Questõessobre Gênero Dramático

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Foram encontradas 23 questões
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IF-TO 2016 - Literatura - Gênero Dramático, Gênero Épico ou Narrativo, Gêneros Literários, Gênero Lírico

A literatura é uma linguagem carregada de sentidos, capaz de provocar emoções e reflexão no leitor, expressada através de gêneros literários. Leia as seguintes afirmações:

I – O gênero lírico, através de poesias, expressa o mundo interior, explorando certa musicalidade nas palavras.
II – O gênero épico, através de seus poemas, apresenta um narrador que ressalta a figura do herói.
III – O gênero dramático expõe o conflito do homem em seu mundo. Os textos deste gênero foram feitos para serem encenados.

Analise tais afirmações, e assinale a alternativa correta:

A
Somente as afirmações I e II são verdadeiras.
B
Todas as afirmações (I, II e III) são verdadeiras.
C
Todas as afirmações (I, II e III) são falsas.
D
Somente a afirmação III é verdadeira.
E
Somente as afirmações II e III são verdadeiras.
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CÁSPER LÍBERO 2011 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Em Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, os quatro fidalgos cavaleiros da ordem de Cristo são aceitos na “barca da Glória”. Diz-lhes o Anjo: “Ó cavaleiros de Deus,/ a vós estou esperando;/ que morrestes pelejando/ por Cristo, Senhor dos Céus!/ Sois livres de todo o mal,/ santos por certo sem falha:/ que quem morre em tal batalha/ merece paz eternal”. Incentivando o engajamento de nobres e camponeses nas Cruzadas, a Igreja, ao garantir a salvação da alma, visava ampliar seu prestígio e expandir seus domínios. Sobre as Cruzadas, é correto afirmar que:

A
Uma das condições que possibilitaram seu surgimento foi o aumento da população europeia. Contudo, a epidemia que se alastrou pela Europa no século XI (e dizimou a população) fez com que, a partir da terceira Cruzada, os camponeses fossem obrigados a se juntar às expedições.
B
Foi apenas na última das Cruzadas, em 1270, que as negociações do papa, envolvendo a cessão de alguns mercados europeus ao domínio turco, levaram à permissão das peregrinações cristãs ocidentais a Jerusalém.
C
. Muitos nobres aderiram às Cruzadas com o objetivo de conquistar terras e, por essa razão, levaram consigo grupos de camponeses, especialmente crianças, para trabalhar como servos nos novos domínios.
D
Possibilitaram o comércio com o Oriente, o que aumentou a pressão sobre os servos, visando ao aumento da produção excedente para alimentar o comércio. Em longo prazo, porém, a dinamização que as Cruzadas imprimiram à sociedade contribuiu para a desestabilização das relações feudais.
E
Resultaram na reabertura do mar Mediterrâneo à navegação europeia, aumentando a circulação de pessoas e riquezas na Europa. A crescente população urbana e os comerciantes interessados nesse novo dinamismo foram aliados fundamentais para a conquista de Jerusalém, em 1270.
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CÁSPER LÍBERO 2011 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Em Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, o Anjo se recusa a embarcar o sapateiro. “Essa barca que lá está/ leva quem rouba de praça (...) Tu roubaste bem trint’anos/ o povo com teu mester”. No período da baixa Idade Média, os artesãos organizavam-se em corporações de ofício que tinham como função, entre outras, definir padrões de preço e qualidade. Sobre essas corporações, é correto afirmar que:

A
Eram organizações urbanas de produtores que se distinguiam dos servos pela liberdade de propriedade e pelo direito de ir e vir, as quais se legitimavam pelo poder público municipal, contraposto ao poder exercido pelos senhores feudais.
B
Serviam aos interesses dos mestres tradicionais, que se vinculavam aos senhores feudais como servos. Por meio dessas corporações, os mestres monopolizavam a produção artesanal e garantiam aos familiares exclusividade como aprendizes.
C
Não foram respeitadas pelos artesãos e não puderam impedir a acumulação de riqueza em dinheiro, dando origem às manufaturas modernas, baseadas no trabalho livre assalariado e desvinculando-se definitivamente do modo de vida pautado pela moral cristã.
D
Foram apoiadas pelos senhores feudais em razão do aumento de impostos que a organização coletiva e o incremento da produtividade geraram. Igual apoio lhes deu a Igreja, que viu ampliarem os donativos provenientes da classe dos artesãos.
E
A função social central delas era a de manter os preços dos produtos manufaturados acessíveis aos vilões e camponeses, realizando a integração entre cidade e campo, garantindo o equilíbrio da sociedade feudal.
299e6817-ec
CÁSPER LÍBERO 2011 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Sobre Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, é correto afirmar que:

A
A obra cativa pelo lirismo, ao mesmo tempo em que intriga pela estrutura caprichosamente montada, dando ensejo a uma abordagem doutrinal que incorpora, ao lado dos elementos poéticos, comédia, drama de costumes e bucolismo.
B
A transposição de um plano a outro – do político ao litúrgico – é perfeitamente adequada à peça, e toda a discussão acerca da figura do Anjo aponta, então, para seu caráter religioso, seu papel de representante de Deus na Terra.
C
O tema do juízo final é exposto já no monólogo inicial da peça, definindo com clareza a aversão à morte – em tom de comédia ligeira – por parte de todos os personagens, à exceção do Judeu.
D
Como em toda alegoria, o tema tratado em tom solene – a vida em sua dimensão profana e religiosa – logo é reinterpretado no estilo das comédias de costumes, à luz das experiências mais prosaicas.
E
A qualidade essencial da arte vicentina – o lirismo – falta completamente nessa obra. A peça vale pela palpitante atualidade com que o autor passou em revista a sociedade de seu tempo, espectadora da própria representação, e advertida dos pecados que a privam da salvação eterna.
299b1b49-ec
CÁSPER LÍBERO 2011 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Sobre Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, é correto afirmar que:

A
A figura dramática do Parvo serve para tornar mais clara a baixeza das outras personagens que aparecem no cais, já que ele, o único provido de juízo, é capaz de reconhecer que o que elas fizeram em vida não lhes dá direito de embarcar para a Glória.
B
A peça procura endossar algumas crenças bastante comuns na época, apontando, por exemplo, que ouvir missas ou pedir para que estas fossem rezadas garantiam, às vezes, a salvação daqueles que se esquecessem de viver de acordo com os preceitos cristãos.
C
Ao representar tipos humanos considerados baixos, a peça parece querer alertar para a necessidade urgente de se corrigirem os costumes de acordo com a tradição cristã. Para tanto, nada melhor do que representar os vícios em sua forma mais vil, através da ridicularização das personagens que o cometeram.
D
A disputa que se dá entre as personagens e os representantes das barcas revela a necessidade de se conhecer a compaixão, e esta se torna urgente para os espectadores que ainda têm a possibilidade de entrar na barca do Anjo, se tiverem uma vida correta, sem pecados.
E
Através do riso, propiciado pela falta de decoro e pela ridicularização da cegueira dos personagens, que admitem que seus atos sejam considerados dignos de censura, o espectador é levado a reconhecer quais ações impedirão que seja aceito na barca do Anjo.
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FMO 2019 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Madame Clessi – Quer falar comigo?
Alaíde [aproximando-se, fascinada] – Quero, sim. Queria...
Madame Clessi – Vou botar um disco. [dirige-se para a invisível vitrola, com Alaíde atrás.]
Alaíde – A senhora não morreu?
Madame Clessi – Vou botar um samba. Esse aqui não é muito bom. Mas vai assim mesmo. [Samba surdinando.] Está vendo como estou gorda, velha, cheia de varizes e de dinheiro?
Alaíde – Li o seu diário.
Madame Clessi [céptica] – Leu? Duvido! Onde?
Alaíde [afirmativa] – Li, sim. Quero morrer agora mesmo, se não é verdade!
Madame Clessi – Então diga como é que começa. [Clessi fala de costas para Alaíde.]
Alaíde [recordando] – Quer ver? É assim... [ligeira pausa] “ontem, fui com Paulo a Paineiras”... [feliz] É assim que começa.
Madame Clessi [evocativa] – Assim mesmo. É.
Alaíde [perturbada] – Não sei como a senhora pôde escrever aquilo! Como teve coragem! Eu não tinha!
Madame Clessi [à vontade] – Mas não é só aquilo. Tem outras coisas.
Alaíde [excitada] – Eu sei. Tem muito mais. Fiquei!... [inquieta] Meu Deus! Não sei o que é que eu tenho. É uma coisa – não sei. Por que é que eu estou aqui?
Madame Clessi – É a mim que você pergunta?

(RODRIGUES, Nelson. Vestido de Noiva. In: Texto Completo de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1981.)


Considerando o estudo acerca dos gêneros literários, pode-se afirmar que o texto anterior pertence ao gênero dramático e que tal classificação justifica-se

A
tendo em vista o emprego do personagem dramático cujas emoções baseiam-se em saudosismo e subjetivismo pessimista.
B
por apresentar personagens que representam sentimentos e valores coletivos na defesa de um princípio moral instituído também de forma coletiva.
C
de acordo com as características textuais apresentadas, dentre as quais estão a presença de diálogos e o predomínio do discurso em segunda pessoa.
D
analisando o tipo de conteúdo apresentado que ressalta o mundo interior, demonstrando – predominantemente – emoções, sentimentos e estados de espírito.
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Inatel 2019 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Vista de cima, a imensa estrada parece uma cicatriz na floresta.  

Apesar de seu teatro ter sido desenvolvido no ambiente da corte, era antes de tudo rudimentar, popular e primitivo. Era usado, basicamente, como entretenimento. O autor em questão é:

A
Martins Pena;
B
José de Alencar;
C
Gil Vicente;
D
Artur Azevedo;
E
Sá de Miranda.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

As passagens abaixo foram extraídas de Auto da barca do inferno, de Gil Vicente (1465?-1536), e das 95 Teses, de Martinho Lutero (1483-1546), obras tornadas públicas no ano de 1517, respectivamente, em Portugal e no Sacro Império Germânico.


Texto I

“DIABO – Pois entrai! Eu tangerei
e faremos um serão.
Essa dama, é ela vossa?
FRADE – Por minha a tenho eu,
E sempre a tive de meu.
DIABO – Fizestes bem, que é formosa!
E não vos punham lá grosa [reprovação]
No vosso convento santo?
FRADE – E eles fazem outro tanto!
DIABO – Que coisa tão preciosa...
Entrai, padre reverendo!
FRADE – Para onde levais gente?
DIABO – Para aquele fogo ardente
Que não temestes vivendo.
(...)
FRADE – (...) Como? Por ser namorado
E folgar com uma mulher
Se há-de um frade perder,
Com tanto salmo rezado?”


Texto II

“(...) 27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda
lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu]. (...)
45. Deve-se ensinar aos cristãos que quem vê um carente e o negligencia para
gastar com indulgências obtém para si não as indulgências do papa, mas a ira de
Deus. (...)
48. Deve ensinar-se aos cristãos que, ao conceder perdões, o papa tem mais desejo
(assim como tem mais necessidade) de oração devota em seu favor do que do
dinheiro que se está pronto a pagar. (...)”


Sobre esses autores, é correto afirmar:

A
As críticas de Gil Vicente à Igreja Católica fizeram com que ele fosse condenado pela Santa Inquisição à morte na fogueira, e que suas obras passassem a constar no Index de livros proibidos.
B
A venda de indulgências por parte da Igreja Católica, criticada nas teses de Lutero, foi um dos fatos que levaram ao Cisma Papal, principal crise que antecede a Reforma Protestante.
C
Lutero apoiou a revolta camponesa de 1524 no Sacro Império Germânico contra a nobreza, liderada por Thomas Müntzer, por ter sido republicano e defensor incansável das camadas mais populares.
D
Gil Vicente defendeu a necessidade do fim do celibato dos padres, do mesmo modo que fazia a doutrina luterana com seus sacerdotes.
E
A crítica à corrupção no clero e à deturpação dos textos cristãos é comum ao humanismo vicentino e ao texto que deu origem à Reforma Protestante.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Empregada desde a Antiguidade, a alegoria foi com frequência cultivada na Idade Média cavaleiro-cristã, a exemplo do Auto da barca do inferno, de Gil Vicente. Tomando por base essa peça, é correto afirmar que o emprego do discurso alegórico constitui:

A
O ato de pensar e de conferir nome às coisas, ao deflagrar a palavra que denomina o objeto ou o pensamento que organiza a sucessão de palavras.
B
Um discurso apresentado com um sentido próprio e que serve de comparação para tornar inteligível um outro sentido que não é expresso.
C
Uma manifestação evocativa, mágica ou mística que, por convenção arbitrária, representa ou designa uma realidade complexa.
D
Uma crítica das instituições ou pessoas por meio da qual se censuram os males da sociedade ou dos indivíduos.
E
Um confronto entre dois ou mais seres de naturezas diferentes, a fim de ressaltar um deles por elevado grau de abstração.
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CÁSPER LÍBERO 2010 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Sobre Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, é correto afirmar que:

A
A peça apresenta uma impagável visão satírica de fundo pagão, já que empreende um ataque violento às mazelas de todas as classes sociais, desde o homem do campo até o rei e o Papa.
B
A peça trata de forma figurada do dilema do homem entre as forças do bem e as solicitações sedutoras do mal, apresentando as misérias da vida, por meio de personagens que, às voltas com sua pequenez, estão presas às realidades terrenas.
C
Na peça, o autor associa o teatro religioso ao teatro de crítica social, reabilitando o próprio mistério medieval, sem deixar de explorar conteúdos alegóricos e romanescos.
D
A estrutura interna da peça é bastante complexa, exigindo um alto poder na descrição dos tipos e na sucessão dos quadros, à maneira das novelas de cavalaria ou, mais modernamente, do teatro de revista.
E
A galeria dos tipos humanos que desfilam na peça é riquíssima e o inventário de seus vícios, incontável. A trama ridiculariza, sobretudo, a imperícia dos médicos, as práticas da feitiçaria, a ostentação dos nobres e o relaxamento dos costumes do clero.
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UEPB 2011, UEPB 2011 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Em relação à peça As velhas, de Lourdes Ramalho, marque a única questão que não se coaduna com o texto dramatúrgico:

A
O termo velhas diz respeito tanto à faixa etária das protagonistas do enredo (faixa etária relativa à época e ao contexto social representados) quanto àquilo que também representam para além da idade: os conflitos sociais e humanos a que os sujeitos são submetidos, ou seja, as velhas questões que os sujeitos continuam enfrentando na escala temporal.
B
A disputa em que são colocadas as personagens Mariana e Vina é ferrenhamente defendida até o final da peça, quando as velhas compreendem que não é necessário, depois de longos anos, se tornarem solidárias. Por isso assumem a dor sentida e caminham por estradas contrárias na busca de alcançar objetivos comuns.
C
Um dos temas da peça As velhas, que não está no centro do enredo, mas aparece como pano de fundo, diz respeito às práticas fraudulentas em programas sociais e oficiais do governo que são adotadas como medidas emergenciais para “ajudar” a população comumente flagelada por um desastre climático ou natural e que, por essa razão, é incluído no rol dos sujeitos em estado de calamidade pública.
D
Ao final da peça, as antigas relações de oposição das protagonistas (Mariana e Vina) são mudadas para o enfrentamento de situações referentes às duas mulheres, de forma que as noções de vencedora e vencida não são aplicáveis a esse contexto específico do enredo.
E
O enredo de As velhas traz à cena uma questão bastante atual: se não a difícil manutenção de uma família, por parte da mulher, sem a ajuda do marido e/ou companheiro, pelo menos o enfrentamento da questão, deslocando o papel de provedor do homem, alocando-o na figura do sujeito feminino.
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FMO 2019 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Madame Clessi – Quer falar comigo?
Alaíde [aproximando-se, fascinada] – Quero, sim. Queria...
Madame Clessi – Vou botar um disco. [dirige-se para a invisível vitrola, com Alaíde atrás.]
Alaíde – A senhora não morreu?
Madame Clessi – Vou botar um samba. Esse aqui não é muito bom. Mas vai assim mesmo. [Samba surdinando.] Está vendo como estou gorda, velha, cheia de varizes e de dinheiro?
Alaíde – Li o seu diário. Madame Clessi [céptica] – Leu? Duvido! Onde? Alaíde [afirmativa] – Li, sim. Quero morrer agora mesmo, se não é verdade!
Madame Clessi – Então diga como é que começa. [Clessi fala de costas para Alaíde.]
Alaíde [recordando] – Quer ver? É assim... [ligeira pausa] “ontem, fui com Paulo a Paineiras”... [feliz] É assim que começa.
Madame Clessi [evocativa] – Assim mesmo. É.
Alaíde [perturbada] – Não sei como a senhora pôde escrever aquilo! Como teve coragem! Eu não tinha!
Madame Clessi [à vontade] – Mas não é só aquilo. Tem outras coisas.
Alaíde [excitada] – Eu sei. Tem muito mais. Fiquei!... [inquieta] Meu Deus! Não sei o que é que eu tenho. É uma coisa – não sei. Por que é que eu estou aqui?
Madame Clessi – É a mim que você pergunta?


(RODRIGUES, Nelson. Vestido de Noiva. In: Texto Completo de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1981.)


Considerando o estudo acerca dos gêneros literários, pode-se afirmar que o texto anterior pertence ao gênero dramático e que tal classificação justifica-se

A
tendo em vista o emprego do personagem dramático cujas emoções baseiam-se em saudosismo e subjetivismo pessimista.
B
por apresentar personagens que representam sentimentos e valores coletivos na defesa de um princípio moral instituído também de forma coletiva.
C
de acordo com as características textuais apresentadas, dentre as quais estão a presença de diálogos e o predomínio do discurso em segunda pessoa.
D
analisando o tipo de conteúdo apresentado que ressalta o mundo interior, demonstrando – predominantemente – emoções, sentimentos e estados de espírito.
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UFVJM-MG 2019 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Uma das características mais marcantes do teatro de Nelson Rodrigues está na revelação de desejos reprimidos nos seus personagens. Tal característica pode ser analisada como uma patologia social, fator central para a explicação dos casos de violência desencadeados. Nesse sentido, muitos personagens de O beijo no asfalto (1960) carregam desejos que procuram reprimir ou esconder.

Associe os personagens a seus desejos reprimidos.

1 – Aprígio
2 – Dália
3 – Cunha

( ) Possui ciúmes do casamento da irmã
( ) Ama Arandir
( ) Possui prazer em agir com violência

ASSINALE a alternativa que contém a associação correta.

A
1 - 2 – 3
B
2 – 3 – 1
C
2 – 1 – 3
D
3 – 1 – 2
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UEPB 2010 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Vejam-se as seguintes expressões e/ou ditos extraídos d’As velhas, de Lourdes Ramalho: igual cantiga de perua – de pior a pior; quem se abaixa demais... aparece; o futuro a Deus pertence; pernas pra que te quero; duro com duro não dá bom muro; todo penso é torto; o pouco com Deus é muito, o muito sem Deus é nada; falou do mau – prepare o pau; cobrir o sol com a peneira.

Sobre a ocorrência desses ditos ou expressões, podemos afirmar:

I - Os ditos e expressões acima demonstram uma pobreza vocabular por parte da dramaturga porque, longe de sair do esquema de apropriação vocabular regional ou local e de se valer de uma dinâmica de maior projeção linguístico-cultural, repete, através dos ditos e expressões, ideias já cimentadas no cancioneiro popular.
II - A apropriação, pela dramaturga, de ditos e expressões do cotidiano popular dá um maior movimento e leveza às falas das personagens, de modo a criar, no leitor (ou no expectador), uma identificação não só com a variante linguística do homem comum, mas, e sobretudo, com a dinâmica do falar popular, através das imagens recorrentes e atualizadas nas expressões citadas.
III - A recorrência, na peça, de expressões/ditos populares ratifica o papel regional ou local da representação literária, embora os conflitos internos das personagens e a dinâmica sociocultural em que elas estão inseridas apontem para questões humanas universais.

Está(ão) correta(s):

A
apenas III
B
apenas I
C
apenas II
D
apenas II e III
E
apenas I e II
c4680d9d-b5
UESPI 2010 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Ainda sobre José Expedito de Carvalho Rêgo, sabemos que, além de escrever Vaqueiros e viscondes, foi autor de muitas outras obras, tanto no gênero romance quanto no gênero teatral. Dentre as obras abaixo, qual podemos apontar como de sua autoria?

A
Malhadinha, Caminhos da Loucura e Caetés.
B
Caminhos da Loucura, O 24 de Janeiro e Grande Sertão.
C
Malhadinha, O Roubo da Custódia e O 24 de janeiro.
D
O Roubo da Custódia, Grande Sertão e Urupês.
E
Urupês, Malhadinha e Fogo Morto.
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UESPI 2011 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

A peça Raimunda Pinto, sim senhor, de Francisco Pereira da Silva, se destaca pelo grande número de personagens. São personagens que compõem a peça:

A
Lindalva, Playboy e Felipe.
B
Isaura, Encantador e Rodrigo.
C
Lindalva, Isaura e Paulo das Bruxas.
D
Oly, Senador Americano e Lindalva.
E
Dr. Renato, Oly e Vivaldo.
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UESPI 2011 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Ainda sobre Raimunda Pinto, sim senhor, de Francisco Pereira da Silva, quais os títulos das demais peças que formam a tetralogia “Raimunda!”?
1) “Raimunda Jovita na roleta da vida ou quis o destino: de Pucella e Ninon”.
2) “Raimunda Pinto na terra dos Yuppies, ou como era bom os esteites”.
3) “O trágico destino de duas Raimundas ou os dois amores de Lampião antes de Maria Bonita e só agora revelados”.
4) “Ramanda e Rudá”
5) “Raimunda: da miséria para o mundo e uma taça de champanhe”.
Estão corretas apenas:

A
1, 2 e 5
B
1, 3 e 4
C
2, 4 e 5
D
3, 4 e 5
E
1, 2 e 4
eaf2cc58-b5
UESPI 2011 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

Raimunda Pinto, sim senhor, de Francisco Pereira da Silva, é a terceira peça de uma tetralogia que começou a ser escrita em 1972. Sobre esta peça, é correto afirmar:

A
Raimunda se destaca pela sua beleza, apesar da sua timidez.
B
apesar dos lábios sensuais, Raimunda não possui os dentes.
C
para a mãe de Raimunda, o diabo peidou na sua cara.
D
para o personagem do Palhaço, Raimunda é uma Miss Praga.
E
ao longo da peça, Raimunda troca o seu nome para Veruska.
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UFBA 2013 - Literatura - Gênero Dramático, Gêneros Literários

De acordo com os estudos teóricos sobre gêneros literários, é correto afirmar:


Na obra dramática, o mundo se apresenta autônomo, com interferência de vários sujeitos.

C
Certo
E
Errado
bc9385c6-b3
UFBA 2013 - Literatura - Gênero Dramático, Gênero Épico ou Narrativo, Gêneros Literários, Gênero Lírico

De acordo com os estudos teóricos sobre gêneros literários, é correto afirmar:


A teoria dos gêneros é um sistema de normas a que os autores têm que se submeter, a fim de produzirem obras literárias puramente líricas, épicas, ou dramáticas.

C
Certo
E
Errado