Questão 78f92538-06
Prova:SÃO CAMILO 2019
Disciplina:Geografia
Assunto:Urbanização, Hierarquia urbana

Ao se afirmar que no Brasil há uma megalópole em formação, espera-se constatar

A
a liderança econômica de uma metrópole no contexto nacional, especificamente São Paulo.
B
a centralidade da administração pública nacional em um ponto comum, o caso de Brasília.
C
a conurbação de duas regiões metropolitanas, no caso São Paulo e Rio de Janeiro.
D
a redefinição de limites interestaduais, a princípio entre São Paulo e Rio de Janeiro.
E
a estruturação de um território neutro para mediar acordos internacionais, oportunamente em Brasília.

Gabarito comentado

Rodrigo RodriguesProfessor de Geografia e Mestre na área de Ensino de Geografia pela UFG.
A questão acima tem como tema a hierarquia urbana das cidades brasileiras, suas grandes metrópoles e a formação de uma possível megalópole em nosso país.

Para responder corretamente a questão, o candidato precisa saber qual é o conceito de megalópole, o que precisa pra uma ser formada e como esse caso se aplica ao Brasil.
Megalópole é um conceito elaborado para se referir à uma região ou área superurbanizada que une em torno de si uma intensa articulação entre grandes metrópoles, regiões metropolitanas e pequenas cidades. Tal aglomeração núcleos urbanos de diferentes hierarquias se caracteriza por concentrar grande parte da população, serviços e atividades econômicas de um país. Além disso, as megalópoles em formação, além de concentrar grandes cidades urbanizadas, também abrigam espaços rurais, com atividades agropecuárias intensivas que são marcadas pela grande mecanização e pelo emprego de tecnologia avançada em suas práticas.
Explicado o conceito de megalópole, vamos analisar as alternativas abaixo:

Letra A - Incorreta, pois conforme já ressaltado acima, o conceito de megalópole envolve a conurbação e agrupamento de vários núcleos urbanos em um determinado país, ou seja, não é uma definição utilizada para definir a liderança e o poderio econômico de uma grande cidade.
Letra B - Incorreta, pois o conceito de megalópole envolve a importância econômica de cidades e núcleos urbanos que se agrupam em um determinado país. Sendo assim, não é um conceito que se aplica a descrever e mensurar a importância de centros de administração federal, como é o caso de Brasília.
Letra C - Correta, pois nas últimas décadas, considerando o contexto financeiro e político, e a concentração de atividades econômicas nas duas metrópoles, houve um agrupamento e conurbação de duas grandes metrópoles brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro. Como as duas cidades e seus entornos concentram grande parte das indústrias brasileiras, redes comércios e serviços e importantes áreas agrícolas, há no Brasil a formação de uma grande megalópole, que embora tenha apenas 0,5% da dimensão territorial do nosso país, concentra 23% da população brasileira e uma porção significativa do PIB brasileiro.

Letra D - Incorreta, pois conforme já ressaltado anteriormente, a megalópole apenas é um termo empregado para representar esse agrupamento urbano que vem ocorrendo nos últimos anos em regiões de São Paulo e Rio de Janeiro. Não vai haver uma redefinição dos limites estaduais, e nem qualquer tipo de alteração política-administrativa nos dois estados.

Letra E - Incorreta, pois a megalópole consiste no agrupamento urbano de cidades com destaque econômico, político e demográfico como são os casos de regiões dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e não envolve qualquer aspecto ou formalidade política, conforme ressalta a alternativa. 

Gabarito da questão: Letra C.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo