Questão f410a1c5-70
Prova:UEPB 2007
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Física, Solo

“O tempo rotinizado prendia o trabalho ao solo, enquanto a massa dos prédios da fábrica, o peso do maquinário e o trabalho permanentemente atado acorrentavam o capital. Nem capital nem trabalho estavam ansiosos para mudar, e nem seriam capazes disso”. (grifos nossos) (Zigmunt Baumam – A Modernidade Líquida, 2001, p. 135.)

Os elementos grifados no texto são típicos de uma fase do processo de industrialização. Portanto, o autor faz referência

A
à INDÚSTRIA FORDISTA, com o emprego em larga escala do trabalho extremamente especializado e pouco qualificado, que apresentava rigidez nas relações de produção e na organização do trabalho, e a fabricação que se dava em série para atender ao consumo de massa.
B
ao ARTESANATO, que prendia os artesãos e aprendizes às regras das corporações de ofícios, limitando a oferta de mercadorias e o acúmulo de capital.
C
à INDÚSTRIA PÓS-FORDISTA, que utiliza alta tecnologia e o trabalho flexível para produzir com estoques reduzidos visando nichos de mercado.
D
à MANUFATURA, que instalou suas fábricas nas cidades e implantou o trabalho assalariado e a divisão técnica do trabalho como forma de aumentar a produção e o consumo, viabilizando a acumulação capitalista.
E
à fase na qual os comerciantes, tentando se libertar das amarras das corporações de ofício, distribuíram as etapas do processo produtivo com os artesãos que estavam no campo, utilizando-se da mão-de-obra familiar.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo