Sobre o romance de Eça de Queirós, A Cidade e as Serras, publicado em
1901, podemos afirmar que:
Apresenta uma voz narrativa em primeira pessoa que discorre sobre as
angustias e aflições por que passa um coração que não é correspondido;
É uma narrativa de relato de experimento em que se analisam os preceitos e as convenções do casamento e o comportamento da pequena burguesia da cidade de Lisboa;
Apresenta uma personagem que detesta inicialmente a vida do campo, aderindo ao desenvolvimento tecnológico da cidade, mas que ao final regressa à vida campesina e a transforma com a aplicação de seus conhecimentos técnicos e científicos;
É uma narrativa cujo enredo fala sobre a vida devota da província e o celibato clerical, caracteriza a situação de decadência e alienação do distrito de Leiria, tomando-a como espelho da marginalização de todo o país com relação ao contexto europeu;
Desenvolve-se em dois grandes blocos temáticos de ação: um norteado por amores incestuosos; outro voltado para a análise da vida da alta burguesia lisboeta.
Gabarito comentado
Tema central: O enunciado investiga o conhecimento do aluno sobre "A Cidade e as Serras", de Eça de Queirós, especialmente quanto à estrutura narrativa, temas centrais e contraposição entre campo e cidade.
Justificativa da alternativa correta (C):
"A Cidade e as Serras" gira em torno do protagonista Jacinto, inicialmente um entusiasta da modernidade e do progresso urbano de Paris. Ao regressar para suas terras em Tormes, Jacinto transforma-se ao entrar em contato com a vida rural. Utilizando seus conhecimentos técnicos e científicos, ele melhora a vida do campo, revelando grande satisfação e superação dos males da vida urbana. Esta trajetória é narrada por Zé Fernandes, amigo de Jacinto, em primeira pessoa, na função de narrador testemunha. Esse contraste entre a cidade e o campo, além do resgate dos valores tradicionais em contraposição ao materialismo moderno, é o cerne do romance, como destacam manuais consagrados (ex: Massaud Moisés, "A Literatura Portuguesa").
Análise das alternativas incorretas:
A) Erro: O foco NÃO está em amor não correspondido ou sofrimento sentimental. Pegadinha comum: tentar associar toda narrativa em 1ª pessoa ao tom confessional.
B) Erro: Não é um estudo sobre casamento ou burguesia lisboeta. Atenção para palavras que ligam a obra a críticas sociais urbanas de outros romances realistas.
D) Erro: Mistura temas de "O Crime do Padre Amaro" (celibato, decadência provincial), não referentes a "A Cidade e as Serras".
E) Erro: Amores incestuosos e análise da alta burguesia são temas de "Os Maias", não deste romance.
Estratégias para a prova:
Fique atento a temas centrais de cada obra, não caia em trocas de enredos. Veja se os conceitos destacados nas alternativas realmente constam da obra pedida.
Palavras-chave como campo/cidade, progresso tecnológico, transformação pessoal e aplicação do saber técnico no rural ajudam a identificar "A Cidade e as Serras".
Conclusão: A alternativa C resume o processo de transformação do personagem ao aplicar avanços científicos no campo, valorizando o modo de vida simples. Assim, demonstra conhecimento dos temas e estrutura da obra.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






