Questão fa700804-6b
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Diante da unidade e da militância dos negros, o governo nacionalista decidiu aplicar
medidas reacionárias e repressivas — interdição do direito à reunião, vigilância e perseguição
policiais, dissolução dos partidos políticos, tortura, prisão domiciliar e encarceramento de
militantes.
CHANAIWA, D. A África austral. In: MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Org.). História geral da África:
África desde 1935. Brasília: Unesco, 2010.
A atuação do Estado sul-africano na década de 1950, como descrita, indica que seus
dirigentes buscavam
Diante da unidade e da militância dos negros, o governo nacionalista decidiu aplicar medidas reacionárias e repressivas — interdição do direito à reunião, vigilância e perseguição policiais, dissolução dos partidos políticos, tortura, prisão domiciliar e encarceramento de militantes.
CHANAIWA, D. A África austral. In: MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1935. Brasília: Unesco, 2010.
A atuação do Estado sul-africano na década de 1950, como descrita, indica que seus
dirigentes buscavam
A
bloquear as manifestações violentas dos bôeres.
B
atender às disposições jurídicas internacionais.
C
suprimir as organizações dissidentes atuantes.
D
fomentar as divisões étnicas da oposição.
E
aliciar as lideranças tribais nativas.
Gabarito comentado
Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O nome de Nelson Mandela é conhecido e reconhecido ao redor do globo. Ele foi um líder atuante contra o sistema de apartheid da África do Sul.
Quando foi liderado da prisão, após 27 anos, já idoso, viu o fim do sistema, recebeu o prêmio Nobel da Paz e ainda foi eleito presidente do país em 1994, na primeira eleição multiétnica da África do Sul. Mandela faleceu aos 95 anos, em 2013.
O apartheid foi uma política de segregação racial legalizada em 1948, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder. O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas e os proibia de adquirir terras na maior parte do país, obrigando-os a viver em zonas residenciais segregadas. Elas eram uma espécie de confinamento geográfico, chamado de bantustão. Casamentos e relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias também eram proibidos. A permanência e circulação de negros nas áreas de brancos exigia uma documentação própria (pass- law) e , assim mesmo, só para trabalhar.
Entre as alternativas está indicado o objetivo principal dos brancos – minoritários – ao estabelecer a política racial e a repressão à qualquer oposição da população negra
A) INCORRETA- A dominação e os privilégios na África do Sul eram dos boêres, a minoria branca. Portanto, não haveria motivos para sua revolta
B) INCORRETA- A decisão acerca da legalização da segregação é do Estado Nacional. E não houve pressão internacional para que o apartheid fosse estabelecido, embora também não tenha havido reação internacional a ele contrária.
C) CORRETA- A atuação de grupos negros contra a política do apartheid e a necessidade de manter a hegemonia branca pela força levou às atitudes descritas no trecho.
D) INCORRETA- Havia problemas entre as várias etnias mas as divisões entre elas não foram as medidas restritivas que fomentaram as divisões .
E) INCORRETA- A ideia de aliciar lideranças tribais em apoio ao governo de minoria branca não é absurda mas, o mecanismo não seria , como não foi, através de medidas de força contra a oposição.
Gabarito do Professor: Letra C.