Questão 4b850abd-7a
Prova:ENEM 2010
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

A dependência regional maior ou menor da mão de obra escrava teve reflexos políticos importantes no encaminhamento da extinção da escravatura. Mas a possibilidade e a habilidade de lograr uma solução alternativa - caso típico de São Paulo - desempenharam, ao mesmo tempo, papel relevante.

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2000.

A crise do escravismo expressava a difícil questão em torno da substituição da mão de obra, que resultou

A
na constituição de um mercado interno de mão de obra livre, constituído pelos libertos, uma vez que a maioria dos imigrantes se rebelou contra a superexploração do trabalho.
B
no confronto entre a aristocracia tradicional, que defendia a escravidão e os privilégios políticos, e os cafeicultores, que lutavam pela modernização econômica com a adoção do trabalho livre.
C
no "branqueamento" da população, para afastar o predomínio das raças consideradas inferiores e concretizar a ideia do Brasil como modelo de civilização dos trópicos.
D
no tráfico interprovincial dos escravos das áreas decadentes do Nordeste para o Vale do Paraíba, para a garantia da rentabilidade do café.
E
na adoção de formas disfarçadas de trabalho compulsório com emprego dos libertos nos cafezais paulistas, uma vez que os imigrantes foram trabalhar em outras regiões do país.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Estudos sobre o sistema escravista no período imperial ganham maior complexidade dados os diferentes grupos políticos que compõem a sociedade do momento. O texto de apoio aborda as dificuldades na transição do trabalho escravo para o remunerado. O enunciado busca alternativa que contenha uma consequência da crise do escravismo e das dificuldades de substituição da força de trabalho.  
A) Apesar de alguns imigrantes de fato terem se rebelado contra as precárias condições do trabalho rural, ex-escravos libertos não formariam um mercado consumidor facilmente, devido às enormes dificuldades de inserção social de um grupo que não contou com nenhum apoio real a suas demandas pós abolição. 
B) Este conflito possuía dois grupos principais. A aristocracia com títulos de nobreza, muitos escravos e uma vida cortesã que desejava a manutenção de seus privilégios e modernos plantadores de café capitalistas de São Paulo que podiam pagar por ferrovias e a vinda de grandes levas de imigrantes europeus. Esta oposição marcou os anos finais do império e foi determinante na proclamação da República. Alternativa correta. 
C) O branqueamento da população era uma das justificativas para a opção pela migração de europeus, mas não era a justificativa para a substituição do trabalho escravo que ainda contava com mutos defensores na sociedade. 
D) Este tráfico interprovincial ocorreu principalmente após a proibição do tráfico internacional de escravos  em 1850 que causou desabastecimento de escravos no Sudeste e elevou os preços de escravos de outras regiões trazidos para os cafezais. Mas isso não se relaciona com a substituição permanente do trabalho escravo descrito no texto.
E) A crise de substituição do trabalho escravo pôs setores de elite da sociedade em lados opostos e formas disfarçadas de trabalho compulsório ocorreram principalmente após a abolição. 


Gabarito do professor: B

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo