Questõessobre Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment

1
1
Foram encontradas 34 questões
e4ca1dbe-0b
UECE 2021 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil

Na primeira eleição direta para presidente da república realizada após o fim da Ditadura Militar (1964-1985), foi eleito um jovem político alagoano, Fernando Collor de Mello, pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN), e que se apresentava ao país como uma nova feição da política. Governador de Alagoas, passou a ser conhecido na mídia como “Caçador de marajás”, por prometer acabar com a corrupção e estabelecer a modernidade na política brasileira. Atente para o que se diz a seguir sobre esse presidente e assinale afirmação verdadeira.

A
Conseguiu resolver os problemas da economia brasileira através do Plano Collor, marcado pelo confisco das contas correntes e poupanças dos brasileiros por um prazo de dois anos.
B
Empenhou-se em desfazer as reformas de cunho neoliberais realizadas pelo governo Sarney, conduzindo o país ao caos inflacionário.
C
Para promover o desenvolvimento da economia nacional, impôs restrições às importações de produtos industrializados para proteger a indústria nacional.
D
Apesar de externar moralidade, um esquema de corrupção foi exposto por seu irmão, o que ocasionou a instalação de uma CPI e levou o presidente a renunciar tentando fugir do impeachment.
cbd02156-02
MACKENZIE 2019 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil


O presidente Fernando Collor de Mello venceu as eleições de 1989, após 29 anos em que os brasileiros puderam, finalmente, voltar a eleger diretamente o presidente da República. Um fator importante para a vitória de Collor foi o intenso uso do marketing político junto à mídia, decisivo em sua campanha, como ironiza a charge acima. Tal estratégia foi significativa, pois



A
transmitiu a ideia de ser uma “pessoa do povo” que iniciando sua carreira como vereador em Alagoas, pode pelo esforço próprio alcançar o mais alto cargo político no país – o de presidente da República.
B
a campanha do candidato baseava-se na luta contra a corrupção e apoio aos “descamisados”, grupo do qual fez parte no começo de sua carreira, no interior carente do estado de Alagoas.
C
construiu junto ao povo brasileiro a imagem de “caçador de marajás”, defensor do fim de regalias e contra a corrupção; pois, jovem, foi eleito por meio do voto popular, ao cargo de prefeito de Maceió.
D
conseguiu transmitir aos eleitores a imagem de um candidato jovem, “moderno” e “moralizador” que se opunha aos representantes políticos corruptos e conservadores.
E
deu, efetivamente, início a um programa de atendimento às camadas mais pobres da população, ao se colocar ao lado dos “pés-descalços”, como protetor contra os “velhos políticos”.
9deeeef7-5f
ENEM 2020 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, Demandas políticas e sociais no mundo atual, História Geral, História do Brasil

Declaração de Salamanca - 1994

Acreditamos e proclamamos que: toda criança tem direito fundamental à educação e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem; toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas; sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 4 out .2015


Como signatário da Declaração citada, o Brasil comprometeu-se com a elaboração de politicas públicas educacionais que contemplem a

A
criação de privilégios.
B
contenção dos gastos.
C
pluralidade dos sujeitos.
D
padronização do currículo.
E
valorização da meritocracia.
d4410080-02
UECE 2018 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment

Leia atentamente os seguintes excertos:

“A imprensa nacional pôde conhecer melhor o governador de Alagoas a partir dos ataques violentos que ele começou a fazer contra Sarney. A imagem do homem público ‘moderno’, campeão de luta contra a corrupção e ‘caçador de marajás’ passou a ser amplamente divulgada pelos meios de comunicação. O político rico, bem vestido, bronzeado, esportista e que dominava o inglês e o francês fez sucesso no Brasil. (...)”

MOTA, Miriam B., BRAICK, Patrícia R.
História: das cavernas ao terceiro milênio.
1ª ed. São Paulo: Moderna, 2005, p.191.


“(...) Milhões de dólares captados durante a campanha foram desviados por PC, que arcava até com as despesas particulares do presidente e sua esposa. Todos os dias circulavam notícias sobre desvio de dinheiro, uso de verbas públicas com fins particulares, superfaturamento de obras, propinas cobradas por empreiteiras e concorrências fraudulentas. Ministros deixaram seus cargos e a primeira-dama, afastada da presidência de honra da Legião Brasileira de Assistência (LBA), foi acusada de corrupção”.

BARBEIRO, Heródoto; CANTELE, Bruna R.;
SCHNEEBERGER, Carlos Alberto. História: volume único
para o ensino médio. São Paulo: Scipione, 2004, p.465


Apesar de abordarem temas bem atuais, os trechos acima foram publicados em 2005 e 2004, respectivamente, e fazem menção

A
à condição de extrema popularidade do mandato de Luís Inácio Lula da Silva que apesar de todas as acusações, foi reeleito para um segundo mandato em 2006.
B
ao apoio da mídia e da classe média ao governo de José Sarney, em 1985, após a morte de Tancredo Neves e depois a crise devido à situação econômica e ao escândalo das concessões públicas sem licitação.
C
ao governo de Itamar Franco que, apesar de ser vice de Collor, rompeu com o presidente angariando apoio popular, mas que depois o perdeu em função da crise econômica.
D
ao apoio da grande mídia a Fernando Collor de Mello que, depois de eleito presidente em 1989, renunciou devido um processo de impeachment, em meio a acusações feitas pela mídia e por seu próprio irmão.
c7b73492-fd
ENCCEJA 2019 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil

Uma medida adotada por esse plano econômico foi o

Plano Collor foi intervenção mais drástica na economia

    Um Brasil traumatizado com a inflação. É assim que os economistas definem o país que criou o Plano Collor em março de 1990, uma das mais severas intervenções do governo na economia. O pacote tinha como objetivo controlar a inflação que rondava os 2 000% ao ano. A ideia era diminuir a circulação de dinheiro no mercado para inibir o consumo da população e reduzir a inflação.

CASADO, L. Disponível em: http://noticias.r7.com. Acesso em: 20 ago. 2013 (adaptado).

A
aumento da oferta de empregos.
B
fechamento das casas de câmbio.
C
confisco das cadernetas de poupança.
D
estabelecimento de medidas protecionistas.
97135337-00
UEMG 2019 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil

Com o impeachment de Fernando Collor de Mello coube ao seu vice assumir a presidência em caráter definitivo, em 29 de dezembro de 1992, dando prosseguimento à redemocratização do país. Quem assumiu a presidência no lugar de Collor?

A
Fernando Henrique Cardoso.
B
Itamar Franco.
C
José Sarney.
D
Luís Inácio Lula da Silva.
2dfcfbc8-fd
ENCCEJA 2019 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment

O Brasil viveu a década de 1980 e o início dos anos 1990 em crise econômica. Na tentativa de conter os preços, planos econômicos e ministros se sucediam em curto intervalo de tempo, mas foi o Plano Collor, lançado em 1990, o exemplo mais crítico.

PASSARELLI, H. Inflação: um problema que não pode ser esquecido. Disponível em: http://economia.estadao. com.br. Acesso em: 1 ago. 2014 (adaptado).


O plano econômico citado tornou-se rapidamente impopular, pois alterou a vida cotidiana das pessoas ao

A
interferir no custo dos alimentos.
B
restringir a importação de produtos.
C
bloquear o dinheiro das poupanças.
D
modificar as regras de aposentadoria.
4944a57f-f9
Univille 2017 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil

Fernando Collor de Melo, eleito presidente da República por voto direito em 1989, foi o primeiro presidente republicano que sofreu um impeachment (impedimento) na história política do Brasil. Nesse contexto é correto afirmar, exceto:

A
Fernando Collor foi acusado por crime de responsabilidade devido ao esquema de corrupção montado por Paulo César Farias, seu tesoureiro durante a campanha à presidência.
B
Na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que foi instalada na Câmara dos Deputados pesavam sobre o presidente, entre outras acusações, tráfico de influências no governo e de movimentar milhões em dólares nos paraísos fiscais.
C
Apesar do processo de impedimento que determinou o afastamento da presidência da república, Fernando Collor não teve seus direitos políticos cassados e nas eleições seguintes foi eleito senador pelo Estado de Alagoas.
D
No julgamento que aconteceu no Senado, Collor também foi cassado, antes, porém, sem resultado, foram forjados documentos para sugerir que o dinheiro em questão vinha de um empréstimo para campanha feito no Uruguai.
53e3750f-fc
ENCCEJA 2018 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil

Plano Collor foi intervenção mais drástica na economia
Um Brasil traumatizado com a inflação. É assim que os economistas definem o país que criou o Plano Collor em março de 1990, uma das mais severas intervenções do governo na economia. O pacote tinha como objetivo controlar a inflação que rondava os 2 000% ao ano. A ideia era diminuir a circulação de dinheiro no mercado para inibir o consumo da população e reduzir a inflação.
CASADO, L. Disponível em: http://noticias.r7.com. Acesso em: 20 ago. 2013 (adaptado).

Uma medida adotada por esse plano econômico foi o

A
aumento da oferta de empregos.
B
fechamento das casas de câmbio.
C
confisco das cadernetas de poupança.
D
estabelecimento de medidas protecionistas.
b55e0339-e6
CÁSPER LÍBERO 2018 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil

Itamar Franco foi o 33° presidente do Brasil, tendo governado o país de 1992 a 1994, ocupando o posto de seu antecessor, Fernando CoSlor de Mello, A respeito da sua chegada ao poder e do seu governo, é correto afirmar: 

A
venceu Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno das eleições disputadas em 1991, graças ao sucesso do Plano Real, implementado no governo de Fernando Collor de Mello.
B
venceu Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 1991 e organizou um governo de coalizão nacional, do qual participaram todos os demais partidos políticos brasileiros, inclusive o PT.
C
foi eleito em 1991 devido ao sucesso do Plano Real implementado no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, do qual participou como ministro da Fazenda.
D
assumiu a presidência após o processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello e, com seu ministro Fernando Henrique Cardoso, implementou o Plano Real.
E
foi eleito em 1991, em eleição indireta pelo colégio eleitoral, e organizou um governo de reformas políticas e econômicas que permitiram sua reeleição em 1994.
714d7341-f8
UFC 2011 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil

A eleição de Fernando Collor de Mello em 1989 para a presidência da República, em termos políticos, pode ser corretamente entendida:

A
pelo apoio recebido dos movimentos sociais.
B
pela construção de uma campanha personalista.
C
pela ausência de lideranças políticas após o fim da ditadura.
D
pela aliança dos partidos de esquerda em torno do seu nome.
E
pela consistência ideológica e política de seu partido, o PRN.
509424a7-f6
UFC 2010 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil

Sobre o governo do Presidente Fernando Collor de Melo (1990-1992), é correto afirmar:

A
estatizou empresas privadas suspeitas de corrupção.
B
finalizou o seu mandato com altos índices de popularidade.
C
controlou a inflação com um plano econômico conhecido como Plano Cruzado.
D
renunciou à presidência depois de ter sido afastado em um processo de impeachment.
E
cumpriu um projeto de ampliação de empresas estatais para fortalecer o papel do Estado como agente econômico.
ca08dced-b1
UFGD 2011 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil

O texto a seguir apresenta um fragmento da entrevista, à Folha de S.Paulo (16 de março 2010), da ex-ministra da economia brasileira Zélia Cardoso de Melo.

     FOLHA - Vinte anos depois [...], a senhora acredita que havia condições políticas e institucionais para fazer um outro plano econômico [...]?
     ZÉLIA CARDOSO DE MELO - Naquele momento, acho que não. Vamos lembrar a situação da época: inflação de 82% ao mês e subindo, um déficit fiscal previsto de 9,5% do PIB, precariedade do financiamento da dívida pública e dificuldade em controlar a monetização, vista em outros planos. Situação da dívida externa. Esse conjunto de fatores mais as informações que tínhamos nos fazia crer que estávamos à beira da hiperinflação e que medidas drásticas eram necessárias.

Fonte: Folha de S.Paulo, 16 de março 2010.


Assinale a alternatica que apresenta, respectivamente, o “nome do plano” a que se refere o texto e qual sua medida mais polêmica. 

A
Collor e criação do Real.
B
Verão e confisco dos rendimentos da bolsa de valores.
C
Collor e confisco da poupança.
D
Cruzado e congelamento dos preços e salários.
E
Real e criação da URV.
e51c991a-e7
UEFS 2010 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil, Reconstrução Democrática : Governo Sarney, Era Vargas – 1930-1954, República de 1954 a 1964



A partir da análise da charge e dos conhecimentos sobre o processo político e econômico brasileiro, no período republicano, pode-se afirmar:

A
A prioridade ao setor automobilístico, no governo Juscelino Kubistchek, minimizou os investimentos sociais, contribuindo para o êxodo rural.
B
A produção industrial brasileira, durante o período em que vigorou a ação política do populismo, objetivou intensificar a imigração japonesa iniciada na Segunda Guerra Mundial.
C
O baixo poder de renda da classe trabalhadora contribuiu para a participação operária na Marcha da Família com Deus pela Liberdade, em defesa da política econômica do governo João Goulart.
D
A política de incentivo à produção do “fusca”, carro popular, no governo Itamar Franco, tornou a industria nacional obsoleta, determinando o crescimento do desemprego no setor automobilístico.
E
A ausência de uma política de construção de carros populares provocou forte oposição da classe trabalhadora ao governo Fernando Collor de Melo.
5d7f4a4a-e6
IF-BA 2014 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil, Reconstrução Democrática: Governos FHC, Reconstrução Democrática : Governo Sarney



No contexto da Nova República no Brasil, a charge acima apresenta uma crítica

A
ao governo Collor de Melo, responsável pela consolidação da política monopolista no país.
B
à política neoliberal encampada pelos governos Lula e Dilma, cuja consequência foi o aumento da pobreza no país.
C
ao período das privatizações brasileiras, como consequência da ação das classes trabalhadoras na defesa da autonomia do mercado.
D
à ampliação da participação do Estado no processo industrial do país, a partir do aumento da intervenção econômica durante o governo do PSDB.
E
ao neoliberalismo que caracterizou a chamada Era FHC e foi responsável pelo desmanche do Estado nacional e maior concentração de renda.
0a3c69c1-eb
CÁSPER LÍBERO 2019 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil

Fernando Collor tomou posse em 15 de março de 1990. Logo no início do mandato, sua equipe econômica anunciou o chamado “Plano Brasil Novo”, conhecido também como “Plano Collor”. Dentre as resoluções polêmicas do plano, podemos destacar o bloqueio de parte dos saldos das contas-correntes, cadernetas de poupança e outras aplicações financeiras. Sobre as consequências econômicas do governo Collor, é correto afirmar que:

A
houve recuperação econômica no primeiro ano de mandato, mediante o incremento das relações comerciais.
B
como prometi do por Collor de Melo e sua equipe, a inflação caiu drasticamente durante o seu mandato, apesar da insatisfação popular com o congelamento do saldo das poupanças.
C
o Plano Real foi uma das criações da equipe econômica de Collor para reverter as consequências dos primeiros erros do mandato.
D
houve diminuição do consumo, desemprego e falência de empresas. O Brasil perdeu momentaneamente a capacidade de poupar e o endividamento cresceu.
E
o mercado brasileiro sofreu drásticas intervenções do Estado, que passou a controlar a economia, mantendo o congelamento dos preços.
8994817f-df
UEFS 2010 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil

As condições de trabalho e os direitos sociais no Brasil variaram em momentos de conquistas e de revés nos direitos dos trabalhadores. A composição musical caracteriza uma situação vivenciada durante

Capitão de indústria


Eu não tenho tempo de ter

O tempo livre de ser

De nada ter que fazer

Eu não vejo além da fumaça

Que passa e polui o lar

Eu nada sei

Eu não vejo além disso tudo

O amor e as coisas livres, coloridas

Nada poluídas

Eu acordo pra trabalhar

Eu durmo pra trabalhar

Eu corro pra trabalhar

Eu não tenho tempo de ter

O tempo livre de ser

De nada ter que fazer

É quando eu me encontro perdido

Nas coisas que eu criei

E eu não sei


(VALLE, 2010).

A
a organização dos trabalhadores em sindicatos de características socialistas, o que provocou a suspensão das garantias sociais e o estabelecimento de governos ditatoriais nesse período.
B
o governo Dutra, quando, ao assumir uma posição de independência em relação à Guerra Fria, o Brasil sofreu retaliações dos Estados Unidos, provocando o retorno à Ditadura.
C
o período da gestão João Goulart, quando a aprovação das reformas de base, ao reduzir a lucratividade do empresariado, foi compensada com a concretização da reforma agrária.
D
a ditadura militar, quando os sindicatos foram extintos e a legislação de amparo ao trabalhador suprimida, perdendo o trabalhador as garantias legais de defesa de seus interesses.
E
o mandato do presidente Collor, quando a revolução tecnológica em nível global impactou no mundo do trabalho, contribuindo para o enfraquecimento do movimento sindical.
fc901dd0-b4
UEFS 2010 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment

As condições de trabalho e os direitos sociais no Brasil variaram em momentos de conquistas e de revés nos direitos dos trabalhadores. A composição musical caracteriza uma situação vivenciada durante

Capitão de indústria


Eu não tenho tempo de ter

O tempo livre de ser

De nada ter que fazer

Eu não vejo além da fumaça

Que passa e polui o lar

Eu nada sei

Eu não vejo além disso tudo

O amor e as coisas livres, coloridas

Nada poluídas

Eu acordo pra trabalhar

Eu durmo pra trabalhar

Eu corro pra trabalhar

Eu não tenho tempo de ter

O tempo livre de ser

De nada ter que fazer

É quando eu me encontro perdido

Nas coisas que eu criei

E eu não sei 

(VALLE, 2010).

A
a organização dos trabalhadores em sindicatos de características socialistas, o que provocou a suspensão das garantias sociais e o estabelecimento de governos ditatoriais nesse período.
B
o governo Dutra, quando, ao assumir uma posição de independência em relação à Guerra Fria, o Brasil sofreu retaliações dos Estados Unidos, provocando o retorno à Ditadura.
C
o período da gestão João Goulart, quando a aprovação das reformas de base, ao reduzir a lucratividade do empresariado, foi compensada com a concretização da reforma agrária.
D
a ditadura militar, quando os sindicatos foram extintos e a legislação de amparo ao trabalhador suprimida, perdendo o trabalhador as garantias legais de defesa de seus interesses.
E
o mandato do presidente Collor, quando a revolução tecnológica em nível global impactou no mundo do trabalho, contribuindo para o enfraquecimento do movimento sindical.
310deb90-af
PUC - RJ 2018, PUC - RJ 2018 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil

Fernando Collor de Mello foi o primeiro presidente eleito por voto direto no Brasil após o longo período da ditadura militar, assumindo o mandato em 1990. Foi também o primeiro presidente a ser afastado temporariamente em razão do início do processo de impeachment, em 1992. Sobre o contexto de sua eleição, e as principais tensões de seu governo, é INCORRETO afirmar que

A
Collor foi eleito em um contexto de hiperinflação, com índice anual ultrapassando 1000%.
B
Sendo a primeira eleição direta para a presidência após a ditadura, num contexto de formação de inúmeros partidos novos, Collor foi eleito pelo PRN (Partido da Renovação Nacional), com a promessa de representar uma nova política.
C
O Presidente Collor tinha como discurso de campanha a “caça aos marajás”, a diminuição da máquina pública e a privatização das estatais.
D
O período Collor representou a retomada do crescimento do parque industrial brasileiro, protegido pelas tarifas alfandegárias, sinalizando nova fase de intervenção estatal no desenvolvimento da empresa privada nacional.
E
O episódio do “sequestro” de poupanças foi bastante impopular, por colocar em xeque as garantias jurídicas da propriedade privada e por pressionar fortemente a classe média.
cb1b58f2-b0
UFU-MG 2011 - História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil

Caras pintadas foi o nome dado aos jovens e estudantes que, em agosto e setembro de 1992, pintaram o rosto de verde e amarelo e organizaram passeatas pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello.


Sobre os fatos e o contexto histórico relacionados ao movimento dos caras pintadas, assinale a alternativa INCORRETA.

A
Os estudantes, menores de idade, estavam excluídos do cenário político eleitoral naquele momento, o que estimulou a reivindicação pela ampliação do direito de voto levada a cabo pela liderança da UNE e pelo Partido dos Trabalhadores.
B
Os meios de comunicação de massa tiveram papel relevante no processo de denúncia e investigação contra o esquema de corrupção do governo Collor, bem como na divulgação das manifestações populares pelo impeachment.
C
O movimento nas ruas das cidades surgiu como resposta ao apelo de Fernando Collor à população brasileira para que esta vestisse verde e amarelo em sinal de apoio ao presidente; a população saiu às ruas vestida de preto.
D
Collor construiu uma imagem de homem empreendedor e moderno explorando a visibilidade na mídia, pretendeu imprimir uma imagem de probidade administrativa e sofreu o impeachment por crime de responsabilidade.