Questõessobre Gêneros Literários

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ESPM 2019 - Literatura - Gênero Épico ou Narrativo, Gêneros Literários

Considere os dois excertos que seguem.


I

E disse: “Ó gente ousada, mais que quantas

No mundo cometeram grandes cousas,

Tu, que por guerras cruas, tais e tantas,

E por trabalhos vãos nunca repousas (...)”


(Os Lusíadas, Luís de Camões, canto V)

II
Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um povo que quer o mar que é teu;
E mais que o mostrengo, que me a alma teme
E roda nas trevas do fim do mundo,
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. João Segundo!

(Mensagem, de Fernando Pessoa, 2.ª parte)


Em I, o Gigante Adamastor fala aos navegantes portugueses que queriam, pioneiramente, atravessar o Cabo das Tormentas a caminho das Índias; em II, o timoneiro fala ao mostrengo o porquê de a embarcação lusitana estar enfrentando os perigos do mar. A partir dos excertos e dos comentários, assinale a afirmação que esteja incorreta.

A
Ambos os fragmentos trazem em suas falas o sentido de coletividade do povo português.
B
Os dois excertos fazem menção ao fundamento histórico da expansão ultramarina promovida por Portugal.
C
A fala do Gigante, em I, acusa os portugueses de guerreiros cruéis; a do timoneiro, em II, é mais branda, tem um tom de pedido.
D
Camões, poeta clássico renascentista, usou a medida nova dos versos decassílabos; Fernando Pessoa, modernista, fez métrica irregular.
E
Metaforicamente, os fragmentos demonstram que a expansão lusitana passou por obstáculos caros ao ser humano.
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UFRGS 2019 - Literatura - Gênero Épico ou Narrativo, Gêneros Literários, Gênero Lírico

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre a peça Hamlet, de William Shakespeare.

( ) Hamlet e incitado pelo espectro do pai a vingar sua morte e busca descobrir por quem o pai foi assassinado.
( ) Rei Claudio oferece recompensa a quem descobrir o assassino do irmão.
( ) Hamlet finge-se de louco como forma de vingar a morte do pai.
( ) Ofélia aceita o conselho de Hamlet e vai para um convento.

A sequencia correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, e

A
V - F - V - F.
B
V - V - F - V.
C
F - V - F - F.
D
F - F - V - V.
E
V - V - V - F.
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FASEH 2019 - Literatura - Gênero Épico ou Narrativo, Gêneros Literários

Em relação à estrutura de um poema épico, cujas partes são denominadas cantos, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Proposição.
2. Invocação.
3. Narração.
4. Conclusão.

( ) Definição do tema e do herói do poema.
( ) Ocorre após o relato dos feitos gloriosos que marcaram a trajetória do herói.
( ) Refere-se à apresentação da sequência cronológica dos fatos que envolvem as aventuras do herói.
( ) Pedido do poeta à Musa para que lhe inspire, para que desenvolva perfeitamente o tema de seu poema.

Está correta a sequência em

Vida pós-Zika

Com ajuda de mães, estudo descobre imunidade após
contato com o vírus.

     Um estudo feito em parceria com 50 mães que tiveram Zika durante a gravidez concluiu que a maior parte delas — e de seus filhos — desenvolveu imunidade ao vírus. A descoberta, feita por pesquisadores da Fiocruz e do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense, será apresentada hoje às mães.
     As mulheres, que participam da pesquisa voluntariamente, tiveram a infecção durante a gestação e são acompanhadas desde 2016, ao lado de seus filhos. Alguns deles nasceram com a síndrome da Zika Congênita, caracterizada principalmente pela microcefalia; outros têm alterações neurológicas, embora não possuam a síndrome; e o último grupo é assintomático.
    No Hospital Antônio Pedro, 36 profissionais fazem o acompanhamento clínico em que avaliam e estimulam o desenvolvimento das crianças, moradoras de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí. Ali, coletam o sangue que é estudado por 22 cientistas da Fiocruz. Há três principais linhas de pesquisa, sendo a de maior impacto para a população a que resultou na descoberta sobre a imunidade.
    Segundo Luzia Maria de Oliveira Pinto, pesquisadora do Laboratório de Imunologia Viral do Instituto Oswaldo Cruz, que coordena os estudos, os dados finais ainda estão sendo concluídos, mas já se pode cravar que a maioria das pessoas pesquisadas desenvolveu, sim, imunidade ao vírus.
   Outros dois estudos estão sendo finalizados: um avalia se a intensidade da resposta inflamatória do organismo para combater o vírus na gravidez tem impacto no desfecho clínico do bebê; e o outro verifica se as células podem produzir proteínas e anticorpos contra o vírus.
    — Sem essas mães não conseguiríamos fazer as pesquisas. A consequência da infecção já aconteceu. Por isso é um ato que não vai ajudá-las diretamente, mas pode ajudar outras famílias, até porque podem ocorrer novas epidemias — enfatiza a pesquisadora.
   Mesmo sem poder se beneficiar diretamente do impacto das pesquisas, nenhuma mãe atendida pelo Hospital Antônio Pedro se recusou a colaborar com os cientistas.
   — Por isso quisemos dar uma resposta a elas, mostrar: “olha como vocês contribuíram para a ciência”. A maioria dessas mães era produtiva, tinha emprego, e tudo mudou completamente. A vida delas é dedicada às crianças. Levam os filhos de duas a três vezes por semana para estimulação com fisioterapia, psicologia, fonoaudióloga… São lutadoras — afirma a coordenadora do projeto, Claudete Araújo Cardoso, infectologista pediátrica da Faculdade de Medicina da UFF.
    A pesquisadora conta ainda que pretende acompanhar os casos até os bebês crescerem:
   — Essas crianças vão ter que continuar sendo estimuladas. Como protocolo de pesquisa, o Ministério da Saúde orienta acompanhá-las por três anos, e decidimos acompanhar por cinco. Mas vou acompanhá-las até virarem adultas.
  Na mesma semana em que descobriu que estava grávida, manchas vermelhas apareceram no corpo de Kamila Mitidieri, de 23 anos. Era Zika. Sophia nasceu com a síndrome. Agora tem 2 anos e 9 meses e faz fisioterapia motora e respiratória e frequenta a fonoaudióloga.
   — Ela está se desenvolvendo bem melhor. Aprendeu até a falar “mãe”. Eu sempre soube que ela precisaria de um cuidado maior do que uma criança que não tem nada. Há três meses consegui um emprego, mas tive que sair porque a dona do salão não aceitava que eu levasse minha filha ao médico.
   Apesar das dificuldades do dia a dia, ela não hesita em ajudar nas pesquisas e enfrenta seus temores:
   — Realmente eu odeio tirar sangue, mas toda vez que me pedem eu tiro. Tenho vontade de ter outro filho, mas tenho medo.
  Logo depois que Elisangela Patricia, de 37 anos, recebeu o diagnóstico de Zika, descobriu que estava grávida. Na hora, os médicos disseram que seu filho teria microcefalia, mas não foi o que aconteceu. Ele nasceu sem sintomas, mas, com o passar do tempo, alterações foram sendo descobertas. Samuel Travassos, de 2 anos e 10 meses, tem pequenos cistos no cérebro, atraso no desenvolvimento e suspeita de autismo.
   — Fico com ele o tempo todo, 24 horas por dia. É cansativo, não consigo cuidar de mim, tenho pressão alta e bronquite, mas ele precisa mais que eu. É grudado em mim, toma meu tempo todo, mas eu sempre participo de tudo. Se dizem que tem uma pesquisa, eu ajudo, mesmo não sabendo o que é. Tem que estudar, que pesquisar. Eles ajudam a gente, e a gente ajuda eles.
(TATSCH, Constança. O Globo. 05 de outubro de 2019.)
A
1, 2, 3, 4.
B
2, 3, 4, 1.
C
3, 4, 2, 1.
D
1, 4, 3, 2.
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ENEM 2020 - Literatura - Classificação dos Gêneros Literários, Gêneros Literários

    Montaigne deu o nome para um novo gênero literário; foi dos primeiros a instituir na literatura moderna um espaço privado, o espaço do “eu", do texto intimo. Ele cria um novo processo de escrita filosófica, no qual hesitações, autocríticas, correções entram no próprio texto.

COELHO. M. Montaigne.  São Paulo Publicita. 2001 (adaptado).

O novo gênero de escrita aludido no texto é o(a)

A
confissão, que relata experiências de transformação.
B
ensaio, que expõe concepções subjetivas de um tema.
C
carta, que comunica informações para um conhecido.
D
meditação, que propõe preparações para o conhecimento.
E
diálogo, que discute assuntos com diferentes interlocutores.
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FGV 2012 - Literatura - Classificação dos Gêneros Literários, Gêneros Literários

Leia também este texto, para responder às questão.



Quando Bauer, o de pés ligeiros, se apoderou da cobiçada esfera, logo o suspeitoso Naranjo lhe partiu ao encalço, mas já Brandãozinho, semelhante à chama, lhe cortou a avançada. A tarde de olhos radiosos se fez mais clara para contemplar aquele combate, enquanto os agudos gritos e imprecações em redor animavam os contendores. A uma investida de Cárdenas, o de fera catadura, o couro inquieto quase se foi depositar no arco de Castilho, que com torva face o repeliu. Eis que Djalma, de aladas plantas, rompe entre os adversários atônitos, e conduz sua presa até o solerte Julinho, que a transfere ao valoroso Didi, e este por sua vez a comunica ao belicoso Pinga. (...)

Assim gostaria eu de ouvir a descrição do jogo entre brasileiros e mexicanos, e a de todos os jogos: à maneira de Homero. Mas o estilo atual é outro, e o sentimento dramático se orna de termos técnicos.

Carlos Drummond de Andrade, Quando é dia de futebol. Rio: Record, 2002.


Ao narrar o jogo entre brasileiros e mexicanos "à maneira de Homero", o autor adota o estilo

A
épico.
B
lírico.
C

satírico.

D
técnico.
E
teatral.
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IF-TO 2016 - Literatura - Gênero Dramático, Gênero Épico ou Narrativo, Gêneros Literários, Gênero Lírico

A literatura é uma linguagem carregada de sentidos, capaz de provocar emoções e reflexão no leitor, expressada através de gêneros literários. Leia as seguintes afirmações:

I – O gênero lírico, através de poesias, expressa o mundo interior, explorando certa musicalidade nas palavras.
II – O gênero épico, através de seus poemas, apresenta um narrador que ressalta a figura do herói.
III – O gênero dramático expõe o conflito do homem em seu mundo. Os textos deste gênero foram feitos para serem encenados.

Analise tais afirmações, e assinale a alternativa correta:

A
Somente as afirmações I e II são verdadeiras.
B
Todas as afirmações (I, II e III) são verdadeiras.
C
Todas as afirmações (I, II e III) são falsas.
D
Somente a afirmação III é verdadeira.
E
Somente as afirmações II e III são verdadeiras.
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CESMAC 2018 - Literatura - Gênero Épico ou Narrativo, Gêneros Literários

Considerado o “príncipe dos poetas de Alagoas”, Jorge de Lima começou a sua vida escrevendo poemas parnasianos. Depois, enamorou-se pelo regionalismo de Gilberto Freyre e, a partir dos anos de 1930, buscou, junto com o poeta mineiro Murilo Mendes, “restaurar a poesia em Cristo”. No entanto, em 1952, Jorge de Lima escreveu aquele que é considerado o seu mais importante poema: “Invenção de Orfeu”. Esse poema é:

A
um longo poema em prosa.
B
um livro composto por cem sonetos.
C
um livro composto todo em “terza rima”.
D
um poema épico em dez cantos.
E
um poema composto em redondilha maior.
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CÁSPER LÍBERO 2011 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Em Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, os quatro fidalgos cavaleiros da ordem de Cristo são aceitos na “barca da Glória”. Diz-lhes o Anjo: “Ó cavaleiros de Deus,/ a vós estou esperando;/ que morrestes pelejando/ por Cristo, Senhor dos Céus!/ Sois livres de todo o mal,/ santos por certo sem falha:/ que quem morre em tal batalha/ merece paz eternal”. Incentivando o engajamento de nobres e camponeses nas Cruzadas, a Igreja, ao garantir a salvação da alma, visava ampliar seu prestígio e expandir seus domínios. Sobre as Cruzadas, é correto afirmar que:

A
Uma das condições que possibilitaram seu surgimento foi o aumento da população europeia. Contudo, a epidemia que se alastrou pela Europa no século XI (e dizimou a população) fez com que, a partir da terceira Cruzada, os camponeses fossem obrigados a se juntar às expedições.
B
Foi apenas na última das Cruzadas, em 1270, que as negociações do papa, envolvendo a cessão de alguns mercados europeus ao domínio turco, levaram à permissão das peregrinações cristãs ocidentais a Jerusalém.
C
. Muitos nobres aderiram às Cruzadas com o objetivo de conquistar terras e, por essa razão, levaram consigo grupos de camponeses, especialmente crianças, para trabalhar como servos nos novos domínios.
D
Possibilitaram o comércio com o Oriente, o que aumentou a pressão sobre os servos, visando ao aumento da produção excedente para alimentar o comércio. Em longo prazo, porém, a dinamização que as Cruzadas imprimiram à sociedade contribuiu para a desestabilização das relações feudais.
E
Resultaram na reabertura do mar Mediterrâneo à navegação europeia, aumentando a circulação de pessoas e riquezas na Europa. A crescente população urbana e os comerciantes interessados nesse novo dinamismo foram aliados fundamentais para a conquista de Jerusalém, em 1270.
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CÁSPER LÍBERO 2011 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Em Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, o Anjo se recusa a embarcar o sapateiro. “Essa barca que lá está/ leva quem rouba de praça (...) Tu roubaste bem trint’anos/ o povo com teu mester”. No período da baixa Idade Média, os artesãos organizavam-se em corporações de ofício que tinham como função, entre outras, definir padrões de preço e qualidade. Sobre essas corporações, é correto afirmar que:

A
Eram organizações urbanas de produtores que se distinguiam dos servos pela liberdade de propriedade e pelo direito de ir e vir, as quais se legitimavam pelo poder público municipal, contraposto ao poder exercido pelos senhores feudais.
B
Serviam aos interesses dos mestres tradicionais, que se vinculavam aos senhores feudais como servos. Por meio dessas corporações, os mestres monopolizavam a produção artesanal e garantiam aos familiares exclusividade como aprendizes.
C
Não foram respeitadas pelos artesãos e não puderam impedir a acumulação de riqueza em dinheiro, dando origem às manufaturas modernas, baseadas no trabalho livre assalariado e desvinculando-se definitivamente do modo de vida pautado pela moral cristã.
D
Foram apoiadas pelos senhores feudais em razão do aumento de impostos que a organização coletiva e o incremento da produtividade geraram. Igual apoio lhes deu a Igreja, que viu ampliarem os donativos provenientes da classe dos artesãos.
E
A função social central delas era a de manter os preços dos produtos manufaturados acessíveis aos vilões e camponeses, realizando a integração entre cidade e campo, garantindo o equilíbrio da sociedade feudal.
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CÁSPER LÍBERO 2011 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Sobre Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, é correto afirmar que:

A
A obra cativa pelo lirismo, ao mesmo tempo em que intriga pela estrutura caprichosamente montada, dando ensejo a uma abordagem doutrinal que incorpora, ao lado dos elementos poéticos, comédia, drama de costumes e bucolismo.
B
A transposição de um plano a outro – do político ao litúrgico – é perfeitamente adequada à peça, e toda a discussão acerca da figura do Anjo aponta, então, para seu caráter religioso, seu papel de representante de Deus na Terra.
C
O tema do juízo final é exposto já no monólogo inicial da peça, definindo com clareza a aversão à morte – em tom de comédia ligeira – por parte de todos os personagens, à exceção do Judeu.
D
Como em toda alegoria, o tema tratado em tom solene – a vida em sua dimensão profana e religiosa – logo é reinterpretado no estilo das comédias de costumes, à luz das experiências mais prosaicas.
E
A qualidade essencial da arte vicentina – o lirismo – falta completamente nessa obra. A peça vale pela palpitante atualidade com que o autor passou em revista a sociedade de seu tempo, espectadora da própria representação, e advertida dos pecados que a privam da salvação eterna.
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CÁSPER LÍBERO 2011 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Sobre Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, é correto afirmar que:

A
A figura dramática do Parvo serve para tornar mais clara a baixeza das outras personagens que aparecem no cais, já que ele, o único provido de juízo, é capaz de reconhecer que o que elas fizeram em vida não lhes dá direito de embarcar para a Glória.
B
A peça procura endossar algumas crenças bastante comuns na época, apontando, por exemplo, que ouvir missas ou pedir para que estas fossem rezadas garantiam, às vezes, a salvação daqueles que se esquecessem de viver de acordo com os preceitos cristãos.
C
Ao representar tipos humanos considerados baixos, a peça parece querer alertar para a necessidade urgente de se corrigirem os costumes de acordo com a tradição cristã. Para tanto, nada melhor do que representar os vícios em sua forma mais vil, através da ridicularização das personagens que o cometeram.
D
A disputa que se dá entre as personagens e os representantes das barcas revela a necessidade de se conhecer a compaixão, e esta se torna urgente para os espectadores que ainda têm a possibilidade de entrar na barca do Anjo, se tiverem uma vida correta, sem pecados.
E
Através do riso, propiciado pela falta de decoro e pela ridicularização da cegueira dos personagens, que admitem que seus atos sejam considerados dignos de censura, o espectador é levado a reconhecer quais ações impedirão que seja aceito na barca do Anjo.
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FMO 2019 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Madame Clessi – Quer falar comigo?
Alaíde [aproximando-se, fascinada] – Quero, sim. Queria...
Madame Clessi – Vou botar um disco. [dirige-se para a invisível vitrola, com Alaíde atrás.]
Alaíde – A senhora não morreu?
Madame Clessi – Vou botar um samba. Esse aqui não é muito bom. Mas vai assim mesmo. [Samba surdinando.] Está vendo como estou gorda, velha, cheia de varizes e de dinheiro?
Alaíde – Li o seu diário.
Madame Clessi [céptica] – Leu? Duvido! Onde?
Alaíde [afirmativa] – Li, sim. Quero morrer agora mesmo, se não é verdade!
Madame Clessi – Então diga como é que começa. [Clessi fala de costas para Alaíde.]
Alaíde [recordando] – Quer ver? É assim... [ligeira pausa] “ontem, fui com Paulo a Paineiras”... [feliz] É assim que começa.
Madame Clessi [evocativa] – Assim mesmo. É.
Alaíde [perturbada] – Não sei como a senhora pôde escrever aquilo! Como teve coragem! Eu não tinha!
Madame Clessi [à vontade] – Mas não é só aquilo. Tem outras coisas.
Alaíde [excitada] – Eu sei. Tem muito mais. Fiquei!... [inquieta] Meu Deus! Não sei o que é que eu tenho. É uma coisa – não sei. Por que é que eu estou aqui?
Madame Clessi – É a mim que você pergunta?

(RODRIGUES, Nelson. Vestido de Noiva. In: Texto Completo de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1981.)


Considerando o estudo acerca dos gêneros literários, pode-se afirmar que o texto anterior pertence ao gênero dramático e que tal classificação justifica-se

A
tendo em vista o emprego do personagem dramático cujas emoções baseiam-se em saudosismo e subjetivismo pessimista.
B
por apresentar personagens que representam sentimentos e valores coletivos na defesa de um princípio moral instituído também de forma coletiva.
C
de acordo com as características textuais apresentadas, dentre as quais estão a presença de diálogos e o predomínio do discurso em segunda pessoa.
D
analisando o tipo de conteúdo apresentado que ressalta o mundo interior, demonstrando – predominantemente – emoções, sentimentos e estados de espírito.
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Inatel 2019 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Vista de cima, a imensa estrada parece uma cicatriz na floresta.  

Apesar de seu teatro ter sido desenvolvido no ambiente da corte, era antes de tudo rudimentar, popular e primitivo. Era usado, basicamente, como entretenimento. O autor em questão é:

A
Martins Pena;
B
José de Alencar;
C
Gil Vicente;
D
Artur Azevedo;
E
Sá de Miranda.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

As passagens abaixo foram extraídas de Auto da barca do inferno, de Gil Vicente (1465?-1536), e das 95 Teses, de Martinho Lutero (1483-1546), obras tornadas públicas no ano de 1517, respectivamente, em Portugal e no Sacro Império Germânico.


Texto I

“DIABO – Pois entrai! Eu tangerei
e faremos um serão.
Essa dama, é ela vossa?
FRADE – Por minha a tenho eu,
E sempre a tive de meu.
DIABO – Fizestes bem, que é formosa!
E não vos punham lá grosa [reprovação]
No vosso convento santo?
FRADE – E eles fazem outro tanto!
DIABO – Que coisa tão preciosa...
Entrai, padre reverendo!
FRADE – Para onde levais gente?
DIABO – Para aquele fogo ardente
Que não temestes vivendo.
(...)
FRADE – (...) Como? Por ser namorado
E folgar com uma mulher
Se há-de um frade perder,
Com tanto salmo rezado?”


Texto II

“(...) 27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda
lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu]. (...)
45. Deve-se ensinar aos cristãos que quem vê um carente e o negligencia para
gastar com indulgências obtém para si não as indulgências do papa, mas a ira de
Deus. (...)
48. Deve ensinar-se aos cristãos que, ao conceder perdões, o papa tem mais desejo
(assim como tem mais necessidade) de oração devota em seu favor do que do
dinheiro que se está pronto a pagar. (...)”


Sobre esses autores, é correto afirmar:

A
As críticas de Gil Vicente à Igreja Católica fizeram com que ele fosse condenado pela Santa Inquisição à morte na fogueira, e que suas obras passassem a constar no Index de livros proibidos.
B
A venda de indulgências por parte da Igreja Católica, criticada nas teses de Lutero, foi um dos fatos que levaram ao Cisma Papal, principal crise que antecede a Reforma Protestante.
C
Lutero apoiou a revolta camponesa de 1524 no Sacro Império Germânico contra a nobreza, liderada por Thomas Müntzer, por ter sido republicano e defensor incansável das camadas mais populares.
D
Gil Vicente defendeu a necessidade do fim do celibato dos padres, do mesmo modo que fazia a doutrina luterana com seus sacerdotes.
E
A crítica à corrupção no clero e à deturpação dos textos cristãos é comum ao humanismo vicentino e ao texto que deu origem à Reforma Protestante.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Empregada desde a Antiguidade, a alegoria foi com frequência cultivada na Idade Média cavaleiro-cristã, a exemplo do Auto da barca do inferno, de Gil Vicente. Tomando por base essa peça, é correto afirmar que o emprego do discurso alegórico constitui:

A
O ato de pensar e de conferir nome às coisas, ao deflagrar a palavra que denomina o objeto ou o pensamento que organiza a sucessão de palavras.
B
Um discurso apresentado com um sentido próprio e que serve de comparação para tornar inteligível um outro sentido que não é expresso.
C
Uma manifestação evocativa, mágica ou mística que, por convenção arbitrária, representa ou designa uma realidade complexa.
D
Uma crítica das instituições ou pessoas por meio da qual se censuram os males da sociedade ou dos indivíduos.
E
Um confronto entre dois ou mais seres de naturezas diferentes, a fim de ressaltar um deles por elevado grau de abstração.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Sobre Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, é correto afirmar que:

A
A peça apresenta uma impagável visão satírica de fundo pagão, já que empreende um ataque violento às mazelas de todas as classes sociais, desde o homem do campo até o rei e o Papa.
B
A peça trata de forma figurada do dilema do homem entre as forças do bem e as solicitações sedutoras do mal, apresentando as misérias da vida, por meio de personagens que, às voltas com sua pequenez, estão presas às realidades terrenas.
C
Na peça, o autor associa o teatro religioso ao teatro de crítica social, reabilitando o próprio mistério medieval, sem deixar de explorar conteúdos alegóricos e romanescos.
D
A estrutura interna da peça é bastante complexa, exigindo um alto poder na descrição dos tipos e na sucessão dos quadros, à maneira das novelas de cavalaria ou, mais modernamente, do teatro de revista.
E
A galeria dos tipos humanos que desfilam na peça é riquíssima e o inventário de seus vícios, incontável. A trama ridiculariza, sobretudo, a imperícia dos médicos, as práticas da feitiçaria, a ostentação dos nobres e o relaxamento dos costumes do clero.
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UEPB 2011, UEPB 2011 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Em relação à peça As velhas, de Lourdes Ramalho, marque a única questão que não se coaduna com o texto dramatúrgico:

A
O termo velhas diz respeito tanto à faixa etária das protagonistas do enredo (faixa etária relativa à época e ao contexto social representados) quanto àquilo que também representam para além da idade: os conflitos sociais e humanos a que os sujeitos são submetidos, ou seja, as velhas questões que os sujeitos continuam enfrentando na escala temporal.
B
A disputa em que são colocadas as personagens Mariana e Vina é ferrenhamente defendida até o final da peça, quando as velhas compreendem que não é necessário, depois de longos anos, se tornarem solidárias. Por isso assumem a dor sentida e caminham por estradas contrárias na busca de alcançar objetivos comuns.
C
Um dos temas da peça As velhas, que não está no centro do enredo, mas aparece como pano de fundo, diz respeito às práticas fraudulentas em programas sociais e oficiais do governo que são adotadas como medidas emergenciais para “ajudar” a população comumente flagelada por um desastre climático ou natural e que, por essa razão, é incluído no rol dos sujeitos em estado de calamidade pública.
D
Ao final da peça, as antigas relações de oposição das protagonistas (Mariana e Vina) são mudadas para o enfrentamento de situações referentes às duas mulheres, de forma que as noções de vencedora e vencida não são aplicáveis a esse contexto específico do enredo.
E
O enredo de As velhas traz à cena uma questão bastante atual: se não a difícil manutenção de uma família, por parte da mulher, sem a ajuda do marido e/ou companheiro, pelo menos o enfrentamento da questão, deslocando o papel de provedor do homem, alocando-o na figura do sujeito feminino.
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FMO 2019 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Madame Clessi – Quer falar comigo?
Alaíde [aproximando-se, fascinada] – Quero, sim. Queria...
Madame Clessi – Vou botar um disco. [dirige-se para a invisível vitrola, com Alaíde atrás.]
Alaíde – A senhora não morreu?
Madame Clessi – Vou botar um samba. Esse aqui não é muito bom. Mas vai assim mesmo. [Samba surdinando.] Está vendo como estou gorda, velha, cheia de varizes e de dinheiro?
Alaíde – Li o seu diário. Madame Clessi [céptica] – Leu? Duvido! Onde? Alaíde [afirmativa] – Li, sim. Quero morrer agora mesmo, se não é verdade!
Madame Clessi – Então diga como é que começa. [Clessi fala de costas para Alaíde.]
Alaíde [recordando] – Quer ver? É assim... [ligeira pausa] “ontem, fui com Paulo a Paineiras”... [feliz] É assim que começa.
Madame Clessi [evocativa] – Assim mesmo. É.
Alaíde [perturbada] – Não sei como a senhora pôde escrever aquilo! Como teve coragem! Eu não tinha!
Madame Clessi [à vontade] – Mas não é só aquilo. Tem outras coisas.
Alaíde [excitada] – Eu sei. Tem muito mais. Fiquei!... [inquieta] Meu Deus! Não sei o que é que eu tenho. É uma coisa – não sei. Por que é que eu estou aqui?
Madame Clessi – É a mim que você pergunta?


(RODRIGUES, Nelson. Vestido de Noiva. In: Texto Completo de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1981.)


Considerando o estudo acerca dos gêneros literários, pode-se afirmar que o texto anterior pertence ao gênero dramático e que tal classificação justifica-se

A
tendo em vista o emprego do personagem dramático cujas emoções baseiam-se em saudosismo e subjetivismo pessimista.
B
por apresentar personagens que representam sentimentos e valores coletivos na defesa de um princípio moral instituído também de forma coletiva.
C
de acordo com as características textuais apresentadas, dentre as quais estão a presença de diálogos e o predomínio do discurso em segunda pessoa.
D
analisando o tipo de conteúdo apresentado que ressalta o mundo interior, demonstrando – predominantemente – emoções, sentimentos e estados de espírito.
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UFVJM-MG 2019 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Uma das características mais marcantes do teatro de Nelson Rodrigues está na revelação de desejos reprimidos nos seus personagens. Tal característica pode ser analisada como uma patologia social, fator central para a explicação dos casos de violência desencadeados. Nesse sentido, muitos personagens de O beijo no asfalto (1960) carregam desejos que procuram reprimir ou esconder.

Associe os personagens a seus desejos reprimidos.

1 – Aprígio
2 – Dália
3 – Cunha

( ) Possui ciúmes do casamento da irmã
( ) Ama Arandir
( ) Possui prazer em agir com violência

ASSINALE a alternativa que contém a associação correta.

A
1 - 2 – 3
B
2 – 3 – 1
C
2 – 1 – 3
D
3 – 1 – 2
6fdd4472-d8
UEPA 2011 - Literatura - Gêneros Literários, Gênero Lírico

Cantiga

Senhora, partem tam tristes
meus olhos por vós, meu bem,
que nunca tam tristes vistes
outros nenhuns por ninguém.

Tam tristes, tam saudosos,
tam doentes da partida,
tam cansados, tam chorosos,
da morte mais desejosos
cem mil vezes que da vida.
Partem tam tristes os tristes,
Tam fora d’esperar bem,
que nunca tam tristes vistes
outros nenhuns por ninguém.

(João Reis de Castelo-Branco. In: Antologia da poesia portuguesa)

Sobre o texto acima, pertencente ao Trovadorismo Português, é correto afirmar que:

A
Trata-se de uma cantiga de amigo, pois o sentimento é feminino.
B
Trata-se de uma cantiga de escárnio, pois apresenta sátiras indiretas a uma mulher.
C
Trata-se de uma cantiga de amor, pois apresenta a vassalagem amorosa.
D
Trata-se de uma cantiga de maldizer, pois critica diretamente o adultério feminino.
E
Quanto à forma, trata-se de uma cantiga de refrão.