Questão 4b8fd047-7a
Prova:ENEM 2010
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

Para os amigos pão, para os inimigos pau; aos amigos se faz justiça, aos inimigos aplica-se a lei.

LEAL, V N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa Omega.

Esse discurso, típico do contexto histórico da República Velha e usado por chefes políticos, expressa uma realidade caracterizada

A
pela força política dos burocratas do nascente Estado republicano, que utilizavam de suas prerrogativas para controlar e dominar o poder nos municípios.
B
pelo controle político dos proprietários no interior do país, que buscavam, por meio dos seus currais eleitorais, enfraquecer a nascente burguesia brasileira.
C
pelo mandonismo das oligarquias no interior do Brasil, que utilizavam diferentes mecanismos assistencialistas e de favorecimento para garantir o controle dos votos.
D
pelo domínio político de grupos ligados às velhas instituições monárquicas e que não encontraram espaço de ascensão política na nascente república.
E
pela aliança política Armada entre as oligarquias do Norte e Nordeste do Brasil, que garantiria uma alternância no poder federal de presidentes originários dessas regiões.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
No período da República Velha, o coronelismo foi o sistema de poder baseado na violência e manipulação de processos eleitorais. O texto de apoio trás frase que exemplifica as práticas do período e o enunciado busca alternativa que apresente corretamente a realidade do período. 

A) Poderes locais na forma dos coronéis se projetavam sobre o ordenamento jurídico prevalecendo facilmente como descrito no texto.

B) Controle político exercido por coronéis era uma realidade do período mas a estratégia de enfraquecer a burguesia urbana não se relaciona com a flexibilidade na aplicação das leis descrita no texto.


C) Para além do mandonismo e assistencialismo, existia a manipulação do sistema jurídico na manutenção do voto aberto, das fraudes eleitorais gritantes e da violência generalizada que caracterizava o coronelismo. Alternativa correta.


D) Os coronéis não são um grupo sem espaço, mas sim descendentes políticos de elites locais que lutam pela manutenção de seus privilégios desde as revoltas coloniais.  
E) Os principais grupos aliados politicamente da época eram representantes dos partidos republicanos Paulista e Mineiro na chamada política do café com leite. 

 


Gabarito do professor: C

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo