Questõesde CÁSPER LÍBERO sobre História do Brasil

1
1
1
Foram encontradas 36 questões
fe9dd1b2-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

“Zuleika de Souza Netto nasce em Curvelo, em 1921. No auge do sucesso de Zuzu e de sua projeção internacional, seu filho é preso. Em 1971, a estilista realiza, em Nova York, um desfile de protesto e a partir de então o luto passa a ser seu hábito. Roupa preta, véu, crucifixos, o cinto, o anjo. Por onde fosse, sempre em busca de informações sobre Stuart, também distribuía o santinho que mandou imprimir com a foto do filho.” (novo.itaucultural.org.br. Mostra sobre Zuzu Angel).
Zuzu Angel, como ficou conhecida a estilista, lidou com o sumiço do filho

A
discursando contra os militares no Congresso Nacional à época do Ato Institucional Nº5.
B
expressando sua dor por meio da moda, utilizando-a como forma de expressão e protesto.
C
aderindo à luta armada, entrando para o grupo de militância subversiva a que seu filho pertencia.
D
subjugando-se aos mecanismos repressivos utilizados pelos militares, com receio da própria segurança.
E
conformando-se, apesar da sua insatisfação como mãe, com a militância do filho.
fe8e6b7a-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

A imagem a seguir é de um quadro conhecido como Primeira Missa no Brasil, pintado por Cândido Portinari (1903-1962). Trata-se de uma releitura do quadro de mesmo nome produzido por Victor Meirelles no século XIX.



O quadro de Cândido Portinari

A
é uma obra naturalista que privilegia e exalta a natureza com o uso de formas cubistas.
B
retrata uma visão romântica da interação pacífica entre indígenas e portugueses.
C
simboliza o interesse mútuo que marcou a convivência religiosa de indígenas e colonizadores.
D
exclui de cena os indígenas, em franca alusão ao genocídio provocado pela colonização.
E
mostra os indígenas assistindo à cena com curiosidade e devoção ao catolicismo.
fe603e51-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - História - História do Brasil, República de 1954 a 1964

“Perante mil sargentos das Forças Armadas e Auxiliares, o Sr. João Goulart, em violento discurso, pronunciado na noite de segunda, tornou irreversível sua posição de esquerda e desencadeou, graças a essa definição, feita em termos candentes, a movimentação das forças que o derrubaram. Consideraram os chefes da revolta que, transigir mais com a posição ostensiva do Sr. Goulart, seria decretar a morte da democracia. O discurso de Jango, a 30 de março, foi o começo do fim.”
O texto acima, publicado na revista O Cruzeiro, em 10 de abril de 1964, indica

A
o afrouxamento da posição política de João Goulart devido à pressão gerada pelos militares.
B
a falta de compromisso de João Goulart com a democracia ao radicalizar seu discurso frente aos militares.
C
o posicionamento solitário assumido por João Goulart, gerando greves populares de rejeição a suas propostas.
D
a radicalização das posições políticas entre a esquerda e os setores conservadores da sociedade.
E
a adoção de reformas neoliberais, provocando o descontentamento popular expresso em plebiscito.
fe72c271-e7
CÁSPER LÍBERO 2014 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

O documentário O dia que durou 21 anos (resultado de uma pesquisa que durou mais de três anos) tem direção de Camilo Tavares, filho de Flavio Tavares, um dos 15 presos políticos libertados em troca do embaixador norte-americano Charles Elbrick, sequestrado por militantes da esquerda.” (folha.uol.com.br. Adaptado).
O filme de Camilo Tavares retrata, por meio do levantamento de fontes documentais diversas,

A
a participação norte-americana no Golpe Militar no Brasil, em 1964.
B
o preconceito das pessoas contrárias ao regime em relação aos EUA.
C
o fato de os EUA terem sido neutros em relação à Ditadura Militar.
D
a ausência de vínculo dos EUA em relação ao Golpe Militar Brasileiro.
E
a disparidade ideológica entre os EUA e o regime militar brasileiro.
8d9257a7-ef
CÁSPER LÍBERO 2015 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

O Pasquim não nasceu para fazer jornalismo político e procurou, através de um jornalismo de humor, criticar o comportamento da classe média brasileira, a partir da moral e dos bons costumes, defendidos pelos Militares. Sendo assim, O Pasquim começou a despertar a atenção dos Militares e dos órgãos responsáveis pela Censura.

Fonte: VAUCHER, Thiago Araújo. O Pasquim: Alternativa e Corajoso. file:///C:/Users/Eliane/Downloads/4378-14796-1-PB.pdf Acesso 08-10-2015.



Imagem: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=272658292796469&set=a.124625930933040.20000.100001569022 672&type=3&l=a3c7ff9f95&theater. Acesso em 08-20-2015. BLOCO C - PESO 2


Nascido no âmbito da Ditadura Militar Brasileira, O Pasquim teve como propósito fazer humor, mas foi assumindo, ao longo da sua história, um importante papel político. Segundo o conteúdo do texto e da imagem, um dos fatos que contribuíram para a expansão do jornal foi

A
a sua integração à chamada grande imprensa, representando significativa parte da população em relação aos encaminhamentos políticos.
B
o fato de passar isento pela censura da época, na medida em que suas críticas ficavam restritas ao universo social e pequeno burguês.
C
a circulação no eixo Rio de Janeiro – São Paulo, que o transformou no principal meio de adesão ao Regime Militar, passando ao largo da censura prévia.
D
a sua inovação na abordagem temática, mas com linguagem conservadora, predominantemente escrita, para fazer humor e crítica social.
E
o número de jornalistas e profissionais qualificados e críticos ao regime, que visualizavam nele o caminho para expressar suas ideias.
8d99f30d-ef
CÁSPER LÍBERO 2015 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

Desde o início do século XX e durante toda a República Velha, a atividade policial no Rio de Janeiro estava voltada para o controle arbitrário das populações pobres. Seu foco, entretanto, não era ainda propriamente a repressão à criminalidade: atendia a demandas de ordem moral, como as numerosas prisões por “vadiagem”.

Fonte: MISSE, Michel e outros. Licença para Matar. http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/licenca-para- -matar Publicado 01-10-2015. Acessado 08-10-2015.


O texto mostra como a relação da polícia com as populações pobres no Rio de Janeiro é historicamente polêmica. A situação descrita no texto é representativa da

A
intenção de integrar a cidade, segundo padrões europeus de civilidade, ensinando aos pobres o lugar social que deveriam ocupar.
B
forma como o Estado Oligárquico representava os interesses das elites, em detrimento da população de baixa renda.
C
polícia da época, que buscava conter ações de criminalidade promovidas pelas populações em função da pobreza.
D
. precariedade de valores que caracterizava a população pobre da cidade, já que essas pessoas não tinham escolarização.
E
democracia social que prevalecia na época, na medida em que a atividade policial impunha ordem a todas as classes sociais.
b5612f43-e6
CÁSPER LÍBERO 2018 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

"Brasil, ame-o ou deixe-o" foi um dos célebres slogans do regime militar, na década de 1970, época em que o Governo Médici divulgava a imagem do "Brasil Grande" e proclamava o chamado "Milagre Econômico". Assinale a opção que melhor caracteriza a política econômica desse período.

A
incentivo à entrada maciça de capital estrangeiro, reformas estruturais e arrocho salarial, resultando em elevados índices de crescimento econômico com inflação relativamente baixa.
B
pagamento de toda a dívida externa brasileira, o que permitiu a geração do excedente de divisas que foi utilizado para financiar o Milagre Econômico.
C
investimento do BNDES em obras de infraestrutura em países do chamado Terceiro Mundo, o que ampliou os ganhos do imperialismo brasileiro e permitiu financiar o Milagre Econômico.
D

crescimento econômico baseado em políticas sociais de caráter redistributivo o que ampliou o mercado interno por meio de aumento do poder de compra das classes populares.

E
elevados investimentos no setor petrolífero e no agronegócio que, conjuntamente, produziram um elevado superávit da balança comercial, o que permitiu financiar o Milagre Econômico.
b55e0339-e6
CÁSPER LÍBERO 2018 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil

Itamar Franco foi o 33° presidente do Brasil, tendo governado o país de 1992 a 1994, ocupando o posto de seu antecessor, Fernando CoSlor de Mello, A respeito da sua chegada ao poder e do seu governo, é correto afirmar: 

A
venceu Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno das eleições disputadas em 1991, graças ao sucesso do Plano Real, implementado no governo de Fernando Collor de Mello.
B
venceu Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 1991 e organizou um governo de coalizão nacional, do qual participaram todos os demais partidos políticos brasileiros, inclusive o PT.
C
foi eleito em 1991 devido ao sucesso do Plano Real implementado no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, do qual participou como ministro da Fazenda.
D
assumiu a presidência após o processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello e, com seu ministro Fernando Henrique Cardoso, implementou o Plano Real.
E
foi eleito em 1991, em eleição indireta pelo colégio eleitoral, e organizou um governo de reformas políticas e econômicas que permitiram sua reeleição em 1994.
b55519ef-e6
CÁSPER LÍBERO 2018 - História - História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

"O homem de Estado, quando as circunstâncias impõem uma decisão excepcionai de amplas repercussões e profundos efeitos na vida do país, acima das deliberações ordinárias da atividade governamental, não pode fugir ao dever de tomá-la, assumindo, perante a sua consciência e a consciência dos seus concidadãos, as responsabilidades inerentes à alia função que lhe foi delegada pela confiança nacional"

Getúlio Vargas, Proclamação ao Povo Brasileiro (1937)


Getúlio Vargas foi líder da Revolução de 1930 e governou o país até 1945. Dentre as características socioeconômicas do governo instituído a partir de 1937, administração conhecida como Estado Novo, pode-se ressaltar que: 

A
o Governo Vargas beneficiou o setor industrial brasileiro por meio de restrições às importações e de regulamentações que ordenavam as relações entre o capital e o trabalho.
B
Getúlio Vargas defendeu o estado Brasileiro das ameaças sofridas durante a Primeira Guerra Mundial.
C
a criação de um regime ditatorial, em 1937, foi o último recurso para defender a democracia no Brasil, ameaçado na época por insurgências comunistas.
D
Vargas fomentou o sentimento nacionalista, inspirado no fascismo, e levou o Brasil a consolidar uma forte aliança com os chamados países do "Eixo"
E
apesar da guerra, houve aumento do investimento no país devido à indústria automobilística. O rápido progresso observado nos anos de 1940 a 1945 ficou conhecido como «50 anos em 5».
b551b1f1-e6
CÁSPER LÍBERO 2018 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

A charge de Alfredo Storni, reproduzida ao lado, foi publicada originalmente em 1927. A imagem traz as impressões do autor acerca da representação política e sua precariedade na Primeira República Brasileira (1889-1930). Tomando a conjuntura da Primeira República no Brasil e a charge de Storni, é correto dizer que o voto: 



A
era direto e secreto, portanto, totalmente isento de pressões e manipulações das forças políticas que dominavam cada região do país.
B
era um pressuposto republicano e democrático que rapidamente se consolidou com a ajuda de líderes locais e sua proeminente honestidade política.
C
muitas vezes não estava baseado na escolha soberana do eleitor, mas em um processo de coação ou manipulação organizado por indivíduos que detinham o poder político nas diversas regiões do país. 
D
deu ao povo brasileiro um poder de representação, antes ausente, que destruiu as estruturas de dominação locais baseadas no coronelismo.
E
estava legitimado na escolha do eleitor que, no entanto, devido à precariedade dos meios de transporte, precisava de auxílio para chegar aos locais de votação.
fa140b74-e7
CÁSPER LÍBERO 2016 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil, Reconstrução Democrática : Governo Sarney

Em 2 de março de 1983, o Deputado Federal Dante de Oliveira encaminhou ao Congresso Nacional uma emenda à Constituição, que previa as eleições diretas para Presidente do país. A proposta do deputado ganhou as ruas e foi expressa por Henfil, cartunista engajado na resistência à ditadura militar.



Fonte: http://zonacurva.com.br/henfil- -e-diretas-ja/ Acesso 12-10-2016

A charge de Henfil representa:

A
o desejo do cartunista de que as Diretas Já se tornassem um movimento popular, o que não ocorreu.
B
os comícios que tomaram conta do país e que antecederam a votação da emenda no Congresso.
C
a adesão dos militares ao movimento de rua, contrariando a orientação da cúpula do exército.
D
a eficácia da pressão popular, pois a emenda de Dante de Oliveira foi aprovada no Congresso.
E
o resultado do movimento popular, que foi a eleição direta do Presidente Tancredo Neves.
fa06cad4-e7
CÁSPER LÍBERO 2016 - História - História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

Cândido Aragonez de Faria foi um artista brasileiro do século XIX que teve sua formação no Rio de Janeiro, frequentando o Liceu de Artes e Ofício e a Academia Imperial de Belas Artes, na capital. No Brasil, publicou em mídias impressas de sua época, antes de sua carreira alçar voos internacionais. Nas publicações brasileiras, foram veiculadas várias charges com conteúdo político, como a que segue:



Fonte: http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/caricaturas-do-segundo-reinado-critica-com-humor- -e-ironia/ | Acesso: 11/10/2016

A análise da charge, que retrata a política no Segundo Império, expressa a

A
manipulação sofrida por D. Pedro II por parte dos grupos políticos.
B
inabilidade do Imperador para lidar com os conflitos políticos.
C
alternância do cargo executivo por meio de eleições periódicas.
D
representação do caráter liberal e democrático de D. Pedro II.
E
coordenação política do governante em relação aos partidos políticos.
fa0cd281-e7
CÁSPER LÍBERO 2016 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

Em primeiro lugar, do meu ponto de vista, o golpe de estado no Brasil não foi somente militar, mas também civil. Os militares sempre contaram com o apoio de setores conservadores, de segmentos da direita e da grande imprensa, que festejam o 31 de março como a data da “gloriosa revolução”. Hoje, fazem de tudo para tentar apagar esse passado e esquecer esse período sombrio da história política brasileira em nome, segundo eles próprios, da harmonia nacional.
Fonte: FOUCHER, Marilza de Melo. Adaptado. http://www.correiodobrasil.com.br/analise-a-ditadura- -no-brasil-como-ela-se-impos/ | Publicado: 08/12/2013 | Acesso: 11/10/2016.


Na perspectiva da autora, a ditadura militar brasileira:

A
contou com o apoio de setores civis, que atuaram referendando o golpe de 1964.
B
foi uma ocorrência isolada, restringindo-se aos setores militares legalistas.
C
caracterizou-se por ter sido um processo que implantou a estabilidade política.
D
valorizou a isenção da imprensa com a finalidade de garantir a harmonia.
E
foi um golpe que contou com o apoio de setores de esquerda internacional.
f9dbb124-e7
CÁSPER LÍBERO 2016 - História - História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

O historiador Jorge Ferreira costuma lembrar a perplexidade da oposição a Getúlio diante das manifestações de afeto popular após o período ditatorial. O atendimento pontual de necessidades populares, aliado ao discurso dos “ricos contra os pobres”, dos “grandes contra os pequenos” - que vitimiza e heroiciza ao mesmo tempo -, poderia se colar a uma estrutura política, econômica e social bastante impopular e até autoritária. A política, nesse caso, se vincularia mais ao discurso do que à prática, mas dependeria inevitavelmente da capacidade de decodificação das demandas populares em cada momento.
Fonte: DAHÁS, Nashla. A força das circunstâncias. Revista de História. Adaptado http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/a-forca-das-circunstancias | Publicado: 23/10/2010 | Acesso: 28/09/2016


O texto descreve a imagem de Getúlio Vargas ao final do Estado Novo. A caracterização política contida no texto é identificada como:

A
trabalhismo.
B
autoritarismo.
C
queremismo.
D
sindicalismo.
E
populismo.
ff2c8cb0-ef
CÁSPER LÍBERO 2017 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

Considerando o período da ditadura militar entre os anos de 1964 e 1985, quais afirmações descritas a seguir estão corretas?


I) O estímulo à vida cultural em razão do ambiente de liberdade redundou em farta produção artística no período, sendo a Tropicália um grande exemplo disso.
II) A urbanização acelerada modificou o perfil agrário até então predominante, bem como aumentou em grandes proporções a demanda por infraestrutura e serviços urbanos.
III) O desenvolvimento dos meios de comunicação e de transportes viabilizou contatos com áreas distantes do país e, consequentemente, proporcionou uma maior integração nacional.
IV) A modernização brasileira e o crescimento econômico foram responsáveis pela efetivação de política de ampla distribuição de renda no período.
V) O processo de democratização na esfera pública nesse período permitiu a regularidade na realização de eleições diretas para os poderes Executivo e Legislativo, bem como o respeito à Constituição Federal promulgada em 1946.

A
Apenas I e II.
B
Apenas II e IV.
C
Apenas III e V
D
Apenas I e V.
E
Apenas II e III.
ff17d638-ef
CÁSPER LÍBERO 2017 - História - História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

Diante da ascensão da cafeicultura na região do oeste paulista na segunda metade do século XIX, intensificou-se a

A
pauperização da agricultura devido ao aumento do tráfico de escravos.
B
luta dos cafeicultores paulistas por maior centralização político-administrativa brasileira.
C
demanda por mão de obra, cuja oferta se viu limitada pelo fim do tráfico negreiro.
D
acumulação nacional de capitais, banindo a dependência financeira do Brasil no âmbito internacional.
E
decaída da economia agroexportadora que caracterizava o Brasil desde o período colonial.
ff0c4d5d-ef
CÁSPER LÍBERO 2017 - História - História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:

A
Nas quase duas décadas subsequentes à vitória na Guerra do Paraguai, a monarquia brasileira passou por processo de fortalecimento em que atingiu o auge do seu prestígio nacional e internacional.
B
Entre os inúmeros fatores que enfraqueceram a monarquia brasileira nas suas últimas décadas, podemos incluir o movimento abolicionista e as aspirações descentralizadoras das elites provinciais.
C
Dado o enorme prestígio de que desfrutava a monarquia brasileira, as ideias republicanas jamais tiveram importância no Brasil, nem mesmo às vésperas do dia 15 de novembro de 1889.
D
Na medida em que o Império conseguiu avanços modernizadores na economia, na administração e na política, ganhou apoio da sociedade e impediu o crescimento do movimento republicano no Brasil.
E
A solidez da monarquia brasileira decorria do apoio irrestrito dos cafeicultores paulistas, que não dependiam da mão de obra escrava.
cffe0f1b-ed
CÁSPER LÍBERO 2013 - História - História do Brasil, República de 1954 a 1964

No dia 5 de dezembro de 2012, o arquiteto Oscar Niemeyer morre no Rio de Janeiro aos 104 anos. Maior arquiteto brasileiro, ele ficou conhecido mundialmente por conferir a sua obra, caráter político. Comunista, viveu exilado no período da ditadura militar brasileira. Projetou, junto com o urbanista Lúcio Costa, a cidade de Brasília.


A relação entre a arquitetura de Brasília e o projeto político e econômico de JK pode ser assim compreendida:

A
Brasília imprime na sua arquitetura as ideias comunistas de JK.
B
A arquitetura de Brasília não está associada ao projeto de país de JK.
C
Brasília imprime em sua arquitetura o ensejo de JK em modernizar o Brasil.
D
A cidade foi projetada para abrigar os candangos, projeto social de JK.
E
Criar uma nova capital federal foi um projeto sem finalidade política.
cff3560c-ed
CÁSPER LÍBERO 2013 - História - História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

A imagem ao lado, uma cartilha produzida em 1940, na Era Vargas, fazia parte dos instrumentos utilizados pelo Estado na divulgação de seus valores. O rádio, como instrumento de propaganda, também foi amplamente utilizado; a censura à produção artística, uma constante, era realizada pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).



Fonte da imagem: http://www.flickr.com/ photos/28742271@N06/2680067492/sizes/z/ in/photostream/ Acessado em 25-09-2013


Com base em seus conhecimentos a respeito do Estado Novo e na análise da imagem, podemos concluir que o governo, nesse período, assumia um caráter

A
tolerante do ponto de vista ideológico, permitindo manifestações divergentes ao governo.
B
indiferente, já que o governo era despreocupado com a imagem autoritária na ditadura.
C
democrático, liberando a população para escolher eventos culturais para sua apreciação.
D
protecionista, censurando o rádio para evitar o consumo de lixo cultural pela população.
E
paternalista, apoiando-se na popularidade possibilitada pela criação da legislação trabalhista.
cfe8ca7b-ed
CÁSPER LÍBERO 2013 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

O Rio de Janeiro, na passagem do século XIX para o século XX, era ainda uma cidade de ruas estreitas e sujas, saneamento precário e foco de doenças como febre amarela, varíola, tuberculose e peste. Ao assumir a presidência da República, Rodrigues Alves instituiu como meta governamental o saneamento e reurbanização da capital da República. O Rio de Janeiro passou a sofrer profundas mudanças com a derrubada de casarões e cortiços (e o consequente despejo de seus moradores). A população apelidou o movimento de o “bota-abaixo”.
Fonte: http://www.ccms.saude.gov.br/ revolta/revolta.html Adaptado. Acessado em 20-09-2013



Fonte: http://www.ccms.saude.gov.br/revolta/link_artigos. asp Acessado em 20-09-2013


Foi nesse contexto de reurbanização e saneamento básico que ocorreu o movimento denominado Revolta da Vacina, como parte das políticas públicas, implantadas no início da República Velha. Com base em seus conhecimentos sobre o período e o conteúdo da charge à esquerda, podese concluir que a relação do Estado com as massas populares era



A
autoritária, já que a vacina era obrigatória e não ocorreram esclarecimentos a respeito de seus benefícios.
B
paternalista, já que o Estado focava a infraestrutura como moradia, transporte público e saúde dos trabalhadores.
C
cooperativa, já que o Estado passou a investir na construção de casas populares para favorecer o eleitorado pobre.
D
negligente, já que inexistiam políticas públicas de saúde e saneamento básico que melhorassem a cidade.
E
amistosa, já que a população reconhecia os benefícios da vacina e a preocupação do governo com suas necessidades.