Questõesde UCPEL 2004

1
1
Foram encontradas 50 questões
bd210f59-e1
UCPEL 2004 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

Na sentença "It´s like putting an extra lock on the front door while the back one´s wide open" (linhas 03 e 04) ONE refere-se à palavra

A
open
B
lock
C
extra
D
door
E
wide
bd1a2f49-e1
UCPEL 2004 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

A partir da metáfora existente na sentença "Although service interruptions infuriate clients, many firms just keep their fingers crossed" (linhas 19 e 20), podemos inferir que as empresas

A
estão procurando solucionar os seus problemas.
B
estão preocupadas com o roubo de equipamentos e informações.
C
não estão fazendo nada a respeito do problema.
D
estão preocupadas com o problema apresentado.
E
estão preocupadas com os servidores.
bd16acd7-e1
UCPEL 2004 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

O texto afirma que o maior risco que as empresas estão correndo é em relação a

A
ladrões e roubo de equipamentos.
B
servidores e segurança.
C
perda de informações e funcionários inescrupulosos.
D
roubo de equipamentos e perda de informações.
E
interrupção temporária de serviços e funcionários inescrupulosos.
bd1d5f4a-e1
UCPEL 2004 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

O texto apresenta algumas sugestões para as empresas melhorarem seus serviços. Dentre as sugestões, NÃO está a opção relacionada a

A
segredos comerciais
B
geradores
C
servidores
D
largura de banda
E
seguro
bd138fad-e1
UCPEL 2004 - Geografia - Geografia Econômica

(...) Depois de plantar, no primeiro terço de seu mandato, as primeiras sementes de uma inédita aproximação com China, Rússia, Índia e África do Sul, por um lado, e de uma negociação entre Mercosul e União Européia como alternativa à Alca, por outro, Lula enfrenta agora o desafio de fazer germinar seu sonho declarado de unir países emergentes em torno de um ideal que se baseia em um comércio mundial mais equilibrado.(...)
Zero Hora, 30 de maio de 2004, p.13.

Com relação aos blocos econômicos considere as afirmativas:

Com relação aos blocos econômicos considere as afirmativas:

I A Aliança de Livre Comércio das Américas (ALCA) segue a tendência da constituição de blocos econômicos e do desenvolvimento do comércio, uma proposta norte americana à formação de uma grande associação comercial, reunindo não só os países do Nafta e do Mersosul, mas todos os países do continente americano, sob sua influência, à exceção de Cuba.
II A União Européia entrou em vigor em novembro de 1982, em substituição a CEE, de acordo com o tratado assinado em dezembro de 1981, na cidade holandesa de Maastricht. O referido tratado teve por meta definir novos rumos da integração européia diante do fim do mundo socialista, estabelecendo como um dos objetivos a criação de uma moeda única, o Euro.
III O Mercosul entrou em vigor em 1995, mas somente no ano de 1996 que o Chile concretizou sua entrada no Mercosul, assim como o Paraguai. Atualmente, fazem parte do Mercosul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai.

Está(o) correta(s)

A
somente a afirmativa III.
B
somente as afirmativas II e III.
C
somente as afirmativas I e II.
D
somente as afirmativas I e III.
E
somente a afirmativa I.
bd0fa953-e1
UCPEL 2004 - Geografia - Fuso Horário, Cartografia

Se em Londres é 1 hora, em Brasília são 22 horas. Estamos três horas antes do dia seguinte londrino! (...) Quer dizer que moro no passado e meu amigo inglês no futuro? E onde fica o presente?

Com base neste texto considere as afirmativas:

I A noção de Longitude (a distância de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao paralelo de Greenwich, subúrbio de Londres, varia de 0º a 180º para leste e para oeste) é fundamental para a definição de fusos horários.
II As coordenadas geográficas (os meridianos e a longitude) definem a localização de qualquer ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.
III O primeiro fuso horário brasileiro é o segundo a oeste em relação à hora oficial de Grennwich, portanto, com duas horas a menos que aquela. Por exemplo: quando em Londres são 12 horas, na Ilha de Fernando de Noronha, que se localiza nesse fuso, ainda são 10 horas.

Está(o) correta(s)

A
somente as afirmativas I e II.
B
somente a afirmativa III.
C
somente a afirmativa II.
D
somente as afirmativas I e III.
E
todas.
bcf706ee-e1
UCPEL 2004 - História - História Geral, Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)

"Julgamos propícia esta ocasião para firmar, como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservem, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência européia."
MELLO, Ferreira de. Textos de direito internacional e de história diplomática, de 1815 a 1949. Rio de Janeiro: Coelho Branco Filho, 1950, p. 19.

Analisando o texto acima é correto afirmar que

A
ele faz referência ao monroísmo, momento que se caracteriza pela fase final da guerra da independência das colônias hispânicas, quando a Inglaterra apoiava a metrópole ibérica em contraposição ao respaldo da Santa Aliança aos insurgentes americanos.
B
o mesmo se encaixa dentro da doutrina Monroe, a qual negava aos europeus qualquer direito de intervenção no continente americano e não aceitava nenhuma tentativa de supressão à independência recém-conquistada pela maioria dos Estados americanos.
C
a doutrina Monroe foi enviada ao Congresso dos Estados Unidos, em 1823, na fase inicial das guerras de independência das colônias hispânicas e visava a formular uma ação conjunta entre americanos e ingleses, em oposição à política de intervenção da Santa Aliança no continente americano.
D
em 1823, o presidente norte-americano James Monroe, lançava a doutrina que levaria o seu nome; a mesma tinha o lema América para os americanos e representava a visão norte-americana do Pan-Americanismo, ideal muito similar ao Bolivarismo.
E
a doutrina do monroísmo, de James Monroe, fundamentava-se no predomínio dos Estados Unidos sobre os demais Estados americanos em contraposição ao apoio da Inglaterra e da Santa Aliança à metrópole ibérica contra os revolucionários hispano-americanos.
bd069baf-e1
UCPEL 2004 - Geografia - Impactos e soluções nos meios natural e rural

.Boa notícia para os defensores da natureza: o governo federal anunciou que está destinando R$ 394 milhões para combater a retirada ilegal de madeira da região Norte do Brasil. Segundo dados do governo federal, a área de desmatamento da Amazônia é hoje na ordem de 15,7% (631.000 km²).
Revista Planeta edição 380, ano 32, n° 5, maio de 2004.

Dentre as conseqüências do desmatamento, podemos afirmar que ele:

A
possibilita a criação de áreas para a agricultura, tendo em vista a existência de um programa do Governo Federal na região amazônica para enfrentar os problemas da divisão de terra no território nacional, contribuindo para o processo mitigatório do MST.
B
possibilita ao homem um maior conhecimento da biodiversidade do Brasil.
C
pode alterar o ciclo do carbono, pois as árvores funcionam normalmente como um depósito para o óxido de carbono e, após inalá-lo devolvem à atmosfera os resíduos de oxigênio.
D
gera degradação dos solos, com conseqüente aumento das reservas hídricas.
E
pode ser considerado fator de alterações climáticas, bem como contribuir para o processo de desertificação.
bcfdb8cf-e1
UCPEL 2004 - História - Mercantilismo, Colonialismo e a ocupação portuguesa no Brasil, História do Brasil

"Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem."
CHANDEIGNE, Michel (org.). Lisboa ultramarina: 1415- 1580 a invenção do mundo pelos navegadores portugueses. Rio de Janeiro: Zahar, 1992, p. 164.

Apesar dos apelos de Pero Vaz de Caminha de que no Brasil tudo era possível, o país nos trinta primeiros anos após o "descobrimento", permaneceu em uma condição de abandono. Sobre os motivos para esta tardia ocupação, considere as afirmativas:

I Os interesses da metrópole e da burguesia mercantil portuguesa estavam direcionados às Índias Orientais (especiarias e produtos de luxo) e às riquezas africanas (escravos negros, sal, marfim, etc.).
II Portugal não dispunha de capitais suficientes nem interesse em desviar o lucrativo comércio afroasiático para uma colônia que não possuía mercado consumidor nem produtor.
III O ouro encontrado no Brasil, à época do "descobrimento", não despertou o interesse imediato da burguesia mercantil portuguesa, isto justifica a situação de quase total abandono do país no referido período.
IV Os primeiros portugueses que chegaram no país encontraram populações indígenas que praticavam uma economia natural e autosuficiente, portanto, sem produção de excedentes comerciais, esta situação contribuiu para o descaso português em relação ao Brasil.

Estão corretas:

A
I e III somente.
B
II, III e IV somente.
C
I, II e IV somente.
D
II e IV somente.
E
todas.
bd03790a-e1
UCPEL 2004 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

.Neste ano, no dia Mundial da Biodiversidade (22 de maio) foi lançado o mapa dos Biomas Continentais Brasileiros, resultado do termo de cooperação iniciado em agosto de 2003, entre o IBGE e o Ministério do Meio Ambiente (MMA).


Com relação aos Biomas, considere as afirmativas:


I Os Biomas Continentais Brasileiros, Amazônico e Pantanal ocupam juntos mais da metade do território brasileiro.
II Bioma pode ser considerado como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.
III Os seis Biomas Continentais Brasileiros são: Amazônico, Cerrado, Caatinga, Mares de Morros, Araucária e Pradarias.
IV O terceiro maior Bioma Continental Brasileiro é o Cerrado, ocupando cerca de 23,92% do território Brasileiro.


Está(o) correta(s

A
somente a afirmativa III.
B
somente as afirmativas I, III e IV
C
somente as afirmativas I, II, III.
D
somente as afirmativas I e II.
E
todas.
bd0a84dd-e1
UCPEL 2004 - Geografia - Regionalização Brasileira

O Brasil é uma mescla deslumbrante, formadora de um mundo de ritos e mitos que se manifesta através de culturas diferenciadas ao longo de todo o ano. Cavalhadas paulistanas, mineiras folias de Reis, congadas goianas, mato-grossenses danças dos mascarados. Tudo culminando na ópera feérica, popular, carioca, do carnaval. Embratur, 2001.

Podemos afirmar que:

A
no fragmento do texto é possível identificar algumas das manifestações culturais que ocorrem na região sudeste e centro-oeste do território Brasileiro.
B
no fragmento do texto, as manifestações culturais apresentadas referem-se ao noroeste Brasileiro.
C
é possível identificar, neste fragmento do texto, os elementos geoculturais do nordeste Brasileiro.
D
o fragmento do texto trata do processo de ocupação histórica das regiões geoeconômicas sudeste e centro-sul.
E
o fragmento do texto trata de uma nova divisão territorial oficial do Brasil, segundo o seu processo histórico de ocupação.
bce88b49-e1
UCPEL 2004 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de São Paulo

"Rezava o contrato, mais ou menos, que nós, mediante o adiantamento das despesas de viagem e dos víveres necessários, nos obrigaríamos a tratar, na fazenda do senhor N., na província de São Paulo, no Brasil, de um certo número de cafeeiros e colher-lhes os frutos até que, com a meia da mesma colheita ou de outra maneira, tivéssemos repago o adiantamento e mais os módicos juros."
HÖRMEYER, Joseph. O que Jorge conta sobre o Brasil. Rio de Janeiro: Presença, 1966, p. 27.

O texto acima faz referência

A
ao sistema de parceria, implantado pelo senador Vergueiro em sua Fazenda Ibicaba, em Limeira (São Paulo), com colonos alemães e suíços.
B
à adoção da Lei de Terras, em 1850, a qual permitia ao imigrante europeu tornar-se proprietário de terras no Brasil.
C
à substituição do escravo negro pelo trabalhador imigrante em razão da escassez de mão-de-obra no continente africano.
D
à substituição do trabalho escravo pelo trabalhador imigrante em razão da produção agrária do Brasil ter ficado arruinada após o decreto da Lei Áurea.
E
ao início do trabalho assalariado no Brasil em substituição ao trabalho realizado pelos índios e negros.
bcee8aa1-e1
UCPEL 2004 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado da Bahia

O mercantilismo diz respeito à política econômica adotada pelos Estados absolutistas europeus da era moderna. Sobre esta temática mercantilismo todas as alternativas estão corretas, EXCETO aquela que afirma

A
os mercantilistas defendiam a idéia de que a riqueza de uma nação poderia ser medida pela quantidade de terras que ela possuísse; por isso, o estímulo à criação de novas colônias.
B
o mercantilismo é a política econômica do capitalismo comercial caracterizado pelo protecionismo, intervencionismo e balança comercial favorável.
C
o mercantilismo defendia o protecionismo alfandegário às manufaturas européias e o ministro do rei francês Luís XIV, Colbert, foi o seu maior expoente.
D
uma das principais características da política mercantilista consiste no acúmulo de metais preciosos via comércio e imposição de taxas alfandegárias protecionistas.
E
o mercantilismo, caracterizou-se pela instauração de colônias de exploração fora do continente europeu, as quais eram regidas pelo sistema de monopólio.
bcf3074e-e1
UCPEL 2004 - História - Processo de Independência: dos movimentos nativistas à libertação de Portugal

"Os colonos que a princípio se consideravam os 'portugueses do Brasil', acreditando que a única diferença com os habitantes do império era de área geográfica, percebem, cada vez mais claramente, a incompatibilidade existente entre seus interesses e os da metrópole."
COSTA, Emíia Viotti da. Introdução ao estudo da emancipação política do Brasil. In: MOTA, Carlos Guilherme (org.). Brasil em perspectiva. São Paulo: Difel.

Sobre a temática Emancipação Política do Brasil, considere as afirmativas: 

I - A emancipação brasileira insere-se dentro dos quadros da crise do antigo sistema colonial, a qual foi responsável pela independência do continente americano.
II - A emancipação do Brasil, em setembro de 1822, preservou os interesses da aristocracia agrária, a qual manteve o controle do poder político em suas mãos.
III - A abertura dos portos às nações amigas extinguiu o monopólio comercial do Brasil e contribuiu significativamente para a independência política do país.
IV - A soma dos interesses entre os proprietários rurais, comerciantes e membros da burocracia imperial formou a base sociopolítica fundamental para a condução do processo emancipacionista brasileiro.

Estão corretas

A
somente II, III e IV
B
somente I, II e III.
C
somente II e IV
D
somente I e III.
E
todas.
bce5691b-e1
UCPEL 2004 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

Uma das diferenças da célula vegetal da animal, é a presença de uma outra membrana que reveste externamente a membrana plasmática. Essa membrana de reforço das células vegetais é constituída basicamente por um polissacarídeo denominado:

A
amido
B
quitina
C
clorofila
D
celulose
E
glicogênio
bce174ff-e1
UCPEL 2004 - Biologia - Respiração celular e fermentação, Moléculas, células e tecidos

Certos microrganismos realizam um processo químico que tem como produtos finais álcool etílico e gás carbônico. Este processo denomina-se:

A
ciclose
B
transpiração
C
fermentação
D
respiração
E
fotossíntese
bcd5df43-e1
UCPEL 2004 - Biologia - Relações ecológicas

Os vegetais conhecidos como epífitos, por exemplo, as orquídeas, são:

A
benéficos, pois fornecem energia à planta.
B
prejudiciais, pois eliminam substâncias tóxicas para a planta.
C
prejudiciais, pois sugam a seiva da planta.
D
inofensivos, pois usam a planta apenas como substrato.
E
parasitas de outros vegetais.
bcda21ac-e1
UCPEL 2004 - Biologia - Artrópodes, Identidade dos seres vivos

Os móveis de uma residência estavam sendo destruídos por animais ápteros, com 3 pares de patas e corpo dividido em cabeça, tórax e abdome e viviam em túneis por eles cavados na madeira. Esses animais pertencem à classe:

A
Arachnida
B
Insecta
C
Miriapoda
D
Diplopoda
E
Chilopoda
bcdd2cfb-e1
UCPEL 2004 - Biologia - Sucessão ecológica, Ecologia e ciências ambientais

Em ecologia, o processo no qual comunidades se substituem numa seqüência ordenada e gradual, até o estabelecimento de uma comunidade clímax, define:

A
mutação
B
especiação
C
sucessão
D
evolução
E
adaptação
bcd21940-e1
UCPEL 2004 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

Seres unicelulares, procariontes, fotossintetizantes, excelentes fixadores ou assimiladores de nitrogênio do ar (N2), formam com facilidade nitritos e nitratos. Estas são características de:

A
cianobactérias
B
musgos
C
fungos
D
algas
E
protozoários