em quando uma tenda com a sigla ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), erguida em um dos raros terrenos vagos da capital.

JABER, H. Quem realmente acolhe os refugiados? Le Monde Diplomatique Brasil, out. 2015 (adaptado).


O cenário descrito aponta para uma crise humanitária que é explicada pelo processo de

A
migração massiva de pessoas atingidas por catástrofe natural.
B
hibridização cultural de grupos caracterizados por homogeneidade social.
C
desmobilização voluntária de militantes cooptados por seitas extremistas.
D
peregrinação religiosa de fiéis orientados por lideranças fundamentalistas.
E
desterritorialização forçada de populações afetadas por conflitos armados.
76a950c7-cc
UFRGS 2018 - História - História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente

Considere as afirmações abaixo, sobre a história da África contemporânea.


I - Em alguns países, a recente ascensão de grupos fundamentalistas, como o Boko Haram, a AlQaeda e o Al-Shabbab, tem favorecido a desestabilização política na região.

II - No Sul do continente, a vitória recente das guerrilhas socialistas contra os governos de Moçambique e Angola significou uma recolonização formal da região pela China.

III- Em países como Serra Leoa e Libéria, a mineração e o comércio de diamantes foram fundamentais para o maior desenvolvimento econômico e a estabilidade de seus regimes democráticos.


Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
765e26b8-cc
UFRGS 2018 - História - História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente

Sobre o desenvolvimento do pensamento moderno no Ocidente, entre os séculos XIV e XVIII, é correto afirmar que

A
os estudos empíricos sobre a natureza, realizados no Renascimento, contribuíram para o desenvolvimento da ciência europeia.
B
o abandono do dogma cristão pelo pensamento humanista motivou a criação dos tribunais do Santo Ofício para combater as heresias.
C
a filosofia foi marcada por uma completa ruptura em relação à visão de mundo, elaborada durante a antiguidade.
D
a Reforma Protestante caracterizou-se pela reafirmação dos valores institucionais da Igreja e pela defesa do papado.
E
a rígida separação social entre a elite letrada e a população camponesa impedia o desenvolvimento de práticas culturais populares.
db4ec5d2-49
UNB 2010 - História - História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente

A prática conhecida como waterboarding (afogamento simulado) foi alvo de intenso debate internacional nos últimos anos, especialmente durante o final do governo George W. Bush (2001-2009), nos Estados Unidos da América. Sob o governo de George W. Bush, agentes de inteligência engajados na prevenção e investigação de atentados terroristas receberam sanção oficial para a prática do waterboarding em interrogatórios. Nesse contexto, vários dignitários oficiais, como o então vice-presidente Richard Cheney, chegaram a afirmar que o waterboarding não deveria ser considerado uma forma de tortura. Em janeiro de 2009, o recém-empossado presidente Barack Obama baniu, finalmente, a referida prática. Considerando o significado ético-político da utilização do waterboarding pelo governo Bush e em consonância com a Convenção da Organização das Nações Unidas contra a Tortura, assinale a opção correta.

Imagem 012.jpg

A partir dessas informações, julgue o item e assinale a opção correta no item 58.

A
Essa prática, por não causar danos físicos imediatamente visíveis, é uma forma de tortura menos cruel que outras e, portanto, não deve, necessariamente, ser entendida como violação aos direitos humanos.
B
A adoção dessa prática é facilmente justificável como alternativa, ainda que radical, para o combate a um problema também da mais absoluta gravidade: o terrorismo.
C
A afirmação de que o waterboarding não é uma forma de tortura é dificilmente conciliável com a definição de tortura constante da Convenção da Organização das Nações Unidas contra a Tortura.
D
A adoção desse meio de tortura é eficaz, como demonstrou a administração George W. Bush, que, ao adotar essa prática, logrou extrair de suspeitos de envolvimento com atividades terroristas informações relevantes para a prevenção contra atentados similares ao de 11 de setembro de 2001 nos EUA.