Questão 4b7e5255-7a
Prova:ENEM 2010
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

Ó sublime pergaminho
Libertação geral
A princesa chorou ao receber
A rosa de ouro papal
Uma chuva de flores cobriu o salão
E o negro jornalista
De joelhos beijou a sua mão
Uma voz na varanda do paço ecoou:
"Meu Deus, meu Deus
Está extinta a escravidão"

MELODIA, Z.; RUSSO, N.; MADRUGADA, C. Sublime Pergaminho. Disponível em http:// www.letras.terra.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010.

O samba-enredo de 1968 reflete e reforça uma concepção acerca do fim da escravidão ainda viva em nossa memória, mas que não encontra respaldo nos estudos históricos mais recentes. Nessa concepção ultrapassada, a abolição é apresentada como

A
conquista dos trabalhadores urbanos livres, que demandavam a redução da jornada de trabalho.
B
concessão do governo, que ofereceu benefícios aos negros, sem consideração pelas lutas de escravos e abolicionistas.
C
ruptura na estrutura socioeconômica do país, sendo responsável pela otimização da inclusão social dos libertos.
D
fruto de um pacto social, uma vez que agradaria os agentes históricos envolvidos na questão: fazendeiros, governo e escravos.
E
forma de inclusão social, uma vez que a abolição possibilitaria a concretização de direitos civis e sociais para os negros.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
História do Brasil sendo revista e incorporando pesquisas mais recentes na desconstrução de concepções históricas obsoletas como a da abolição demonstrado na letra do samba-enredo do texto de apoio.  O enunciado busca a concepção ultrapassada sobre a abolição entre as alternativas.

A) A redução da jornada de trabalho de trabalhadores livres não se relaciona com a promulgação da Lei Áurea.

B) A abolição foi um reconhecimento jurídico de uma situação de fato. A esmagadora maioria da força de trabalho brasileira já não era mais escrava em 1888. Os esforços dos próprios escravizados pela sua libertação foram mais importantes numericamente do que a Abolição. Fugas para quilombos, rebeliões, compra de alforrias, sociedades de ajuda mútua e até organizações abolicionistas estavam entre as principiais estratégias utilizadas para a libertação.  
C) A inclusão social dos libertos nuca foi prioridade dos legisladores imperiais sendo a única lei específica para o grupo no período a que punia com a prisão o crime de vadiagem.

D) Mesmo sendo iniciativa jurídica da representante do imperador, a Lei Áurea representou um conflito com os fazendeiros que ainda possuíam grandes quantidades de escravos. Eles lideraram a campanha pelo pagamento de indenizações pelo Estado devido a perda de capital investido na compra de escravos. 
E) Diferente do Sul do EUA, no Brasil não ocorreu a vedação de direitos civis na letra da lei como foi por lá. No entanto, os mecanismo de exclusão social foram muitos como a total ausência de oportunidades de trabalho até mesmo nas fazendas de café que preferiram imigrantes europeus a assalariar ex-escravos. 




Gabarito do professor: B

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo