Questõesde Esamc sobre Química

1
1
Foram encontradas 30 questões
97a52564-e6
Esamc 2016 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Representação das transformações químicas

O N-acetil-p-aminofenol, conhecido como paracetamol, é um dos medicamentos mais consumidos e aceitos no mundo. Sua origem data das últimas décadas do século XIX, quando os pesquisadores buscavam moléculas capazes de reduzir a febre. Foi comercializada pela primeira vez em 1955, pelo Laboratório McNeil, seguindo as ordens de um farmacêutico chamado Robert McNeil, como um agente atenuante de dores e febre em crianças, sob o registro de Tylenol.

Em uma aula do Curso de Química, os alunos foram desafiados a obter o rendimento do paracetamol a partir da seguinte rota de síntese:


Para a síntese de paracetamol, parte-se da reação de p-aminofenol e anidrido acético. Considerando um rendimento de 75% para essa reação e supondo que, para o experimento da aula, foi pesado 0,82 grama de p-aminofenol, quantos gramas de paracetamol os alunos conseguiram sintetizar?

Considere:
Massa Molar do p-aminofenol = 109g/mol;
Anidrido acético= 102g/mol;
Paracetamol = 151g/mol

A
1,13 g
B
1,31
C
1,23
D
0,84
E
0,83
979a1915-e6
Esamc 2016 - Química - Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

Os fermentos são amplamente utilizados na fabricação de pães e bolos. Na produção de pães, utiliza-se o fermento biológico enquanto na de bolos o fermento químico. A ação do fermento biológico se dá pela presença de fungos que consomem a glicose produzindo etanol e gás carbônico de acordo com a seguinte equação:

C6H12O6 → 2 C2H5 OH + 2 CO2


Para determinar a ação destes fungos, muitas pessoas, após prepararem a massa utilizando fermento biológico, separam uma porção dela em forma de “bola” e a mergulham num recipiente com água, aguardando que ela flutue, como pode ser observado, respectivamente, em I e II do esquema a seguir:


Já o fermento químico, é formado basicamente por bicarbonato de sódio, que se decompõe termicamente de acordo com a seguinte equação:

NaHCO3 → Na2 CO3 + H2 O + CO2


Com relação à utilização dos dois tipos de fermentos, é incorreto afirmar que:

A
de acordo com as figuras I e II, a porção de massa flutuou devido a um aumento no volume da “massa do pão” e redução da densidade.
B
o crescimento de pães e bolos pela ação dos fermentos é determinado pelo gás carbônico.
C
o aumento do volume do bolo feito com fermento químico só será observado dentro do forno aquecido.
D
a utilização de fermentos biológicos pode ocorrer também na produção de bebidas alcoólicas.
E
se no lugar do fermento biológico fosse utilizado o químico, também ocorreria a flutuação da porção de massa, de acordo com a figura I e II.
979f0b63-e6
Esamc 2016 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido.

A utilização do óleo de coco tem despertado a atenção de muitas pessoas pelos inúmeros benefícios que ele pode proporcionar à saúde. Ele vem sendo utilizado tanto na produção de cosméticos quanto no auxílio da redução de peso. As tabelas abaixo mostram a composição percentual dos ácidos graxos presentes no óleo de coco extra virgem e no óleo de soja (óleo comum):


Comparando a composição de ácidos graxos presentes nestes dois óleos, é correto afirmar que:

A
Em 100g de óleo de soja há mais ácido oleico do que em 400g de óleo de coco.
B
Mais de 45% em massa do óleo de coco é formado por substâncias presentes no óleo de soja.
C
Os benefícios do óleo de coco podem estar associados aos ácidos graxos de cadeias médias.
D
Mais da metade do óleo de coco é formada por ácidos graxos de até 11 átomos de carbono.
E
A qualidade do óleo de coco pode estar associada à presença do ácido palmítico.
978f4542-e6
Esamc 2016 - Química - Sistemas Gasosos - Lei, Teoria Cinética, Equação e Mistura dos Gases. Princípio de Avogadro., Transformações Químicas

Em meados de 2016, a imprensa brasileira veiculou a notícia de um menino queimado pela explosão de um balão flutuante, do tipo que costuma ser enchido com gás hélio:

“A principal hipótese para o balão ter explodido e pegado fogo é que ele foi enchido com um gás impróprio para essa finalidade. O mais recomendado é o hélio, porque não pega fogo ou explode. Porém, pelo alto preço, algumas pessoas usam outros gases como butano [C4 H10] e hidrogênio [H2 ], o que pode causar vários acidentes”.

(Disponível em: http://g1.globo.com/goias/noticia/2016/05/mae-nao-pensava-quebalao-pudesse-explodir-e-queimar-filho-bomba.html. Acessado em 21/08/2016)


A notícia aponta dois gases como possíveis substitutos do gás hélio no balão flutuante que explodiu. O problema das possibilidades apontadas é que:


A
nenhum dos dois poderia ser o substituto, pois não são inflamáveis.
B
o butano não poderia ser o substituto, pois não faria o balão flutuar.
C
o hidrogênio não poderia ser o substituto, pois não faria o balão flutuar
D
o butano não poderia ser o substituto, pois não é inflamável.
E
nenhum dos dois poderia ser o substituto, pois não fariam o balão flutuar.
97941b55-e6
Esamc 2016 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas

O picles de pepino é um dos mais famosos alimentos em conserva. Além de atrair muitas pessoas por seu sabor característico, tem como vantagem uma maior durabilidade, já que uma conserva adequada previne o crescimento de micro-organismos. Segundo uma circular técnica da Embrapa do ano de 2009, para a fabricação de 1 L de conserva do pepino deve ser feita a mistura de 0,5 L de água, 0,5 L de vinagre branco e 14 g de sal de cozinha. Seguindo essa receita, um desastrado cozinheiro misturou as quantidades recomendadas de água e vinagre, mas acabou deixando cair 100 g de sal na mistura, ao invés dos 14 g necessários. Para conseguir uma conserva com as concentrações adequadas de todos os seus componentes, o cozinheiro poderia acrescentar à mistura já preparada:

A
7,1 L de água.
B
7,1 L de água e 7,1 L de vinagre.
C
3,55 L de água e 3,55 L de vinagre.
D
3,05 L de água e 3,05 L de vinagre.
E
1,8 L de água e 1,8 L de vinagre.
516b4756-df
Esamc 2015 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Representação das transformações químicas

O consumo exagerado de sal refinado, composto basicamente por cloreto de sódio (NaCl), pode ser prejudicial à saúde. É que o sódio, presente em grande quantidade nesse sal, é apontado como responsável pelo aumento dos casos de hipertensão. Por esse motivo, cada vez mais pessoas estão optando pelo consumo de sais naturais. Além de não passarem pelo processo de refino, os sais naturais apresentam uma maior variedade de minerais. O sal rosa do Himalaia, considerado por muitos especialistas o melhor sal do mundo, é um exemplo de sal natural. Obtido de uma reserva natural aos pés da cordilheira do Himalaia, esse sal possui mais de 84 minerais. A tabela abaixo apresenta as quantidades dos principais elementos presentes em 1 kg de sal rosa do Himalaia.



Mesmo que o sal rosa do Himalaia ofereça mais benefícios à saúde, a substituição do sal refinado por ele não contribui significativamente para a diminuição da ingestão do elemento causador da hipertensão, porque, para cada quilograma de sal refinado substituído por sal rosa do himalaia, a massa de sódio seria, aproximadamente:

A
12,6 g menor.
B
14,0 g menor.
C
221,0 g maior.
D
14,0 g maior.
E
12,6 g maior.
51652cd2-df
Esamc 2015 - Química - Substâncias e suas propriedades, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente, Transformações: Estados Físicos e Fenômenos

Quando queremos saber se irá chover, logo olhamos para o céu em busca de nuvens. Mas como as nuvens se formam? Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, não é pela simples aglomeração de vapor de água. As nuvens são formadas, devido à existência de partículas sólidas microscópicas, encontradas nas partes mais altas da atmosfera. Quando o vapor d’água, proveniente do solo, encontra essas partículas, inicia-se o processo de formação de uma fina camada de água em suas superfícies. Conforme a camada de água cresce, surgem as muitas gotículas de água que, juntas, formam as nuvens. A figura abaixo representa a formação das nuvens.



A formação de nuvens, considerando o processo descrito acima, é possível porque o vapor de água, de menor __X__ que o ar atmosférico, chega até a parte mais alta da atmosfera onde entra em contrato com partículas microscópicas mais __Y__ e sofre o processo de __Z__.


No trecho anterior, X, Y e Z podem ser substituídos, respectivamente, por:

A
massa - frias - sublimação.
B
massa - quentes - evaporação.
C
densidade - frias - condensação.
D
densidade - quentes - liquefação.
E
densidade - frias - solidificação.
516853b4-df
Esamc 2015 - Química - Cinética Química, Velocidade de Reação, Energia de Ativação, Concentração, Pressão, Temperatura e Catalisador, Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

O refrigerante, uma das bebidas mais populares entre os jovens, é basicamente uma solução aquosa do gás dióxido de carbono (CO2). Como esse gás é um dos grandes responsáveis pelo sabor característico deste tipo de bebida, mantê-lo dissolvido é essencial para agradar o paladar. Refrigerantes onde o CO2 está ausente têm seu sabor alterado sendo definidos popularmente como “chocos”. Considere os dois equilíbrios abaixo, envolvidos na dissolução do CO2 gasoso em água:



Sabe-se que depois de aberto, o refrigerante vai progressivamente perdendo seu sabor característico. Uma das formas de diminuir a velocidade desse processo é manter a bebida em baixas temperaturas. Essa ação é eficaz porque em baixas temperaturas:

A
a pressão interna da garrafa é menor e desloca os equilíbrios acima para a esquerda.
B
o catalisador da reação entre CO2 e H2 O é inativado, diminuindo o teor de CO2.
C
a reação entre CO2 e H2O fica mais rápida e a produção de CO2 aumenta.
D
os equilíbrios acima se deslocam para a direita devido a uma diminuição da acidez.
E
a solubilidade do CO2 aumenta e desloca os equilíbrios acima para a direita.
515ea26b-df
Esamc 2015 - Química - Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Química Orgânica, Transformações Químicas, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido.

Nem toda mancha verde na parede de um banheiro é mofo. Em banheiros com tubulação ou peças de cobre é comum o surgimento de um sólido verde chamado azinhavre, de difícil remoção. Conhecido popularmente como ferrugem do cobre, o azinhavre, de fórmula CuCO3. Cu(OH)2 , surge da oxidação do cobre e pode escorrer e impregnar nas paredes. Para sua remoção, uma dica frequente é esfregar a superfície com vinagre branco, uma solução de ácido etanoico. Esse procedimento é eficaz porque nele o hidrogênio ionizável do ácido etanoico substitui o cobre do zinabre numa reação de dupla troca originando:

A
o sal insolúvel de fórmula CuH.
B
o ácido solúvel de fórmula H2Cu.
C
o sal solúvel de fórmula Cu(CH3COO)2.
D
o ácido solúvel de fórmula CH3COOCu.
E
o sal insolúvel de fórmula Cu(HCOO)2.
51621a04-df
Esamc 2015 - Química - Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Representação das transformações químicas

Lança-perfume ‘turbinado’ é vendido livremente
na frente de baladas em São Paulo


“A forma como o lança-perfume “turbinado” vem sendo consumido, jogado diretamente na boca – e não inalado, como o produto tradicional – pode causar a morte em poucos segundos, alertam médicos especialistas em dependência química...”
(Diego Zanchetta, em O Estado de São Paulo, abril de 2015. Disponível em: http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,lanca-perfumeturbinado-e-vendido-livremente-na-frente-de-baladas-em-sao-paulo,1672343. Acessado em 23/08/2015).


O lança perfume é um mistura de solventes inalantes prejudiciais à saúde. Sua formulação mais recente, chamada de “turbinada” pelos trafi cantes, contém haletos orgânicos voláteis de uso industrial. Estes novos componentes são utilizados, por exemplo, na remoção de adesivos e como anti-respingo de solda e já provocaram a morte de vários usuários este ano. A fórmula de um composto utilizado na fabricação do lança-perfume “turbinado” é apresentada em:

A
Cl − CH2 − Cl
B
H3C − CH2 − OH
C
Cl − CH2 − CH2 − CH2 − CH2 − CH2 − CH2 − CH2 − CH2 − Cl
D


E


c2479685-f2
Esamc 2018 - Química - Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

Em trabalho recentemente publicado na revista Science Advances, um grupo de cientistas parece ter entendido melhor as condições necessárias para o surgimento de vida em um planeta. Utilizando como ponto de partida as reações que teriam acontecido no Planeta Terra há bilhões de anos, os pesquisadores incidiram radiação ultravioleta em soluções aquosas contendo ânions como HS e SO32– na presença de HCN. A figura abaixo apresenta um resumo das reações observadas pelos pesquisadores nesse experimento.



Considerando as informações apresentadas, é possível afirmar que o surgimento de vida em um planeta estaria associado à incidência de:

A
radiação eletromagnética para transformar moléculas de carbono dissolvidas em água.
B
radiação eletromagnética para transformar íons inorgânicos fundidos.
C
radiação eletromagnética para fundir compostos inorgânicos insolúveis em água.
D
radioatividade para transformar moléculas orgânicas dissolvidas em água.
E
radioatividade para fundir moléculas de carbono insolúveis em água.
c24c7f37-f2
Esamc 2018 - Química - Glicídios, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas., Química Orgânica

Leia o texto abaixo:

Depois de identificada a intolerância [à lactose] e sabendo a partir de que quantidade de laticínios o seu intestino reclama, é possível lançar mão daquilo que os especialistas chamam de reposição enzimática com lactase exógena. Essa expressão quase perturbadora significa engolir cápsulas da enzima capaz de quebrar o tal açúcar no organismo.
(Há algum comprimido ou sachê que ajude os intolerantes à lactose?. disponível em: https://saude.abril.com.br/bem-estar/ha-algum-comprimido-ou-sache-queajude-os-intolerantes-a-lactose/Acesso em: 24 Ago. 2018, às 11h50.)


Pessoas com intolerância à lactose podem consumir alimentos com esse dissacarídeo quando fazem reposição de lactase porque essa enzima:

A
inibe a quebra da ligação glicosídica entre glicose e galactose.
B
promove a desnaturação da molécula de lactose
C
catalisa a quebra da ligação glicosídica que existe na lactose.
D
acelera a hidrólise da ligação peptídica presente na lactose.
E
metaboliza a molécula de lactose separando-a em dois aminoácidos.
c250b46c-f2
Esamc 2018 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos.

De acordo com o texto, a molécula de HPA está representada em:

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Estudo conclui que compostos cancerígenos do churrasco fazem mal também a quem não come

     Um novo estudo publicado na revista científica Environmental Science & Technology afirma que churrasco não faz mal só a quem come a carne. [...] há na fumaça quantidades significativas de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA). Esse tipo de substância tem ligação direta com diversos tipos de câncer. Sabe-se também que a carne assada em um churrasco, exposta à fumaça, tem quantidades altas de HPA por conta de uma reação química entre a gordura e a fumaça.

    Conduzido por pesquisadores de duas universidades da China, Universidade de Jinan e Universidade de Pequim, o estudo trouxe informações importantes sobre como o HPA entra no organismo humano durante um churrasco.
   
   Os pesquisadores colocaram 20 homens com idades entre 22 e 25 anos em um churrasco que durou cerca de 2 horas e meia.[...]

   Com dados coletados da urina dos participantes antes e depois do evento, os cientistas concluíram o seguinte: [...] os que comeram a carne tiveram maior elevação nos níveis do agente cancerígeno HPA [...], a pele é a segunda rota de absorção do HPA, superando a inalação de fumaça.

    Dessa forma, se uma pessoa participa de um churrasco e fica diretamente exposta à fumaça por meio de sua pele, ela está sujeita a absorver o preocupante HPA, mesmo sem comer a carne. [...].
(Estudo conclui que compostos cancerígenos do churrasco fazem mal também a quem não come. Publicado em 24 mai. 2018.
Disponível em: https://bit.ly/2nU7TcJ
Acesso em 22 ago. 2018, às 22h40)
A

B

C

D

E

c254e042-f2
Esamc 2018 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos.

Depois de ler o texto sobre os agentes cancerígenos HPA, um estudante fez as seguintes afirmações:

I. Os HPA, por serem hidrocarbonetos, são constituídos apenas por átomos de carbono e hidrogênio.
II. Os HPA, por serem aromáticos, apresentam átomos de carbonos com geometria trigonal plana.
III. Os HPA são moléculas de alta polaridade, já que a diferença de eletronegatividade entre os elementos químicos que o constituem é significativa.

Está correto o que o estudante afirma em:

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Estudo conclui que compostos cancerígenos do churrasco fazem mal também a quem não come

     Um novo estudo publicado na revista científica Environmental Science & Technology afirma que churrasco não faz mal só a quem come a carne. [...] há na fumaça quantidades significativas de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA). Esse tipo de substância tem ligação direta com diversos tipos de câncer. Sabe-se também que a carne assada em um churrasco, exposta à fumaça, tem quantidades altas de HPA por conta de uma reação química entre a gordura e a fumaça.

    Conduzido por pesquisadores de duas universidades da China, Universidade de Jinan e Universidade de Pequim, o estudo trouxe informações importantes sobre como o HPA entra no organismo humano durante um churrasco.
   
   Os pesquisadores colocaram 20 homens com idades entre 22 e 25 anos em um churrasco que durou cerca de 2 horas e meia.[...]

   Com dados coletados da urina dos participantes antes e depois do evento, os cientistas concluíram o seguinte: [...] os que comeram a carne tiveram maior elevação nos níveis do agente cancerígeno HPA [...], a pele é a segunda rota de absorção do HPA, superando a inalação de fumaça.

    Dessa forma, se uma pessoa participa de um churrasco e fica diretamente exposta à fumaça por meio de sua pele, ela está sujeita a absorver o preocupante HPA, mesmo sem comer a carne. [...].
(Estudo conclui que compostos cancerígenos do churrasco fazem mal também a quem não come. Publicado em 24 mai. 2018.
Disponível em: https://bit.ly/2nU7TcJ
Acesso em 22 ago. 2018, às 22h40)
A
I.
B
II.
C
III.
D
I e II.
E
I, II e III.
c2438861-f2
Esamc 2018 - Química - Transformações Químicas e Energia, Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday.

Um dos utensílios mais encontrados nas casas dos brasileiros, a panela de alumínio, vem causando polêmica entre pesquisadores. Estudos recentes têm demonstrado que, durante o cozimento, o alumínio metálico da panela é transferido na forma iônica para o alimento. Embora os cientistas estejam longe de um consenso sobre a quantidade desse elemento que é transferida, alguns vêm demonstrando preocupação pelo fato de o alumínio ser tóxico em grandes quantidades.


A transferência do alumínio da panela para o alimento envolve a:

A
redução de Al a Al3+.
B
oxidação de Al3+ a Al.
C
redução de Al a Al3- .
D
oxidação de Al a Al3+.
E
redução de Al3+ a Al.
00543d45-f0
Esamc 2019 - Química - Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Álcool, Fenol e Enol., Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido.

Vários dos odores que conhecemos se devem à interação de moléculas orgânicas voláteis com nosso epitélio olfativo, localizado no interior da cavidade nasal. Nessas interações responsáveis pelo olfato, os grupos funcionais das moléculas orgânicas têm grande importância. Moléculas diferentes com a mesma função podem apresentar cheiros parecidos. Um dos casos mais famosos é o da função éster, responsável pelo cheiro de várias frutas. Considere as moléculas orgânicas apresentadas ao lado. A partir do que foi discutido, devem possuir odores semelhantes as moléculas:





A
A e B, pois ambas possuem a função éter.
B
B e C, pois ambas possuem a função éter.
C
B e D, pois ambas possuem a função fenol.
D
A e D, pois ambas possuem a função álcool.
E
C e D, pois ambas possuem a função álcool.
00467d3d-f0
Esamc 2019 - Química - Substâncias e suas propriedades, Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.

O café é uma das bebidas mais tradicionais do mundo. Consumido por milhões de pessoas das mais diferentes culturas, pode ser preparado de várias formas. Uma delas, muito comum no Brasil, é apresentada no esquema abaixo:



Considerando a preparação de café apresentada no esquema, é correto afirmar que:

A
A adição de água quente visa à decantação de algumas substâncias presentes no pó de café.
B
O “processo X” utilizado neste procedimento é a destilação.
C
O sistema líquido formado após o “processo X” é uma mistura.
D
A adição de açúcar ao sistema líquido pode ser classificada como reação química.
E
A substituição de água quente por água gelada não afeta a preparação do café.
004ad32c-f0
Esamc 2019 - Química - Química Orgânica, Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas., Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização., Representação das transformações químicas

Para quem gosta de um café mais encorpado, uma ótima opção é adquirir uma máquina de café espresso doméstica. Porém, é preciso se atentar para a manutenção deste tipo de aparelho. Para seu bom funcionamento, pode ser necessário promover sua descalcificação de tempos em tempos. Nesse processo, utiliza-se comumente uma solução aquosa de ácido cítrico (fórmula abaixo) para reagir com o carbonato de cálcio (CaCO3 ) que vai se acumulando na caldeira da máquina a fim de removê-lo.



O ácido cítrico pode ser utilizado para a descalcificação de máquinas de café espresso porque reage com o carbonato de cálcio formando

A
um ácido insolúvel de fórmula Ca3 (C6 H5 O7 )2.
B
um ácido solúvel de fórmula Ca2 C6 H4 O7 .
C
um sal solúvel de fórmula Ca2 C6 H4 O7 .
D
um sal insolúvel de fórmula Ca2 C6 H4 O7 .
E
um sal solúvel de fórmula Ca3 (C6 H5 O7 )2 .
004e7373-f0
Esamc 2019 - Química - Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos., Transformações Químicas e Energia

O funcionamento de muitos detectores de fumaça depende da presença de amerício-241, um material radioativo. As partículas alfa emitidas por ele são capazes de ionizar o ar no interior do detector, gerando um meio condutor que permite uma corrente elétrica contínua entre dois eletrodos, e a entrada da fumaça nesse meio interrompe a corrente fazendo soar um alarme. Esses detectores, entretanto, não apresentam risco à saúde porque as partículas radioativas emitidas não conseguem atravessar suas paredes.

A partir do exposto, conclui-se que a propriedade da radiação alfa que garante a segurança da utilização de detectores de fumaça contendo o amerício-241 é:

A
o baixo poder de penetração.
B
a alta velocidade de emissão.
C
a carga negativa.
D
a baixa capacidade de ionização.
E
o alto número de massa
00516897-f0
Esamc 2019 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas

O formaldeído (massa molar = 30 g/mol), também conhecido como formol, é um composto tóxico, porém muito utilizado por cabeleireiros em um procedimento chamado de “escova progressiva”. Acima da concentração máxima permitida pela Anvisa, de 0,2% em massa, ele pode causar danos à pele, aos olhos, ao fígado e ao sistema respiratório. A liberação desse tipo de produto pela Anvisa é feita via formulário eletrônico, bastando que a empresa interessada informe a composição e efetue pagamentos de taxas. Assim, sem fiscalização adequada, muitos produtos irregulares chegam aos salões de beleza, prejudicando a saúde de profissionais e clientes.

Em um estudo recente, foram encontradas irregularidades em todas as marcas de escova progressiva analisadas. Em um desses produtos, de densidade próxima a 1,2 g/mL, a concentração de formaldeído encontrada foi de 1,76 mol/L. Isso significa que esse produto, mesmo regularizado junto à Anvisa, apresentava uma concentração de formaldeído maior que a permitida em aproximadamente:

A
12 vezes.
B
15 vezes.
C
22 vezes.
D
26 vezes.
E
32 vezes.