Questão 4bb4d1c0-7a
Prova:ENEM 2010
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Era Vargas – 1930-1954

Os generais abaixo-assinados, de pleno acordo com o Ministro da Guerra, declaram-se dispostos a promover uma ação enérgica junto ao governo no sentido de contrapor medidas decisivas aos planos comunistas e seus pregadores e adeptos, independentemente da esfera social a que pertençam. Assim procedem no exclusivo propósito de salvarem o Brasil e suas instituições políticas e sociais da hecatombe que se mostra prestes a explodir.

Ata de reunião no Ministério da Guerra, 28/09/1937. BONAVIDES, P; AMARAL, R. Textos políticos da história do Brasil, v. 5. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).

Levando em conta o contexto político-institucional dos anos 1930 no Brasil, pode-se considerar o texto como uma tentativa de justificar a ação militar que iria

A
debelar a chamada Intentona Comunista, acabando com a possibilidade da tomada do poder pelo PCB.
B
reprimir a Aliança Nacional Libertadora, fechando todos os seus núcleos e prendendo os seus líderes.
C
desafiar a Ação Integralista Brasileira, afastando o perigo de uma guinada autoritária para o fascismo.
D
instituir a ditadura do Estado Novo, cancelando as eleições de 1938 e reescrevendo a Constituição do país.
E
combater a Revolução Constitucionalista, evitando que os fazendeiros paulistas retomassem o poder perdido em 1930.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
A questão refere-se ao golpe que instaurou a ditadura do Estado Novo em 1937. O texto de apoio traz os elementos que subsidiam as forças que buscam o controle do Estado, utilizando do anticomunismo como estratégia para uma ação salvadora do país. O enunciado busca saber como, a partir do contexto de 1930, essa ação militar se justifica e qual sua finalidade.

Análise das alternativas:

A) Erro de cronologia, já que a tentativa de sublevação comunista ocorreu em 1935 e o golpe do Estado Novo foi realizado em 1937. 
B) Só reprimir a Aliança Nacional Libertadora também não era uma saída para a forma que os conservadores viam a revolução que estava se articulado. Afinal, era uma frente de esquerda, composta por diversos setores, de caráter anti-imperialista e anti-integralista.
C) O governo Vargas foi simpático a Ação Integralista Brasileira, pelas suas bandeiras nacionalistas, conservadoras, catolicismo e de anticomunismo, mas, assim como todos os partidos políticos, foi extinto após a instauração do Estado Novo.
D) Os anos de 1930 são marcados por diversos acontecimentos políticos, desde o começo da década Vargas e seus aliados pegam em armas para assumirem a presidência da República. Com a Revolução Constitucionalista de 1932, novos atos de violência assolam o  país. Após a tentativa de sublevação comunista de 1935, os militares que assinam o documento do texto de apoio organizam uma conspiração conhecida como plano Cohen quando são divulgados planos para uma grande rebelião cujo objetivo maior é a implantação do regime comunista no Brasil. Para combater tal ameaça, faz-se necessário medidas drásticas. Assim, se consolida o Estado autoritário e sua máquina de dominação em todos os setores, que cancela a futura eleição e a constituição. 
E) A Revolução Constitucionalista foi em 1932, cinco anos antes do golpe do Estado Novo.


Gabarito do professor: D

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo