Questão 29538f1a-ec
Prova:CÁSPER LÍBERO 2011
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Período Entre-Guerras; Crise de 1929 e seus desdobramentos, Segunda Grande Guerra – 1939-1945

Em Arquitetura da destruição, o diretor Peter Cohen documenta o investimento de Hitler para banir da Alemanha a cultura identificada como judaico-bolchevique, bandeira esta relacionada a fatores sócioeconômicos determinantes para a ascensão do nazismo. Assinale a opção que enuncia tais fatores:

A
A desvalorização do marco alemão, que reduziu o poder aquisitivo da população; a implantação do estado de bem-estar social na Inglaterra e na França, que demonstrou a ineficiência do Partido Social Democrata, no poder durante a República de Weimar.
B
A divulgação do Protocolo dos Sábios de Sião, que tornou pública uma suposta conspiração judaica internacionalmente organizada; o sucesso mundial das chamadas “arte de vanguarda” e “arte moderna”.
C
O amplo desemprego e a pauperização da população norte-americana, que provocam um ambiente de desconfiança com relação ao governo democrático na Europa; o aumento do controle da comunidade judaica sobre o capital bancário.
D
A crise de 1929, que reduziu a credibilidade da República de Weimar e da democracia; a ameaça de revolução socialista representada pela forte presença de partidos de esquerda na Alemanha e pela consolidação da URSS.
E
A adesão massiva aos partidos comunista, socialista e social-democrata alemães; o desenvolvimento científico da eugenia; a guerra civil espanhola, que demonstrou o grande poder militar do fascismo.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo