Questõessobre Hierarquia urbana

1
1
Foram encontradas 72 questões
c74c3712-74
CEDERJ 2021 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

Considere o texto sobre rede urbana:

A rede urbana pode ser definida como a interligação entre as cidades que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações. Assim, todas as cidades da rede urbana de um país ou do mundo estabelecem entre si algum tipo de relação, que depende da função que cada cidade possui. As cidades de uma rede urbana constituem-se em uma espécie de hierarquia, na qual uma cidade é mais ou menos atrativa dependendo do papel que ela exerce. Uma grande cidade, por exemplo, que possui os setores de serviços mais bem desenvolvidos, uma grande oferta de trabalho, opções de lazer e mercado consumidor, apresenta uma capacidade de atração maior do que uma cidade pequena. Essa capacidade de atração de uma cidade é o principal elemento utilizado para classificar as cidades de uma determinada rede urbana.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-rede-urbana.htm. Acesso em: 31 out. 2021.


Na hierarquia urbana do Brasil, a cidade classificada como metrópole regional é: 

A
Belém
B
Brasília
C
São Paulo
D
Rio de Janeiro
78f92538-06
SÃO CAMILO 2019 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

Ao se afirmar que no Brasil há uma megalópole em formação, espera-se constatar

A
a liderança econômica de uma metrópole no contexto nacional, especificamente São Paulo.
B
a centralidade da administração pública nacional em um ponto comum, o caso de Brasília.
C
a conurbação de duas regiões metropolitanas, no caso São Paulo e Rio de Janeiro.
D
a redefinição de limites interestaduais, a princípio entre São Paulo e Rio de Janeiro.
E
a estruturação de um território neutro para mediar acordos internacionais, oportunamente em Brasília.
d139c151-04
FGV 2020 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

As cidades brasileiras foram classificadas, hierarquicamente, a partir das funções de gestão que exercem sobre outras cidades, considerando tanto seu papel de comando em atividades empresariais quanto de gestão pública, e, ainda, em função da sua atratividade para suprir bens e serviços para outras cidades.

(https://biblioteca.ibge.gov.br. Adaptado.)

Essa classificação é estabelecida a partir da análise

A
do PIB per capita das cidades.
B
da área de influência das cidades.
C
do plano diretor das cidades.
D
da densidade demográfica das cidades.
E
do déficit público das cidades.
b24d56ce-05
CESMAC 2018 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estabeleceu uma hierarquia urbana, considerando os diferentes níveis de polarização das cidades. Com referência a essa hierarquia urbana, assinale a alternativa correta.

A
Centros sub-regionais: integram esse nível 169 centros com atividades de gestão menos complexas; têm área de atuação reduzida e os seus relacionamentos, com centros externos se dão, em geral, apenas com as três metrópoles nacionais.
B
Metrópole: Categoria urbana composta por 70 centros, que se relaciona com o estrato superior da rede urbana e tem área de influência de âmbito regional.
C
Centros locais: nível formado por 556 cidades de menor porte e com área de atuação ligada aos centros de Zona.
D
Capitais Regionais: categoria urbana hierárquica, composta por doze principais centros urbanos do país; possuem extensa área de influência direta.
E
Centros de Zona: engloba mais de quatro mil cidades, cuja centralidade e atuação não extrapolam os limites de seus municípios, servindo apenas aos seus habitantes.
b0359b1c-02
UEA 2018 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

Além do desenvolvimento econômico levado às cidades que ficam depois da Ponte Rio Negro, os municípios do lado sul da Região Metropolitana de Manaus caminham para a tendência de “cidades-dormitórios”. O que se tornou comum em grandes centros urbanos próximos a São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro pode ser uma realidade para Iranduba, Manacapuru e Novo Airão nas próximas décadas.

(http://d24am.com, 01.12.2012.)

A tendência identificada no desenvolvimento urbano da Região Metropolitana de Manaus faz referência

A
à especialização de cidades periféricas para a moradia, o que mantém a centralidade de serviços e de empregos nos grandes centros urbanos.
B
à cessão de mão de obra especializada às cidades em crescimento, o que fixa a população para estimular novas demandas e mercados inter-regionais.
C
à vocação de uso e ocupação do solo de uma mancha urbana, o que define a escolha e o fortalecimento de uma região metropolitana.
D
à estratégia de estagnação econômica de cidades-satélites, o que elimina a concorrência de centros comerciais com as regiões de maior hierarquia urbana.
E
à política de especulação do mercado imobiliário, o que interrompe o crescimento urbano a fim de proporcionar lucros elevados por conta de falta de terrenos.
4d86d069-fd
ESPM 2018 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

Criação de novos recortes territoriais só pode ser feita por legislação específica .

.. são recortes instituídos por lei complementar estadual, de acordo com a determinação da Constituição Federal de 1988, visando integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. É competência dos estados a definição (...), nos termos do Artigo 25, Parágrafo 3° da Constituição Federal.

Fonte: IBGE, 23/05/2017.

O texto trata do conceito de:

A
região metropolitana.
B
regiões brasileiras.
C
município.
D
unidade federativa.
E
capital de estado.
e5d3fae0-6e
UPE 2021 - Geografia - Urbanização em países desenvolvidos, Urbanização, Hierarquia urbana

A urbanização contemporânea revela com clareza que a cidade como a conhecemos, circunscrita a um ponto, tende, em algumas áreas, a se amalgamar com outras e constituir regiões urbanas de grande coesão, deixando como imagem do passado a cidade como aglomeração concentrada. Talvez evoluamos para um mundo sem cidades a exemplo da que herdamos do passado e vivamos em grandes aglomerações dispersas. Isso não significa que não haverá mais cidades com aglomerações concentradas, significa apenas que a tendência é a de que, no futuro, multipliquem-se as grandes concentrações urbanas construídas por movimentos de dispersão.

(LENCIONI, S. Urbanização difusa e a constituição de megarregiões. In: Observatório das Metrópoles. N. 22. Ano 6. 2015.)


Com base na abordagem do texto e nos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a afirmativa CORRETA.

A
A primeira megalópole BosWash foi identificada na década de 1980, nos Estados Unidos, com uma população de 50 milhões de habitantes; a segunda foi a México DC, com 20 milhões de habitantes em 1990.
B
As transformações socioespaciais provocadas pelos avanços do meio técnico-científico informacional, além de corresponder às bases estruturais do processo de Globalização, dão origem às megalópoles. São nesses espaços denominados megalópoles que se concentram as principais atividades econômicas e as grandes corporações mundiais. No Brasil existe uma megalópole.
C
As cidades globais podem apresentar uma menor densidade populacional, no entanto são centros urbanos com grande concentração de poder (político e econômico) e influência mundial. Por exemplo, Tóquio, São Paulo e Nova York são megacidades e cidades globais.
D
De acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU, os centros urbanos que possuem mais de 10 milhões de habitantes são identificados como Megalópoles ou Megacidades, mas com influências econômicas restritas ao país de origem.
E
A China é o país com maior número de megalópoles do mundo. Pequim deverá ser a cidade mais populosa do mundo em 2030, com função administrativa, ultrapassando Tokyo, que atualmente é a cidade mais populosa da Eurásia.
c989454e-83
UFC 2018 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

As funções urbanas 1, 2 e 3 estão corretamente identificadas, em:

A
político-administrativa, industrial e financeira.
B
político-administrativa, turística e portuária.
C
industrial, defesa e político-administrativa.
D
portuária, religiosa e turística.
67fb3e43-7c
ENEM 2020 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

Tal fenômeno não pode ser reduzido a alguns núcleos urbanos no topo da hierarquia. É um processo que conecta serviços avançados, centros produtores e mercados em rede com intensidade diferente e em diferente escala, dependendo da relativa importância das atividades localizadas em cada área face à rede mundial.


CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000 (adaptado).


A estrutura descrita depende da ocorrência da seguinte característica espacial:

A
Extensão da malha ferroviária.
B
Presença de centros de pesquisa.
C
Geração de energias renováveis.
D
Automação das unidades produtivas.
E
Qualidade do sistema de telecomunicações.
6d405122-ff
UECE 2019 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

Escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso, o que se afirma a seguir sobre as redes urbanas e o sistema de cidades.


( ) A rede urbana é formada pelo conjunto de cidades que se interligam umas às outras por meio de sistemas de transporte e de telecomunicações, através dos quais se dão os fluxos de pessoas, mercadorias e informações.

( ) quanto mais complexa a economia de um país ou região, menores são a urbanização e a quantidade de cidades que articulam sua rede urbana.

( ) com as novas acelerações da globalização e o consequente aumento dos fluxos informacionais, materializa-se um sistema de cidades no mundo, cujos pontos de interconexão são as chamadas cidades globais.

( ) a partir da noção de hierarquia urbana no sistema de cidades contemporâneo, o que define a integração entre as pessoas é a distância que separa os lugares dos núcleos mais urbanizados.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A
V, F, V, F.
B
F, V, V, F.
C
V, F, F, F.
D
V, F, F, V.
6891cad1-fd
UFT 2018 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana


As funções urbanas 1, 2 e 3 estão corretamente identificadas, em:

A
político-administrativa, industrial e financeira.
B
político-administrativa, turística e portuária.
C
industrial, defesa e político-administrativa.
D
portuária, religiosa e turística.
4c9c67fd-ff
UNICENTRO 2019 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

Considerando-se que a cidade de São Paulo é marcada pela mistura de diferentes povos, que somaram suas heranças para hoje formar uma só identidade e com base em seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar sobre essa metrópole:

A
O seu intenso processo de industrialização foi concentrador de riquezas, trouxe a modernidade e concretizou a segregação social na metrópole.
B
É uma das cidades de maior diversidade e atividade cultural do mundo, e isso só foi possível graças à monocultura agroexportadora de soja no Cerrado brasileiro.
C
É o segundo maior centro financeiro do país e tem na sua periferia um papel fundamental de eliminar a fragmentação e a hierarquização espacial.
D
Começou um intenso processo de desconcentração industrial no início da década de 50, com o final da Segunda Guerra Mundial.
1beb7e4f-fd
UNICENTRO 2017 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

A região metropolitana de São Paulo reúne 39 municípios, totalizando cerca de 21 milhões de habitantes. O processo de ampliação dessa gigantesca aglomeração urbana desencadeou profundas transformações nas paisagens locais da região. Com relação à expansão das áreas metropolitanas da região sudeste é correto afirmar que:

A
A predominância de pequenas e médias propriedades rurais, que abastecem a área metropolitana.
B
O fato de a região possuir grande potencial de baixo custo de mão de obra tem atraído grandes investidores.
C
A partir de 1950, essa região tornou-se fronteira econômica, pois a demanda por novas áreas para o desenvolvimento industrial levou o Governo a incentivar a ocupação desta região.
D
Uma das principais características do processo de urbanização desta região foi o acelerado crescimento das áreas metropolitanas, o que causou grandes transformações em suas paisagens.
E
Possui facilidade de acesso às demais regiões do país.
b38cf9f3-b6
UFVJM-MG 2016 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

Cidades de grande relevância para o sistema econômico globalizado, elas são centro irradiadores e receptores de pessoas, pesquisas científicas, estudantes, comunicações e de capital financeiro a nível mundial. Normalmente são também grandes centros culturais e turísticos e capitaneiam a inserção regional da economia-mundo. No Brasil, temos São Paulo como cidade de mais alto nível.


O texto refere-se ao conceito de

A
Cidade Global.
B
Cidade Estado.
C
Região Metropolitana.
D
Capital Econômica Nacional.
ed019b95-b9
UNIVESP 2014 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

Observe o esquema abaixo para responder à questão.



Retirado de http://alessandrareisdinizz.blogspot.com.br/ em 19/05/2014

às 15h30.


Sobre a hierarquia urbana no Brasil, é correto afirmar que

A
o esquema atual diminuiu a dependência em relação à metrópole nacional, uma vez que outras aglomerações urbanas cumprem seu papel de influenciar cidades menores.
B
São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são as metrópoles que mais exercem influência sobre o restante do país atualmente.
C
o esquema tradicional deixou de funcionar porque as cidades brasileiras cresceram e passaram a depender de outros centros nacionais e regionais.
D
o esquema atual diminuiu o grau de interdependência entre as cidades brasileiras.
E
os fatores de atração urbana (educação, transporte, saúde etc.) foram descentralizados pelas cidades brasileiras, diminuindo a importância dos centros regionais.
1a3da279-d5
CESMAC 2015 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

No decorrer da história, as cidades vêm desempenhando funções importantes no processo de ocupação do território. A caracterização da Rede Urbana do Brasil vem sendo realizada há vários anos e identifica diversas aglomerações no país, sendo algumas de caráter metropolitano, além daquelas que são centros regionais e centro sub-regionais. Essa classificação baseia-se em diversas características.

Assinale-as.


1) Diversificação de atividades industriais e de serviços.

2) Identidade de clima e de biodiversidade.

3) Aplicação rigorosa ou não dos princípios do Ecodesenvolvimento.

4) Centralidade.

5) Presença de centros de decisão econômica e financeira.

6) Intensidade da troca de informações entre os centros de decisão instalados na cidade e a rede urbana do país e do mundo.


Estão corretos:

A
1, 2, 3 ,4, 5 e 6
B
1, 4, 5 e 6 apenas
C
2, 4, 5 e 6 apenas
D
1, 3 e 5 apenas
E
2, 3 e 6 apenas
ea2aed2a-b3
IF-MT 2016 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

Cidades como Deca, em Bangladesh; Lagos, na Nigéria; e Cairo, no Egito, as quais possuem mais de 10 milhões de habitantes e desempenham importante papel na hierarquia urbana de seus países, mas também apresentam uma concentração menor de recursos tecnológicos (indústrias, centros de pesquisa e informação, etc), são denominadas pela Organizações das Nações Unidas (ONU) como:

A
Cidades Globais.
B
Metrópoles regional.
C
Megametrópoles.
D
Megalópoles.
E
Megacidades.
3cc20029-b5
IF Sul - MG 2017 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

A maioria da população mundial vive nas cidades. Segundo dados e previsão da Divisão de População da ONU, no início do século XX, a população urbana era de 14%. Em 2010 era de 51,6% e chegará a 67% em 2050. Observe as alternativas abaixo, a respeito de rede e hierarquia urbanas, e assinale a que for CORRETA:

A
A rede urbana é formada por um sistema de cidades de um mesmo país que se interligam às outras, exclusivamente, por meio de sistemas de transportes (rodoviário, aéreo, fluvial e marítimo ) por onde ocorrem os fluxos de mercadorias.
B
Megacidades são aglomerações urbanas, de países desenvolvidos, que possuem mais de 10 milhões de habitantes.
C
As cidades globais são os nós da rede urbana mundial, pois oferecem os melhores e mais variados tipos de serviços, diversificada atividade industrial, centros de pesquisa e tecnologia e lazer, por isso comandam a economia no mundo.
D
As redes de cidades mais densas e articuladas se desenvolveram em países emergentes e subdesenvolvidos devido ao elevado contingente populacional.
337e23c8-d8
EINSTEIN 2018 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

Na década de 2000, vídeos produzidos por moradores de áreas periféricas da cidade de São Paulo chamaram a atenção de pesquisadores para uma nova expressão do videoativismo. Diferentemente dos chamados vídeos populares dos anos 1970 e 1980, que tinham um direcionamento político afinado com as lutas operárias e os movimentos contra a ditadura, o videoativismo do século XXI aborda reivindicações sociais, expressões culturais e demandas identitárias das populações da periferia.

                                              (http://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado.)

Na atual relação centro-periferia, o videoativismo é promotor

A
da compreensão de uma lógica socioeconômica externa que requalifica a periferia.
B
das disparidades observadas na metrópole que segregam diferentes classes sociais.
C
da desconstrução das representações sobre a periferia e seus moradores.
D
das estratégias de publicidade que alimentam a especulação imobiliária.
E
de um novo sistema de produção equânime entre patrões e empregados.
f70db0d5-e2
UEPB 2011 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira, Hierarquia urbana

Escreva F ou V (Falso ou Verdadeiro) para as proposições que tratam de realidades concretas vivenciadas no espaço urbano brasileiro pela população de baixa renda.


( ) As favelas, que muitas vezes são vistas por milhares de brasileiros apenas como lugar da desordem social, agregam milhares de trabalhadores que disponibilizam sua força de trabalho a serviço do desenvolvimento econômico do país. Esses trabalhadores não tem acesso a outro lugar no solo urbano, nem condições de usufruir das benesses do mundo moderno.

( ) A segregação residencial é consequência de um espaço mercadoria, cujos valores de uso e troca definem as formas de apropriação e de luta pelo direito de morar na cidade.

( ) O espaço urbano de uma grande cidade como São Paulo é hoje a soma de várias cidades que apresentam realidades diversas sem articulação entre si.

( ) A falta de empregos nas grandes cidades brasileiras inclui na paisagem mendigos que moram embaixo de viadutos (sem teto), pedem esmolas ao lado de crianças além de subempregados e crianças que disputam espaços nos semáforos para venderem bugigangas na busca da sobrevivência.

( ) A violência em toda sua dimensão não é problema apenas das grandes metrópoles; nas cidades de menor porte ela também se faz presente. Vem deixando sua marca registrada em muitas escolas brasileiras.



A alternativa que apresenta a sequência correta é:

A
V V V F V
B
V V F V V
C
F F F V V
D
V F V F V
E
F V F V V