Questõesde IF-PE sobre História
TEXTO 7
HISTÓRIA ECONÔMICA DO BRASIL
O símbolo máximo que ficará desta fortuna fácil e ainda mais facilmente dissipada é o Teatro
Municipal de Manaus. É claro que, desfeito o castelo de cartas em que se fundava toda esta prosperidade
fictícia e superficial, nada sobraria dela. Em poucos anos, a riqueza amazonense se desfará em fumaça.
Sobrarão apenas ruínas.
PRADO JR., Caio. História econômica do Brasil. 38. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990. p. 240-241 (adaptado).
A obra de Caio Prado Jr., como o próprio título já adianta, trata da história econômica do Brasil. Com
base no fragmento apresentado no TEXTO 7, a qual importante produto de exportação brasileiro, durante
a República Oligárquica (1895-1930), o autor está se referindo?
O símbolo máximo que ficará desta fortuna fácil e ainda mais facilmente dissipada é o Teatro Municipal de Manaus. É claro que, desfeito o castelo de cartas em que se fundava toda esta prosperidade fictícia e superficial, nada sobraria dela. Em poucos anos, a riqueza amazonense se desfará em fumaça. Sobrarão apenas ruínas.
Em 1904, o governo de Rodrigues Alves propôs a vacinação obrigatória. A varíola precisava ser
controlada. Contudo, houve resistência de grande parte da população do Rio de Janeiro, então capital da
República. Sobre os motivos para a resistência, assinale a alternativa CORRETA.
A Confederação do Equador de 1824 é um marco na luta social contra o absolutismo monárquico. Amplas
camadas da população local participaram do conflito. Comerciantes, padres, militares, negros e pardos, e
até senhores de engenho se envolveram no conflito que opôs setores da população pernambucana à
Monarquia de D. Pedro I. Sobre os pensamentos que fundamentaram a luta dos revoltosos, é CORRETO
afirmar que foram ideias
Milagre Brasileiro
Julinho da Adelaide
1975
Cadê o meu?
Cadê o meu, ó meu?
Dizem que você se defendeu
É o milagre brasileiro
Quanto mais trabalho
Menos vejo dinheiro
É o verdadeiro boom
Tá tá no bem bom
Mas eu vivo sem nenhum
Cadê o meu?
Cadê o meu, ó meu?
Eu não falo por despeito
Mas, também, se eu fosse eu
Quebrava o teu
Cobrava o meu
Direito
HOLLANDA, C. B. de. Chico Buarque, letra e música: incluindo Gol de Letras de Humberto Werneck e Carta
ao Chico de Tom Jobim. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. 313 p., p. 113.
Com relação à ideia global do TEXTO, uma música de Chico Buarque, e a partir de seus conhecimentos
sobre a economia no período da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985), é CORRETO afirmar que
Em 1570, calculava-se que viviam no Brasil entre 2000 e 3000 negros trabalhando na lavoura de canade-açúcar. O número de escravos cresceu assustadoramente, quando, segundo alguns autores, se constata,
no final do século XVI a importação de 30.000 negros da Guiné para servirem nas lavouras da Bahia e
Pernambuco.
No apogeu da produção do açúcar, no século XVII, foram importados cerca de 500.000 negros, em sua
maior parte antes de 1640. Era tanta a importância do trabalho escravo que o padre Antônio Vieira, em
carta dirigida ao Marquês de Niza, datada de 12 de agosto de 1648, chega a afirmar: Sem negros não há
Pernambuco!
SILVA, L. D. Para entender o Brasil Holandês. P. 16. Continente Documento. Companhia Editora de
Pernambuco – CEPE, Recife, Ano 1, Nº I, 2002.
Com relação à ideia global do TEXTO e a partir de seus conhecimentos sobre a escravidão no Brasil
Colonial, é CORRETO afirmar que
Na verdade, o contexto histórico em que se deu a adoção do conceito de “classes perigosas no Brasil”
fez com que, desde o início, os negros se tornassem os suspeitos preferenciais. Na discussão sobre a
repressão à ociosidade em 1888, a principal dificuldade dos deputados era imaginar como seria possível
garantir a organização do mundo do trabalho sem o recurso às políticas de domínio características do
cativeiro.
CHALHOUB, S. Cidade febril: cortiços e epidemias na Corte imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
250 p., p. 23.
O autor do TEXTO apresenta informações sobre o período próximo à abolição da escravidão legal no
Brasil, uma instituição que marcou profundamente a cultura nacional. Com relação à ideia global do texto
e a partir de seus conhecimentos sobre o tema, é possível afirmar que
Leia o TEXTO para responder à questão.
NAPOLITANO, Marcos. História do Brasil república: da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo:
Contexto, 2016. p. 159.
Durante o Estado Novo, a propaganda do governo enfatizou a relação de Vargas com os trabalhadores,
com especial atenção para o Dia do Trabalho, que era uma festa oficial pública e de massa, reunindo
milhares de operários em torno das autoridades do Estado Novo. A cada solenidade, Vargas procurava
anunciar uma nova medida, como a Consolidação das Leis do Trabalho, anunciada no Dia do Trabalho de
1943. Dentre as práticas varguistas no período em questão, as que podem ser corretamente associadas ao
TEXTO são o
Leia o TEXTO para responder à questão.
NAPOLITANO, Marcos. História do Brasil república: da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo: Contexto, 2016. p. 159.
Durante o Estado Novo, a propaganda do governo enfatizou a relação de Vargas com os trabalhadores,
com especial atenção para o Dia do Trabalho, que era uma festa oficial pública e de massa, reunindo
milhares de operários em torno das autoridades do Estado Novo. A cada solenidade, Vargas procurava
anunciar uma nova medida, como a Consolidação das Leis do Trabalho, anunciada no Dia do Trabalho de
1943. Dentre as práticas varguistas no período em questão, as que podem ser corretamente associadas ao
TEXTO são o
Leia o TEXTO para responder à questão.
Varre, varre, varre vassourinha!
Varre, varre a bandalheira.
Que o povo já está cansado
De sofrer dessa maneira.
Jânio Quadros é a esperança desse povo abandonado!
Jânio Quadros é a certeza de um Brasil moralizado!
Alerta, meu irmão!
Vassoura, conterrâneo!
Vamos vencer com Jânio!
FICO, Carlos. História do Brasil contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2015. p. 41.
O TEXTO, jingle da campanha eleitoral de Jânio Quadros, “antecipou” algumas decisões que seriam
tomadas em seu curto mandato presidencial. Escolha, entre as alternativas abaixo, a que melhor expressa
o simbolismo da vassoura presente na canção.
Considerando o período histórico e as informações contidas no TEXTO, é possível afirmar que os
autores abordam a
Analise o QUADRO 2 para responder à questão 2.
PRADO, Luiz C. D.; SÁ, Fábio. O “milagre” brasileiro: crescimento acelerado, integração internacional e
concentração de renda (1967-1973). In: DELGADO, Lucília de Almeida N.; FERREIRA, Jorge. O Brasil
republicano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. Vol. 4. p. 223.
O QUADRO 2 faz referência ao “milagre econômico”, também chamado de “milagre brasileiro”,
compreendendo a maior parte do governo de Emílio Garrastazu Médici. Com base nessas informações e
nos dados do QUADRO 2, assinale a alterativa que contém, CORRETAMENTE, duas características
desse período.
Analise o QUADRO 2 para responder à questão 2.
PRADO, Luiz C. D.; SÁ, Fábio. O “milagre” brasileiro: crescimento acelerado, integração internacional e concentração de renda (1967-1973). In: DELGADO, Lucília de Almeida N.; FERREIRA, Jorge. O Brasil republicano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. Vol. 4. p. 223.
O QUADRO 2 faz referência ao “milagre econômico”, também chamado de “milagre brasileiro”,
compreendendo a maior parte do governo de Emílio Garrastazu Médici. Com base nessas informações e
nos dados do QUADRO 2, assinale a alterativa que contém, CORRETAMENTE, duas características
desse período.
O cinema, muitas vezes, inspirou-se nos acontecimentos da Guerra Fria para construir os enredos dos seus
filmes. Entretanto, na década de 1980, o presidente estadunidense, Ronald Reagan, apresentou o programa
Strategic Defense Initiative (Iniciativa Estratégica de Defesa). A ideia que, de fato, nunca saiu do papel,
pareceu tão mirabolante para alguns que, à época, o programa ganhou um apelido inspirado em um filme
de ficção científica. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que, CORRETAMENTE, associa o nome
do filme e as características do projeto apresentado por Reagan
Projeto Fail-Safe (título no Brasil: Limite de Segurança), com a finalidade de isolar a União Soviética dos demais países do mundo através da instalação de um campo magnético em suas fronteiras.
Leia o TEXTO 11 para responder à questão.TEXTO 11
MARCHA DO SAL
Quando a escolha de Gandhi de protestar pelo sal foi anunciada, jornais da Índia Colonial trataram o assunto com um tom cômico e até mesmo o vice-rei, lorde Irwin, escreveu: “No momento, a perspectiva de uma campanha de sal não me mantém acordado à noite”.Entretanto, o líder da marcha tinha uma visão diferente sobre o produto: entendia que o item, por ser de uso diário, poderia afetar todas as classes de cidadãos, e declarou que “ao lado do ar e da água, o sal talvez seja a maior necessidade da vida”. Ao observar a dimensão do ato, as autoridades perceberam o poder do alimento como o símbolo principal.
Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/marcha-do-sal-ha-89-anos-gandhiliderava-uma-multidao-para-um-ato-de-desobediencia-civil-nao-violenta.phtml>. Acesso em: 09 maio 2019(adaptado).. De acordo com o TEXTO 11, a afirmação do vice-rei inglês, lorde Irwin, contrapõe-se à declaração do
líder indiano Mahatma Gandhi. No momento em que suas reflexões foram elaboradas, a Marcha do Sal
representava para Irwin e Gandhi, respectivamente,
A partir da interpretação do TEXTO 17 e de seus conhecimentos sobre o tráfico de pessoas escravizadas,
assinale a alternativa CORRETA.
TEXTO 17
Os africanos não escravizavam africanos, nem se reconheciam então como africanos. Eles se viam como membros de uma aldeia, de um conjunto de aldeias, de um reino e de um grupo que falava a mesma língua, tinha os mesmos costumes e adorava os mesmos deuses. Eram, ainda que pudessem ignorar estes nomes – que muitas vezes lhes eram dados por vizinhos ou adversários –, mandingas, fulas, bijagós, axantes daomeanos, vilis, iacas, caçanjes, lundas niamuézis, macuas, xonas – e escravizavam os inimigos e os estranhos. Quando um chefe efique de Velho Calabar vendia a um navio europeu um grupo de cativos ibos, não estava vendendo africanos nem negros, mas ibos, uma gente que, por ser considerada por ele inimiga e bárbara, podia ser escravizada. E quando negociava um efique condenado por crime, vendia quem, por força da sentença, deixara de pertencer ao grupo.
O comércio transatlântico de escravos era controlado pelos grandes da terra, pelos poderosos da Europa, da África e das Américas. Fazia parte de um processo de integração econômica do Atlântico, que envolvia a produção e a comercialização, em grande escala, de açúcar, algodão, tabaco, café e outros bens tropicais, um processo no qual a Europa entrava com o capital, as Américas com a terra e a África com o trabalho, isto é, com a mão de obra escrava.
SILVA. A. C. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2012, p. 88-89.
Há 200 anos, em 1817, Pernambuco foi palco de um movimento conhecido como Revolução
Pernambucana. Ideias liberais não eram novas na província, mas se alastraram pelas províncias próximas:
Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará. Naquela época, Alagoas era parte do território pernambucano. Os
impostos pagos pela província para custear a implantação da Corte no Rio de Janeiro pesavam sobre
comerciantes e produtores de açúcar. Sobre os revolucionários de 1917, podemos afirmar que regulam
princípios e ideais
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi um conflito devastador. Além do imenso custo material de
uma guerra dessas proporções, o custo humano foi gigantesco: mais de 50 milhões de mortos e mais de
30 milhões de feridos. Qualquer balanço do conflito assusta e inquieta aos que não viveram aqueles
tempos de destruição. O horror e a barbárie pareciam a regra. Sobre o mundo no pós-guerra, assinale a
alternativa CORRETA.
A partir da interpretação do texto e de seus conhecimentos sobre o Iluminismo (Esclarecimento), é
CORRETO afirmar que
TEXTO 18
O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutela que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutela quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento, mas da falta de resolução e coragem para fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Tem coragem para uso da própria razão! – Esse é o lema do Iluminismo (...).
KANT, I. “Resposta à pergunta: O que é o ‘Esclarecimento’?”. In: Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 1974, p. 100-117.
A organização racista Klu Klux Klan (KKK) surgiu nos Estados Unidos logo após a Guerra de Secessão
(1861-1865). O episódio recente de Charlottesville, cidade do Estado americano da Virgínia, no qual
supremacistas brancos, no dia 7 de julho de 2017, reivindicaram contra a retirada de uma estátua de um
general confederado, mostra, contudo, que o racismo e a intolerância ainda não foram apagados da história
dos Estados Unidos. Sobre a Klu Klux Klan, assinale a alternativa CORRETA.
Leia o TEXTO 18 para responder à questão 45.
TEXTO 18
Um país governado pelos proprietários está dentro da ordem social; o país onde os não proprietários
governam acha-se em estado de natureza.
D’ANGLAS, Boissy apud SOBOUL, Albert. História da Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Zahar, 1981, p.
400.
O TEXTO 18 é um fragmento do discurso proferido por Boissy d’Anglas na apresentação do projeto de
Constituição, em 23 de junho de 1795, no contexto da Revolução Francesa. O argumento sustentado pelo
autor está, CORRETAMENTE, sintetizado na defesa
Leia o TEXTO 18 para responder à questão 45.
TEXTO 18
Um país governado pelos proprietários está dentro da ordem social; o país onde os não proprietários governam acha-se em estado de natureza.
D’ANGLAS, Boissy apud SOBOUL, Albert. História da Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Zahar, 1981, p. 400.
O TEXTO 18 é um fragmento do discurso proferido por Boissy d’Anglas na apresentação do projeto de
Constituição, em 23 de junho de 1795, no contexto da Revolução Francesa. O argumento sustentado pelo
autor está, CORRETAMENTE, sintetizado na defesa