Questão faa8a6ab-6b
Prova:ENEM 2020
Disciplina:História
Assunto:Demandas políticas e sociais no mundo atual, História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente

É certo que entramos na era das sociedades de “controle”. Elas já não são exatamente sociedades disciplinares, cuja técnica principal é o confinamento (não somente o hospital e a prisão, mas também a escola, a fábrica, o quartel). A sociedade de controle não funciona por confinamento, mas por controle contínuo e comunicação instantânea. É evidente que não deixamos de falar de prisão, de escola, de hospital: mas essas instituições estão em crise.


DELEUZE, G. Entrevista a Toni Negri. In: O devir revolucionário e as criações políticas. Novos Estudos Cebrap, n. 28, out. 1990 (adaptado).


No trecho, ao problematizar as sociedades contemporâneas, Gilles Deleuze está enfatizando a ausência de

A
legitimidade nas redes de informação.
B
autonomia nas ações individuais.
C
sanções no ordenamento jurídico.
D
padrões na sociedade de consumo.
E
inovações nos sistemas educacionais.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A entrevista dada por Deleuze a Toni Negri expressa algumas ideias do filósofo acerca das sociedades contemporâneas, entendidas por ele como “ sociedades de controle", que distingue de sociedades disciplinares. A questão é de interpretação de texto. 
Não exige, embora seja interessante, um conhecimento mais específico acerca das propostas de Deleuze. No entanto, não é uma questão exatamente fácil pois trata de pensamento filosófico. É preciso procurar não buscar juízo de valor e ler atentamente o trecho e as alternativas 
Uma das alternativas indica a ideia chave expressa pelo filósofo Deleuze no trecho transcrito, no qual ele problematiza as sociedades contemporâneas, 
A) INCORRETA- Deleuze fala exatamente no “controle contínuo e comunicação instantânea." Ou seja, não está em pauta a legitimidade das redes de informação . 
B) CORRETA- Pelo que está dito no trecho, o controle contínuo do indivíduo, através da escola, da fábrica e do quartel inibe e restringe atitudes autônomas. 
C) INCORRETA- Não está em pauta o ordenamento jurídico ou seja, o conjunto de leis.
D) INCORRETA- O tema do trecho não é o consumismo das sociedades contemporâneas. 
E) INCORRETA- Deleuze não discute padrões de Educação e sim a existência e função da escola. 

Gabarito do Professor: Letra B.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo