Questõessobre Pensamentos Políticos - Karl Marx
A dialética não é um mero método que
organiza, mentalmente, na cabeça do filósofo, a
realidade que lhe é exterior. Ao contrário, a dialética
é, para autores como Hegel e Marx, a única forma
de ler a realidade sem traí-la ou distorcê-la, pois é
na própria realidade que se situam as contradições
dialéticas. Ciente dessa compreensão, assinale a
opção que exprime corretamente essa identificação
da contradição do real com a forma de pensar.
“O massacre físico do povo palestino se
sustenta na sua eliminação simbólica. Armas,
imagens e palavras são dispositivos bélicos, cada
um com sua especificidade, mas todos articulados
em torno de um objetivo estratégico: o povo
palestino deve desaparecer. É da imaterialidade das
palavras e imagens que Israel estrutura a
legitimação da violência. Em que consiste esta
violência simbólica? Há dois eixos discursivos
conectados: o não reconhecimento da existência de
um povo que habitava as terras que serviriam para
o território-cemitério de Israel (‘cemitério’ porque
em cada pedaço de metro quadrado construído por
Israel há uma história assassinada, memórias
negadas, corpos palestinos enterrados). Por outro, a
ressignificação do ‘árabe’ como ser genérico, sem
rosto, sem singularidade.”
BENTO, Berenice. Os muros que separam os palestinos do
mundo. In: Outras palavras. Publicado em 28/05/2019.
Disponível em:
https://outraspalavras.net/geopoliticaeguerra/cartilhapara-riscar-os-palestinos-do-mapa/
Na passagem acima, as expressões “imagens e
palavras são dispositivos bélicos” e “eixos
discursivos conectados” correspondem à concepção
de poder
Na sua Crítica ao programa de Gotha, Karl
Marx afirma que “numa fase superior do
comunismo, quando tiver sido eliminada a
subordinação escravizadora dos indivíduos à divisão
do trabalho”, a bandeira do comunismo, no que diz
respeito à produção e à distribuição das riquezas
sociais, será: “de cada um segundo suas
capacidades, a cada um segundo suas
necessidades”.
MARX, Karl. Crítica do programa de Gotha. Trad. Rubens
Enderle. São Paulo: Boitempo, 2012, p. 31s.
Assinale a opção que expressa corretamente o
enunciado acima.
“O homem é no sentido mais literal do termo
um zoon politikon, não só um animal social, mas
animal que só pode isolar-se em sociedade. A
produção do indivíduo isolado fora da sociedade [...]
é uma coisa tão absurda como o desenvolvimento
da linguagem sem indivíduos que vivam juntos e
falem entre si.”
MARX, Karl. Introdução à crítica da economia política.
Trad. Edgard Malagodi et al. São Paulo: Abril Cultural,
1982, p. 3-4. Texto modificado.
Com base nessa passagem, é correto afirmar que,
para Marx,
O termo alienação é polêmico e possui diversas interpretações filosóficas e científicas. O filósofo Hegel foi um
dos primeiros a oferecer relevância para esse termo. A concepção mais conhecida de alienação, no entanto, é a
de Karl Marx, que desenvolveu uma discussão aprofundada sobre o trabalho alienado, que, segundo ele, é
Karl Marx, ao afirmar, na Ideologia alemã, que não é
a história que anda com as pernas das ideias, mas as
ideias é que andam com as pernas da história, critica,
ao mesmo tempo, o idealismo e a concepção da
história de Hegel e dos neo-hegelianos.
Karl Marx considera que a alienação acontece numa
forma de divisão social do trabalho em que o produto
do trabalho deixa de pertencer a quem o produziu.
Karl Marx utilizou a ironia para combater os
neohegelianos, referindo-se, na Ideologia alemã, a
Ludwig Feuerbach, Bruno Bauer e Max Stirner,
como os componentes de uma sagrada família.
Uma das questões fundamentais da filosofia é a natureza humana, tema abordado pela “antropologia filosófica”.
A ideia de natureza humana emerge na filosofia antiga e ganha desdobramentos na filosofia moderna. Diversas
concepções de natureza humana foram produzidas, tais como as de Hobbes e Rousseau, duas das mais
conhecidas. Outra concepção de natureza humana é a de Karl Marx, segundo a qual o ser humano é
Ideologia é um termo polissêmico que recebe as mais variadas definições. É um dos temas fundamentais da
sociologia, sendo também bastante trabalhado na filosofia e em outras ciências humanas. Dentre as diversas
concepções existentes ao seu respeito, constata-se que a ideologia
Para a economia política, o salário corresponde aos custos e ao preço da produção de uma
mercadoria. Na realidade, porém, não é o que ocorre. Para produzir uma determinada mercadoria,
um trabalhador precisa de um certo número de horas (suponhamos, por exemplo, quatro horas) e
seu salário será calculado a partir desse tempo; entretanto o trabalhador trabalha durante muito
mais tempo (suponhamos, por exemplo, oito horas) e, consequentemente, produz muito mais
mercadorias; estas, porém, não são computadas para o cálculo do salário, de modo que há um
trabalho excedente não pago, isto é, não coberto pelo salário.CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000. p. 545. (Adaptado)
O excerto acima sintetiza um dos mais importantes temas do pensamento marxista, o qual
é definido como
O excerto acima sintetiza um dos mais importantes temas do pensamento marxista, o qual é definido como
Karl Marx é considerado um dos grandes filósofos da época moderna. Em sua trajetória intelectual, ele teve
grande influência de outro grande filósofo, Hegel. Existe uma polêmica sobre a posição de Marx em relação a
Hegel a partir do momento em que ele fundou sua concepção materialista da história. A esse respeito, verifica-se
que Marx:
Leia o texto a seguir.
Em Técnica e Ciência como “ideologia”, Habermas apresenta uma reformulação do conceito weberiano de
racionalização pela qual lança as bases conceptuais de sua teoria da sociedade. Neste sentido, postula a distinção irredutível entre trabalho ou agir instrumental e interação ou agir comunicativo, bem como a pertinência
da conexão dialética entre essas categorias, das quais deriva a diferenciação entre o quadro institucional de
uma sociedade e os subsistemas do agir racional com respeito a fins. Segundo Habermas, uma análise mais
pormenorizada da primeira parte da Ideologia Alemã revela que “Marx não explicita efetivamente a conexão
entre interação e trabalho, mas sob o título nada específico da práxis social reduz um ao outro, a saber, a
ação comunicativa à instrumental”.
(Adaptado: HABERMAS, J. Técnica e ciência como “ideologia”. Lisboa: Edições 70, 1994. p.41-42.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Habermas, é correto afirmar:
O desenvolvimento das ciências naturais trouxe impactos sobre a produção tecnológica e chegou até os processos
de trabalho, modificando antigos sistemas por máquinas a vapor. Essas mudanças trouxeram resultados também para as
relações sociais, como observa Karl Marx (1818-1883) em sua obra: Miséria da filosofia:
As relações sociais estão intimamente ligadas às forças produtivas. Apoderando-se de novas
forças produtivas, os homens mudam seu modo de produção e, mudando o modo de produção,
a maneira de ganhar a vida, mudam todas as suas relações sociais. O moinho braçal vos dará
a sociedade com o senhor feudal, e o moinho a vapor a sociedade com o capitalista industrial.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: do romantismo ao empiriocriticismo. São Paulo: Paulus,
2005, p. 195, v. 5. (Coleção Filosofia).
Com base no texto acima e no pensamento de Karl Marx, assinale a alternativa correta.
O desenvolvimento das ciências naturais trouxe impactos sobre a produção tecnológica e chegou até os processos de trabalho, modificando antigos sistemas por máquinas a vapor. Essas mudanças trouxeram resultados também para as relações sociais, como observa Karl Marx (1818-1883) em sua obra: Miséria da filosofia:
As relações sociais estão intimamente ligadas às forças produtivas. Apoderando-se de novas forças produtivas, os homens mudam seu modo de produção e, mudando o modo de produção, a maneira de ganhar a vida, mudam todas as suas relações sociais. O moinho braçal vos dará a sociedade com o senhor feudal, e o moinho a vapor a sociedade com o capitalista industrial.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: do romantismo ao empiriocriticismo. São Paulo: Paulus, 2005, p. 195, v. 5. (Coleção Filosofia).
Com base no texto acima e no pensamento de Karl Marx, assinale a alternativa correta.
Para Marx, o materialismo histórico é a aplicação do materialismo dialético ao campo da história. Conforme Aranha
e Arruda (2000) “Marx inverte o processo do senso comum que pretende explicar a história pela ação dos ‘grandes
homens’ ou, às vezes, até pela intervenção divina. Para o marxismo, no lugar das ideias, estão os fatos materiais; no lugar
dos heróis, a luta de classes”. Assim, para compreender o homem é necessário analisar as formas pelas quais ele reproduz suas condições de
existência, pois são estas que determinam a linguagem, a religião e a consciência.
(ARANHA, M. L. de A. e MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2000, p. 241.)
A partir da explicação acima e dos seus conhecimentos sobre o pensamento de Karl Marx, assinale a alternativa que
indica, corretamente, os dois níveis de “condições de existência” para Marx.
Atente para o seguinte trecho de um artigo de
jornal: “Segundo o coordenador do Setor de Ciências
Naturais e Sociais da Unesco no Brasil, Fabio Eon, os
direitos humanos estão sendo alvo de uma onda
conservadora que trata a expressão como algo
politizado. — ‘Existe hoje uma tendência a enxergar
direitos humanos como algo ideológico, o que é um
equívoco. Os direitos humanos não são algo da
esquerda ou da direita. São de todos,
independentemente de onde você nasceu ou da sua
classe social. É importante enfatizar isso para frear
essa onda conservadora’ — ressalta Eon, que sugere
um remédio para o problema: — ‘Precisamos
promover uma cultura de direitos humanos’”.
Disponível em: O Globo.
https://oglobo.globo.com/sociedade/os-direitos-humanosnao-sao-da-esquerda-ou-da-direita-sao-de-todos-23088573.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi
aprovada pela Assembleia Geral da ONU em 1948. Já
a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi
aprovada durante a primeira fase da Revolução
Francesa, pela Assembleia Nacional Constituinte.
No que diz respeito à Declaração dos Direitos do
Homem e do Cidadão, é correto afirmar que
Atente para o seguinte trecho de um artigo de jornal: “Segundo o coordenador do Setor de Ciências Naturais e Sociais da Unesco no Brasil, Fabio Eon, os direitos humanos estão sendo alvo de uma onda conservadora que trata a expressão como algo politizado. — ‘Existe hoje uma tendência a enxergar direitos humanos como algo ideológico, o que é um equívoco. Os direitos humanos não são algo da esquerda ou da direita. São de todos, independentemente de onde você nasceu ou da sua classe social. É importante enfatizar isso para frear essa onda conservadora’ — ressalta Eon, que sugere um remédio para o problema: — ‘Precisamos promover uma cultura de direitos humanos’”.
Disponível em: O Globo. https://oglobo.globo.com/sociedade/os-direitos-humanosnao-sao-da-esquerda-ou-da-direita-sao-de-todos-23088573.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada pela Assembleia Geral da ONU em 1948. Já a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi aprovada durante a primeira fase da Revolução Francesa, pela Assembleia Nacional Constituinte.
No que diz respeito à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, é correto afirmar que
Observe a seguinte notícia: “O total de pessoas
encarceradas no Brasil chegou a 726.712 em junho
de 2016. Em dezembro de 2014, era de 622.202.
Houve um crescimento de mais de 104 mil pessoas.
Cerca de 40% são presos provisórios, ou seja, ainda
não possuem condenação judicial. Mais da metade
dessa população é de jovens de 18 a 29 anos e 64%
são negros. [...] Os crimes relacionados ao tráfico de
drogas são os que mais levam as pessoas às prisões,
com 28% da população carcerária total. Somados,
roubos e furtos chegam a 37%. [...] Quanto à
escolaridade, 75% da população prisional brasileira
não chegaram ao Ensino Médio. Menos de 1% dos
presos tem graduação”.
Fonte: AGÊNCIA BRASIL, 08/12-2017. Em:
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-
12/populacao-carceraria-do-brasil-sobe-de-622202-para726712-pessoas
As informações apresentadas na notícia acima podem
ser pensadas filosoficamente tomando-se por base
I. Foucault e sua teoria dos dispositivos
disciplinares do poder.
II. Marx e sua teoria do Estado como
instrumento da classe dominante.
III. Maquiavel e sua teoria do poder do príncipe.
IV. Aristóteles e seu conceito de justiça
distributiva.
Estão corretas somente as complementações contidas
em
Observe a seguinte notícia: “O total de pessoas encarceradas no Brasil chegou a 726.712 em junho de 2016. Em dezembro de 2014, era de 622.202. Houve um crescimento de mais de 104 mil pessoas. Cerca de 40% são presos provisórios, ou seja, ainda não possuem condenação judicial. Mais da metade dessa população é de jovens de 18 a 29 anos e 64% são negros. [...] Os crimes relacionados ao tráfico de drogas são os que mais levam as pessoas às prisões, com 28% da população carcerária total. Somados, roubos e furtos chegam a 37%. [...] Quanto à escolaridade, 75% da população prisional brasileira não chegaram ao Ensino Médio. Menos de 1% dos presos tem graduação”.
Fonte: AGÊNCIA BRASIL, 08/12-2017. Em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017- 12/populacao-carceraria-do-brasil-sobe-de-622202-para726712-pessoas
As informações apresentadas na notícia acima podem ser pensadas filosoficamente tomando-se por base
I. Foucault e sua teoria dos dispositivos disciplinares do poder.
II. Marx e sua teoria do Estado como instrumento da classe dominante.
III. Maquiavel e sua teoria do poder do príncipe.
IV. Aristóteles e seu conceito de justiça distributiva.
Estão corretas somente as complementações contidas
em