Questõesde CÁSPER LÍBERO sobre Escolas Literárias
Assinale a opção que apresenta corretamente a análise crítica de Toda poesia, de
Paulo Leminski:
Os três poemas de Paulo Leminski reproduzidos acima apresentam um forte conteúdo:
Poema 1
o bicho alfabeto
tem vinte e três patas
ou quase
por onde ele passa
nascem palavras
e frases
com frases
se fazem asas
palavras
o vento leve
o bicho alfabeto
passa
fica o que não se escreve
Poema 2
operação de vista
De uma noite, vim.
Para uma noite, vamos,
uma rosa de Guimarães
nos ramos de Graciliano.
Finnegans Wake à direita
un coup de dés à esquerda
que coisa pode ser feita
que não seja pura perda?
Poema 3
Um bom poema
leva anos cinco jogando bola,
mais cinco estudando sânscrito,
seis carregando pedra,
nove namorando a vizinha,
sete levando porrada,
quatro andando sozinho,
três mudando de cidade,
dez trocando de assunto,
uma eternidade, eu e você,
caminhando junto
Sobre Tropicália, de Marcelo Machado, é correto afirmar que:
Assinale a opção que apresenta corretamente um excerto de O alienista, de
Machado de Assis, que faz referência a um episódio da Revolução Francesa.
“Aqui jaz um grande poeta. / Nada deixou escrito. / Este silêncio, acredito, / são suas obras completas”. Autoepitáfio. Paulo Leminski.
Pouco antes de morrer, em 1989, aos 44 anos, Leminski já se sabia, como poeta, um peixe fora
d’água no panorama cultural brasileiro, um sobrevivente de uma época. Morreu cercado de um
quase-silêncio, com uma aura de dinossauro porra-louca.
Fonte: TRIGO, Luciano. Máquina de Escrever, um olhar crítico sobre literatura, cinema e artes plásticas. http://g1.globo.com/
platb/maquinadeescrever/2013/03/30/toda-poesia-mostra-a-forca-e-a-fraqueza-de-paulo-leminski/ Adaptado. Publicado
em 30-03-2013. Acesso 17-09-2015.
O autoepitáfio de Leminski, publicado na obra Toda Poesia, relaciona a sua produção com a (o):
Leia os dois textos que seguem.
TEXTO I
Nas últimas décadas do século XIX, as pessoas consideradas loucas eram equiparadas aos indivíduos classificados como desordeiros, unindo-se ao grupo dos incômodos e perigosos, que deveriam ser
postos longe da dita boa sociedade. A loucura adquiria ares de moléstia social.
Fonte: SOUSA, Fábio Henrique Gonçalves. A loucura no século XIX: questão de saúde ou moléstia social? http://www.outrostempos.uema.br/curso/anaisampuh/anaisfabio.htm Acesso 17-09-2015.
TEXTO II
Na obra, O Alienista, Machado de Assis narra a história do Dr. Simão Bacamarte. Leia a paráfrase a
seguir:
Após conquistar respeito em sua carreira de médico na Europa e no Brasil, o Dr. Simão Bacamarte
retorna à sua terra-natal, Itaguaí, para se dedicar ainda mais a sua profissão. Certo dia, o Dr. Bacamarte resolve se dedicar aos estudos da psiquiatria e constrói na cidade um manicômio chamado
Casa Verde, para abrigar todos os loucos da cidade e região.
Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/alienista-resumo-analise-conto-machado-assis-701990.shtml
Adaptado. Acesso 17-09-2015
Os textos referem-se ao contexto histórico do final do século XIX. A partir desse cenário e da obra
de Machado de Assis, é possível afirmar que a sociedade dessa época
Ao invocar "Ggum, o Prometeu africano'', a dedicatória de Mayombe, de Pepetela:
Assinale a opção que identifica corretamente a característica deste excerto de "O burrinho
pedrês", que integra o volume Sagarana, de João Guimarães Rosa:
"As ancas haiançam, e as vagas de dorsos, das vacas e touros, batendo com as caudas,
mugindo no meio, na massa embolada, com atritos de couros, estralas de guampas;
estrondos e baques, e o berro queixoso do gado Junqueira, de chifres imensos, com muita
tristeza, saudade dos campos, querência dos pastos de iá do sertão.''
Assinale a opção que identifica corretamente a característica deste excerto de "O burrinho pedrês", que integra o volume Sagarana, de João Guimarães Rosa:
"As ancas haiançam, e as vagas de dorsos, das vacas e touros, batendo com as caudas, mugindo no meio, na massa embolada, com atritos de couros, estralas de guampas; estrondos e baques, e o berro queixoso do gado Junqueira, de chifres imensos, com muita tristeza, saudade dos campos, querência dos pastos de iá do sertão.''