Questõesde IFF 2018

1
1
Foram encontradas 48 questões
2e756fd8-cc
IFF 2018 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

No mês de março de 2018, o Brasil sediou o 8º Fórum Mundial da Água visando oportunizar um diálogo aberto e democrático, bem como estabelecer compromissos políticos relacionados ao uso racional, à conservação, à proteção, ao planejamento e à gestão deste recurso em todos os setores da sociedade. Sobre a gestão dos recursos hídricos no Brasil, pode-se afirmar que

A
o Sistema Aquífero Guarani (SAG) é uma das duas maiores reservas subterrâneas de água do mundo, sendo cobiçado por empresas multinacionais e que atualmente tem sua gestão compartilhada entre quatro países: Brasil, Bolívia, Colômbia e Uruguai.
B
não existe uma rejeição da maioria da população brasileira à privatização da água, pois este modelo de gestão implica em uma redução do valor final do preço para o consumidor, priorizando a função social deste recurso.
C
inúmeras empresas multinacionais, com interesse na expansão do processo de privatização das águas, participaram deste Fórum.
D
o Sistema Aquífero Guarani pode ser utilizado em toda sua totalidade, pois o recurso está disponível para a captação por ser classificado como aquífero costeiro livre em toda sua extensão territorial.
E
as multinacionais não querem a privatização dos recursos hídricos, pois entendem que o setor estratégico precisa ser de interesse do Estado.
2e79b515-cc
IFF 2018 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária

“É notável, portanto, que a agricultura brasileira na perspectiva da sua mundialização tem se consolidado por meio da aplicação de cultivos voltados a transformarem-se em commodities ou agrocombustíveis que demandam intensa utilização de agrotóxicos.” Este trecho está inserido no trabalho intitulado Geografia do Uso dos agrotóxicos no Brasil e conexões com a União Europeia, elaborado pela Geógrafa Larissa Bombardi no ano de 2017.

Disponível em: https://www.larissabombardi.blog.br/atlas2017. Acesso em: 10 abr. 2018.


Em termos da Geografia do uso dos Agrotóxicos, pode-se afirmar que

A
devido às suas características edafoclimáticas desfavoráveis à produção agrícola, a União Europeia incentiva o uso irrestrito de agrotóxicos para aumentar a produtividade.
B
o aumento do consumo de soja transgênica no Brasil e na União Europeia é responsável pela drástica redução do uso de agrotóxicos.
C
a Lei de Biossegurança, promulgada em 2005, proíbe o uso de agrotóxicos em quaisquer atividades agrícolas realizadas no país.
D
os consumidores estão mais preocupados com a saúde humana e com a qualidade ambiental e, por isso, têm aderido ao consumo de produtos com alta exigência de agrotóxicos oriundos da agricultura orgânica.
E
o Brasil possui uma legislação menos restritiva em relação ao uso dos agrotóxicos do que a União Europeia.
2e7166e9-cc
IFF 2018 - Geografia - População, Crescimento

Número de filhos por mulher na Alemanha é o maior desde 1973

Alemanha 28/03/2018


“O número de nascimentos na Alemanha aumentou pelo quinto ano consecutivo, e a taxa de fecundidade do país chegou ao nível mais alto desde os anos 70, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (28/03) pelo Departamento Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis).

Em 2016, 792.131 crianças nasceram no país, o que significa um crescimento de 7% (54.556 crianças) em relação ao ano anterior e equivale ao total de nascimentos registrado em 1996”.

Disponível em: http://www.dw.com/pt-br/n%C3%BAmero-de-filhos-por-mulher-na-alemanha-%C3%A9-o-maior-desde-1973/a-43171008. Acesso em: 11 abr. 2018.


Considerando os dados divulgados e o cenário apresentado pelo Destatis, um dos fatores responsáveis pelo aumento da taxa de fecundidade na Alemanha é

A
a ausência de políticas de incentivo à natalidade.
B
a maior proporção de mulheres imigrantes que passaram a viver na Alemanha.
C
o controle da nupcialidade no país.
D
a elevada mortalidade infantil.
E
o elevado número de soldados mortos na Síria, gerando o “baby boom”.
2e6db836-cc
IFF 2018 - Geografia - Geografia Política

No dia 08 de março de 2018, o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-Um, convidou o presidente estadunidense Donald Trump para discutir sobre o programa nuclear coreano em uma reunião. No mesmo dia, Trump postou o seguinte texto na rede social Twitter:



O Conselho de Segurança da ONU e os Estados Unidos impuseram várias punições à Coreia do Norte em virtude da continuidade do seu programa nuclear. Na postagem de Trump no Twitter, ele afirma que “as sanções permanecerão até que um acordo seja alcançado”. Assinale a alternativa que apresenta uma das sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU e pelos Estados Unidos à Coreia do Norte:

A
Restrição nas atividades comerciais de exportação e importação, como petróleo e matérias-primas.
B
Autorização para ampliação do programa nuclear naval e energético, restringindo apenas o setor bélico.
C
Concessão de autonomia política e econômica à região da Crimeia, importante território da Coreia do Norte.
D
Fim das relações diplomáticas entre a Coreia do Norte, a China e a Rússia, sob pena de intervenção militar.
E
Proibição de atletas norte-coreanos em participar dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, realizado em Pyeongchang, na Coreia do Sul.
2e6a332a-cc
IFF 2018 - Geografia - Geografia Política

O cartum que segue, publicado no jornal Estado de Minas, é uma homenagem do cartunista Quinho à vereadora Marielle Franco, morta no dia 14 de março de 2018 na cidade do Rio de Janeiro:



A região metropolitana do Rio de Janeiro apresenta intensas contradições socioespaciais, acentuadas pela mercantilização de espaços públicos e pela fragmentação do espaço urbano em nichos segregados socioespacialmente. A profunda corrupção da estrutura hierárquica do Estado e o seu esvaziamento do poder contribuíram para a expansão e o desenvolvimento das atividades criminosas através de “redes ilegais”, que potencializaram os problemas sociais na metrópole. Neste cenário, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o problema social e o sentido crítico, ambos ilustrados no cartum:

A
Desmatamento – proliferação da poluição sonora.
B
Segregação – expansão da xenofobia.
C
Violência – resistência sob a perspectiva do direito à cidade.
D
Favelização – exercício moderado da cidadania.
E
Arborização – concretização dos direitos humanos.
2e630b8e-cc
IFF 2018 - História - Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, História Geral

Após a queda definitiva de Napoleão Bonaparte (1815), sob o novo governo de Luís XVIII, foi estabelecida na França uma nova Constituição que combinou aspectos do absolutismo e do liberalismo. Tratou-se, de certa forma, de uma restauração elitista com o cerceamento de direitos e liberdades individuais conseguidos durante a Revolução Francesa. No governo seguinte, de Carlos X, organizou-se uma nova reação liberal, preparando o palco para a Revolução Liberal de 1830, que, vitoriosa, restabeleceu vários dispositivos liberais anteriormente suprimidos. Em 1848, ocorre uma nova onda revolucionária na França, conhecida como a “Primavera dos Povos”.


Assinale a opção que identifica parte das reivindicações defendidas na denominada “Primavera dos Povos”:

A
Defesa do voto censitário e proibição de os cidadãos provenientes das camadas populares se candidatarem a cargos legislativos, abolição da censura e fim do catolicismo como religião oficial do Estado.
B
Fim da sociedade de classes e da propriedade privada, como forma de se chegar à sociedade comunista defendida por Marx, sob a liderança dos segmentos liberais conservadores tendo à frente o general Cavaignac.
C
Estabelecimento da concentração de poderes nas mãos do rei, como forma de garantir um governo forte e autoritário, capaz de solucionar os problemas sociais e políticos que envolviam a França numa onda de violência e de extrema corrupção nos órgãos públicos.
D
O fim da pena de morte, defesa do sufrágio universal nas eleições, defesa feita pelos socialistas de garantia de emprego, direito de greve e limitação da jornada de trabalho, em suma: a luta pelo fim das condições precárias de vida e de trabalho das populações pobres urbanas.
E
Limitação do voto aos homens livres alfabetizados e maiores de 21 anos, fortalecimento do poder judiciário em detrimento do legislativo e do executivo, reforço do poder militar como garantidor da ordem pública e encarceramento dos elementos discordantes da nova ordem estabelecida após a revolução de 1830.
2e66b0af-cc
IFF 2018 - Atualidades - Política, Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade, Atualidades do ano de 2018

A imagem a seguir é uma foto de parte da região central da cidade de Kigali, capital de Ruanda (África), premiada com o “Habitat Scroll of Honor Award”, em reconhecimento de sua limpeza, segurança e conservação do modelo urbano em 2008.



A gravura foge aos estereótipos que enfatizam uma África vista apenas sob a ótica da pobreza, da fome, das guerras intertribais e dos safáris. Esses estereótipos nos remetem à ideia, equivocada, de um continente selvagem “congelado” no tempo, habitado por povos toscos incapazes de conviver entre si e de se organizar para a construção de sociedades modernas.


Uma das guerras em África ocorreu em Ruanda nos anos 1990, inspirando o roteiro do filme “Hotel Ruanda”. Assinale a alternativa que identifica, SEM ERRO, aspectos da história deste país africano:

A
A guerra dos anos 1990 foi o resultado da exacerbação de conflitos entre as etnias rivais tutsis e hutus, levada a cabo por colonizadores europeus, que acabaram criando as condições do genocídio ao não terem percebido, a tempo, a impossibilidade de convivência entre esses dois grupos étnicos.
B
Apesar da terrível guerra civil em Ruanda, na década de 1990, os conflitos étnicos exacerbados pelo colonialismo europeu arrefeceram no pós-guerra e, buscou-se, entre as etnias, uma forma de purgar as culpas pela violência e morticínios causados pelo conflito com a utilização, entre outros dispositivos, dos tribunais tradicionais (Gacaca) que ajudaram na criação das condições de sociabilidade interétnica, no processo de pacificação e no crescimento econômico-social no país.
C
Essa guerra representa uma pequena demonstração da impossibilidade de convivência pacífica entre diferentes etnias no interior de um mesmo país, o que pode ser considerado como a principal causa dos conflitos violentos na África e do seu consequente subdesenvolvimento. A solução das guerras na África passa, unicamente, pela constituição de um Estado Nacional para cada grupo étnico existente no continente.
D
O caso de Ruanda, embora extremo quanto à violência intertribal, tratou-se de uma situação isolada, considerando o caráter milenar de convivência sempre pacífica entre os milhares de outros grupos étnicos presentes no continente africano.
E
O conflito de Ruanda só ocorreu por causa da negação, por parte das lideranças tribais ruandesas, de uma intervenção humanitária da ONU, a qual já havia sido aprovada por seu Conselho de Segurança desde os primeiros sinais de violência entre tutsis e hutus, no final do século XIX.
2e5c16ae-cc
IFF 2018 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil

Leia o texto a seguir:


“O golpe [civil e militar de 1964] não continha um ideário de governo. Não apontava para uma ditadura civil e militar como o Brasil iria viver, durante mais de uma década. As eleições de 1965 estavam logo ali e havia candidatos animados a disputá-la e vencê-la. O golpe de 1964 foi um projeto contra o governo Jango e as esquerdas. Não havia, de forma definida, um projeto de governo a favor de algo. Depor Goulart e fazer a limpeza política no país era o que se queria. A limpeza era também um contra. Contra os trabalhistas, os comunistas, os sindicalistas, os subversivos em geral. Os que seriam chamados de inimigos da Revolução vitoriosa.”

FERREIRA, Jorge; GOMES, Angela de Castro. 1964: o golpe que derrubou um presidente, pôs fim ao regime democrático e instituiu a ditadura no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. p. 371-372 (grifos no original).


Sobre a dinâmica política brasileira no período que antecede o golpe civil e militar, é CORRETO afirmar que

A
a UDN (União Democrática Nacional), de inspiração liberal e com marca anticomunista, era o partido que congregava a oposição ao trabalhismo, tendo suas principais lideranças apoiado o golpe civil e militar de 1964.
B
o PSD (Partido Social Democrático) era o partido que aglutinava a maioria dos políticos socialistas e comunistas, assim como grande parte dos trabalhadores sindicalizados.
C
o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) foi o partido que mais elegeu presidentes da república entre os anos de 1945 e 1964, graças ao forte enraizamento que possuía nas áreas rurais.
D
um dos setores civis que mais conspiraram a favor do golpe civil e militar de 1964, ao lado de setores das forças armadas, foi o movimento estudantil liderado pela União Nacional dos Estudantes (UNE).
E
a estabilidade da democracia nos anos que antecederam o golpe civil e militar se deu pela constante aliança entre os únicos partidos políticos existentes no período: UDN (União Democrática Nacional), PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e PSD (Partido Social Democrático).
2e5f4db4-cc
IFF 2018 - História - Colonialismo espanhol: Ocupação e exploração do território americano, História da América Latina

Observe a gravura e leia atentamente os textos:



“Em 1519, a cidade do México-Tenochtitlán contava com cerca de 400 mil habitantes, o que significa que, na época, era provavelmente a maior cidade do mundo, e que essa sociedade urbanizada com certeza dispunha de elites perfeitamente formadas para que pudesse funcionar de maneira eficaz. Compreende-se que, para administrar uma cidade de tal importância, os invasores não pudessem se abster dos saberes sofisticados, do prestígio e da influência da nobreza índia. Essa nobreza tinha uma formação notável. Antes da conquista espanhola, era formada em colégios de ensino superior, os calmecac, onde aprendia os saberes, os mitos, os rituais e as artes do mundo pré-colombiano. [...]”

GRUZINSKI, Serge. O renascimento ameríndio. In: NOVAES, Adauto (Org.). A outra margem do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 285-286.


“Muitas vezes os comentadores recentes não esconderam sua admiração por um Estado [asteca] que dedicava tamanha atenção à educação das crianças: tanto os ricos como os pobres são ‘escolarizados’, quer na escola religiosa, quer na escola militar.”

TODOROV, Tzvetan. A Conquista da América. Lisboa: Litoral edições, 1990. p. 105.


A partir da observação da figura e da leitura dos textos, pode-se afirmar que

A
embora existissem grandes aglomerações urbanas na América pré-colombiana, o conceito de sociedade civilizada só pode ser atribuído aos povos europeus na mesma época em questão.
B
alguns povos “ameríndios” desenvolveram civilizações complexas e avançadas, observadas pelos conquistadores europeus na época moderna.
C
tanto a figura quanto os textos são mistificações embasadas nos mitos astecas que influenciaram o imaginário de escritores europeus, idealizando, na América, traços da sua própria civilização.
D
os elementos demonstrados na figura e nos textos são, na verdade, consequência da conquista e do desenvolvimento proporcionado pelos europeus civilizados sob o governo de Fernão Cortez.
E
apesar da existência de cidades na América pré-colombiana e de formas de educação escolarizada, os povos da Europa Ocidental apresentavam, na mesma época, cidades totalmente planejadas, com redes de abastecimento de água e coleta de esgoto bem como a possibilidade de ensino superior a todos os habitantes urbanos e rurais, estabelecendo, dessa forma, um grau mais elevado de civilização.
2e54e4a3-cc
IFF 2018 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

Analise a tabela e as afirmativas que seguem:



I. A corresponde à mitocôndria, presente em todas as células eucarióticas.

II. B corresponde ao Complexo de Golgi, que hidrolisa as moléculas antes de secretá-las.

III. C pode representar a fotólise da água, reação dependente de luz.

IV. A reação D representa a fosforilação oxidativa, que ocorre somente em células animais.


Assinale:

A
Se as afirmativas I e III estiverem corretas.
B
Se as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
C
Se as afirmativas II e IV estiverem corretas.
D
Se as afirmativas III e IV estiverem corretas.
E
Se as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
2e58a070-cc
IFF 2018 - História - História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

“Epopeia empolgante, da arremetida dos leões goytacazes em busca do insultador da Pátria amada! Lições de coragem, de desprendimento, de fé cívica que nos deixaram aqueles destemidos voluntários campistas abandonando as plagas camposinas, nos dias apreensivos de 1865, em busca do Sul, para baterem rijos ao atrevido Paysandu! Somente a 25 de janeiro de 1865 foi que os campistas puderam ter a demorada notícia [...] da invasão do território brasileiro, na província do Mato Grosso, pelas hordas fanáticas do [Solano] López [...]. A alma campista fremiu de patriotismo, e [...] três dias após a tremenda notícia [partiam] [...] os primeiros patriotas. Efetivamente cheio de estoicismo [...] 12 campistas [...] subiam a bordo do vapor [...].”

SOUSA, Horacio. Cyclo Aureo: História do 1º centenário da cidade de Campos 1835-1935. Campos dos Goytacazes, RJ: Essentia, 2014. 1ª edição de 1935. (Memórias Fluminenses: v. 1). p. 129 (adaptado).


O texto foi publicado pela primeira vez no ano de 1935, e trata da participação de voluntários da cidade de Campos dos Goytacazes na Guerra do Paraguai (1864-1870). Analisando historicamente o texto e relacionando-o com o referido conflito, julgue as afirmações a seguir:


I. O Império brasileiro não participou das tensões na região do rio da Prata antes da guerra, só dando atenção política à área quando se iniciaram as ações bélicas, como fica caracterizado no texto pela demora da chegada de notícias sobre o conflito.

II. A participação de voluntários na Guerra do Paraguai foi intensa, tendo partido milhares de soldados de todo o país, tidos, tanto em parte da imprensa da época quanto em parte da historiografia sobre o tema, como nobres voluntários, conforme são caracterizados no texto.

III. O processo político que culmina com o conflito foi fruto exclusivo das ações autoritárias do presidente paraguaio Solano López, que, segundo o texto, liderava “hordas fanáticas” e era um “insultador”.


A(s) afirmação(ões) CORRETA(S) é(são)

A
apenas I.
B
apenas II.
C
apenas III.
D
apenas I e III.
E
apenas II e III.
2e4a3a26-cc
IFF 2018 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

A Terra tem uma idade estimada em 4,6 bilhões de anos e, durante este tempo, os seres vivos surgiram, se modificaram e muitos desapareceram. Muitas teorias sobre a origem da vida e sobre a evolução foram criadas.


Sobre essas teorias é INCORRETO afirmar que

A
na teoria da seleção natural, explicitava-se que a progressão dos organismos era guiada pelo meio ambiente: se o ambiente sofre modificações, os organismos procuram adaptar-se a ele.
B
a teoria da geração espontânea considerava que a vida era o resultado da ação de um princípio ativo sobre a matéria inanimada, a qual se tornava, então, animada. Deste modo, não haveria intervenção sobrenatural no surgimento dos organismos vivos, apenas um fenômeno natural.
C
a biogênese é uma teoria que admite que, para o aparecimento de um organismo, deve haver um indivíduo antecedente.
D
na teoria da seleção natural, afirmava-se que os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.
E
o criacionismo explicava que toda a vida era obra de uma entidade todo poderosa, fato que servia para “mascarar” a não existência de conhecimentos suficientes para se criar uma explicação racional.
2e4d982e-cc
IFF 2018 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Sistema Endócrino Humano

“Um novo adesivo serve para medir o nível de glicose através da pele, o que pode fazer com que milhões de diabéticos não precisem usar agulhas para fazer as medições periódicas, segundo um estudo publicado na revista ‘Nature Nanotechnology’. O adesivo extrai a glicose do fluido entre as células através dos folículos pilosos, aos quais tem acesso individualmente graças a sensores em miniatura que usam uma pequena corrente elétrica, e a recolhe em pequenos reservatórios para medi-la”.

Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/efe/2018/04/09/novo-adesivo-mede-glicose-sem-necessidade-do-uso-de-agulhas.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 10 abr. 2018.


Sobre o diabetes melito, é INCORRETO afirmar que 

A
a presença de glicose na urina é importante sinal para detectá-la.
B
entre os sintomas estão sede excessiva e vontade de urinar com frequência devido à desidratação por causa da hiperglicemia e também alterações de eletrólitos e elevação dos níveis de ureia.
C
o portador da doença pode emagrecer repentinamente devido à degradação de lipídeos e proteínas para obtenção de energia.
D
é caracterizada por deficiência hepática que leva à produção insuficiente de insulina.
E
não há cura definitiva, entretanto há o tratamento que consiste, basicamente, em manter o controle da glicemia para evitar possíveis complicações da doença.
2e4699bf-cc
IFF 2018 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Protistas e algas

Análise preliminar confirma contaminação por açaí em

pacientes com doença de chagas no AM


Os sete casos confirmados de doença de chagas no Amazonas ocorreram por contaminação do açaí. A informação é da Secretaria de Saúde do estado (Susam). Segundo a pasta, todas as pessoas infectadas são da mesma família e ingeriram o alimento.

Os casos foram registrados em Lábrea, a 702 km de Manaus. A Susam afirma que outro ponto que leva as autoridades a afirmarem que a contaminação se deu pelo açaí é que as pessoas da família que não ingeriram o alimento não apresentaram nenhum sintoma da doença.

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), por meio da FVS, reforçou o pedido para que a população tome os cuidados necessários na hora de preparar e consumir os produtos. Bernardino ressalta que o açaí não pode ser visto como vilão. Não é o produto que está suscetível à contaminação, e sim, o modo como ele é preparado.

Disponível em: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/analise-preliminar-confirma-contaminacao-por-acaiem-pacientes-com-doenca-de-chagas-no-am.ghtml. Acesso em: 10 abr. 2018 (adaptado).


O texto se refere ao Mal de Chagas, doença que continua fazendo vítimas no Brasil e em outros países pobres do mundo, e que está sendo dissipada por meio do açaí. Dentre as alternativas apresentadas a seguir, a única inteiramente CORRETA quanto às formas de contágio e prevenção dessa doença é

A
isolamento de pacientes contaminados, para evitar o contágio, pois a doença se propaga também pela inalação do ar contaminado.
B
campanha de vacinação em massa, em todo o estado do Amazonas, para evitar uma epidemia.
C
aplicação de inseticidas em toda a cidade, para eliminação do Aedes aegypti, inseto transmissor do Trypanosoma cruzi, agente causador da doença.
D
vacinação de cães e eliminação de cães de rua, pois eles são reservatórios naturais de protozoários do grupo Trypanosoma.
E
proteção de portas e janelas com telas, a fim de evitar a entrada do barbeiro, inseto transmissor da doença, nas residências.
2e3e7ea4-cc
IFF 2018 - Química - Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas

Os átomos que constituem os elementos químicos são constituídos por três partículas fundamentais: prótons, nêutrons e elétrons, sendo que a quantidade de prótons caracteriza o elemento químico correspondente para aquele átomo. Tomando por base a constituição dos átomos e a distribuição eletrônica dos elementos, marque a alternativa que indica a massa atômica e o grupo (família) na tabela periódica, respectivamente, de um átomo contendo 16 prótons, 16 nêutrons e 18 elétrons:

A
30u; 4A.
B
32u; 4A.
C
32u; 6A.
D
34u; 8A.
E
34u; 6A.
2e3ad228-cc
IFF 2018 - Química - Química Orgânica, Tipos de Reações Orgânicas: Substituição, Adição e Eliminação., Tipos de Reações Orgânicas: Oxidação, Redução e Polimerização.

Os alcenos são hidrocarbonetos que apresentam uma ligação dupla em sua cadeia carbônica, possuindo como fórmula geral CnH2n. Quando reagimos os alcenos com água, ocorre sua hidratação com a formação de alcoóis. Considerando a reação de hidratação do 2-metilbut-2-eno, marque a alternativa que indica o produto orgânico majoritário desta reação:



A


B


C


D


E


2e42e4aa-cc
IFF 2018 - Química - Transformações Químicas e Energia, Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday.

Na corrosão de metais, ocorre a deterioração do material devido a uma reação de oxirredução do metal com o meio. O ferro, por exemplo, é facilmente oxidado quando exposto ao ar e à umidade, formando o óxido de ferro mono-hidratado (Fe2O3 . H2O), conhecido como ferrugem, conforme a reação balanceada a seguir:


                        2 Fe + 1,5 O2 + H2O → Fe2O3 . H2O


      Sabendo que um pedaço de 10,0g de ferro foi exposto ao ar e à umidade, oxidando-se totalmente, qual a massa, aproximada, de ferrugem formada?

Dados de massas atômicas: H= 1,0u; O= 16,0u; Fe= 55,8u. 

A
10,0g.
B
14,3g.
C
15,9g.
D
28,6g.
E
31,8g.
2e3751c2-cc
IFF 2018 - Química - Substâncias e suas propriedades, Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas, Transformações: Estados Físicos e Fenômenos

Uma reação química ocorre quando as ligações entre os átomos das substâncias iniciais (reagentes) são rompidas e são reestabelecidas de outra maneira, formando os produtos. As reações químicas são comuns no nosso cotidiano e muitas vezes podem ser confirmadas por meio de evidências macroscópicas, como desprendimento de gás, mudança de cor, formação ou dissolução de precipitado. A seguir, estão descritas algumas situações do cotidiano:


I. Formação da neve.

II. Queima de um pedaço de papel.

III. Formação da ferrugem.

IV. Sublimação do iodo.

V. Dissolução de sal de cozinha em água.

VI. Amadurecimento de uma fruta.


Assinale a alternativa que contém somente situações que envolvem reações químicas:

A
II, III e VI.
B
I, IV e VI.
C
II, III, V e VI.
D
I, III, V e VI.
E
Todos os itens correspondem a situações que envolvem reações químicas.
2e2bff04-cc
IFF 2018 - Física - Dinâmica, Impulso e Quantidade de Movimento

O ex-jogador de futebol Roberto Carlos ganhou fama por ter um chute muito forte. Em 1997, em um jogo contra a França, ele fez um gol de falta em que a bola chegou à velocidade aproximada de 136,8km/h. Supondo que, nesse chute, a bola de futebol tinha a massa igual a 0,4kg e que o tempo de contato do pé com a bola durante o chute foi 0,1s, a força média exercida sobre a bola foi de aproximadamente

A
193N.
B
178N.
C
163N.
D
152N.
E
139N.
2e2fdb13-cc
IFF 2018 - Física - Transformações Gasosas, Física Térmica - Termologia

Uma das características da revolução industrial foi o aumento da produção. Isso foi possível graças às máquinas térmicas, que usam o fluxo natural de calor entre uma região quente e uma região mais fria para realizar trabalho. O físico e engenheiro Nicolas Léonard Sadi Carnot estabeleceu um limite para o rendimento de máquinas térmicas que operem entre dois reservatórios de calor. Esse limite é alcançado, no ciclo de Carnot, que é composto por

A
duas transformações adiabáticas e duas isobáricas.
B
duas transformações adiabáticas e duas isotérmicas.
C
duas transformações isotérmicas e duas isobáricas.
D
uma transformação isotérmica, uma isobárica e uma adiabática.
E
duas transformações adiabáticas e uma isobárica.