Questão aabb73cb-b5
Prova:IF-TM 2011
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

Logo após a Primeira Guerra Mundial, a economia dos Estados Unidos tornou-se a mais poderosa do mundo. O progresso tecnológico do país favoreceu o crescimento da produção econômica, e a sociedade norte-americana vivia em clima de euforia. Essa época de glória da moderna sociedade industrial criou o chamado “american way of life”. Entretanto, em 1929 a economia dos Estados Unidos mergulhou numa terrível crise.

Adaptado de COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral – 8 ed.- São Paulo: Saraiva, 2005. p. 435

Associando a imagem ao texto e utilizando seus conhecimentos, marque a alternativa correta:

A
A crise de 1929 não afetou a economia brasileira, que então apresentava grande desenvolvimento devido às exportações de café.
B
O “american way of life” melhorou o padrão de vida de todas as classes sociais, inclusive dos mais pobres. Esse processo só foi interrompido com a crise de 1929.
C
Uma das características básicas do “american way of life” era o consumismo de automóveis e de eletrodomésticos, que ocorreu maciçamente, não apenas nos Estados Unidos, mas também em países da América Latina, como o México, Brasil e Argentina.
D
A crise de 1929 afetou apenas a população mais pobre, não atingindo os grandes empresários, cujos lucros não diminuíram.
E
Um fator que explica a crise de 1929 é a superprodução agrícola e industrial nos Estados Unidos, que ultrapassava as necessidades de compra dos mercados interno e externo.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos

Sobre a Crise 29 e a Grande Depressão americana, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – A crise de 1929 teve impacto sim na economia brasileira, especialmente devido à sua dependência das exportações de café. A queda dos preços do café no mercado internacional causou uma grave crise econômica no Brasil, levando a uma diminuição nas receitas de exportação e afetando diversos setores da economia nacional.


B) Incorreta - Embora o “american way of life” tenha proporcionado melhorias significativas no padrão de vida de muitas pessoas, não beneficiou igualmente todas as classes sociais. Muitas famílias pobres continuaram a enfrentar dificuldades econômicas e sociais. A crise de 1929 exacerbou essas desigualdades, mas não foi a única causa dos problemas enfrentados pelas classes mais baixas.


C) Incorreta - Embora o consumismo de automóveis e eletrodomésticos tenha sido uma característica importante do “american way of life” nos Estados Unidos, a disseminação desse padrão de consumo para países da América Latina, como o México, Brasil e Argentina, foi muito mais limitada. As condições econômicas e sociais nesses países não permitiram o mesmo nível de consumo maciço observado nos EUA.


D) Incorreta – A crise de 1929 afetou todas as camadas da sociedade, incluindo grandes empresários. Muitos negócios faliram, a bolsa de valores despencou e a economia como um todo sofreu uma retração severa. Os grandes empresários também enfrentaram grandes perdas e muitos deles viram seus lucros diminuírem drasticamente.


E) Correta – A superprodução agrícola e industrial foi um dos principais fatores que contribuíram para a crise de 1929. A produção em excesso levou a um acúmulo de estoques não vendidos, o que, combinado com a queda da demanda e o colapso do mercado de ações, resultou na Grande Depressão. A incapacidade de escoar a produção, tanto internamente quanto externamente, foi um problema crítico que precipitou a crise econômica.


Gabarito – Letra E


Referência:


Peláez, Carlos Manoel. "A balança comercial, a grande depressão e a industrialização brasileira." Revista Brasileira de Economia 22.1 (1968): 15-47.


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo