Questõesde ENEM 2010 sobre História
Ato Institucional n° 5 de 13 de dezembro de 1968
Art. 10 — Fica suspensa a garantia de habeas corpus, nos
casos de crimes políticos, contra a segurança nacional,
a ordem econômica e social e a economia popular.
Art. 11 - Excluem-se de qualquer apreciação judicial todos os
atos praticados de acordo com este Ato Institucional e seus
Atos Complementares, bem como os respectivos efeitos.
Disponível em: http://www.senado.gov.br. Acesso em: 29 jul. 2010.
O Ato Institucional n° 5 é considerado por muitos
autores um "golpe dentro do golpe". Nos artigos do
AI-5 selecionados, o governo militar procurou limitar a
atuação do Poder Judiciário, porque isso significava
A gente não sabemos escolher presidente
A gente não sabemos tomar conta da gente
A gente não sabemos nem escovar os dentes
Tem gringo pensando que nóis é indigente
Inútil
A gente somos inútil
MOREIRA, R. Inútil. 1983 (fragmento)
O fragmento integra a letra de uma canção gravada em
momento de intensa mobilização política. A canção foi
censurada por estar associada
A América se tornara a maior força política e financeira
do mundo capitalista. Havia se transformado de país
devedor em país que emprestava dinheiro. Era agora
uma nação credora.
HUBERMAN, L. História da riqueza do homem . Rio de Janeiro: Zahar, 1962.
Em 1948, os EUA lançavam o Plano Marshall, que
consistiu no empréstimo de 17 bilhões de dólares para
que os países europeus reconstruíssem suas economias.
Um dos resultados desse plano, para os EUA, foi
Disponível em:http://pimentacomlimao.files.wordpress.com. Acesso em: 17 abr. 2010 (adaptado)
A charge remete ao contexto do movimento que ficou
conhecido como Diretas Já, ocorrido entre os anos
de 1983 e 1984. O elemento histórico evidenciado na
imagem é
Eu não tenho hoje em dia muito orgulho do Tropicalismo.
Foi sem dúvida um modo de arrombar a festa, mas
arrombar a festa no Brasil é fácil. O Brasil é uma pequena
sociedade colonial, muito mesquinha, muito fraca.
VELOSO, C. In: HOLLANDA, H. B.; GONÇALVES, M. A. Cultura e participação nos anos 60.
São Paulo: Brasiliense, 1995 (adaptado)
O movimento tropicalista, consagrador de diversos
músicos brasileiros, está relacionado historicamente
Disponível em: www.culturabrasil.org.br. Acesso em: 28 abr. 2010.
A foto revela um momento da Guerra do Vietnã
(1965-1975), conflito militar cuja cobertura jornalística
utilizou, em grande escala, a fotografia e a televisão. Um
dos papéis exercidos pelos meios de comunicação na cobertura dessa guerra, evidenciado pela foto, foi
Os generais abaixo-assinados, de pleno acordo com o
Ministro da Guerra, declaram-se dispostos a promover
uma ação enérgica junto ao governo no sentido de
contrapor medidas decisivas aos planos comunistas
e seus pregadores e adeptos, independentemente
da esfera social a que pertençam. Assim procedem
no exclusivo propósito de salvarem o Brasil e suas
instituições políticas e sociais da hecatombe que se
mostra prestes a explodir.
Ata de reunião no Ministério da Guerra, 28/09/1937. BONAVIDES, P; AMARAL, R.
Textos políticos da história do Brasil, v. 5. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).
Levando em conta o contexto político-institucional dos
anos 1930 no Brasil, pode-se considerar o texto como
uma tentativa de justificar a ação militar que iria
Para o Paraguai, portanto, essa foi uma guerra pela
sobrevivência. De todo modo, uma guerra contra dois
gigantes estava fadada a ser um teste debilitante e
severo para uma economia de base tão estreita. Lopez
precisava de uma vitória rápida e, se não conseguisse
vencer rapidamente, provavelmente não venceria nunca.
LYNCH, J. As Repúblicas do Prata: da Independência à Guerra do Paraguai. BETHELL, Leslie (Org).
História da América Latina: da Independência até 1870, v. III. São Paulo: EDUSP 2004.
A Guerra do Paraguai teve consequências políticas
importantes para o Brasil, pois
Dali avistamos homens que andavam pela praia, obra
de sete ou oito. Eram pardos, todos nus. Nas mãos
traziam arcos com suas setas. Não fazem o menor caso
de encobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm
tanta inocência como em mostrar o rosto. Ambos traziam
os beiços de baixo furados e metidos neles seus ossos
brancos e verdadeiros. Os cabelos seus são corredios.
CAMINHA, P. V. Carta. RIBEIRO, D. et al. Viagem pela história do Brasil: documentos.
São Paulo: Companhia das Letras, 1997 (adaptado).
O texto é parte da famosa Carta de Pero Vaz de Caminha,
documento fundamental para a formação da identidade
brasileira. Tratando da relação que, desde esse primeiro
contato, se estabeleceu entre portugueses e indígenas,
esse trecho da carta revela a
Os cercamentos do século XVIII podem ser considerados
como sínteses das transformações que levaram à
consolidação do capitalismo na Inglaterra. Em primeiro
lugar, porque sua especialização exigiu uma articulação
fundamental com o mercado. Como se concentravam
na atividade de produção de lã, a realização da renda
dependeu dos mercados, de novas tecnologias de
beneficiamento do produto e do emprego de novos tipos de
ovelhas. Em segundo lugar, concentrou-se na inter-relação
do campo com a cidade e, num primeiro momento, também
se vinculou à liberação de mão de obra.
RODRIGUES, A. E. M. Revoluções burguesas. In: REIS FILHO, D. A. et al (Orgs.) O Século XX,
v. I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000 (adaptado).
Outra consequência dos cercamentos que teria
contribuído para a Revolução Industrial na Inglaterra foi o
A solução militar da crise política gerada pela sucessão
do presidente Washington Luis em 1929-1930 provoca
profunda ruptura institucional no país. Deposto o presidente,
o Governo Provisório (1930-1934) precisa administrar
as diferenças entre as correntes políticas integrantes da
composição vitoriosa, herdeira da Aliança Liberal.
LEMOS, R. A revolução constitucionalista de 1932. SILVA, R. M.; CACHAPUZ, P B.;
LAMARÃO, S. (Org). Getúlio Vargas e seu tempo. Rio de Janeiro: BNDES.
No contexto histórico da crise da Primeira República,
verifica-se uma divisão no movimento tenentista. A
atuação dos integrantes do movimento liderados por
Juarez Távora, os chamados “liberais” nos anos 1930,
deve ser entendida como
O mestre-sala dos mares
Há muito tempo nas águas da Guanabara
O dragão do mar reapareceu
Na figura de um bravo marinheiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como o almirante negro
Tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao navegar pelo mar com seu bloco de fragatas
Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas
Jovens polacas e por batalhões de mulatas
Rubras cascatas jorravam nas costas
dos negros pelas pontas das chibatas...
BLANC, A.; BOSCO, J. O mestre-sala dos mares. Disponível em: www.usinadeletras.com.br.
Acesso em: 19 jan. 2009.
Na história brasileira, a chamada Revolta da Chibata,
liderada por João Cândido, e descrita na música, foi
O mestre-sala dos mares
Há muito tempo nas águas da Guanabara
O dragão do mar reapareceu
Na figura de um bravo marinheiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como o almirante negro
Tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao navegar pelo mar com seu bloco de fragatas
Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas
Jovens polacas e por batalhões de mulatas
Rubras cascatas jorravam nas costas
dos negros pelas pontas das chibatas...
BLANC, A.; BOSCO, J. O mestre-sala dos mares. Disponível em: www.usinadeletras.com.br. Acesso em: 19 jan. 2009.
Na história brasileira, a chamada Revolta da Chibata,
liderada por João Cândido, e descrita na música, foi
Para os amigos pão, para os inimigos pau; aos amigos
se faz justiça, aos inimigos aplica-se a lei.
LEAL, V N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa Omega.
Esse discurso, típico do contexto histórico da República
Velha e usado por chefes políticos, expressa uma
realidade caracterizada
DEBRET, J. B.; SOUZA, L. M. (Org.). História da vida privada no Brasil:
cotidiano e vida privada na América Portuguesa, v. 1.
São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
A imagem retrata uma cena da vida cotidiana dos escravos
urbanos no início do século XIX. Lembrando que as atividades desempenhadas por esses trabalhadores eram
diversas, os escravos de aluguel representados na pintura
Chegança
Sou Pataxó,
Sou Xavante e Carriri,
Ianomâmi, sou Tupi
Guarani, sou Carajá.
Sou Pancaruru,
Carijó, Tupinajé,
Sou Potiguar, sou Caeté,
Ful-ni-ô, Tupinambá.
Eu atraquei num porto muito seguro,
Céu azul, paz e ar puro...
Botei as pernas pro ar.
Logo sonhei que estava no paraíso,
Onde nem era preciso dormir para sonhar.
Mas de repente me acordei com a surpresa:
Uma esquadra portuguesa veio na praia atracar.
Da grande-nau,
Um branco de barba escura,
Vestindo uma armadura me apontou pra me pegar.
E assustado dei um pulo da rede,
Pressenti a fome, a sede,
Eu pensei: "vão me acabar".
Levantei-me de Borduna já na mão.
Aí, senti no coração,
O Brasil vai começar.
NÓBREGA, A; e FREIRE, W. CD Pernambuco falando para o mundo, 1998.
A letra da canção apresenta um tema recorrente na
história da colonização brasileira, as relações de poder
entre portugueses e povos nativos, e representa uma
crítica à ideia presente no chamado mito
Chegança
Sou Pataxó,
Sou Xavante e Carriri,
Ianomâmi, sou Tupi
Guarani, sou Carajá.
Sou Pancaruru,
Carijó, Tupinajé,
Sou Potiguar, sou Caeté,
Ful-ni-ô, Tupinambá.
Eu atraquei num porto muito seguro,
Céu azul, paz e ar puro...
Botei as pernas pro ar.
Logo sonhei que estava no paraíso,
Onde nem era preciso dormir para sonhar.
Mas de repente me acordei com a surpresa:
Uma esquadra portuguesa veio na praia atracar.
Da grande-nau,
Um branco de barba escura,
Vestindo uma armadura me apontou pra me pegar.
E assustado dei um pulo da rede,
Pressenti a fome, a sede,
Eu pensei: "vão me acabar".
Levantei-me de Borduna já na mão.
Aí, senti no coração,
O Brasil vai começar.
NÓBREGA, A; e FREIRE, W. CD Pernambuco falando para o mundo, 1998.
A letra da canção apresenta um tema recorrente na
história da colonização brasileira, as relações de poder
entre portugueses e povos nativos, e representa uma
crítica à ideia presente no chamado mito