Questão 4bc561b7-7a
Prova:ENEM 2010
Disciplina:História
Assunto:República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

A gente não sabemos escolher presidente
A gente não sabemos tomar conta da gente
A gente não sabemos nem escovar os dentes
Tem gringo pensando que nóis é indigente
Inútil
A gente somos inútil

MOREIRA, R. Inútil. 1983 (fragmento)

O fragmento integra a letra de uma canção gravada em momento de intensa mobilização política. A canção foi censurada por estar associada

A
ao rock nacional, que sofreu limitações desde o início da ditadura militar.
B
a uma crítica ao regime ditatorial que, mesmo em sua fase final, impedia a escolha popular do presidente.
C
à falta de conteúdo relevante, pois o Estado buscava, naquele contexto, a conscientização da sociedade por meio da música.
D
à dominação cultural dos Estados Unidos da América sobre a sociedade brasileira, que o regime militar pretendia esconder.
E
à alusão à baixa escolaridade e à falta de consciência política do povo brasileiro.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
A questão trata das manifestações culturais diante do autoritarismo do Regime Civil Militar que coibia com censura e opressão as mais variadas formas de expressão. O texto de apoio aborda a letra de uma música gravada em 1983, em um compacto da banda Ultraje a Rigor, período esse de ebulição política com movimento civil de Diretas Já, que buscava a possibilidade de eleições diretas para a Presidência da República Brasileira visto os mais de 20 anos de ditadura. Conforme o enunciado, a canção foi censurada, e só vai a público em 1985, quando as campanhas pelas Diretas Já haviam tomado por todo o ano de 1984 as ruas das principais cidades do país. Mesmo com todos os embates eleitorais, a eleição que dá fim ao período da ditadura, foi fruto de vários acordos entre partidos de diferentes frentes políticas e aconteceu em janeiro de 1985. O enunciado busca a razão da censura a música do texto de apoio.
Análise das Alternativas:

A) O rock nacional sofreu algumas limitações de censura mas a vedação da veiculação desta canção especificamente não se relaciona com seu gênero.

B)  Com a efervescência do movimento diretas já em 1983, mesmo ano de surgimento da música, percebemos o tom de protesto contra a ausência de eleições diretas para a escolha de presidente. Além disso, mesmo diante de um sistema de governo já falido, as negociações no Planalto e Congresso não conseguiam levar a frente as eleições diretas, sendo o desfecho disso as eleições indiretas elegendo Tancredo Neves. Alternativa correta. 

C) Pelo contrário, a música tem um conteúdo altamente relevante que demonstra a transição do fim da ditadura para o regime presidencial. Muito do que conseguia passar pela censura tinha alguma tom de protesto e dependia da inteligência aguçada dos artistas criar nas obras metáforas que não fossem entendidas pelos censores.

D) Apesar do estilo de vida norte americano ser difundido no Brasil com maior força desde um período anterior ao golpe, e dos governos de lá terem apoiado as ditaduras na América Latina, o tom de protesto aos Estados Unidos aparece na canção pela forma de aculturação de aceitar o político e econômico vindo de lá para “ensinar" ao nosso povo como deveríamos viver.

E) A alusão a ignorância política da população aparece na ideia de que não somos capazes de escolher nossos líderes. A letra não se refere a baixa escolaridade. 


Gabarito do professor: B

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo