Questõessobre Realismo
Leia o comentário (adaptado) do crítico Sânzio de Azevedo,
publicado em 2006:
“Identificação da poesia com a escultura; correção métrica e gramatical; ausência de sentimentalismo (mas não de
sentimento); ‘mot juste’, a palavra exata; gosto pelos poemas
descritivos e/ou narrativos; uso do alexandrino (o que nem
sempre foi seguido); apreço pela rima (raros poemas em versos brancos); predileção pela forma fixa (soneto, balada etc);
presença da mitologia greco-latina; história grega ou romana;
exotismo, focalizando o mundo oriental; tudo isso constitui
o conjunto das principais características desse movimento.”
O texto refere-se ao
Considerando os estudos sobre o romance
Dom Casmurro, assinale com V (verdadeiro)
ou F (falso) as seguintes afirmações.
( ) No final do século XIX e início do XX, a
interpretação do romance tende à
aderência ao ponto de vista do narrador.
Assim, em geral, os leitores aceitam os
fatos narrados por Bentinho sem muita
desconfiança da sua narração
comprometida. ( ) Em torno de 1960, talvez por influência
de leituras feministas, críticos
problematizam a visão unilateral de
Bentinho e passam a ponderar que o
ponto de vista de Capitu não vinha sendo
considerado e que a sua traição deveria
ser ao menos discutida. ( ) Perto de 1980, são comuns as leituras
que desviam o foco do debate
sentimental para o social, e a diferença
de classe entre o filho do deputado
(Bentinho) e a filha do vizinho pobre
(Capitu) passa a figurar como um dos
tópicos do romance.( ) Atualmente, e por obra das muitas
adaptações do romance para o cinema e
para a televisão, que revelaram
conteúdos da narrativa antes ocultos, é
consenso que a traição de Capitu é o
centro do enredo e que esta pode ser
comprovada pelas pistas deixadas no
texto por Machado de Assis.
A sequência correta de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo, é
Considere as seguintes afirmações sobre o
livro Dom Casmurro, de Machado de Assis.
I - O romance de Machado de Assis, narrado
em terceira pessoa, expõe o triângulo
amoroso entre Bentinho, Capitu e
Escobar. O narrador, que ingressa na
consciência de todas as personagens,
revela ao leitor a traição de Capitu e a
paternidade de seu filho Ezequiel. II - O livro está estruturado em forma de
diário, por isso guarda as lembranças
mais íntimas de Dom Casmurro. A
personagem registra que não quer ter
suas memórias reveladas, pois isso
macularia sua imagem ante a sociedade
fluminense.III- O agregado da família Santiago, José
Dias, desempenha funções elevadas de
conselheiro e rebaixadas de mandalete.
Sua acomodação nessa família dá mostras
dos arranjos sociais entre homens livres e
classe dominante.
Quais estão corretas?
O cortiço (1890) e Dom Casmurro (1899) foram publicados na mesma década, porém apresentam
registros de linguagem diferentes, como se pode ver nos trechos abaixo.
No bloco superior, estão listados nomes de personagens de O cortiço e de Dom Casmurro; no
inferior, os trechos dos romances em que essas personagens são descritas.
Associe adequadamente o bloco inferior ao bloco superior.
1 - Firmo (O cortiço)
2 - Escobar (Dom Casmurro)
3 - Jerônimo (O cortiço)
4 - José Dias (Dom Casmurro)
( ) [...] viera da terra, com a mulher e uma filhinha ainda pequena, tentar a vida no Brasil, na
qualidade de colono de um fazendeiro, em cuja fazenda mourejou durante dois anos, sem
nunca levantar a cabeça, e de onde afinal se retirou de mãos vazias e uma grande birra pela
lavoura brasileira. Para continuar a servir na roça tinha que sujeitar-se a emparelhar com os
negros escravos e viver com eles no mesmo meio degradante, encurralado como uma besta,
sem aspirações, nem futuro, trabalhando eternamente para outro.( ) [...] era um mulato pachola, delgado de corpo e ágil como um cabrito; capadócio de marca,
pernóstico, só de maçadas, e todo ele se quebrando nos seus movimentos de capoeira. Teria
seus trinta e tantos anos, mas não parecia ter mais de vinte e poucos. Pernas e braços finos,
pescoço estreito, porém forte; não tinha músculos, tinha nervos.( ) Era um rapaz esbelto, olhos claros, um pouco fugitivos, como as mãos, como os pés, como a
fala, como tudo. Quem não estivesse acostumado com ele podia acaso sentir-se mal, não
sabendo por onde lhe pegasse. Não fitava de rosto, não falava claro nem seguido; as mãos não
apertavam as outras, nem se deixavam apertar delas, porque os dedos, sendo delgados e
curtos, quando a gente cuidava tê-los entre os seus, já não tinha nada.( ) [...] apareceu ali vendendo-se por médico homeopata; levava um Manual e uma botica. Havia
então um andaço de febres; [...] curou o feitor e uma escrava, e não quis receber nenhuma
remuneração. Então meu pai propôs-lhe ficar ali vivendo, com pequeno ordenado. [...] recusou,
dizendo que era justo levar a saúde à casa de sapé do pobre.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A conhecida pintura de Pedro Américo (1840-1905) remete a um fato histórico relacionado à seguinte escola literária
brasileira:
O que primeiro chama a atenção do crítico na ficção deste escritor é a despreocupação com as modas dominantes e
o aparente arcaísmo da técnica. Num momento em que Gustave Flaubert sistematizara a teoria do “romance que narra
a si próprio”, apagando o narrador atrás da objetividade da
narrativa; num momento em que Émile Zola preconizava o
inventário maciço da realidade, observada nos menores detalhes, ele cultivou livremente o elíptico, o incompleto, o fragmentário, intervindo na narrativa com bisbilhotice saborosa.
A sua técnica consiste essencialmente em sugerir as
coisas mais tremendas da maneira mais cândida (como os
ironistas do século XVIII); ou em estabelecer um contraste
entre a normalidade social dos fatos e a sua anormalidade
essencial; ou em sugerir, sob aparência do contrário, que o
ato excepcional é normal, e anormal seria o ato corriqueiro. Aí
está o motivo da sua modernidade, apesar do seu arcaísmo
de superfície.
(Antonio Candido. Vários escritos, 2004. Adaptado.)
O comentário do crítico Antonio Candido refere-se ao escritor
Ainda sobre o romance de Eça de Queirós é correto afirmar:
Jacinto passa por um processo de regeneração quando entra em contato com a natureza, encantado e cheio de lirismo e integra-se, por fim, na vida produtiva do campo;
Jacinto é chamado de “Pai dos Pobres”, essa classificação é uma clara alusão à sua bondade e sua conduta em manter com os pobres da serra uma relação democrática e igualitária;
O personagem José Fernandes (Zé) relata a história do protagonista Jacinto de Tormes, isentando-se de sua própria experiência.
Jacinto se transforma, sente-se completo com a mudança para a serra e com o amor e a possibilidade da constituição de um lar;
O protagonista, supercivilizado, detestava a vida do campo e amontoara em seu palácio, em Paris, os aparelhos tecnicamente mais sofisticados da época.
Também faz parte da obra de Eça de Queirós:
Sobre o romance de Eça de Queirós, A Cidade e as Serras, publicado em
1901, podemos afirmar que:
Apresenta uma voz narrativa em primeira pessoa que discorre sobre as
angustias e aflições por que passa um coração que não é correspondido;
É uma narrativa de relato de experimento em que se analisam os preceitos e as convenções do casamento e o comportamento da pequena burguesia da cidade de Lisboa;
Apresenta uma personagem que detesta inicialmente a vida do campo, aderindo ao desenvolvimento tecnológico da cidade, mas que ao final regressa à vida campesina e a transforma com a aplicação de seus conhecimentos técnicos e científicos;
É uma narrativa cujo enredo fala sobre a vida devota da província e o celibato clerical, caracteriza a situação de decadência e alienação do distrito de Leiria, tomando-a como espelho da marginalização de todo o país com relação ao contexto europeu;
Desenvolve-se em dois grandes blocos temáticos de ação: um norteado por amores incestuosos; outro voltado para a análise da vida da alta burguesia lisboeta.
Assinale as correntes estéticas que, por aproximação, possuem mais afinidades
com o simbolismo de “Siderações”.
Texto para a questão
A partir da leitura do trecho de abertura do romance Memórias Póstumas de
Brás Cubas, indique qual característica elencada abaixo está completamente
ausente do trecho.
Assinale a alternativa correta sobre a produção literária brasileira ao longo do
Século XIX.
Read the text and asnwer questions:
HOME
They rose up like men. We saw them. Like men they stood.
We shouldn’t have been anywhere near that place. Like most farmland outside Lotus, Georgia, this here one had plenty scary warning signs. The threats hung from wire mesh fences with wooden stakes every fifty or so feet. But when we saw a crawl space that some animal had dug—a coyote maybe, or a coon dog—we couldn’t resist. Just kids we were. The grass was shoulder high for her and waist high for me so, looking out for snakes, we crawled through it on our bellies. The reward was worth the harm grass juice and clouds of gnats did to our eyes, because there right in front of us, about fifty yards off, they stood like men. Their raised hooves crashing and striking, their manes tossing back from wild white eyes. They bit each other like dogs but when they stood, reared up on their hind legs, their forelegs around the withers of the other, we held our breath in wonder. One was rust-colored, the other deep black, both sunny with sweat. The neighs were not as frightening as the silence following a kick of hind legs into the lifted lips of the opponent. Nearby, colts and mares, indifferent, nibbled grass or looked away. Then it stopped. The rust-colored one dropped his head and pawed the ground while the winner loped off in an arc, nudging the mares before him.
As we elbowed back through the grass looking for the dug-out place, avoiding the line of parked trucks beyond, we lost our way. Although it took forever to re-sight the fence, neither of us panicked until we heard voices, urgent but low. I grabbed her arm and put a finger to my lips. Never lifting our heads, just peeping through the grass, we saw them pull a body from a wheelbarrow and throw it into a hole already waiting. One foot stuck up over the edge and quivered, as though it could get out, as though with a little effort it could break through the dirt being shoveled in. We could not see the faces of the men doing the burying, only their trousers; but we saw the edge of a spade drive the jerking foot down to join the rest of itself. When she saw that black foot with its creamy pink and mud-streaked sole being whacked into the grave, her whole body began to shake. I hugged her shoulders tight and tried to pull her trembling into my own bones because, as a brother four years older, I thought I could handle it. The men were long gone and the moon was a cantaloupe by the time we felt safe enough to disturb even one blade of grass and move on our stomachs, searching for the scooped-out part under the fence. When we got home we expected to be whipped or at least scolded for staying out so late, but the grown-ups did not notice us. Some disturbance had their attention.
Since you’re set on telling my story, whatever you think and whatever you write down, know this: I really forgot about the burial. I only remembered the horses. They were so beautiful. So brutal. And they stood like men.
SOURCE: Excerpted from MORRISON, Toni. Home (2012), Harmondsworth: Penguin, 2012.
Considere as seguintes observações sobre a vida e a obra de Machado de Assis.
I. Machado de Assis teve uma origem humilde: foi neto de escravos alforriados
e filho de Francisco José de Assis, um pintor de paredes, e de Maria
Leopoldina Machado de Assis, portuguesa açoriana que se dedicava
a serviços domésticos. Mediante uma carreira dedicada às letras, ao
jornalismo e ao funcionalismo público, Machado de Assis viveu ao longo
do tempo uma trajetória de ascensão social.
II. Durante décadas de dedicação à vida literária, uma importante faceta de
Machado de Assis foi a composição de crônicas, publicadas em jornais e
revistas brasileiros. Nas suas crônicas, Machado escrevia sobre uma gama
de temas, da vida cotidiana a fatos políticos da sua época.
III. Em 1897 realizou-se a sessão inaugural, no Rio de Janeiro, da Academia
Brasileira de Letras, que teve como seu primeiro presidente Machado de
Assis.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta.
Capítulo XXXVIII: Que Susto, Meu Deus!
Quando Pádua, vindo pelo interior, entrou na sala de
visitas, Capitu, em pé, de costas para mim, inclinada sobre a
costura, como a recolhê-la, perguntava em voz alta:
— Mas, Bentinho, que é protonotário apostólico?
— Ora, vivam! exclamou o pai.
— Que susto, meu Deus!
Agora é que o lance é o mesmo; mas se conto aqui, tais
quais, ou dois lances de há quarenta anos, é para mostrar
que Capitu não se dominava só em presença da mãe; o pai
não lhe meteu mais medo. No meio de uma situação que me
atava a língua, usava da palavra com a maior ingenuidade
deste mundo. A minha persuasão é que o coração não lhe
batia mais nem menos. Alegou susto, e deu à cara um ar
meio enfiado; mas eu, que sabia tudo, vi que era mentira e
fiquei com inveja. Foi logo falar ao pai, que apertou a minha
mão, e quis saber por que a filha falava em protonotário
apostólico. Capitu repetiu-lhe o que ouvira de mim, e opinou
logo que o pai devia ir cumprimentar o padre em casa dele;
ela iria à minha. E coligindo os petrechos da costura, enfiou
pelo corredor, bradando infantilmente:
— Mamãe, jantar, papai chegou!
(Machado de Assis – Dom Casmurro.)
O romance realista machadiano alcançou grande destaque
na literatura, sendo Machado de Assis reconhecido como o
autor que marcou o início do Realismo no Brasil, em 1881.
De acordo com o trecho, é possível reconhecer em sua
obra:
Considerando os estilos literários e as informações
correspondentes, relacione adequadamente as colunas a
seguir.
I. Barroco.
II. Realismo.
III. Classicismo.
IV. Romantismo.
V. Modernismo.
( ) Predomina o determinismo: o indivíduo de nada vale,
existem leis universais que regem a história, a sociedade
e o homem.
( ) Tem como características, dentre outras, a defesa da
pátria e da liberdade, o mal do século e o sentimentalismo.
( ) Termina junto com a 2ª Guerra; tem como características
o ataque à arte tradicional, o desejo de renovar e
nacionalizar a arte brasileira.
A sequência está correta em
Personagem da obra O Primo Basílio, a figura fictícia Conselheiro Acácio, citada no texto, tornou-se célebre como:
Instrução: As questão refere-se a obra de Machado de Assis.
No livro de contos Papeis avulsos, "a recusa assídua dos mitos", conforme Alfredo Bosi assinala em
ensaio sobre a obra machadiana, manifesta-se na crítica a teorias e a pretensas verdades, que são
satirizadas.
A respeito dessa crítica nos contos, considere as afirmações abaixo.
I - Há, em "A chinela turca", a hist6ria de Duarte, um jovem escritor responsável pela cria<;ao de
obras renovadoras da tradição literária, no entanto não reconhecido pela crítica, que privilegia
apenas os autores consagrados.
II - Ha, em "O segredo do Bonzo", os personagens Patimau e Languru, considerados "grandes ffsicos
e fil6sofos", que arrastam consigo multidoes e "pessoas capazes de dar a vida por eles", pelas
ideias que divulgam, tais como a origem dos grilos e o princf pio da vida futura, contido na gota
de sangue de uma vaca.
III - Há, em "A sereníssima Republica", conto cujo título se refere ao nome de uma sociedade de
aranhas falantes, um governo que adotava um sistema eleitoral em que bolas com os nomes dos
candidatos eram postas dentro de um saco, de onde se extraíam anualmente um certo numero
de eleitos para as carreiras publicas.
Quais estão corretas?
Instrução: As questão refere-se a obra de Machado de Assis.
No livro de contos Papeis avulsos, "a recusa assídua dos mitos", conforme Alfredo Bosi assinala em ensaio sobre a obra machadiana, manifesta-se na crítica a teorias e a pretensas verdades, que são satirizadas. A respeito dessa crítica nos contos, considere as afirmações abaixo.
I - Há, em "A chinela turca", a hist6ria de Duarte, um jovem escritor responsável pela cria<;ao de obras renovadoras da tradição literária, no entanto não reconhecido pela crítica, que privilegia apenas os autores consagrados.
II - Ha, em "O segredo do Bonzo", os personagens Patimau e Languru, considerados "grandes ffsicos e fil6sofos", que arrastam consigo multidoes e "pessoas capazes de dar a vida por eles", pelas ideias que divulgam, tais como a origem dos grilos e o princf pio da vida futura, contido na gota de sangue de uma vaca.
III - Há, em "A sereníssima Republica", conto cujo título se refere ao nome de uma sociedade de aranhas falantes, um governo que adotava um sistema eleitoral em que bolas com os nomes dos candidatos eram postas dentro de um saco, de onde se extraíam anualmente um certo numero de eleitos para as carreiras publicas.
Quais estão corretas?
Instrução: As questão refere-se a obra de Machado de Assis.
Em Papéis avulsos, há pouca ação, predominando exposição de doutrinas sobre o comportamento
humano, por meio do dialogo ou da fala de um personagem que assume a narração.
Esse recurso formal pode ser observado em
Instrução: As questão refere-se a obra de Machado de Assis.
Em Papéis avulsos, há pouca ação, predominando exposição de doutrinas sobre o comportamento humano, por meio do dialogo ou da fala de um personagem que assume a narração.
Esse recurso formal pode ser observado em