Questõessobre Cultura e sociedade

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UFPR 2021 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

No livro Cultura: um conceito antropológico, o antropólogo Roque de Barros Laraia argumenta em favor da influência da cultura na constituição humana e na organização das sociedades. Segundo Laraia:

O tempo constitui um elemento importante na análise de uma cultura. Nesse mesmo quarto de século, mudaram-se os padrões de beleza. Regras morais que eram vigentes passaram a ser consideradas nulas: hoje uma jovem pode fumar em público sem que a sua reputação seja ferida. Ao contrário de sua mãe, pode ceder um beijo ao namorado em plena luz do dia. Tais fatos atestam que as mudanças de costumes são bastante comuns. Entretanto, elas não ocorrem com a tranquilidade que descrevemos. Cada mudança, por menor que seja, representa o desenlace de numerosos conflitos. Isso porque em cada momento as sociedades humanas são palco do embate entre as tendências conservadoras e as inovadoras. As primeiras pretendem manter os hábitos inalterados, muitas vezes atribuindo aos mesmos uma legitimidade de ordem sobrenatural. As segundas contestam a sua permanência e pretendem substituí-los por novos procedimentos.
(LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p. 96.)

A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. As maneiras de ver o mundo, os julgamentos de valor, hábitos e comportamentos sociais são produtos de uma herança cultural.
2. O caráter dinâmico da cultura e as tentativas de mudanças nos costumes colocam em risco a preservação dos sistemas culturais.
3. O etnocentrismo designa a tendência em considerar lógico e coerente apenas o próprio sistema cultural, atribuindo aos demais um alto grau de irracionalismo.
4. Os sistemas culturais de sociedades simples são estáticos enquanto que os de sociedades complexas como a nossa são dinâmicos.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
B
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
E
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
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ENEM 2021 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

    O torém dependia de organização familiar, sendo brincado por pessoas com vínculos de parentesco e afinidade que viviam no local. Era visto como uma brincadeira, um entretenimento feito para os próprios participantes e seus conhecidos. O tempo do caju era o pretexto para sua realização, sendo chamadas várias pessoas da região a fim de tomar mocororó, bebida fermentada do caju.

VALLE, C. G. O. Torém/Toré: tradições e invenção no quadro de multiplicidade
étnica do Ceará contemporâneo. In: GRÜNEWALD, R. A. (Org.). Toré: regime
encantado dos índios do Nordeste. Recife: Fundaj-Massangana, 2005.

O ritual mencionado no texto atribui à manifestação cultural de grupos indígenas do Nordeste brasileiro a função de

A
celebrar a história oficial.
B
estimular a coesão social.
C
superar a atividade artesanal.
D
manipular a memória individual.
E
modernizar o comércio tradicional.
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ENEM 2021 - Sociologia - Cultura e sociedade

    O torém dependia de organização familiar, sendo brincado por pessoas com vínculos de parentesco e afinidade que viviam no local. Era visto como uma brincadeira, um entretenimento feito para os próprios participantes e seus conhecidos. O tempo do caju era o pretexto para sua realização, sendo chamadas várias pessoas da região a fim de tomar mocororó, bebida fermentada do caju.

VALLE, C. G. O. Torém/Toré: tradições e invenção no quadro de multiplicidade étnica do Ceará contemporâneo. In:
GRÜNEWALD, R. A. (Org.). Toré: regime encantado dos índios do Nordeste. Recife: Fundaj-Massangana, 2005.

O ritual mencionado no texto atribui à manifestação cultural de grupos indígenas do Nordeste brasileiro a função de

A
celebrar a história oficial.
B
estimular a coesão social.
C
superar a atividade artesanal.
D
manipular a memória individual.
E
modernizar o comércio tradicional.
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UPE 2021 - Sociologia - Cultura e sociedade

Analise a seguinte imagem:



A educação prepara as gerações mais novas para o desenvolvimento de suas atividades ao longo da vida em grupo e, na imagem, a transmissão do conhecimento é classificada como

A
pragmática.
B
formal.
C
difusa.
D
sistemática.
E
acadêmica.
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UPE 2021 - Sociologia - Cultura e sociedade

Analise a imagem a seguir:



Ela indica um processo cultural caracterizado pela/o

A
fusão de dois rituais distintos.
B
rejeição de traços culturais.
C
uso de linguagem gramatical particular.
D
aprendizagem de uma cultura desde a infância.
E
ajuste e conformidade de padrões culturais.
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UPE 2021 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura de massa e indústria cultural

Analise a seguinte tirinha:



Ela faz uma crítica aos meios de comunicação de massa empregados pela indústria cultural que valoriza a

A
produção humana material e simbólica.
B
subordinação alienante dos indivíduos.
C
reprodução dos rituais religiosos.
D
diminuição da desigualdade social.
E
formação crítica dos sujeitos.
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UFC 2018 - Sociologia - Cultura e sociedade, Noção antropológica de cultura

Leia o fragmento de texto a seguir:

“Num exercício de imaginação, suponhamos que um dos missionários jesuítas do século XVI, durante sua permanência no Brasil, tenha dividido as suas observações entre o comportamento dos indígenas e os hábitos das formigas saúva. Quatro séculos depois, qualquer entomologista poderá constatar que não houve mudanças nos hábitos dos referidos insetos. Durante quase meio milênio, as habitantes do formigueiro repetiram os procedimentos de suas antecessoras, obedecendo apenas às diretrizes de seus padrões genéticos. Supondo, por outro lado, numa hipótese quase absurda, que um dos grupos indígenas observados tenha sobrevivido aos quatro séculos de dizimação, graças a um isolamento em relação aos brancos, o que constaria um antropólogo moderno?”
Fonte: LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2001, p. 49.

De acordo com o excerto assinale a alternativa CORRETA.

A
As transformações não ocorreram, pois o grupo indígena não teve contato com os brancos.
B
O grupo indígena permaneceu intacto e sem transformação.
C
As formigas não se transformaram assim como o grupo indígena.
D
O grupo indígena transformou-se no decorrer dos cinco séculos mesmo que isolado.
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ENEM 2020 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

Uma civilização é a entidade cultural mais ampla. As aldeias, as regiões, as etnias, as nacionalidades, os segmentos religiosos, todos têm culturas distintas em diferentes níveis de heterogeneidade cultural. A cultura de um vilarejo no sul da Itália pode ser diferente da de um vilarejo no norte da Itália, mas ambos compartilharam uma cultura italiana comum que os distingue de vilarejos alemães. As comunidades europeias, por sua vez, compartilharão aspectos culturais que as distinguem das comunidades chinesas ou hindus.

HUNTINGTON, S. P. O choque de civilizações. Rio de Janeiro: Objetiva,1997.

De acordo com esse entendimento, a civilização é uma construção cultural que se baseia na

A
atemporalidade dos valores universais.
B
globalização do mundo contemporâneo.
C
fragmentação das ações políticas.
D
centralização do poder estatal.
E
identidade dos grupos sociais.
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ENEM 2020 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

A agenda escolar 2008 convida os alunos das escolas municipais do Recife à leitura mensal de trechos de poemas dos 12 artistas agraciados com estátuas desde 2005. Dessa maneira, esses alunos tiveram acesso, em cada mês do ano, a informações sobre as personalidades retratadas no papel e no espaço público, lendo e discutindo seus versos e visitando as esculturas instaladas estrategicamente no centro da cidade. Trata-se, em suma, de uma pedagogia do espaço público que repousa no reconhecimento de personalidades e lugares simbólicos para a cidade. De acordo com a prefeitura, o itinerário poético seria uma maneira de fazer reconhecer talentos que embelezam os postais recifenses, além de estreitar laços do cidadão com a cultura.

MACIEL, C. A. A.; BARBOSA, D. T. Democracia, espaços públicos e imagens simbólicas
da cidade do Recife. In: CASTRO, I. E.; RODRIGUES, J. N.; RIBEIRO, R. W. (Org.). Espaços da democracia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013 (adaptado).

No texto, está descrita uma ação do poder público que coloca a paisagem como um fator capaz de contribuir para a

A
inclusão das minorias reprimidas.
B
consolidação dos direitos políticos.
C
redução de desigualdades de renda.
D
construção do sentimento de pertencimento.
E
promoção do crescimento da economia.
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ENEM 2020 - Sociologia - Estratificação e desigualdade social, Desigualdades de raça, classe e gênero, Cultura e sociedade, Etnocentrismo e diversidade cultural

As canções dos escravos tornaram-se espetáculos em eventos sociais e religiosos organizados pelos senhores e chegaram a ser cantadas e representadas, ao longo do século XIX, de forma estereotipada e depreciativa, pelos blackfaces dos Estados Unidos e Cuba, e pelos teatros de revista do Brasil. As canções escravas, sob a forma de cakewalks ou lundus, despontavam frequentemente no promissor mercado de partituras musicais, nos salões, nos teatros e até mesmo na nascente indústria fonográfica — mas não necessariamente seus protagonistas negros. O mundo do entretenimento e dos empresários musicais atlânticos produziu atraentes diversões dançantes com base em gêneros e ritmos identificados com a população negra das Américas.

ABREU, M. O legado das canções escravas nos Estados Unidos e no Brasil: diálogos musicais no pós-abolição. Revista Brasileira de História, n. 69, jan.-jun. 2015.

A absorção de elementos da vivência escrava pela nascente indústria do lazer, como demonstrada no texto, caracteriza-se como

A
ação afirmativa.
B
missão civilizatória.
C
desobediência civil.
D
apropriação cultural.
E
comportamento xenofóbico.
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ENEM 2020 - Sociologia - Cultura e sociedade

Tu é um termo que não figura muito bem nos desenvolvimentos modernos e contemporâneos da ética e da política. Com efeito, muitos movimentos revolucionários (que variam do comunismo tradicional ao feminismo da irmandade) parecem compartilhar de um código linguístico curioso baseado na moral intrínseca dos pronomes. O nós é sempre positivo, o vós é um aliado possível, o eles tem o rosto de um antagonista, o eu é impróprio, e o tu é, obviamente, supérfluo.

CAVARERO, A. Relating Narratives apud BUTLER, J. Relatar a si mesmo.
Belo Horizonte: Autêntica, 2015 (adaptado).

Um dos principais problemas morais da contemporaneidade, conforme mencionado no texto, reside na dificuldade em

A
construir o diálogo coletivo.
B
demarcar a presença do ego.
C
viabilizar a afetividade pessoal.
D
reconhecer a alteridade singular.
E
ultrapassar a experiência intersubjetiva.
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UPE 2021 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

Analise os textos a seguir:

TEXTO I
Saísse uma música para uma parada ou uma festa e lá estavam infalíveis as capoeiras à frente, gingando, piruetando, manobrando cacetes e exibindo navalhas.
SETTE, Mário. Maxambombas e Maracatus. Recife: FCCR, 1981, p. 87.

TEXTO II
Viva o Quarto,
Fora o Espanha!
Cabeça Seca
É que apanha!
Não venha,
chapéu de lenha!
Partiu,
Caiu,
Morreu,
Fedeu!
PEREIRA DA COSTA, F. A. Folclore Pernambucano: Subsídios para a História da Poesia Popular em Pernambuco. Separata da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Tomo LXX. Rio de Janeiro, 1908.

A capoeira é uma herança cultural de matriz africana, que influenciou a vida dos pernambucanos, e sua visibilidade nas manifestações populares contribuiu para a/o

A
formação de grupos marginalizados pela cultura.
B
criação do Balé Popular do Recife.
C
surgimento do frevo como dança popular do carnaval.
D
construção da igreja Nossa Senhora dos Pretos no centro do Recife.
E
fortalecimento das políticas de segurança pública por causa dos conflitos.
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ENEM 2020 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

Entenda a crise na Ucrânia


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e dois líderes da Crimeia assinaram, em março de 2014, um acordo para tornar a República Autônoma parte da Rússia. O tratado foi assinado dois dias após o povo da Crimeia aprovar em um referendo a separação da Ucrânia e a reunificação com a Rússia. A votação foi condenada por Kiev e pela comunidade internacional, que a considera ilegítima.


Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 28 out. 2014 (adaptado).


A justificativa para o acordo descrito fundamentava-se na ideia de

A
espaço vital.
B
limite fronteiriço.
C
estrutura bipolar.
D
identificação cultural.
E
autonomia econômica.
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ENEM 2020 - Sociologia - Cultura e sociedade, Etnocentrismo e diversidade cultural, Cultura e identidade nacional

Um dos resquícios franceses na dança são os comandos proferidos pelo marcador da quadrilha. Seu papel é anunciar os próximos passos da coreografia. O abrasileiramento de termos franceses deu origem, por exemplo, ao saruê (soirée - reunião social noturna, ordem para todos se juntarem no centro do salão), anarriê (en arrière - para trás) e anavã (en avant — para frente).
Disponível em www.ebc.com.br Acesso em: 6 jul. 2015


A característica apresentada dessa manifestação popular resulta do seguinte processo socio-histórico:

A
Massificação da arte erudita.
B
Rejeição de hábitos elitistas.
C
Laicização dos rituais religiosos.
D
Restauração dos costumes antigos.
E
Apropriação de práticas estrangeiras.
68c004ff-fd
UFT 2018 - Sociologia - Cultura e sociedade, Noção antropológica de cultura

Leia o fragmento de texto a seguir:

Num exercício de imaginação, suponhamos que um dos missionários jesuítas do século XVI, durante sua permanência no Brasil, tenha dividido as suas observações entre o comportamento dos indígenas e os hábitos das formigas saúva. Quatro séculos depois, qualquer entomologista poderá constatar que não houve mudanças nos hábitos dos referidos insetos. Durante quase meio milênio, as habitantes do formigueiro repetiram os procedimentos de suas antecessoras, obedecendo apenas às diretrizes de seus padrões genéticos. Supondo, por outro lado, numa hipótese quase absurda, que um dos grupos indígenas observados tenha sobrevivido aos quatro séculos de dizimação, graças a um isolamento em relação aos brancos, o que constaria um antropólogo moderno?

Fonte:LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropológico.Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2001, p. 49.

De acordo com o excerto assinale a alternativa CORRETA.

A
As transformações não ocorreram, pois o grupo indígena não teve contato com os brancos.
B
O grupo indígena permaneceu intacto e sem transformação.
C
As formigas não se transformaram assim como o grupo indígena.
D
O grupo indígena transformou-se no decorrer dos cinco séculos mesmo que isolado.
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UNICENTRO 2018 - Sociologia - Cultura e sociedade

A partir das teorias sociológicas que enfocam o tema cultura e diversidade, analise as afirmações a seguir e marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.



( ) As populações indígenas brasileiras foram corretamente classificadas de naturalmente primitivas pelos colonizadores devido ao seu atraso cultural.


( ) A religião não pode ser analisada sociologicamente por não ser uma relação social, e sim uma ação de fé.


( ) O simbolismo e a linguagem são as mais importantes ferramentas de ressignificação do mundo e produção de subjetividades.


( ) As culturas são códigos e convenções que medeiam as formas de viver, produzir e se relacionar, regulando e conduzindo as expectativas com base nos limites estabelecidos pela vida cotidiana.


A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é

A
V F F F
B
V F V V
C
F F V V
D
F V V F
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UECE 2019 - Sociologia - Cultura e sociedade

Atente para a imagem a seguir.



Disponível em: http://tv-video-edc.blogspot.com. Acesso

em: 30 maio 2010. (Foto: Reprodução)


A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial às redes sociais, porque

A
considera as relações sociais menos importantes do que as virtuais.
B
enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
C
questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento.
D
descreve, com precisão, as sociedades humanas no mundo globalizado.
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UECE 2019 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura e identidade nacional

“‘Ser ou não índio’ não diz respeito à identificação biológica e muito menos jurídica, mas a um autorreconhecimento da identidade étnica, que não é natural, e sim construída nos processos de sociabilidades ligados tanto às culturas indígenas como às estratégias sociais e políticas em contextos urbanos.”


BARROSO, Milena Fernandes. Rotas críticas das mulheres
Sateré-Mawé no enfrentamento à violência doméstica:
novos marcadores de gênero no contexto indígena.
Manaus: EDUA, 2015, p.31.


Considerando o enunciado acima, assinale a opção que corresponde à correta definição da identidade étnica e social dos índios no Brasil.

A
Índios estão em extinção no Brasil, porque sua grande maioria não habita mais as florestas nem vive isolada da dinâmica da vida moderna: por esta razão, ao absorver valores da cidade, deixam de ser índios.
B
O poder de definir quem é índio ou não índio é do Estado e de suas instituições que atuam junto às áreas onde habitavam os índios, cuja identidade é possível afirmar a partir de critérios jurídicos do Estado.
C
No Brasil, os critérios definidores da identidade indígena estão vinculados à perspectiva biológica que sobrepõe aos demais fatores identitários, tais como os aspectos políticos e culturais de pertencimento identitário.
D
O texto nos convida a pensar em novos instrumentos capazes de romper, simultaneamente, com o conhecimento que leva a ver simplesmente a ideia do ser índio associada à população rural e à natureza.
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UECE 2019 - Sociologia - O processo de socialização, Cultura e sociedade

Atente para as seguintes estrofes do poema “Canção do africano”, datado de 1863, de autoria do poeta Castro Alves, que demonstra seu engajamento social ao refletir a situação dos negros no Brasil em sua época:


[…]

O escravo então foi deitar-se,
Pois tinha de levantar-se
Bem antes do sol nascer,
E se tardasse, coitado,
Teria de ser surrado,
Pois bastava escravo ser.

E a cativa desgraçada
Deita seu filho, calada,
E põe-se triste a beijá-lo,
Talvez temendo que o dono
Não viesse, em meio do sono,
De seus braços arrancá-lo!
[…]


Fonte: http://escambau.org/2016/09/10/10-incriveispoemas-engajados-nacionais/


Tendo como base as referências trazidas pelo poema, e o conhecimento sociológico que se tem a respeito da formação social, econômica e política do Brasil, é correto afirmar que

A
os negros escravizados, vivendo em senzalas, eram submetidos a várias formas de violência pelos senhores de engenho, que eram os atores dominantes da ordem escravocrata.
B
o encontro do homem branco europeu, no empreendimento da colonização do Brasil, com o negro e com o índio foi responsável pela formação de uma nação pacífica e democrática devido à miscigenação das três raças.
C
o grande contingente de negros traficado da África para o Brasil, durante o regime escravocrata, não foi suficiente para marcar a presença da raça negra no Brasil, pelo fato de ela ter-se miscigenado com o branco e com o indígena.
D
a violência dos senhores de engenho, praticada contra os escravos, se justificava pelo fato de que os negros precisavam ser domesticados e educados para o trabalho e, por este meio, poderiam alcançar a condição de homens livres.
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UNICENTRO 2019 - Sociologia - Cultura e sociedade

As discussões sobre cultura são intensas, entretanto encontram-se relações de culturas no etnocentrismo, no relativismo e no multiculturalismo.

O multiculturalismo postula-se como

A
a necessidade de reconhecer as diferenças que existem entre indivíduos e os grupos sociais, pois são diferentes entre si, mas, acima de tudo, assegura o direito das minorias.
B
um direito de agregar valores entre diversos pensamentos, entretanto não garante seguridade para todos os grupos culturais.
C
um pensamento único de sentido social, mas diverge na sua programação social e na forma que deve ser aplicada na sociedade.
D
um entendimento social comum, entretanto busca valorizar as culturas minoritárias como forma de interligar os pensamentos e ações.
E
o estreitamento das ações culturais como forma de interação das diversas culturas com objetivo de uma ligação global.