Questõessobre Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

1
1
Foram encontradas 31 questões
79ee0903-07
SÃO CAMILO 2018 - História - História da América Latina, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

A conquista espanhola dos “redutos de densos assentamentos e vida urbana”, ocorrida no início do século XVI, foi favorecida pelo fato de os incas e astecas

Leia o texto para responder à questão.

O mundo procurado por Colombo mostrava-se esquivo. Mas outro o aguardava, um mundo de riqueza mais fácil de explorar. Na Mesoamérica e na região andina, nas terras habitadas pelos povos conhecidos como astecas e incas e em suas imediações, havia redutos de densos assentamentos e vida urbana, com os quais não se tinha contato. A incorporação do continente americano levaria a Europa a deixar de ser uma região pobre e marginal para se transformar num viveiro de hegemonias globais potenciais.

(Felipe Fernández-Armesto. 1492: o ano em que
o mundo começou, 2017. Adaptado.)
A
subjugarem militarmente populações súditas e devedoras de impostos em produtos e cativos para rituais religiosos.
B
constituírem impérios rivais em constantes guerras de destruição e de disputa pelas regiões de florestas tropicais.
C
empregarem forças militares mercenárias e limitadas do ponto de vista do emprego de armas de combate.
D
estarem no início da formação de seus domínios imperiais e circunscritos a uma pequena franja de territórios de altiplanos.
E
permanecerem controlados por uma casta sacerdotal ociosa sustentada pelo trabalho de multidões escravizadas.
ce80d248-fa
UFRGS 2019 - História - História da América Latina, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

Com relação à história das sociedades nativas das Américas, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.

( ) A civilização Maia caracterizou-se pela hierarquia política fraca, pelo monoteísmo e pelo desinteresse ao conhecimento da natureza.
( ) O império Asteca notabilizou-se pelo desenvolvimento urbano de sua capital, Tenochtitlán, pela crença em vários deuses e por uma estrutura política centralizada.
( ) A sociedade Inca foi marcada pela rígida separação entre poder político e religião, pelo baixo desenvolvimento agrícola e pela economia de caráter exclusivamente pecuário.
( ) Os povos Tupi-Guaranis garantiam sua subsistência a partir da caça, da pesca e do cultivo de vegetais como a mandioca.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é  

A
V - V - F - F.
B
V - F - F - V.
C
F - V - F - V.
D
F - V - V - F.
E
F - F - V - V.
4276805a-f7
UNEMAT 2015 - História - História da América Latina, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

“Tenochtitlán, uma cidade de canais, praças e mercados, pirâmides, templos, palácios, lojas e residências, que começou numa ilha no lago Texcoco e estendeu-se para as praias mais próximas com as quais se comunicava por estradas. Na época da conquista espanhola, ela era uma orgulhosa metrópole de 200 mil habitantes, tão soberba que o conquistador Bernal Diaz del Castillo registrou que mesmo ‘aqueles que estiveram em Roma ou Constantinopla dizem que em termo de conforto, regularidade e população nunca viram algo semelhante’”.

(PINSKY, Jaime et al. História da América através de textos. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1991. Adaptado).

A cidade de Tenochtitlán era o centro de qual Império?

A
Inca.
B
Asteca.
C
Maia.
D
Tolteca.
E
Tupinambá.
c97e85ee-83
UFC 2018 - História - História da América Latina, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

Em 1532, na cidade quéchua de Cajamarca, atual Peru, ocorreram os fatos descritos no fragmento de documento que segue:

"... como sabia o frade que seu Deus dos Cristãos havia criado o mundo? Frei Vicente respondeu que o dizia aquele livro, e deu-lhe seu Breviário. Atahualpa abriu-o, folheou-o e dizendolhe que a ele nada lhe dizia daquilo, atirou-o ao chão."

Fonte: GOMORA, F. L. História general de las índias y vida de Hernán Cortés. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1979. Tradução nossa. Por causa desse ato, o frade conclamou os soldados espanhóis à guerra. Eles invadiram o recinto, prenderam o Inca Atahualpa e a conquista espanhola dos Andes teve início.

A situação descrita no excerto do documento mostra

A
as diferentes percepções da realidade, culturalmente explicadas nos quadros das culturas quéchua-Inca e espanhola-cristã.
B
a aceitação do cristianismo por parte dos grupos indígenas andinos, representados aqui por Atahualpa.
C
a estratégia de negociação dos indígenas perante a religiosidade espanhola na época da conquista.
D
a apropriação indígena da cultura escrita durante o processo da conquista espanhola na região andina.J
3ffc5e63-6a
URCA 2021 - História - Colonialismo espanhol: Ocupação e exploração do território americano, Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, Mercantilismo, Colonialismo e a ocupação portuguesa no Brasil, História do Brasil, História da América Latina, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

A respeito do processo de colonização da América Latina considere as afirmações.

I. A América Latina foi a primeira colônia da Europa moderna, já que historicamente foi a primeira “periferia” antes da África e da Ásia, considerando os estudos que possibilitam uma reflexão sobre o eurocentrismo.
II.O movimento colonizador ultrapassou os propósitos iniciais e alcançou os aspectos culturais, políticos, religiosos e econômicos em relação a vida dos povos nativos, colonizando todos os aspectos da vida desses povos.
III. Como resultado desse processo de colonização da vida na América Latina se constitui posteriormente: uma ‘raça’ mestiça, uma cultura sincrética, um Estado colonial e uma economia capitalista dependente e periférica.

Entre estas afirmações estão corretas:

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas I e III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
6001d247-fd
UFT 2019 - História - História da América Latina, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas


A imagem mostra um trecho do Códice Mendonza, produzido em 1540, por escribas mexicas, de acordo com a técnica de escrita pictográfica tradicional. Ele ajuda a conhecer a cultura escrita asteca e os códices mexicanos do período pré-colonial.

Os códices astecas abarcavam:

A
domínios diversos da experiência social, como crônicas de guerra, o repertório de prodígios, acidentes climáticos, cartografia etc
B
domínio restrito ao campo artístico, como espaço de expressão de narrativas literárias, poesia de louvor aos reis e literatura romântica etc.
C
domínio restrito ao campo religioso, como mitos de fundação, “biografia” dos deuses, ensinamentos sagrados e profecias, horóscopo etc
D
domínio teórico ligado ao Calmecac como mostra o fato de que apenas os homens que o frequentavam podiam conhecer o seu conteúdo.
93bf53d3-db
FAMEMA 2018 - História - Colonialismo espanhol: Ocupação e exploração do território americano, História da América Latina, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

   A varíola cruzou pela primeira vez o oceano Atlântico, chegando, especificamente, à ilha Hispaniola no final de 1518 ou início de 1519. Durante os quatro séculos seguintes, a doença desempenhou um papel tão essencial quanto a pólvora no avanço do imperialismo branco do ultramar – um papel talvez até mais importante, pois os indígenas acabaram voltando o mosquete, e depois o rifle, contra os invasores, mas a varíola pouquíssimas vezes lutou do lado dos primeiros habitantes.


                                 (Alfred W. Crosby. Imperialismo ecológico: a expansão biológica da Europa, 900-1900, 2011. Adaptado.)


Depreende-se do excerto que

A
o uso de armas de fogo foi o fator principal da vitória dos ameríndios sobre os europeus.
B
a vulnerabilidade dos europeus decorreu da tecnologia bélica dos ameríndios.
C
o controle sobre o avanço da varíola trazida pelos europeus fortaleceu os ameríndios.
D
a suscetibilidade dos ameríndios a novas doenças facilitou o domínio dos europeus.
E
a passividade dos ameríndios diante da conquista europeia consolidou a colonização.
e4ecdee2-e7
UEFS 2010 - História - Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

As sociedades incluídas no modo de produção “asiático” são também conhecidas como sociedades hidráulicas ou do regadio.


Essas sociedades, cujas características gerais se adequam às descritas no texto, constituíram

O modo de produção dessas sociedades [...] altamente civilizadas foi algumas vezes chamado de “asiático”. Talvez se possa defender essa tese, embora com dificuldade, na medida em que sua base social era constituída por comunidades aldeãs com propriedade comunal da terra, as quais eram, por sua vez, submetidas ao pagamento de tributos ao Estado ou ao poder dos conquistadores, que eram responsáveis pela organização de boa parte da infraestrutura, embora também se ligassem ao Estado ou ao trono, à propriedade da terra e à exploração direta do trabalho. (FRANK, 1977, p. 64).
A
a Grécia Antiga.
B
a Roma Antiga.
C
as comunidades medievais.
D
as civilizações pré-colombianas.
E
os países absolutistas.
2a1b2095-de
Esamc 2014 - História - Colonialismo espanhol: Ocupação e exploração do território americano, História Geral, Ocupação de novos territórios: Colonialismo, História da América Latina, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

Os fragmentos abaixo tratam da conquista europeia sobre a América. Leia-os para responder a questão.


Nunca fizemos mal algum ao homem branco; não queremos isso... Desejamos ser amigos do homem branco... Os búfalos estão diminuindo depressa. Os antílopes, que eram muitos há poucos anos, agora são poucos. Quando morrerem todos, ficaremos famintos; vamos querer algo para comer e seremos obrigados a ir ao forte. Seus jovens não devem atirar em nós; em toda parte onde nos veem, atiram e [por isto] atiramos neles.
(Carta do chefe cheyenneTonkahaska (Touro Alto) ao general do exército dos EUA Winfield Scott Hancock, de 1866. In____BROWN, Dee. Enterrem meu coração na curva do rio. SP: Melhoramentos, 1970, p. 113.)


Não só para Cortez, como também para os demais conquistadores cronistas espanhóis, a razão da vitória sobre os mexicas era muito clara: haviam triunfado porque eram cristãos e seguiam o único e verdadeiro Deus. A guerra de conquista foi uma guerra religiosa em que Deus venceu o demônio adorado pelos indígenas. Além disso, os espanhóis atribuíram seu triunfo à superioridade da cultura europeia sobre a mesoamericana. Eles eram pessoas melhores e, por isso, mereciam dominar os mexicas.
(MORAIS, Marcus Vinícius de. Hernán Cortez – civilizador ou genocida? SP: Contexto, 2011, p. 126.)


De acordo com o conteúdo dos fragmentos, podemos identificar sua ideia principal na seguinte alternativa:

A
A religião cristã, mais evoluída, e a superioridade militar dos europeus, além da falta de organização política e da ausência de padrões religiosos dos americanos, garantiram sua conquista sobre a América.
B
A violência dos nativos do Norte e a recusa dos do Centro da América em aceitar o verdadeiro Deus, podem ser apontadas como justificativas para a conquista europeia sobre o Continente.
C
Independente da região onde tenha acontecido o contato e de quem fossem os europeus, podemos notar o desrespeito à cultura dos nativos americanos por parte dos conquistadores.
D
A associação entre os nativos das várias partes do Continente americano na luta contra o domínio europeu acabou por exigir dos conquistadores uma ação militar mais violenta, levando à sua vitória.
E
Apesar de aparentemente violenta, a conquista dos europeus sobre a América apresentou um caráter fundamentalmente cultural, por meio da agregação dos nativos a seus padrões.
778a9ed2-de
Esamc 2015 - História - História da América Latina, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

Leia os fragmentos:


    As três Guerras Púnicas contra Cartago duraram um século inteiro, e os romanos acabaram por não aceitar nada menos do que a destruição total. Delenda est Carthago. Após três anos de cerco e de combate porta a porta, desde as muralhas externas até a cidade central, apenas uns 50.000 dentre o meio milhão de cartagineses sobreviveram, sendo vendidos como escravos no ano de 146 a.C. Não apenas a cidade foi arrasada, ficando proibida qualquer habitação humana, como os sacerdotes romanos dedicaram solenemente as ruínas aos deuses dos reinos inferiores.

(FRIEDRICH, Otto. O fim do mundo. RJ: Record, 2000, p. 34.) 


     Porém, a Cidade do México, como Tenochtitlán passou a ser chamada pelos espanhóis, não era igual à antiga. Seu centro foi ocupado por igrejas católicas e casas com arquitetura europeia. [...] Dessa maneira ficava evidente dente quem eram os novos donos da terra. [...] [Hernán Cortez, o conquistador de Tenochtitlán] ordenou o levantamento da cidade e assentou as bases da organização política que permitiu a implantação da língua, da religião e da agricultura espanhola na região.

(MORAIS, Marcus Vinícius de. Hernán Cortezcivilizador ou genocida? SP: Contexto, 2011, p. 124-130.)


Tomando por base o conteúdo retratado nos fragmentos, julgue as afirmativas abaixo:


I. A destruição do patrimônio cultural, em regiões dominadas por grandes potências, visa a desmoralização de seu povo e a concretização de sua conquista.

II. Apesar de violentas, as conquistas de grandes potências sobre povos inferiores, acaba promovendo uma evolução das populações culturalmente atrasadas.

III. As conquistas militares, ao longo da história, promoveram um fusão dos padrões culturais dos conquistadores e dos conquistados, o que garantiu a preservação das culturas nativas.


Estão corretas:

A
I apenas.
B
II apenas.
C
I e II apenas.
D
II e III apenas.
E
I, II e III.
897ec126-df
UEFS 2010 - História - História da América Latina, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

As sociedades incluídas no modo de produção “asiático” são também conhecidas como sociedades hidráulicas ou do regadio.


Essas sociedades, cujas características gerais se adequam às descritas no texto, constituíram

O modo de produção dessas sociedades [...] altamente civilizadas foi algumas vezes chamado de “asiático”. Talvez se possa defender essa tese, embora com dificuldade, na medida em que sua base social era constituída por comunidades aldeãs com propriedade comunal da terra, as quais eram, por sua vez, submetidas ao pagamento de tributos ao Estado ou ao poder dos conquistadores, que eram responsáveis pela organização de boa parte da infraestrutura, embora também se ligassem ao Estado ou ao trono, à propriedade da terra e à exploração direta do trabalho. (FRANK, 1977, p. 64).
A
a Grécia Antiga.
B
a Roma Antiga.
C
as comunidades medievais.
D
as civilizações pré-colombianas.
E
os países absolutistas.
bee14fab-e1
UCPEL 2009 - História - Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

“Quando Cortez desembarcou em Vera Cruz, no México, os ______________ pensavam que eram os deuses, montados em grandes veados. Em vez de lutar, o imperador Montezuma enviou emissários com presentes e pedidos para que Cortez se retirasse”.
(ARRUDA, José Jobson de A. & PILETTI, Nelson.
Toda a história: história geral e história do Brasil. São
Paulo: Ática, 1996, p.142)

A opção que completa a frase é:

A
maias.
B
incas.
C
astecas.
D
olmecas.
E
guaranis.
bbc73f52-d9
UEM 2011 - História - Colonialismo espanhol: Ocupação e exploração do território americano, História da América Latina, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

Na busca de ouro e prata, os espanhóis conquistaram territórios desde o México até o extremo sul do continente americano, submetendo povos nativos que viviam em toda essa região, como os maias, os incas e os astecas.

Sobre a imigração e colonização na América, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
C
Certo
E
Errado
65a806ed-b9
UECE 2016 - História - Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

Viveram na região andina pré-hispânica diferentes povos possuidores de uma ampla e antiga diversificação cultural que incluía os paracas, moches, nascas, tiahuanaco, huari, chimus, colas, lupacas e, finalmente,

A
maias.
B
toltecas.
C
incas.
D
quetzalcoatl
54906cef-b1
UFRR 2016 - História - História da América Latina, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

Em Boa Vista, capital do estado de RR, encontra-se a Feira do Produtor, onde são comercializados diversos tipos de cereais e tuberosas como: milho e mandioca. Estes produtos são nativos da América, como mostra o texto abaixo:

“O milho foi domesticado na Mesoamérica, e daí resultou o milho que se conhece hoje. […] A mandioca, tão importante hoje em dia, é uma planta venenosa, extremamente tóxica, que foi domesticada na Amazônia por um processo de engenharia genética”.

NEVES, Eduardo Góes. Por que não tem pirâmide no Brasil?. In: Por ti América: aventura arqueológica: depoimentos. Idealização, concepção e desenho expositivo Alex Peirano Chacon. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil. CPDOC, 2006. p.38.


A partir da leitura do texto, podemos afirmar que a domesticação de plantas desenvolvida pelos habitantes da América, ocorre:

A
Por volta de 5,5 milhões de anos, na Pré-História, o Homo Habilis desenvolveu a domesticação das plantas na América;
B
Na Pré-História, por volta de 6,5 milhões de anos, quando os primeiros hominídeos americanos desenvolveram a domesticação das plantas;
C
Por volta de 6.000 a.C. a 5000 a.C., quando o Homo Sapiens desenvolveu o processo de domesticação das plantas na América;
D
Na Pré-História, o Australopiteco Boisei foi o primeiro grupo de hominídeos a desenvolver a domesticação das plantas na América;
E
O Homo Erectus, embora não vivesse em casas, aprendeu a domesticar plantas na América no período da Pré-História.
fc67620c-b4
UEFS 2010 - História - História da América Latina, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

As sociedades incluídas no modo de produção “asiático” são também conhecidas como sociedades hidráulicas ou do regadio.
Essas sociedades, cujas características gerais se adequam às descritas no texto, constituíram

O modo de produção dessas sociedades [...] altamente civilizadas foi algumas vezes chamado de “asiático”. Talvez se possa defender essa tese, embora com dificuldade, na medida em que sua base social era constituída por comunidades aldeãs com propriedade comunal da terra, as quais eram, por sua vez, submetidas ao pagamento de tributos ao Estado ou ao poder dos conquistadores, que eram responsáveis pela organização de boa parte da infraestrutura, embora também se ligassem ao Estado ou ao trono, à propriedade da terra e à exploração direta do trabalho. (FRANK, 1977, p. 64).
A
a Grécia Antiga.
B
a Roma Antiga.
C
as comunidades medievais.
D
as civilizações pré-colombianas.
E
os países absolutistas.
8813611e-cb
IF-PR 2017 - História - História da América Latina, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

A cidade de Tenochtitlán, hoje Cidade do México, foi edificada a partir de 1325, no Vale do México, e ficou famosa por seus templos em forma de pirâmides. Com seu desenvolvimento, a praça central passou a comportar um vigoroso mercado, onde tecidos, peles, joias, madeiras e outros produtos eram trocados. Gradativamente a hegemonia da cidade resultou da aliança do rei Montezuma I com líderes de outras cidades, o que permitiu um bom período de estabilidade política, além do desenvolvimento econômico e cultural da região. Assinale a alternativa que indica a qual civilização pré-colombiana se refere o cenário descrito acima.

A
Inca.
B
Maia.
C
Asteca.
D
Guarani.
af19f3ae-c7
UECE 2019 - História - História da América Latina, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

No que diz respeito aos Maias,Astecas e Incas,considere as seguintes afirmações:

I.Tendo a elite formada por nobres e sacerdotes,a sociedade maia caracterizava-se pela hierarquia.

II.A cidade asteca Tecnochtitlán resistiu aos espanhóis e manteve a sua autonomia até 1521.

III.A capital inca ficou famosa por suas construções planejadas e seus templos decorados.

É correto o que se afirma em

A
I e II apenas.
B
I,II e III.
C
II e III apenas.
D
I e III apenas.
cb7704c0-c9
UFSC 2011 - História - História Geral, Expansão Comercial a Marítima: a busca de novos mundos, História da América Latina, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

Sobre as grandes navegações, assinale a proposição CORRETA.


Dentre os habitantes das Américas estavam astecas, incas e maias. Os maias desenvolveram um sistema matemático e astronômico bastante apurado.

Universalis Cosmographia Secundum Ptholomei Traditionem e Et Americi Vespucci Aliorum Lustrationes (mapa mundo) – Martin Waldseemüller, 1507.                           

Disponível em:  <www.novomilenio.inf.br/santos/major 18.htm>

Acesso em: 19 set. 2011.


As grandes navegações foram responsáveis por transformações importantes, tanto na Europa como nas Américas. 

C
Certo
E
Errado
7fb1d98b-b7
UECE 2010 - História - História da América Latina, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas

A cidade de Machu Picchu foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade em 1983. Em quíchua Machu Picchu significa “montanha velha”. A cidade é um complexo urbano com grandiosos edifícios civis e religiosos. Construída na última década do império, o século XV, supostamente por Pachacuti, ocupa um lugar estratégico. Sobre Machu Picchu é correto afirmar:

A
Foi um dos maiores centros populacionais e culturais da civilização Maia e contava com algumas pirâmides pré-colombianas onde se localizavam seus templos.
B
Proeminente centro administrativo, cultural e religioso, foi a capital e a sede do Império Inca, tornando-se a cidade mais importante dos Andes.
C
É a capital da civilização Inca. Conta com uma área agrícola formada por terraços e recintos de armazenagem de alimentos, e uma urbana, com templos, praças e mausoléus reais.
D
Foi importante cidade da civilização meso-americana, considerada o local que reúne o maior número de textos maias, devido à grande quantidade de estelas, algumas rodeando as praças.