Questão 4f59823b-33
Prova:IF-PE 2019
Disciplina:História
Assunto:Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral, Queda do Socialismo Real

Na IMAGEM 1, vemos uma das várias fotografias que registraram a queda do muro de Berlim, em 1989. Para os países do leste europeu, esse fato representou

A
o declínio da Comunidade dos Estados Independentes.
B
o colapso do bloco socialista.
C
o surgimento da “Cortina de Ferro”.
D
a unificação da Iugoslávia.
E
a criação da Tchecoslováquia.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos
Sobre a queda do muro de Berlim, vamos analisar as opções e selecionar aquela que descreve corretamente o que esse evento significou para o leste europeu:


A) Incorreta – Na verdade, o bloco político-econômico conhecido como Comunidade dos Estados Independentes (CEI) foi formado por algumas antigas Repúblicas que faziam parte da União Soviética, quando do colapso desta em 1991.


B) Correta – A queda do Muro de Berlim simbolizou o colapso do bloco socialista e marcou o fim da influência soviética sobre os países do leste europeu.


C) Incorreta – A “Cortina de Ferro" foi uma metáfora cunhada pelo ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill para descrever a divisão ideológica e política entre os países ocidentais e orientais durante a Guerra Fria. Sua existência remonta a um período muito anterior à queda do Muro de Berlim.


D) Incorreta – Em realidade, a Iugoslávia passou por um processo de desintegração violenta nos anos seguintes à queda do muro, culminando nas guerras iugoslavas na década de 1990.


E) Incorreta – A Tchecoslováquia já existia como país antes da queda do Muro de Berlim. Além disso, em 1993, a Tchecoslováquia foi pacificamente dividida em dois países separados, a República Tcheca e a Eslováquia.


Gabarito – Letra B


Referência:


Pomeranz, Lenina. "A queda do muro de Berlim: reflexões vinte anos depois." Revista USP 84 (2010): 14-23.


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo