Questõessobre Amazônia

1
1
Foram encontradas 137 questões
25e3dc76-7a
ENEM 2022 - Geografia - Amazônia

            Em finais do século XIX, o boom da exploração do látex — goma elástica amplamente empregada na fabricação de correias de transmissão nas máquinas, de batentes, de encapamentos de fios elétricos que tanto propiciaram a expansão das comunicações e da transmissão de energia, além de ser utilizada na fabricação de pneumáticos — fez com que se desenvolvesse na Amazônia brasileira, colombiana e boliviana o fenômeno que, no Brasil, ficou conhecido como correria — prática de correr atrás dos indígenas para matá-los e, assim, dominar seus territórios para produzir látex.


GONÇALVES, C. W. P. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar.

Acesso em: 13 abr. 2015 (adaptado).


No momento histórico apresentado, o sistema produtivo amazônico mencionado ficou marcado pelo(a)

A
subjugação de povos originários.
B
esgotamento de recursos naturais.
C
formação de cooperativas extrativas.
D
modernização dos parques industriais.
E
desapropriação de terras improdutivas.
6bcd3e79-75
UECE 2021 - Geografia - Amazônia

“Um veículo de luxo pode exigir mais de uma dúzia de peles cruas, e os fornecedores americanos compram cada vez mais couro do Brasil. Embora a região amazônica seja um dos maiores fornecedores mundiais de carne bovina, cada vez mais para as nações asiáticas, o apetite global por couro acessível também significa que as peles cruas desses milhões de bovinos abastecem um lucrativo mercado internacional de couro avaliado em centenas de bilhões de dólares por ano.”

Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/sustentabilidade /como-bancos-de-couro-de-suvs-impulsionam-odesmatamento-da- amazonia, gj4g79la.html


A criação de gado na Amazônia tem acarretado uma série de impactos ambientais que comprometem recursos naturais importantes. São apontadas como atividades de degradação ambiental relacionadas à criação de gado na Amazônia a(s)

A
mineração e a demarcação de terras indígenas.
B
biopirataria e a pesca esportiva.
C
queimadas e o desmatamento ilegal.
D
expansão urbana e a criação de unidades de conservação.
d81297ef-73
USP 2021 - Geografia - Amazônia

Os gráficos mostram três trajetórias distintas com relação ao número de espécies animais e vegetais, após desmatamento de áreas da floresta Amazônica:  



Após os desmatamentos, os gráficos I, II e III correspondem, respectivamente, a uma área que foi 

A
usada para pastagem e depois para cultivo de soja; usada para cultivo de soja nos primeiros 20 anos e depois abandonada; abandonada logo após o desmatamento. 
B
abandonada logo após o desmatamento; usada como pastagem nos primeiros 20 anos e depois abandonada; usada para pastagem e depois para cultivo de soja. 
C
usada como pastagem nos primeiros 20 anos e depois abandonada; abandonada logo após o desmatamento; usada para pastagem e depois para cultivo de soja.
D
usada como pastagem nos primeiros 20 anos e depois abandonada; usada para pastagem e depois para cultivo de soja; abandonada logo após o desmatamento. 
E
usada para pastagem e depois para cultivo de soja; abandonada logo após o desmatamento; usada para cultivo de soja nos primeiros 20 anos e depois abandonada. 
c7444bd4-74
CEDERJ 2021 - Geografia - Amazônia

Observe a figura a seguir: 


Disponível em: http://www.tribunadainternet.com.br/crise-ambiental-pode-fazer-bolsonaro-perder-apoio-do-maior-aliado-o-agronegocio/. Acesso em: 31 out. 2021.


Na charge, registra-se a crítica às transformações socioespaciais na Amazônia provocadas pela 

A
retração das políticas públicas.
B
expansão da pecuária extensiva.
C
destruição da camada de ozônio.
D
redução das atividades industriais.
aca57a56-57
ENEM 2021 - Geografia - Agricultura brasileira, Amazônia, Agropecuária

    As atividades mineradoras têm criado conflitos com extrativistas, quilombolas, pequenos agricultores, ribeirinhos, pescadores artesanais e povos indígenas. Em geral, estes sujeitos têm encontrado grande dificuldade de reproduzir suas dinâmicas territoriais depois da instalação da atividade mineradora, nem sempre com reconhecimento do impacto ao seu território pelo Estado e pela empresa, ficando sem qualquer tipo de compensação econômica. Em outros casos, nem a compensação econômica tem sido capaz de evitar o esgarçamento das relações sociais destes grupos que sofrem com a reconstrução abrupta das suas identidades e de suas dinâmicas territoriais.

PALHETA, J. M. et al. Conflitos pelo uso do território na Amazônia mineral.
Mercator, n. 16, 2017.

O texto apresenta uma relação entre atividade econômica e organização social marcada pelo(a)

A
escassez de incentivo cultural.
B
rompimento de vínculos locais.
C
carência de investimento financeiro.
D
estabelecimento de práticas agroecológicas.
E
enriquecimento das comunidades autóctones.
e477fce3-0b
UECE 2021 - Geografia - Amazônia

Leia com atenção o texto a seguir: “As mudanças climáticas antropogênicas estão associadas às atividades humanas com o aumento da emissão de gases de efeito estufa, de queimadas, com o desmatamento, a formação de ilhas urbanas de calor, etc. A Amazônia desempenha um papel importante no ciclo de carbono planetário, e pode ser considerada como uma região de grande risco do ponto de vista das influências das mudanças climáticas”.

Nobre, C. A.; Sampaio, G.; Salazar, L. Mudanças climáticas e Amazônia. Ciência e Cultura. 2007.

Considerando os aspectos que envolvem o bioma amazônico e as mudanças climáticas, atente para as seguintes afirmações:

I. As variações das chuvas na Amazônia estão relacionadas à temperatura da superfície do mar no Atlântico tropical. Esta condição, entre outras, afeta a Zona de Convergência Intertropical – ZCIT.
II. O bioma amazônico compreende uma área de aproximadamente 4,2 milhões de km², distribuída entre 9 estados brasileiros, compreendendo ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras.
III. O risco dos impactos das mudanças climáticas na Amazônia aumenta ainda mais quando se somam, ao aquecimento global, as alterações de vegetação resultantes das mudanças dos usos da terra, notadamente os desmatamentos das florestas tropicais e dos cerrados.

Está correto o que se afirmar em

A
I e II apenas.
B
I e III apenas.
C
II e III apenas.
D
I, II e III.
b0242ebb-0a
UECE 2021 - Geografia - Amazônia

Geralmente os eventos associados ao fogo na Amazônia estão relacionados à queima indiscriminada da floresta, às queimadas em áreas já desmatadas e queimadas acidentais, impactando severamente o ecossistema florestal. Dentre algumas consequências dessas queimadas, estão a mudança do regime hidrológico e a redução da biodiversidade.

Considerando essa questão, é correto apontar como ação ou estratégia para desacelerar o desmatamento na Amazônia

A
a reforma na política de assentamentos, incluindo a concessão do título de posse da terra.
B
o aumento das áreas de pastagem para o gado.
C
o incentivo à mineração industrial.
D
a fiscalização, de forma seletiva, com foco nos minifúndios.
d18757d2-04
FGV 2020 - Geografia - Amazônia

Com a queda de 97% das áreas produtoras asiáticas nas mãos dos japoneses, os Estados Unidos, através de acordos com o governo brasileiro, desencadearam uma operação em larga escala na Amazônia: a Batalha da Borracha.

(Márcio Souza. História da Amazônia: do período pré-colombiano aos desafios do século XXI, 2019.)

A “Batalha da Borracha” contou com

A
o controle do comércio exterior do produto pelas empresas norte-americanas e a estatização dos seringais às margens dos principais rios amazônicos.
B
o planejamento do Estado e o deslocamento de mão de obra de regiões do semiárido para a Amazônia.
C
a rede de produção local de gêneros alimentícios e a existência de capitais previamente acumulados na economia amazônica.
D
a racionalização empresarial do cultivo de espécies nativas da floresta e a dispersão das cidades no amplo espaço amazônico.
E
a extensão de leis trabalhistas aos seringueiros e a concessão de terras amazônicas aos trabalhadores imigrantes.
b025769c-02
UEA 2018 - Geografia - Amazônia

Posse da Amazônia, 1750


Na definição dos limites do território brasileiro, a posse da Amazônia se realizou com a formalização do

A
Tratado de Tordesilhas.
B
Tratado de Petrópolis.
C
Tratado de Utrecht.
D
Tratado de Madri.
E
Tratado de Badajós.
b00096f3-02
UEA 2018 - Geografia - Amazônia

A iniciativa que abriu o rio Amazonas a embarcações de todos os países a contar de 7 de setembro de 1867, além do São Francisco, também atendia a um dos motivos de crítica à política exterior do Império, que campeão da livre navegação dos rios da bacia platina, mantinha fechados os da bacia da Amazônia. O imperador afirmava que não era contrário à abertura do Amazonas a navios de todos os países, apenas julgava imprudente querer forçá-la, enquanto não se criassem na área interesses brasileiros capazes de contrabalançar os dos estrangeiros.

(Sérgio Buarque de Holanda. “Do Império à República”. In: História geral da civilização brasileira, Tomo II, vol. 5, 1985. Adaptado.)

O texto sustenta que a aprovação pelo imperador da abertura do rio Amazonas às embarcações estrangeiras deveu-se

A
à reivindicação internacional brasileira, que foi uma das causas da Guerra do Paraguai.
B
à transformação da Amazônia no grande mercado exportador de borracha para os países industrializados.
C
ao acordo entre o Império do Brasil e a República da Bolívia sobre o território do Acre.
D
ao fato da Amazônia estar densamente povoada por brasileiros na segunda metade do século XIX.
E
ao apoio do governo norte-americano às pretensões territoriais brasileiras na América do Sul.
b006d4f9-02
UEA 2018 - Geografia - Amazônia

Me preparo para descer em Arumanduba que está para chegar, a formidável propriedade que vale, dizem, um milhão de dólares ouro. […] Desço só e visito toda a propriedade […] Arumanduba é o centro. Jari e Cajari maiores produtores de borracha e castanha. […] No fundo, léguas além, se enxerga formando horizonte os castanhais sem fim. Morros de castanha, tapete de balata pra atapetar o oceano, peles de borracha brotando dos armazéns lacustres… Arumanduba com cinco gaiolas grandes navegando só pra ela e dela só…

(Mário de Andrade. O turista aprendiz, 2002.)

O escritor Mário de Andrade registrou em um diário as impressões da sua viagem pela Amazônia em 1927. O diário foi transformado em livro e publicado em primeira edição em 1943. A descrição da propriedade de Arumanduba apresenta informações sobre

A
a visão crítica de um intelectual modernista a propósito do processo de destruição da floresta amazônica.
B
os esforços governamentais de estímulo ao desenvolvimento industrial e comercial do território amazônico.
C
o aproveitamento empresarial de recursos da Amazônia para a produção e circulação de mercadorias.
D
a incorporação do espaço amazônico pelos países imperialistas e pelas empresas capitalistas norte-americanas.
E
a penúria econômica da região amazônica como consequência da crise geral da economia extrativista.
6b8027de-01
MACKENZIE 2019 - Geografia - Amazônia

Leia o texto e observe o mapa.
A Região Amazônica é tema incontornável nos debates internacionais contemporâneos sobre recursos naturais, desenvolvimento sustentável, mudança do clima e biodiversidade. Com população de aproximadamente 38 milhões de pessoas, a Amazônia ocupa 40% do território sulamericano e abriga a maior floresta megadiversa do mundo, habitat de 20% de todas as espécies de fauna e flora existentes. A Bacia Amazônica contém cerca de 20% da água doce da superfície do planeta. O Ciclo Hidrológico Amazônico alimenta um complexo sistema de aquíferos e águas subterrâneas, que pode abranger uma área de quase 4 milhões de km2. Por sua importância estratégica, a Amazônia apresenta aos países que fazem parte deste ecossistema grandes desafios e ainda maiores oportunidades. A conveniência de conjugar esforços para o desenvolvimento harmônico da Amazônia, com equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente, constitui princípio fundador da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), bloco socioambiental formado pelos Estados que partilham o território Amazônico [...].

a0d5c3d7a2bc5b730325.png (519×357)
Adap. <http://jornal.usp.br/wp-content/uploads/20170209_00_floresta_amazonica.jpg> Acesso em 29 set. 2019.

Os países sul-americanos 1, 2, 3 e 4, por onde se estendem áreas da “Amazônia Internacional”, apresentadas no mapa, são, respectivamente,    

A
Argentina, Chile, Venezuela e Colômbia.
B
Bolívia, Peru, Colômbia e Venezuela.
C
Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai.
D
Peru, Bolívia, Venezuela e Colômbia.
E
Colômbia, Venezuela, Bolívia e Peru.
ced3f075-fa
UFRGS 2019 - Geografia - Amazônia

Leia o segmento abaixo de Mariana Cassino, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Tudo indica que é uma floresta cultural, que foi sendo enriquecida e construída ao longo dos anos de ocupação da área pelas pessoas que viveram ali. Até mesmo o solo que tem indícios de transformação humana [...]. Esse manejo é fundamental para a manutenção da Amazônia que temos hoje. Sem isso, ela não seria a mesma [...] Essas populações são fundamentais para a conservação da floresta. Nossa sociedade tende a separar a natureza e a cultura, mas as populações indígenas da Amazônia não fazem essa separação. Tendo em vista essa história de longa duração da Amazônia, de íntima ligação entre pessoas e florestas, esse manejo é fundamental para pensarmos o modelo da Amazônia hoje.

ELLER, Johanns. Complexo arqueológico de grandes proporções é descoberto na Amazônia central. O Globo, 08/09/2019.

A partir do segmento acima, considere as afirmações a respeito da história da ocupação da Amazônia.

I - A ocupação indígena na Amazônia caracterizou-se pela monocultura intensiva, provocando transformações no solo.
II - A conservação da floresta amazônica deve-se em grande parte às formas de relação com o meio ambiente, mantidas pelas populações locais.
III - A separação entre natureza e cultura, característica das sociedades ocidentais, foi fundamental para a manutenção da riqueza ambiental da floresta.

Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e II.
E
I, II e III.
361f6725-f9
UFRGS 2019 - Geografia - Amazônia

Considere as seguintes afirmações a respeito da questão do desmatamento na Amazônia.

I - O efeito inibidor do desmatamento da Floresta Amazônica está relacionado à presença e à criação de Terras Indígenas.
II - O desmatamento apresenta um elevado índice na emissão de dióxido de carbono e é um fator que aumenta a capacidade de sequestro de carbono do ecossistema amazônico.
III- o aumento dos conflitos no campo, no período 2017-2018, registra o avanço da fronteira agrícola sobre a Amazônia, bem como o aumento na taxa de desmatamento.

Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas I e III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
40cf4997-6a
URCA 2021 - Geografia - Amazônia

O mapa a seguir mostra uma proposta de regionalização da floresta amazônica em 13 sub-regiões florísticas. Isto ocorre devido:


Fonte: SILVA-SOUZA, K.J.P.; SOUZA, A.F. Woody plant subregions of the Amazon forest. Journal of Ecology, 2020.

A
Ao funcionamento climático e ausência de ciclos biogeoquímico na floresta.
B
A expansão de florestas devido à agricultura extensiva na Amazônia.
C
As variações das classes de solos, regimes de chuvas, inundações pelos rios e ações humanas.
D
As condições termo-pluviométricas elevadas, oriundas do clima subtropical.
E
A expansão das queimadas associadas à invasão de assentamentos e a agricultura de sequeiro.
ff32148a-6a
UNESP 2021 - Geografia - Amazônia

A natureza predatória do desmatamento da Amazônia mostra-se no fato de que, com seus 750 mil km2 de área desmatada, a região contribui com 14,5% do valor do produto agropecuário brasileiro. São Paulo tem área agrícola de 193 mil km2 e entra com 11,3% da produção nacional.

(Ricardo Abramovay. Amazônia, 2019. Adaptado.)


Os dados apresentados no excerto contribuem para colocar em xeque

A
o discurso segundo o qual o desmatamento da Amazônia é necessário para o crescimento econômico.
B
a pretensa vocação agrária brasileira, que apresenta resultados econômicos artificiais.
C
a concepção de unidade territorial que busca comparar áreas ambientalmente diversas.
D
a proposta de geração de renda atrelada à preservação da floresta amazônica.
E
o senso comum sobre a elevada fertilidade do solo paulista.
9d354b63-5f
ENEM 2020 - Geografia - Amazônia

Os seringueiros amazônicos eram invisíveis no cenário nacional nos anos 1970. Começaram a se articular como um movimento agrário no inicio dos anos 1980, e na década seguinte conseguiram reconhecimento nacional, obtendo a implantação das primeiras reservas extrativas após o assassinato de Chico Mendes. Assim, em vinte anos, os camponeses da floresta passaram da invisibilidade à posição de paradigma de desenvolvimento sustentável com participação popular.

ALMEIDÀ. M W. B. Direitos á floresta e ambientalismo: seringueiros e suas lutas.
Revista Brasileira da Ciências Sociais, n, 55, 2004.

De acordo com o texto, a visibilidade dos seringueiros amazônicos foi estabelecida pela relação entre

A
crescimento econômico e migração de trabalhadores.
B
produção de borracha e escassez de recursos naturais.
C
reivindicação de terra e preservação de mata nativa.
D
incentivo governamental e conservação de territórios.
E
modernização de plantio e comércio de látex.
c7a084dc-fd
ENCCEJA 2019 - Geografia - Amazônia

Vários especialistas e organizações ambientalistas têm denunciado a continuidade do processo de desmatamento e degradação dos ecossistemas amazônicos, apontando como principais motivos o(a)

    Na área da Floresta Amazônica, as ocupações são feitas sem respaldo econômico sustentável e, quase sempre, por meio de grilagem ou de títulos concedidos pelo Incra. E, depois da Constituição de 1988, os índios passaram a ser donos de 13% do território nacional, inclusive regiões de jazidas minerais e grandes áreas de florestas nativas. Está criado o cenário de disputas que levam à violência e à degradação ambiental.

FERNANDES, B. M. et al (Org.). Geografia agrária: teoria e poder. São Paulo:

Expansão Popular, 2007 (adaptado).

A
crescimento da população indígena e ribeirinha e o das migrações internas no país.
B
expansão da agropecuária extensiva e da soja, além da extração ilegal da madeira.
C
criação de polos industriais e de projetos de infraestrutura urbana nessa região.
D
extração da borracha em escala industrial e as roças itinerantes de subsistência das famílias.
c0866db3-fd
ENCCEJA 2018 - Geografia - Amazônia

A crítica apresentada pelo Texto II em relação ao modelo proposto para a mesma atividade no Texto I reflete uma preocupação sobre o seguinte aspecto socioambiental da região citada:

TEXTO I

    Deve ser um padrão que aproveite as potencialidades regionais, onde temos vantagens competitivas e até hoje, sem dúvida, a atividade pecuária é a que mais se destaca. Portanto, deveríamos investir em agroindústrias no setor de beneficiamento de carnes e subprodutos do boi (couro, farinha de sangue, osso etc.), bem como em laticínios, após investimentos adequados para melhorar nossa pecuária de leite.


TEXTO II

    O modelo da expansão agropecuária na região amazônica é o modelo, obviamente, da expansão da pecuária paulista, feita através de grandes áreas, do sistema extensivo e com grandes resultados negativos, principalmente em relação à questão ambiental.

NAVARRO, Z.; CONTINI, E.; MARTHA JÚNIOR, G. B. Amazônia: Diferentes contextos, diferentes interpretações (Síntese das entrevistas). Brasília: Embrapa Estudos e Capacitação, 2011. Disponível em: http://ainfo.cnptia.embrapa.br. Acesso em: 28 jul. 2015 (adaptado).

A
Diminuição do êxodo rural.
B
Redução da cobertura florestal.
C
Elevação do índice pluviométrico.
D
Ampliação da prática extrativista.
1e7f97c4-fd
FUVEST 2017 - Geografia - Amazônia

Observe os mapas referentes à delimitação da bacia hidrográfica do rio Xingu, com o detalhamento da parte sul, onde fica o Parque Indígena do Xingu (PIX).


Com relação às áreas delimitadas nos mapas, está correto o que se afirma em:

A
Devido ao avanço do desmatamento nessa bacia hidrográfica nas últimas quatro décadas, processo iniciado pela atividade pecuária ao longo dos rios e seguido pelo avanço da monocultura de eucalipto, inviabilizam-se quaisquer ações de recuperação e de conservação do bioma Amazônico.
B
O Parque Indígena do Xingu, criado principalmente para proteger diversas etnias indígenas, atua hoje como inibidor do avanço do desmatamento, função esperada para as diversas unidades de conservação previstas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
C
Dentre as grandes bacias hidrográficas amazônicas, a bacia hidrográfica do rio Xingu, na disposição leste-oeste, é uma das bacias da margem esquerda do rio Amazonas com importante conectividade entre dois biomas brasileiros: a Caatinga e o bioma Amazônico, ambos biológica e geologicamente diversos.
D
O desmatamento, observado no mapa, é resultado da monocultura de babaçu, praticada pelos indígenas que extraem seu óleo e vendem-no para indústrias de cosméticos.
E
O avanço do desmatamento nessa área deve-se às monoculturas de cana-de-açúcar e laranja, ambas cultivadas com variedades transgênicas adaptadas ao bioma Amazônico.