Questõessobre Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

1
1
Foram encontradas 41 questões
93ecbee7-05
UFRGS 2016 - História - História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

Leia o segmento abaixo, sobre a história da América Latina no século XX.

A Grande Depressão da década de 1930 terminou a demolição do neocolonialismo e energizou movimentos nacionalistas por toda a América Latina. Nos anos após o colapso da Bolsa de Nova York, de 1929, o volume do comércio internacional latinoamericano reduziu-se à metade, em um violento espasmo. Com o avanço da década de 1930, ocorreu um importante fenômeno, um efeito colateral positivo do colapso do comércio internacional.

CHASTEEN, J. América Latina: uma história de sangue e fogo. Rio de Janeiro: Campus, 2001. p. 187.

O segmento faz referência a um importante fenômeno histórico na América Latina.

Assinale a alternativa que indica esse fenômeno.

A
Industrialização por substituição de importações, modelo econômico que se tornaria predominante na região até os anos 1980.
B
Dependência das exportações do setor primário, com a consequente ampliação das monoculturas nos países latinoamericanos.
C
Desindustrialização local decorrente do colapso do comércio internacional com os Estados Unidos, principais compradores dos manufaturados latino-americanos.
D
Adoção de políticas neoliberais, como privatizações de empresas públicas e cortes de gastos sociais, no período subsequente à Grande Depressão.
E
Transformação da América Latina na região mais industrializada do globo, a partir do colapso completo das indústrias europeias e norte-americanas, durante a década de 1930.
ceab6f20-fa
UFRGS 2019 - História - História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

Sobre a crise econômica de 1929, que iniciou com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, considere as seguintes afirmações.


I - A causa principal da crise foi o alto endividamento dos Estados Unidos, após o fim da Primeira Guerra Mundial.

II - A economia mundial foi rapidamente afetada pela crise, devido à redução das importações dos Estados Unidos e ao repatriamento de capitais norte-americanos que estavam em outros países.

III - A economia brasileira manteve-se estável, graças à valorização do café no mercado mundial.


Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
9753f6ea-e6
Esamc 2016 - História - História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

Leia o texto abaixo, que versa sobre a Grande Depressão que se seguiu à crise econômica financeira de 1929:

A Grande Depressão confirmou a crença de intelectuais, ativistas e cidadãos comuns de que havia alguma coisa fundamentalmente errada no mundo em que viviam. Quem sabia o que se podia fazer a respeito? Certamente poucos dos que ocupavam cargos de autoridade em seus países e com certeza não aqueles que tentavam traçar um curso com os instrumentos de navegação tradicionais do liberalismo [...]. Em 1933, não era fácil acreditar, por exemplo, que onde a demanda de consumo e, portanto, o consumo, caíssem em depressão, a taxa de juros cairia também o necessário para estimular o investimento, para que a demanda de investimento preenchesse o buraco deixado pela menor demanda de consumo.

(HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. SP: Companhia das Letras, 1995, p. 106-107.)


De acordo com o fragmento, entre as causas da Grande Depressão, ocorrida nos Estados Unidos, podemos identificar:

A
a queda em investimentos que estimulassem o consumo interno e o excesso de intervencionismo estatal, herança dos pensadores do século XIX.
B
a manutenção das políticas liberais do século XIX, que estimulavam o constante aumento dos juros como forma de conter o consumo do país.
C
a falta de controle estatal sobre a economia, herança do liberalismo clássico do século XIX, e a queda brusca da capacidade de consumo do país.
D
o intervencionismo protecionista praticado na época, que, ao impedir a entrada de produtos estrangeiros, levou à uma queda vertiginosa do consumo no país.
E
a queda das taxas de juros, que, ao baratear os custos dos produtos, levou a um aumento excessivo do consumo, não acompanhado pela produção industrial.
fe633f89-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - História - História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

“Fotojornalismo é uma modalidade iconográfica que narra, por meio da imagem, uma situação ou fato. A foto a seguir mostra o contexto de Florence Thompson, uma agricultora, durante a Grande Depressão nos Estados Unidos. A foto foi tirada por Dorothea Lang, em 1936.” (Blog foto na historia).
A interpretação da imagem de Florence leva-nos a concluir que

A
ela oculta o rosto das crianças em razão da legislação que protege a infância.
B
a crise de 1929 teve como consequência o empobrecimento de parte da população americana.
C
os EUA viviam, no período em que a foto foi feita, uma euforia desenvolvimentista.
D
uma das medidas para conter a crise econômica foi o amparo à infância e à juventude.
E
a superprodução ocorrida nos EUA levou as famílias dos centros urbanos ao enriquecimento, como expressa a imagem.
5cef7e05-fa
PUC - RJ 2018, PUC - RJ 2018 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos, Segunda Grande Guerra – 1939-1945

Entre 1918 e 1939, vivemos um cenário global com muitas crises e instabilidades. As afirmativas abaixo tratam desse período.
I - A situação internacional pode ser medida pela eclosão de confl itos em diversos continentes como, por exemplo: a Guerra Sino-Japonesa, a invasão da Etiópia pela Itália e a Guerra Civil espanhola.
II - A economia dos países capitalistas se deteriorou, a partir de 1929, com a crise econômica iniciada pela quebra da bolsa de valores de Nova Iorque.
III - O socialismo venceu, como projeto, em diversos países, reconfi gurando a ordem internacional e estabelecendo uma polarização política que levou a uma competição militar muito agressiva.
IV - As independências coloniais transformaram os continentes africano e asiático em um palco de confl itos decenais entre os governos dos grandes impérios coloniais e os movimentos de libertação nacionais.

Estão corretas APENAS as afirmações

A
I e III
B
II e IV
C
I e IV
D
III e IV
E
I e II
57ef1d3b-f9
PUC - RJ 2019 - História - História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

Em 1929, a economia americana entrou em colapso com a chamada “quebra” da Bolsa de Novas York. Sobre essa crise, considere as afirmativas abaixo:


I. A integração das economias nacionais no núcleo do capitalismo desenvolvido fez da crise um evento internacional.

II. O fechamento de indústrias e empresas produziu uma situação persistente de desemprego em muitos países.

III. As práticas do liberalismo foram questionadas permitindo, em muitos países, a afirmação das ideias econômicas do socialismo.

IV. O aumento dos preços das matérias-primas transformou os países exportadores desses insumos em economias desenvolvidas.


ASSINALE:

A
Se todas as afirmativas estiverem corretas.
B
Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
C
Se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.
D
Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
E
Se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.
29538f1a-ec
CÁSPER LÍBERO 2011 - História - História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos, Segunda Grande Guerra – 1939-1945

Em Arquitetura da destruição, o diretor Peter Cohen documenta o investimento de Hitler para banir da Alemanha a cultura identificada como judaico-bolchevique, bandeira esta relacionada a fatores sócioeconômicos determinantes para a ascensão do nazismo. Assinale a opção que enuncia tais fatores:

A
A desvalorização do marco alemão, que reduziu o poder aquisitivo da população; a implantação do estado de bem-estar social na Inglaterra e na França, que demonstrou a ineficiência do Partido Social Democrata, no poder durante a República de Weimar.
B
A divulgação do Protocolo dos Sábios de Sião, que tornou pública uma suposta conspiração judaica internacionalmente organizada; o sucesso mundial das chamadas “arte de vanguarda” e “arte moderna”.
C
O amplo desemprego e a pauperização da população norte-americana, que provocam um ambiente de desconfiança com relação ao governo democrático na Europa; o aumento do controle da comunidade judaica sobre o capital bancário.
D
A crise de 1929, que reduziu a credibilidade da República de Weimar e da democracia; a ameaça de revolução socialista representada pela forte presença de partidos de esquerda na Alemanha e pela consolidação da URSS.
E
A adesão massiva aos partidos comunista, socialista e social-democrata alemães; o desenvolvimento científico da eugenia; a guerra civil espanhola, que demonstrou o grande poder militar do fascismo.
0a246d6b-eb
CÁSPER LÍBERO 2019 - História - História Geral, Período Entre-Guerras: Totalitarismos, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

A respeito do período entre as duas grandes Guerras Mundiais, 1919-1938, é correto afirmar que o mundo europeu ficou marcado pela(o):

A
coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.
B
sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia, e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo.
C
crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia, e polarização ideológica entre fascismo e comunismo.
D
estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os Estados Unidos e a União Soviética para deter o avanço fascista da Europa.
E
prosperidade das economias capitalistas e socialistas, e início da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética.
77970386-de
Esamc 2015 - História - História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

Leia as informações abaixo:



O Marinheiro Popeye foi criado, em janeiro de 1929, por Elzie Crisler Segar, no período que antecedeu a Quebra da Bolsa de Valores de Nova York. Em suas primeiras histórias, aparecia comendo enormes quantidades de carne, mas, após o início da grave crise que se abateu sobre os Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, o personagem passou a ser retratado como um voraz comedor de espinafre, alimento que lhe dava força e confiança extraordinárias.

Tomando por base as informações e o contexto em que foi criado, julgue os itens sobre a mudança dos hábitos alimentares do marinheiro.

I. Com a crise, a criação de gado nos Estados Unidos foi abandonada, já que o custo de manutenção era muito alto, o que estimulou o plantio de produtos mais baratos, como o espinafre.

II. Em meio à crise, o herói, ao ganhar força comendo espinafre, estimulava as crianças a se alimentarem de algo, ao mesmo tempo, barato e saudável.

III. Com a falência do comércio, o governo dos Estados Unidos, visando a reconstrução econômica do país, estimulou a agricultura familiar, distribuindo sementes de espinafre para as famílias mais pobres e empreendendo uma campanha de estímulo por meio da mudança dos hábitos do marinheiro.



Estão corretos:

A
I apenas.
B
II apenas.
C
I e II apenas.
D
I e III apenas.
E
I, II e III.
bbb5e9e1-e2
UCPEL 2015 - História - História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

O programa de recuperação econômica para a crise de 1929, nos EUA, proposto pelo presidente Roosevelt, entre 1933 e 1945, foi denominado

A
New Deal e defendia ação do Estado, seguindo as ideias de Keynes.
B
Plano Marshall e propunha o liberalismo de Adam Smith.
C
Plano Monroe que determinava o imperialismo na América Latina.
D
Way of Life , modelo liberal proposto por Adam Smith.
E
NEP, Nova Política Econômica, inspirada na fisiocracia.
17288efc-df
UEPB 2009 - História - História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

A crise econômica de 1929 determinou uma reorientação da política externa norte-americana. Já em 1932, o presidente Roosevelt defendia que os EUA exercessem o papel de bons vizinhos, por entender que intervenções militares atrapalhavam o uso efetivo do poder econômico e político. Assinale a alternativa correta

A
Com fim da 2ª Guerra Mundial, os EUA lançaram a Doutrina de Segurança Nacional para conter os avanços do comunismo em seus domínios continentais, intervindo militarmente, se preciso, para manter governos amigos ameaçados.
B
Ao lançarem a Política de Boa Vizinhança, antes da 2ª Guerra, os EUA preocupavam-se tão-somente em combater governos nacionalistas na América Latina, pois a tática contra a Alemanha nazista e o comunismo soviético seria mesmo o conflito armado.
C
Os EUA defendiam novas relações internacionais e ao mesmo tempo continuavam com sua política intervencionista. Recusavam-se a revogar a Emenda Platt, mantendo Cuba sob sua tutela, e a revisar antigos tratados com o Haiti, o Panamá e a República Dominicana.
D
Convencidos de que nada podiam contra governos nacionalistas e populistas da América Latina, os EUA resolveram “dividi-la”. É assim que parte do subcontinente passa para o âmbito de influência da URSS, tendo em Cuba o melhor exemplo.
E
A Aliança para o Progresso foi usada pelos EUA para dominar a América no pós 2ª Guerra. Oligarquias reacionárias, governos revolucionários e reformistas, a Igreja Católica e os movimentos pró-reforma agrária foram controlados pelo chamado “bactericida ideológico”.
ec68c26d-db
UESB 2017 - História - História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

Desde o surgimento do constitucionalismo, século XVIII, os direitos fundamentais representam a principal garantia dos cidadãos de que o Estado se conduzirá pela liberdade e pelo respeito da pessoa humana.
Em seu início, os direitos sociais se limitavam a proteger os trabalhadores. Os direitos sociais surgiram em função da desumana situação em que vivia a população pobre das cidades industrializadas da Europa Ocidental, em resposta ao tratamento oferecido pelo capitalismo industrial e diante da inércia própria do Estado liberal, em meados do século XIX. (WEIS, 2016).
“A afirmação dos ‘direitos sociais’ derivou da constatação da fragilidade dos ‘direitos liberais’, quando o homem, a favor do qual se proclamam liberdades, não satisfez ainda necessidades primárias: alimentar-se, vestir-se, morar, ter condições de saúde, ter segurança diante da doença, da velhice, do desemprego e dos outros percalços da vida.” (HERKENHOFF. 2016).

A universalização do respeito à pessoa humana, a partir da conquista de direitos, se fizeram sentir no contexto

A
do movimento iluminista, que garantiu a ampla participação política da classe trabalhadora, através do sufrágio universal, sem a restrição de condição social ou de gênero.
B
da Revolução Francesa, que estabeleceu e difundiu os princípios da liberdade política, da igualdade social e da fraternidade entre a classe trabalhadora da Europa e a do Novo Mundo.
C
das crises das guerras mundiais, que contribuíram para o estabelecimento dos regimes socialistas, pautados no respeito aos direitos individuais e de pensamento.
D
da reação da Igreja Católica ao avanço da desigualdade social e da miséria, advindas com o processo industrial, defendendo a supressão da propriedade privada, na encíclica Rerum Novarum.
E
da crise de 1929 e do pós-Segunda Guerra Mundial, momento em que o Estado de Bem-Estar Social ampliou os direitos sociais, buscando superar os efeitos da crise e conter o avanço das ideias marxistas.
e4d659d4-d9
UEA 2019 - História - História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

Entre 1923 e 1928, as condições econômicas foram, em geral, excelentes, e um número crescente de consumidores podia adquirir o que antes eram artigos de luxo, como automóveis, telefones e eletrodomésticos. À medida que a indústria automobilística convertia-se em setor líder da economia, a produção tornava-se cada vez mais dominada por umas poucas grandes empresas, cujas operações combinadas abarcavam extensa área geográfica.

(Philip Jenkins. Breve historia de Estados Unidos, 2017. Adaptado.)

O excerto descreve a situação histórica dos Estados Unidos, marcada pela

A
ampliação do mercado consumidor devido à produção industrial em grande escala.
B
adoção de leis de proteção ao trabalho em um clima de otimismo social.
C
desorganização da produção agrícola com o intenso êxodo rural.
D
grande crise do capitalismo em decorrência da cartelização da economia.
E
proteção da economia nacional com a diminuição das importações do país.
fdd2852b-d1
UEA 2018 - História - História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

       Entre 1923 e 1928, as condições econômicas foram, em geral, excelentes, e um número crescente de consumidores podia adquirir o que antes eram artigos de luxo, como automóveis, telefones e eletrodomésticos. À medida que a indústria automobilística convertia-se em setor líder da economia, a produção tornava-se cada vez mais dominada por umas poucas grandes empresas, cujas operações combinadas abarcavam extensa área geográfica.

(Philip Jenkins. Breve historia de Estados Unidos, 2017. Adaptado.)


O excerto descreve a situação histórica dos Estados Unidos, marcada pela

A
ampliação do mercado consumidor devido à produção industrial em grande escala.
B
adoção de leis de proteção ao trabalho em um clima de otimismo social.
C
desorganização da produção agrícola com o intenso êxodo rural.
D
grande crise do capitalismo em decorrência da cartelização da economia.
E
proteção da economia nacional com a diminuição das importações do país.
46d13a1b-c3
UEG 2019 - História - História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

Leia o texto a seguir.

A Grande Depressão confirmou a crença de intelectuais, ativistas e cidadãos comuns de que havia alguma coisa fundamentalmente errada no mundo em que viviam. Quem sabia o que se podia fazer a respeito? Certamente poucos dos que ocupavam cargos de autoridade em seus países e com certeza não aqueles que tentavam traçar um curso com os instrumentos de navegação tradicionais do liberalismo secular ou da fé tradicional, e com cartas dos mares do século XIX, nas quais era claro que não se devia mais confiar.  

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 86.


O texto citado revela que as mais bem-sucedidas medidas econômicas utilizadas para combater os efeitos da Crise de 1929 advieram de novas posturas em relação às teorias econômicas vigentes, como aquelas colocadas em prática pelo presidente norte-americano Franklin Roosevelt. Essas medidas consistiram basicamente 

A
na adoção dos chamados Planos Quinquenais, de inspiração soviética, aumentando a presença do Estado em setores estratégicos da economia.
B
no aumento dos gastos públicos, por inspiração dos preceitos keynesianos, para estimular a criação de empregos e amparar socialmente os trabalhadores.
C
no estímulo e ocupação da fronteira agrícola do oeste para aumentar a produção de alimentos e consequentemente diminuir os efeitos da fome.
D
no apego a uma ortodoxia financeira liberal, procurando manter o equilíbrio do orçamento por meio de cortes de despesas públicas.
E
na manutenção do padrão-ouro como base das transações internacionais e como antídoto para combater os efeitos da hiperinflação.
c9c53ad6-c2
UECE 2014 - História - História Geral, Período Entre-Guerras: Totalitarismos, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos, Segunda Grande Guerra – 1939-1945

O Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1931, escolheu Berlim como sede da XI Olímpiada que aconteceria no ano de 1936. A opinião mundial dividiu-se e muitos foram contra. O deputado comunista francês Florimond Bonte afirmou: “Ir à Berlim é aceitar tornar-se cúmplice dos carrascos”. Nos Estados Unidos, as universidades de Long Island, Notre Dame e Nova York recusaram ceder seus atletas para a seleção. Na Europa, alguns grupos tentaram promover jogos alternativos para concorrer como os jogos Olímpicos daquele ano. Na Alemanha, o partido Nazista também se posicionou contra, entretanto, em 1933 Hitler ao assumir o poder mudou de opinião, visto que os jogos serviriam como

A
cilada para sequestrar atletas importantes que seriam usados como reféns na guerra.
B
propaganda e oportunidade de mostrar para o mundo a suposta superioridade ariana.
C
motivo para entender que se tratava de um infame festival promovido pelos judeus.
D
oportunidade de encontrar políticos importantes do mundo nas delegações atléticas.
a2d48586-b9
UNIVESP 2019 - História - História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

Considerada o pior e mais longo período de recessão econômica do século XX, a Crise de 1929 teve como causas a superprodução de bens de consumo e a especulação financeira. Embora seu epicentro tenha sido os Estados Unidos, a crise teve efeitos internacionais: os países que exportavam produtos para os Estados Unidos perderam mercado, ficando com seus estoques abarrotados.
No Brasil, a área que mais sofreu com a recessão econômica foi a de produção de

A
borracha, insumo básico da fabricação de pneus pela indústria automobilística, responsável por 65% das exportações brasileiras no contexto da Crise de 1929.
B
café, à época o principal produto de exportação do país, cujo maior comprador era os Estados Unidos, que respondiam pelo consumo da maior parte da produção brasileira.
C
cana-de-açúcar, segundo produto na pauta de exportações na década de 1930, que seguia para os Estados Unidos a fim de ser processada e transformada em xarope.
D
algodão, cuja produção se intensificara após a crise do café, no século XIX, era utilizado pela indústria têxtil estadunidense na fabricação de vestuário e roupas de cama e mesa.
E
tabaco, matéria-prima da indústria químico- -farmacêutica, que respondia por mais da metade das exportações brasileiras e tinha a Alemanha e os Estados Unidos como principais compradores.
aabb73cb-b5
IF-TM 2011 - História - História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

Logo após a Primeira Guerra Mundial, a economia dos Estados Unidos tornou-se a mais poderosa do mundo. O progresso tecnológico do país favoreceu o crescimento da produção econômica, e a sociedade norte-americana vivia em clima de euforia. Essa época de glória da moderna sociedade industrial criou o chamado “american way of life”. Entretanto, em 1929 a economia dos Estados Unidos mergulhou numa terrível crise.

Adaptado de COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral – 8 ed.- São Paulo: Saraiva, 2005. p. 435

Associando a imagem ao texto e utilizando seus conhecimentos, marque a alternativa correta:

A
A crise de 1929 não afetou a economia brasileira, que então apresentava grande desenvolvimento devido às exportações de café.
B
O “american way of life” melhorou o padrão de vida de todas as classes sociais, inclusive dos mais pobres. Esse processo só foi interrompido com a crise de 1929.
C
Uma das características básicas do “american way of life” era o consumismo de automóveis e de eletrodomésticos, que ocorreu maciçamente, não apenas nos Estados Unidos, mas também em países da América Latina, como o México, Brasil e Argentina.
D
A crise de 1929 afetou apenas a população mais pobre, não atingindo os grandes empresários, cujos lucros não diminuíram.
E
Um fator que explica a crise de 1929 é a superprodução agrícola e industrial nos Estados Unidos, que ultrapassava as necessidades de compra dos mercados interno e externo.
fa52751e-b6
IF-GO 2010 - História - História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

“A produção industrial americana caiu cerca de um terço entre 1929 e 1931, e a alemã mais ou menos o mesmo, mas essas são médias suavizadas. Dessa forma, nos EUA, a Westinghouse, grande empresa de eletricidade, perdeu dois terços de suas vendas entre 1929 e 1933, enquanto sua renda líquida caiu 75% em dois anos (Schatz, 1983, p. 60). Houve uma crise na produção básica, tanto de alimentos como de matérias-primas, porque os preços, não mais mantidos pela formação de estoques como antes, entraram em queda livre. O preço do chá e do trigo caiu dois terços, o da seda bruta três quartos”.


HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. O breve século XX - 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 96.


Tomando como referência o texto de Eric Hobsbawm e o conhecimento histórico produzido sobre o período entre guerras, marque a alternativa correta:

A
O texto se refere à Crise de 1929 que afetou a economia dos EUA, sobretudo no mundo agrícola, pois este foi o setor que teve mais queda na taxa de preços.
B
Os direitos trabalhistas, regulamentados pelas constituições de vários países, no período de 1929 a 1931, época citada no texto, tiveram grandes avanços. No Brasil isso se resume a CLT. Na verdade, estes em nada se relacionam as inúmeras lutas e contestações feitas pela classe operária, mas, pelo contrário, são frutos de uma estratégia para vencer a crise.
C
A Crise de 1929 mostra os perigos da globalização econômica, pois esta crise não afetou apenas os Estados Unidos da América, já que outros países subdesenvolvidos, em desenvolvimento e mesmo os desenvolvidos também foram afetados. Até a China, uma grande potência, em função de suas grandes exportações para os EUA, sofreu grandes perdas econômicas.
D
A Crise de 1929 afetou praticamente todo o mundo de economia capitalista – a URSS permaneceu imune a ela e até teve grande crescimento. Esta começou com o crack da bolsa de valores de Nova York e, logo, estendeu-se para todo o sistema, gerando falências de bancos, empresas, exportadores de produtos agrícolas, afetando aqueles que não criaram a crise, os trabalhadores, com níveis de desemprego jamais vistos até então.
E
O texto de Eric Hobsbawm não aborda necessariamente a Crise de 1929, mas sim, o pós-crise, já que o autor fala de 1929 a 1931. A crise de 1929 foi uma crise de superprodução e especulação na bolsa de valores. Já a crise do pós 1929, como mostra o texto, foi provocada por uma queda de produção industrial e dos preços de produtos agrícolas.
8fb973c0-b0
UEL 2016 - História - História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

Leia o texto a seguir.

O começo aqui foi muito difícil para nós. O pior foi a adaptação. Vocês conheceram nossa maravilhosa moradia em Berlim-Dahlen e iam se assustar vendo em que primitividade vivemos agora. Moramos em uma casa de madeira com cozinha, sala e dois pequenos quartos, um para mim e nosso filho adotivo Bobby, o outro para a minha esposa, a filha dela Magdi e Marlies, filha adotiva.

(BEHREND, S. Carta de Rudolf Isay. 1936. NDPH-UEL.)


A desestruturação da vida cotidiana na Alemanha, após 1932, expressa na carta do jurista Rudolf Isay, deveu-se à ascensão de um partido

(Disponível em:<http://xicosa.blogfolha.uol.com.br/files/2014/02/AngeliIdeologia.gif> . Acesso em: 20 abr. 2016.)

A
comunista, porém rompido com a URSS.
B
fascista, acrescido de elementos eugênicos.
C
liberal, de ideais oligárquicos.
D
socialista, vinculado à Internacional Comunista.
E
trabalhista, fundamentado no marxismo inglês.