Questão cbd02156-02
Prova:MACKENZIE 2019
Disciplina:História
Assunto:Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment, História do Brasil


O presidente Fernando Collor de Mello venceu as eleições de 1989, após 29 anos em que os brasileiros puderam, finalmente, voltar a eleger diretamente o presidente da República. Um fator importante para a vitória de Collor foi o intenso uso do marketing político junto à mídia, decisivo em sua campanha, como ironiza a charge acima. Tal estratégia foi significativa, pois



A
transmitiu a ideia de ser uma “pessoa do povo” que iniciando sua carreira como vereador em Alagoas, pode pelo esforço próprio alcançar o mais alto cargo político no país – o de presidente da República.
B
a campanha do candidato baseava-se na luta contra a corrupção e apoio aos “descamisados”, grupo do qual fez parte no começo de sua carreira, no interior carente do estado de Alagoas.
C
construiu junto ao povo brasileiro a imagem de “caçador de marajás”, defensor do fim de regalias e contra a corrupção; pois, jovem, foi eleito por meio do voto popular, ao cargo de prefeito de Maceió.
D
conseguiu transmitir aos eleitores a imagem de um candidato jovem, “moderno” e “moralizador” que se opunha aos representantes políticos corruptos e conservadores.
E
deu, efetivamente, início a um programa de atendimento às camadas mais pobres da população, ao se colocar ao lado dos “pés-descalços”, como protetor contra os “velhos políticos”.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos

Sobre vitória de Fernando Collor de Mello nas eleições presidenciais de 1989, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – Embora Collor tenha usado o marketing para se aproximar do povo, a ideia de que ele era uma “pessoa do povo” não foi um ponto central em sua campanha. Além disso, sua carreira não começou como vereador em Alagoas, mas sim como prefeito de Maceió (1979-1982), deputado federal (1982-1986) e depois como governador de Alagoas (1987-1989).


B) Incorreta - Collor realmente focou sua campanha na luta contra a corrupção e no apoio aos “descamisados” (termo que se referia a população pobre), mas a afirmação de que ele fez parte deste grupo no início de sua carreira no interior de Alagoas é incorreta. Ele veio de uma família influente e sua carreira política não começou no interior carente do estado.


C) Incorreta - Embora seja verdade que Collor construiu a imagem de “caçador de marajás” e defensor do fim de regalias, ele não foi eleito prefeito de Maceió por meio do voto popular. Ele foi nomeado prefeito biônico de Maceió durante o regime militar.


D) Correta – A vitória de Fernando Collor de Mello nas eleições presidenciais de 1989 pode ser amplamente atribuída ao seu uso estratégico do marketing político e à mídia, que foram decisivos em sua campanha. Collor conseguiu transmitir aos eleitores a imagem de um candidato jovem, moderno e moralizador, que se posicionava contra os representantes políticos corruptos e conservadores. A sua campanha foi habilmente desenhada para contrastar sua figura com a dos políticos tradicionais, associados a práticas arcaicas e corrupção. A imagem de “caçador de marajás” foi uma peça central de sua estratégia, destacando sua suposta cruzada contra as regalias e privilégios excessivos dentro da administração pública.


E) Incorreta – Embora Collor tenha utilizado a retórica de apoio aos mais pobres durante sua campanha, não houve, durante sua candidatura ou mesmo em seu mandato, um programa efetivo voltado especificamente para as camadas mais pobres que pudesse ser destacado como parte central de sua estratégia de marketing político.


Gabarito – Letra D


Referência:


Müller, Leonardo. "Fernando Collor de Mello: O Vencedor do Big Brother Brasil 1989." Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Vol. 28. 2005.


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo