Questão db4ec5d2-49
Prova:UNB 2010
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente

A prática conhecida como waterboarding (afogamento simulado) foi alvo de intenso debate internacional nos últimos anos, especialmente durante o final do governo George W. Bush (2001-2009), nos Estados Unidos da América. Sob o governo de George W. Bush, agentes de inteligência engajados na prevenção e investigação de atentados terroristas receberam sanção oficial para a prática do waterboarding em interrogatórios. Nesse contexto, vários dignitários oficiais, como o então vice-presidente Richard Cheney, chegaram a afirmar que o waterboarding não deveria ser considerado uma forma de tortura. Em janeiro de 2009, o recém-empossado presidente Barack Obama baniu, finalmente, a referida prática. Considerando o significado ético-político da utilização do waterboarding pelo governo Bush e em consonância com a Convenção da Organização das Nações Unidas contra a Tortura, assinale a opção correta.

Imagem 012.jpg

A partir dessas informações, julgue o item e assinale a opção correta no item 58.

A
Essa prática, por não causar danos físicos imediatamente visíveis, é uma forma de tortura menos cruel que outras e, portanto, não deve, necessariamente, ser entendida como violação aos direitos humanos.
B
A adoção dessa prática é facilmente justificável como alternativa, ainda que radical, para o combate a um problema também da mais absoluta gravidade: o terrorismo.
C
A afirmação de que o waterboarding não é uma forma de tortura é dificilmente conciliável com a definição de tortura constante da Convenção da Organização das Nações Unidas contra a Tortura.
D
A adoção desse meio de tortura é eficaz, como demonstrou a administração George W. Bush, que, ao adotar essa prática, logrou extrair de suspeitos de envolvimento com atividades terroristas informações relevantes para a prevenção contra atentados similares ao de 11 de setembro de 2001 nos EUA.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo