Questão e5d3fae0-6e
Prova:UPE 2021
Disciplina:Geografia
Assunto:Urbanização em países desenvolvidos, Urbanização, Hierarquia urbana

A urbanização contemporânea revela com clareza que a cidade como a conhecemos, circunscrita a um ponto, tende, em algumas áreas, a se amalgamar com outras e constituir regiões urbanas de grande coesão, deixando como imagem do passado a cidade como aglomeração concentrada. Talvez evoluamos para um mundo sem cidades a exemplo da que herdamos do passado e vivamos em grandes aglomerações dispersas. Isso não significa que não haverá mais cidades com aglomerações concentradas, significa apenas que a tendência é a de que, no futuro, multipliquem-se as grandes concentrações urbanas construídas por movimentos de dispersão.

(LENCIONI, S. Urbanização difusa e a constituição de megarregiões. In: Observatório das Metrópoles. N. 22. Ano 6. 2015.)


Com base na abordagem do texto e nos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a afirmativa CORRETA.

A
A primeira megalópole BosWash foi identificada na década de 1980, nos Estados Unidos, com uma população de 50 milhões de habitantes; a segunda foi a México DC, com 20 milhões de habitantes em 1990.
B
As transformações socioespaciais provocadas pelos avanços do meio técnico-científico informacional, além de corresponder às bases estruturais do processo de Globalização, dão origem às megalópoles. São nesses espaços denominados megalópoles que se concentram as principais atividades econômicas e as grandes corporações mundiais. No Brasil existe uma megalópole.
C
As cidades globais podem apresentar uma menor densidade populacional, no entanto são centros urbanos com grande concentração de poder (político e econômico) e influência mundial. Por exemplo, Tóquio, São Paulo e Nova York são megacidades e cidades globais.
D
De acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU, os centros urbanos que possuem mais de 10 milhões de habitantes são identificados como Megalópoles ou Megacidades, mas com influências econômicas restritas ao país de origem.
E
A China é o país com maior número de megalópoles do mundo. Pequim deverá ser a cidade mais populosa do mundo em 2030, com função administrativa, ultrapassando Tokyo, que atualmente é a cidade mais populosa da Eurásia.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
A Geografia urbana deve ser estudada com bastante atenção tanto no que se refere aos seus processos específicos como ao que se refere a sua relação com outras áreas como a Geografia econômica, da população, e a geopolítica entre as mais comuns. Sobre a Geografia Urbana buscamos a alternativa correta.

A) A megalópole BosWash foi identificada na década de 60 do século XX. 

B) O meio técnico-científico-informacional permite o transporte e as comunicações em alta eficiência o que permite o crescimento das metrópoles que passam a projetar sua capacidade de influência por todo o globo. A concentração de espaços de decisão e influência como sedes de organizações estatais e privadas, centros de pesquisa e educação tornam estas megalópoles cada vez mais importantes que outros espaços acentuando a tendência ao crescimento urbano de áreas combinadas que formam grandes extensões urbanas que superam os limites das cidades iniciais. 

C) Não há como cidades globais serem espaços de baixa densidade populacional e todas as cidades citadas são megacidades e possuem grande densidade ou concentração populacional.

D) O critério de influências econômicas restritas ao país de origem relaciona-se a hierarquia urbana global que caracteriza as cidades como metrópoles globais a partir de sua área de influência. Para ser considerada como megacidade basta ter concentração populacional superior a 10 milhões de habitantes. 
E) O grande crescimento de megalópoles na China leva a redução da velocidade de concentração populacional na capital Pequim o que impede a projeção de crescimento para a maior do mundo. 
GABARITO DO PROFESSOR: B





Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo