Questão 82205def-ff
Prova:FIMCA 2019
Disciplina:Literatura
Assunto:Realismo, Escolas Literárias

Capítulo XXXVIII: Que Susto, Meu Deus!

Quando Pádua, vindo pelo interior, entrou na sala de visitas, Capitu, em pé, de costas para mim, inclinada sobre a costura, como a recolhê-la, perguntava em voz alta:
— Mas, Bentinho, que é protonotário apostólico?
— Ora, vivam! exclamou o pai.
— Que susto, meu Deus!
Agora é que o lance é o mesmo; mas se conto aqui, tais quais, ou dois lances de há quarenta anos, é para mostrar que Capitu não se dominava só em presença da mãe; o pai não lhe meteu mais medo. No meio de uma situação que me atava a língua, usava da palavra com a maior ingenuidade deste mundo. A minha persuasão é que o coração não lhe batia mais nem menos. Alegou susto, e deu à cara um ar meio enfiado; mas eu, que sabia tudo, vi que era mentira e fiquei com inveja. Foi logo falar ao pai, que apertou a minha mão, e quis saber por que a filha falava em protonotário apostólico. Capitu repetiu-lhe o que ouvira de mim, e opinou logo que o pai devia ir cumprimentar o padre em casa dele; ela iria à minha. E coligindo os petrechos da costura, enfiou pelo corredor, bradando infantilmente:
— Mamãe, jantar, papai chegou!

(Machado de Assis – Dom Casmurro.)

O romance realista machadiano alcançou grande destaque na literatura, sendo Machado de Assis reconhecido como o autor que marcou o início do Realismo no Brasil, em 1881.

De acordo com o trecho, é possível reconhecer em sua obra:

A
A caracterização do artista do “eu”, a fuga para a tristeza, para dentro de si mesmo, elegendo o amor como centro da existência.
B
A evidência maniqueísta por meio da caracterização dos personagens apresentados de uma sociedade constantemente em crise.
C
Submissão ao modelo europeu caracterizado pelo modelo patriarcal demonstrando uma menor idealização da figura feminina assim como sua segregação.
D
Aprofundamento e questionamento na focalização das relações humanas o que o levou a ser reconhecido como introdutor do realismo interior ou psicológico.
E
A vassalagem ocorrendo de forma metafórica no relacionamento amoroso entre os personagens preservando uma herança do estilo romântico.

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