Questõesde UEPB 2007 sobre Geografia

1
1
1
Foram encontradas 39 questões
f298935d-70
UEPB 2007 - Geografia

Imagem 001.jpg

Os termos terrinha e lugarejo, na composição do poeta paraibano Zé Marcolino, têm o sentido geográfico de

A
PAISAGEM, espaço delimitado pelo alcance visual, constituído de elementos materiais e culturais.
B
TERRITÓRIO, espaço delimitado e definido pelas relações de poder, apropriado e ocupado por grupos sociais.
C
LUGAR, pois estão revestidos da idéia de espaço vivido, no qual as relações cotidianas, as idéias de pertencimento e identidade estão presentes.
D
REGIÃO, espaço no qual o domínio de determinadas características o distingue das demais áreas.
E
ESPAÇO, pois se refere ao produto das ações humanas na interação com o meio.
f410a1c5-70
UEPB 2007 - Geografia - Geografia Física, Solo

“O tempo rotinizado prendia o trabalho ao solo, enquanto a massa dos prédios da fábrica, o peso do maquinário e o trabalho permanentemente atado acorrentavam o capital. Nem capital nem trabalho estavam ansiosos para mudar, e nem seriam capazes disso”. (grifos nossos) (Zigmunt Baumam – A Modernidade Líquida, 2001, p. 135.)

Os elementos grifados no texto são típicos de uma fase do processo de industrialização. Portanto, o autor faz referência

A
à INDÚSTRIA FORDISTA, com o emprego em larga escala do trabalho extremamente especializado e pouco qualificado, que apresentava rigidez nas relações de produção e na organização do trabalho, e a fabricação que se dava em série para atender ao consumo de massa.
B
ao ARTESANATO, que prendia os artesãos e aprendizes às regras das corporações de ofícios, limitando a oferta de mercadorias e o acúmulo de capital.
C
à INDÚSTRIA PÓS-FORDISTA, que utiliza alta tecnologia e o trabalho flexível para produzir com estoques reduzidos visando nichos de mercado.
D
à MANUFATURA, que instalou suas fábricas nas cidades e implantou o trabalho assalariado e a divisão técnica do trabalho como forma de aumentar a produção e o consumo, viabilizando a acumulação capitalista.
E
à fase na qual os comerciantes, tentando se libertar das amarras das corporações de ofício, distribuíram as etapas do processo produtivo com os artesãos que estavam no campo, utilizando-se da mão-de-obra familiar.
f56d58cf-70
UEPB 2007 - Geografia - Globalização

“O processo de globalização, em sua fase atual, revela uma vontade de fundar o domínio do mundo na associação entre grandes organizações e uma tecnologia cegamente utilizada. Mas na realidade dos territórios e as contingências do meio associado asseguram a impossibilidade da desejada homogeneização”. (grifos nossos) (Milton Santos, In: A Natureza do Espaço, 1997.)

Na afirmativa do geógrafo Milton Santos sobre a globalização, fica evidente que

I. a globalização só se tornou possível porque todos os territórios se tornaram homogêneos.

II. os Estados Nações são os elementos mais importantes do processo de globalização, por imporem as regulamentações que acham necessárias para entrada das grandes corporações nos seus territórios.

III. os aspectos econômicos, culturais e até de ordem natural, das diversas regiões do planeta impedem a completa homogeneização do espaço mundial sob o comando da globalização.

IV. o atual processo de globalização tem como marca o emprego das mesmas técnicas para qualquer território, independente das características que os mesmos possuam.

Estão corretas apenas as proposições:

A
I e III
B
III e IV
C
II e IV
D
II e III
E
I, II e IV
f6c41038-70
UEPB 2007 - Geografia - Geografia Econômica, Globalização

“Em Paris, um gigante do setor têxtil, [...] o quadro de funcionários é [...] gente muito qualificada para desenhar, criar e desenvolver produtos. Mas as fábricas não estão na França, [...] 60% das peças são fabricadas na China, e os outros 40% no Leste Europeu, para dar mais velocidade de reposição de estoques. Sem investimentos, é difícil criar empregos, e o país que buscar importações baratas, perde competitividade nas exportações”
(In: www.globo.com/jornaldaglobo. Acesso em 26/03/2007)

No fragmento da reportagem podemos identificar

A
a importância da mão-de-obra barata, abundante, desqualificada e sem tradição sindical como atrativo na localização das indústrias fordistas de produção em série.
B
a insignificância adquirida pela força de trabalho com a revolução técnico-científica, que torna a mão-de-obra um elemento nulo para a atração das atividades industriais.
C
a divisão internacional do trabalho, que se torna mais complexa com a produção flexível, que fragmenta as etapas produtivas, embora mantendo as atividades cognitivas nos países centrais.
D
a clássica divisão internacional do trabalho, que atribui aos países centrais a função de produtores de bens industriais e destina aos países periféricos a produção de bens primários.
E
a uniformização do espaço com a globalização capitalista, que desconsidera a base territorial para a ação das grandes
f81ce108-70
UEPB 2007 - Geografia - Geografia Econômica, Geografia Política

A União Européia resulta de um processo que se inicia em 1950 com a criação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço e se concretiza em novembro de 1993 quando entrou em vigor o tratado de Maastricht. Com base no seu conhecimento e com o auxílio do Cartograma abaixo assinale com V as proposições VERDADEIRAS e com F as FALSAS, referentes à formação deste bloco econômico.

Imagem 002.jpg

( ) Em 1951 formava-se a Europa dos Seis, com a assinatura do tratado de Roma, que instituía a Comunidade Econômica Européia, da qual faziam parte a Inglaterra, Irlanda, França, Alemanha, Itália e Suíça.

( ) Em 1973 dá-se o alargamento da Comunidade Européia, com o ingresso dos países ibéricos e da Grécia.

( ) Em 1995 temos a formação da Europa dos Quinze, com a entrada da Áustria e de dois países escandinavos.

( ) A partir de 2004 a União Européia se amplia com a admissão de países ex-socialistas do Leste Europeu, cuja aquisição mais recente são Bulgária e Romênia, totalizando hoje 27 países.

A seqüência correta das assertivas é

A
F F F F
B
F F V V
C
V V V V
D
F V V F
E
V F F V
f9720c19-70
UEPB 2007 - Geografia - Geografia Econômica

A Turquia, um dos países candidatos a integrar a União Européia, tem dividido opiniões quanto ao seu ingresso no bloco. Dentre as polêmicas que dificultam sua entrada destacam-se:

I. A posição estratégica que o país ocupa enquanto nação cristã, no combate ao terrorismo e ao fundamentalismo.

II. O tratamento diferenciado que o país ainda faz para com homens e mulheres.

III. A prática de violação dos direitos humanos ainda presente no país, sobretudo contra os curdos.

IV. A instabilidade econômica que o país ainda não conseguiu solucionar.

Estão corretas as assertivas:

A
I e IV, apenas
B
I, III e IV
C
I, II e III
D
II, III e IV
E
II e III, apenas
fac83120-70
UEPB 2007 - Geografia - Geografia Econômica

Com o objetivo de manter o controle sobre importante área produtora de Petróleo, os Estados Unidos utilizaram-se dos atentados do 11 de setembro e do argumento do “combate ao terror” para invadir o Iraque. Assinale a alternativa que corresponde a uma das conseqüências dessa desastrosa ocupação.

A
Os gastos de bilhões de dólares pelos Estados Unidos na guerra do Iraque tornaram esse país a maior vítima desse conflito, com o agravante da sua indústria bélica, já em crise desde a Segunda Guerra, por ter sido seriamente afetada.
B
A democracia foi finalmente instituída no Iraque, em 2005, o que se tornou possível graças à presença das tropas de coalizão, comandadas pelos Estados Unidos, que viabilizaram eleições parlamentares e uma nova constituição para esse país.
C
O nacionalismo e as disputas étnico/religiosas pelo poder têm-se agravado com a presença das forças de ocupação no território iraquiano, principalmente após a execução de Saddan Hussein, provocando um clima de violência e instabilidade, que mergulha o país numa guerra civil de difícil solução
D
A ESTABILIDADE econômica e social vivida hoje pelo Iraque é muito superior àquela que havia durante o governo de Saddan Husssein. Apesar da violência e das rivalidades étnicas a população iraquiana consegue viver muito melhor, o que, de certa forma, mostra que o objetivo de livrar o país da tirania foi alcançado.
E
O Extermínio das armas químicas encontradas no Iraque, a execução de Saddan Hussein e a implantação da democracia nesse país repercutiram positivamente na popularidade do governo Bush diante da população americana, que lhe deu maioria nas eleições para a Câmara dos Deputados e para o Senado.
fc3901ef-70
UEPB 2007 - Geografia - Geografia Econômica

“Mergulhe na escuridão do campo de detenção de Guatánamo, onde a tortura e o abuso mostram suas faces mais terríveis neste turbulento início de milênio [...] afinal, estamos naquele ponto onde o GPS define como 19°54’N – 75°9’W. Não é o inferno. É uma de suas prefigurações...” (Revista Galileu n° 189 – abril de 2007.)

De acordo com o fragmento do texto podemos afirmar que a reportagem faz referência

I. a um campo de concentração nazista durante a

II Guerra Mundial. II. a um território norte-americano encravado num paraíso tropical caribenho (a ilha de Cuba).

III. aos abusos e violações dos direitos humanos praticados pelo atual governo norte-americano em uma base militar fora do seu território contínuo.

IV. à importância das coordenadas geográficas para localização e identificação de uma zona climática, que, por ser tropical, o autor compara ao inferno.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):

A
I e IV
B
I, II e III
C
I, apenas
D
IV, apenas
E
II e III, apenas
fd8dc035-70
UEPB 2007 - Geografia - Geografia Econômica

Desde o final da década de 90 (séc. XX) a América Latina vem mostrando uma tendência nacionalista e de esquerda, o que em parte se explica

A
pela política beligerante do governo Bush, que foi colecionando opositores em todo o mundo, a exemplo de Hugo Chávez na Venezuela e Mahmoud Ahmadinejad no Irã.
B
pela liderança que Hugo Chávez passou a ter em toda a América Latina influenciando no resultado das eleições na Bolívia, no Equador, no Brasil, na Argentina, no Chile, no Uruguai e na Nicarágua.
C
pela ineficiência das políticas neoliberais em resolver os problemas econômicos e sociais dos países dessa região das Américas.
D
pela perda de influência dos Estados Unidos na região, que, ao se dedicar à “guerra contra o terror” no Oriente Médio, passou a dar pouca atenção à América Latina.
E
pelo caráter populista dos governos de esquerda, que, ao proporem um Estado mínimo, com as privatizações de empresas públicas, priorizaram setores básicos como saúde e educação conquistando os votos das camadas mais pobres.
feec045b-70
UEPB 2007 - Geografia - Geografia Econômica

O regime cubano que, por três décadas, teve a sustentação na ex-União Soviética sofreu profunda crise no início da década de 1990 com a derrocada do socialismo e a manutenção do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos. Para sobreviver à crise econômica o governo de Fidel Castro utilizou-se das potencialidades naturais do país e decidiu

A
promover a abertura política e a liberdade de imprensa, além de se retirar da cena política, passando a presidência do país para seu irmão Raúl Castro.
B
incentivar o turismo, além de facilitar a entrada dos recursos enviados pelos cubanos que se encontram no exterior.
C
permitir aos Estados Unidos a instalação de uma base militar (Guatánamo), em local estratégico de seu território, em troca do fim do embargo econômico.
D
estreitar relações comerciais e de cooperação com o governo da Venezuela, de onde recebe petróleo em troca dos serviços de educação e saúde.
E
diversificar sua produção agrícola, que tradicionalmente era de cana-de-açúcar e tabaco, e investir nos setores de saúde e educação.
01bcc666-70
UEPB 2007 - Geografia - Geografia Econômica, Geografia Política

Observe os exemplos que se seguem.

1. “A atuação de grupos de ‘Skinheads’, [...] a Campanha de Expulsão de Nordestinos promovida por um estudante da USP; a distribuição de panfletos intitulados ‘A Escória do Mundo’, com o mote ‘Destrua os Homossexuais’; a ação da ‘Frente Anti-Caos’, atacando homossexuais e aidéticos; o site ‘Orgulho Paulista’... são alguns exemplos dessas ações [...] preocupantes...” (In: http://www.global.org.br. Acesso em 20/06/2007)

2. “Durante o Encontro da Nova Consciência a palestrante Sandra Epega, da Tradição de Orisa, denunciava a destruição de terreiros de umbanda nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo e o episódio ocorrido no dia anterior, quando um grupo de jovens de algumas igrejas cristãs tentou impedir o acesso de participantes desse evento ao Teatro Severino Cabral”. (Palestra realizada no dia 20 de fevereiro de 2007 no Teatro Severino Cabral, Campina Grande-PB.)

Analise as proposições que buscam explicar tais violências do nosso cotidiano.


I. Os dois exemplos confirmam que o respeito às diferenças, ao multiculturalismo e às liberdades de expressões, embora estando no centro dos debates contemporâneos, são conquistas que ainda não foram alcançadas, e que é preciso vencer os preconceitos e as intolerâncias.

II. O segundo exemplo mostra a necessidade de os cristãos se unirem para combater a superstição e o crescimento das seitas pagãs que se proliferam em pleno século XXI, ameaçando as verdadeiras religiões cristãs.

III. O primeiro exemplo diagnostica o crescimento do racismo, da “homofobia” e de tantos outros preconceitos que se intensificam na sociedade contemporânea, que se globaliza, mas perde valores humanitários e referenciais éticos e morais, e mergulha num vazio de identidades. Questões que se refletem nas violências praticadas em todo o mundo.

IV. O segundo exemplo mostra que os fundamentalismos e as intolerâncias são crescentes na sociedade contemporânea e não estão presentes apenas no Islã e no Oriente Médio, como geralmente se divulga, mas fazem parte, também, do Ocidente e das religiões cristãs.

Estão corretas

A
apenas as proposições II e IV.
B
apenas as proposições I, III e IV
C
apenas as proposições I e III.
D
apenas as proposições II, III e IV.
E
todas as proposições.
031b70c1-70
UEPB 2007 - Geografia - Pirâmide etária, População, Crescimento

Observando a pirâmide da população mundial e, considerando que sua elaboração se baseia em médias estatísticas, é correto afirmar que

Imagem 003.jpg

I. as projeções de crescimento da população idosa preocupam, sobretudo, os países ricos que começam a reformular seus sistemas de seguridade social, utilizando medidas como o aumento da idade mínima para aposentadoria e a elevação da contribuição dos trabalhadores.

II. a pirâmide da população mundial mostra uma projeção relativamente equilibrada para 2050 entre a faixas etárias, mas não reflete o problemático antagonismo entre os dois mundos, já que faltam jovens para sustentar o crescimento do primeiro mundo e empregos para os jovens do mundo subdesenvolvido.

III. a ilustração mostra duas pirâmides sobrepostas, uma para a população do terceiro mundo, na qual temos uma base larga e um ápice estreito, pela maior presença de jovens, e uma pirâmide para o mundo desenvolvido, que se aproxima da forma de um retângulo, por haver maior presença de adultos e idosos.

IV. as projeções apontam para uma explosão demográfica em 2050, já que a redução da mortalidade, acompanhada do aumento da natalidade em todo o mundo, faz com que a população cresça num ritmo mais acelerado que o previsto pelos demógrafos.

Estão corretas apenas as proposições:

A
I, II, III
B
III e IV
C
I e II
D
I, III e IV
E
II e IV
04754d06-70
UEPB 2007 - Geografia - Fontes de energia e recursos naturais, Energia

O Carvão mineral e o petróleo continuam a ser as duas principais matrizes elétrica e energética mundiais, porém a crise ambiental (com destaque para o aquecimento global) e a problemática do abastecimento de petróleo fazem com que os combustíveis renováveis e, sobretudo “limpos”, ganhem evidência. Sobre a questão é correto afirmar que

I. os combustíveis fósseis, embora não-poluentes, necessitam ter seu consumo reduzido pelo simples fato de não serem renováveis e, portanto, sujeitos ao esgotamento em um futuro próximo.

II. a água, embora seja uma fonte de energia limpa e renovável, gera polêmicas pelos impactos sociais e ecológicos causados com as construções de grandes hidrelétricas, que destroem ecossistemas e expulsam populações ribeirinhas.

III. a energia solar, apesar de abundante e não-poluente, ainda é pouco utilizada, o que certamente se explica muito mais pelas políticas energéticas e interesses de grupos, do que pelo elevado custo dos painéis de captação de energia.

IV. o Biodiesel, destaque brasileiro em tecnologia alternativa de combustível por ser menos poluente que os hidrocarbonetos e por criar empregos no campo, nem por isso está imune de gerar problemas ambientais, sobretudo, se vier a ser um investimento muito lucrativo, pois fatalmente avançará e destruirá áreas ainda preservadas e de fronteiras, como já ocorre com a soja.

Estão corretas apenas as alternativas:

A
II, III e IV
B
I, II e III
C
I e IV
D
II e III
E
I, II e IV
05cf69c5-70
UEPB 2007 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

“Os dois problemas centrais, e a longo prazo decisivos eram o demográfico e o ecológico [...]. Contudo [...] os defensores de políticas ecológicas tinham razão. A taxa de desenvolvimento deveria ser reduzida ao ‘sustentável’ [...] e, a longo prazo, se chegaria a um equilíbrio entre a humanidade, os recursos (renováveis) que ela consumia e o efeito de suas atividades sobre o ambiente. [...] Uma coisa, porém, era inegável. Tal equilíbrio seria incompatível com uma economia mundial baseada na busca ilimitada do lucro [...].” (Eric Hobsbawm – A Era dos Extremos, 2006 – p. 546-548.)

De acordo com as observações do autor, podemos deduzir que

I. os problemas ecológicos, em especial o aquecimento global, estão diretamente relacionados à explosão demográfica que ocorreu no final do século XX, ou seja, há mais gente que a quantidade suportável pelo planeta.

II. o “desenvolvimento sustentável”, hoje tão propalado, é incompatível com o modelo de civilização que temos, e as soluções para a problemática ambiental implicam em mudança no comportamento de consumo da sociedade global, sobretudo das camadas com maior poder de compra.

III. o equilíbrio entre sociedade e natureza não reside em decisões políticas, mas está, sim, diretamente relacionado com soluções científicas e tecnológicas.

IV. o “desenvolvimento sustentável” é incompatível com o capitalismo no seu estágio atual, ou seja, se há futuro para um, certamente o outro não sobreviverá.

Estão corretas apenas as proposições:

A
II, III e IV
B
I e III
C
I, II e III
D
II e IV
E
I e IV
0727d671-70
UEPB 2007 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

De acordo com o gráfico que mostra a relação campo/cidade, é correto afirmar que

Imagem 005.jpg

I. o campo domina cada vez mais a cidade, pois esta necessita de matérias-primas e alimentos baratos que não produz.

II. o campo tem o papel de produzir gêneros para exportação, garantindo desta forma a compra de bens industrializados e serviços e o pagamento da dívida externa.

III. a subordinação do campo à cidade se dá através da compra de tecnologia, bens de consumo e máquina, para produzir no padrão exigido pelo setor urbano/industrial.

IV. a introdução do modelo urbano/industrial no campo tem destruído os hábitos rurais, tecnologias originais e aspectos culturais, além de expulsar parte expressiva da população rural, via modernização.

Estão corretas apenas as alternativas:


A
II, III e IV
B
I e IV
C
II e III
D
I, II e IV
E
I, II e III
088222f2-70
UEPB 2007 - Geografia - Cartografia, Projeções e Representações

“São consideradas Hotspots toda e qualquer área prioritária para conservação [...] que apresenta rica biodiversidade, mas [...] sofre também uma intensa ameaça [...] uma área com pelo menos 1,5 mil espécies endêmicas de plantas e que tenha perdido mais de três quartos de sua vegetação original”. (Discutindo a Geografia – ano 2, n° 12.)

Identifique os Hotspots da faixa tropical, assinalados no cartograma.

Imagem 006.jpg

A
1–Ilhas Polinésias e Micronésia, 2–Cerrado e Mata Atlântica, 3– Karoo das Plantas Suculentas, 4–Montanhas Centro Sul da China, 5–Sudoeste da Austrália.
B
1–Província Florística da Califórnia, 2–Cerrado Brasileiro, 3– Província Florística do Cabo, 4–Cáucaso, 5–Indo-Birmânia.
C
1–Caribe, 2–Mata Atlântica, 3–Montanhas Florísticas Costeiras da Tanzânia e Quênia, 4–Região das Ilhas Sunda (Malásia e Indonésia), 5–Wallacea (Indonésia).
D
1–Nova Caledônia, 2–Andes Tropicais, 3–Floresta da Guiné, 4– Bacia do Mediterrâneo, 5–Nova Zelândia.
E
1–Ilhas Polinésias e Micronésia, 2–Mata Atlântica, 3–Madagascar e Ilhas do Oceano Índico, 4–Gats Ocidental e Sri Lanca, 5–Filipinas.
09db411f-70
UEPB 2007 - Geografia - Geografia Física, Relevo

A seqüência dos blocos-diagramas abaixo mostra

Imagem 007.jpg

A
a evolução de um relevo tabular em sua fase madura, com formas esculpidas pela drenagem de um rio, as quais resultam em morros testemunhos, mesas e vale, a exemplo do que ocorreu no Grand Canyon, mediante a ação do rio Colorado.
B
uma planície, um planalto e uma depressão intermontana, pela ordem em que se encontram.
C
diferentes redes de drenagem: I – paralela, II – dentrítica, III – radial.
D
a formação de uma voçoroca ocasionada pela erosão em lençol de escoamento, em área desflorestada.
E
em I – um relevo em estrutura falhada, em II – um relevo em estrutura dobrada, em III – uma fossa tectônica.
0b3552c8-70
UEPB 2007 - Geografia - Geografia Física, Clima

Segundo Margarida Maria Penteado (1980), “A vegetação está na dependência do clima e sua repartição do globo se faz segundo princípio zonal”. Seguindo tal princípio, associe as zonas climáticas enumeradas na coluna 1 às respectivas ocorrências florísticas que lhes são associadas, descritas na coluna 2.

Imagem 008.jpg

A seqüência correta da enumeração da coluna 2 é:

A
4 5 3 1 2
B
3 5 2 4 1
C
5 4 2 1 3
D
3 4 2 5 1
E
2 4 3 1 5
0c91b8d3-70
UEPB 2007 - Geografia - Geografia Física, Relevo

O lugar identificado no cartograma abaixo foi fundamental para que Charles Darwin formulasse a teoria da “Evolução das Espécies por Seleção Natural”, pois, ao desembarcar nestas ilhas em 1835 com sua expedição, este naturalista se deparou com tartarugas gigantes, pássaros de asas atrofiadas, iguanas marinhas e outras espécies endêmicas que tiveram sua adaptação e evolução graças ao isolamento do arquipélago. Este laboratório da evolução da vida (cujo equilíbrio ecológico vem sendo perturbado desde o século XVII como refúgio de piratas e posteriormente com a introdução de ratos, porcos, gatos e cachorros e mais recentemente pelo turismo e a pesca clandestina) é

Imagem 009.jpg

A
a Ilha de Páscoa, pertencente ao Chile, famosa pela presença dos Moaris, estátuas gigantes esculpidas em rochas por antigas civilizações que a habitaram. Tais monumentos, verdadeiros patrimônios da humanidade, chegaram a concorrer ao título de sétima maravilha do mundo.
B
o Arquipélago do Havaí, paraíso tropical e um dos 50 estados da federação estadunidense, formado por 132 ilhas de origem vulcânica, localizadas num dos “pontos quentes” da terra de intensa atividade vulcânica.
C
a Tasmânia, ilha pertencente à Austrália, que, graças ao seu isolamento, abriga uma das faunas mais exóticas do planeta, a exemplo do diabo da Tasmânia e do tigre da Tasmânia, este já extinto
D
o arquipélago de Galápagos, pertencente ao Equador, formado por 14 ilhas principais e 42 ilhotas de origem vulcânica.
E
o Atol de Moruroa, localizado na Polinésia Francesa, cenário dos testes nucleares da França entre 1966 e 1974, e centro da atenção mundial nos protestos internacionais contra a realização de novos testes nucleares em 1995.
0e035d05-70
UEPB 2007 - Geografia - Geografia Física, Clima

Escreva V(Verdadeira) ou F(Falsa) para as proposições que tratam dos Grandes Domínios Morfoclimáticos brasileiros..

( ) Domínio da Mata Atlântica, condicionado ao relevo serrano e à umidade oceânica, é o que se encontra mais degradado em decorrência da exploração econômica em todo o processo de ocupação do território brasileiro.

( ) O domínio do Cerrado, onde se localiza o planalto Meridional, está submetido ao clima subtropical, com o predomínio de uma cobertura arbórea xerófila.

( ) O domínio da Floresta Amazônica é caracterizado pelo clima equatorial, com temperaturas médias elevadas, precipitações abundantes e bem distribuídas. A rica diversificação em sua flora e fauna vem despertando interesses econômicos em função da sua biodiversidade.

( ) O domínio da Caatinga é uma área ecologicamente vulnerável, em virtude da irregularidade das precipitações, da natureza dos solos e da cobertura vegetal, onde predomina uma vegetação resistente à seca. Grande área desse domínio é susceptível ao processo de desertificação.

A alternativa que apresenta a seqüência correta é:

A
V V F F
B
V F V V
C
F F V V
D
F F F V
E
V F F F