Questão e4d659d4-d9
Prova:UEA 2019
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos

Entre 1923 e 1928, as condições econômicas foram, em geral, excelentes, e um número crescente de consumidores podia adquirir o que antes eram artigos de luxo, como automóveis, telefones e eletrodomésticos. À medida que a indústria automobilística convertia-se em setor líder da economia, a produção tornava-se cada vez mais dominada por umas poucas grandes empresas, cujas operações combinadas abarcavam extensa área geográfica.

(Philip Jenkins. Breve historia de Estados Unidos, 2017. Adaptado.)

O excerto descreve a situação histórica dos Estados Unidos, marcada pela

A
ampliação do mercado consumidor devido à produção industrial em grande escala.
B
adoção de leis de proteção ao trabalho em um clima de otimismo social.
C
desorganização da produção agrícola com o intenso êxodo rural.
D
grande crise do capitalismo em decorrência da cartelização da economia.
E
proteção da economia nacional com a diminuição das importações do país.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A obra de Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby, expõe a década de 1920 nos EUA, marcada pela euforia de produção e consumo que caracterizou  o país, que saiu da Primeira Guerra Mundial como a grande economia do mundo ocidental. Esta euforia era expressa em festas grandiosas regadas à bebida alcoólica, cuja produção e venda eram, na verdade, proibidas em função da Lei Seca. 
É um momento de questionamento de valores e a construção de outros. Na década de 1920 as mulheres norte-americanas lutam por uma posição decente de respeito na sociedade e, pelo seu direito de voto. A juventude da época era considerada uma “geração perdida" por conta de seu modo de vida alienado e superficial. Eram os ... loucos anos 20
Na década de 1920 os EUA eram os maiores produtores e exportadores de produtos agrícolas a manufaturas, abastecendo a Europa em crise. Eram os maiores importadores de matérias primas de países agroexportadores da América Latina e da África. Tal situação dura até mais ou menos 1928, quando os sinais de uma crise do sistema liberal, no qual não havia controle de produção, de preços e de comércio, começa a aparecer. Mas, não houve uma percepção clara da gravidade da situação.
Uma das alternativas apresenta a síntese de deste momento da história norte-americana. 
A) CORRETA- A produção em larga escala barateou produtos que se tornaram acessíveis a outros setores da sociedade, havendo a ampliação do mercado consumidor. 
B) INCORRETA- A legislação trabalhista dos EUA é bastante limitada na década de 1920 e pouco se faz para a proteção ao trabalhador
C) INCORRETA- Não houve desorganização da produção agrícola. Ao contrário, há a criação de empresas agrícolas que, no entanto, causaram êxodo rural em função da mecanização. 
D) INCORRETA – A grande crise da economia é no final da década de 1920. Ela é demonstrada de forma arrasadora pelo crack da Bolsa de Valores de Nova York em 1929. A década de 1930 é o momento da Grande Depressão. E embora existisse uma certa cartelização, as grandes causas da crise foram a superprodução aliada ao decréscimo do consumo por inadimplência dos consumidores e pelos salários que não acompanharam os valores da produção do país. 
E) INCORRETA – A diminuição de importações é uma das medidas do New Deal, a partir de 1934, quando começa a ser colocado em prática o projeto de recuperação do governo do presidente Roosevelt.
Gabarito do professor: Letra A.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo