Questão 4f2ea4d4-c2
Prova:UDESC 2018
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Figuras de Linguagem, Análise sintática, Sintaxe, Funções da Linguagem: emotiva, apelativa, referencial, metalinguística, fática e poética., Orações subordinadas substantivas: Subjetivas, Objetivas diretas, Objetivas indiretas..., Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa incorreta em relação à obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada, Carolina Maria de Jesus, e ao Texto 3

A
Na estrutura Não tinha gordura, ficou horrível” (linhas 14 e 15) tem-se a função apelativa da linguagem, uma vez que a personagem tenta convencer o leitor da sua situação de pobreza.
B
No período ‘‘Não sei se choro” (linha 1) há duas orações, sendo que a segunda, classificada como oração subordinada substantiva objetiva direta, é introduzida pela conjunção integrante e exerce, sintaticamente, a função de objeto direto para a primeira.
C
Da leitura da obra, infere-se uma crítica à classe política brasileira que só procura pelos pobres em tempos de eleição, quando há a necessidade de votos para que os políticos possam se eleger.
D
A leitura da obra leva o leitor a inferir que o título Quarto de Despejo: diário de uma favelada, constitui uma metáfora, pois refere-se ao local onde é depositado o que não tem serventia, “descartáveis” e, por analogia, à favela onde estão aqueles que a sociedade capitalista desconsidera.
E
Da leitura da obra, percebem-se vários aspectos da degradação humana como alcoolismo, violência doméstica, fome, preconceito racial, entre outros, testemunhados e relatados por Carolina.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo