Questão d18757d2-04
Prova:FGV 2020
Disciplina:Geografia
Assunto:Amazônia

Com a queda de 97% das áreas produtoras asiáticas nas mãos dos japoneses, os Estados Unidos, através de acordos com o governo brasileiro, desencadearam uma operação em larga escala na Amazônia: a Batalha da Borracha.

(Márcio Souza. História da Amazônia: do período pré-colombiano aos desafios do século XXI, 2019.)

A “Batalha da Borracha” contou com

A
o controle do comércio exterior do produto pelas empresas norte-americanas e a estatização dos seringais às margens dos principais rios amazônicos.
B
o planejamento do Estado e o deslocamento de mão de obra de regiões do semiárido para a Amazônia.
C
a rede de produção local de gêneros alimentícios e a existência de capitais previamente acumulados na economia amazônica.
D
a racionalização empresarial do cultivo de espécies nativas da floresta e a dispersão das cidades no amplo espaço amazônico.
E
a extensão de leis trabalhistas aos seringueiros e a concessão de terras amazônicas aos trabalhadores imigrantes.

Gabarito comentado

Rodrigo RodriguesProfessor de Geografia e Mestre na área de Ensino de Geografia pela UFG.
A questão acima tem como tema "a Batalha da Borracha" que ocorreu no Brasil, durante o período da Segunda Guerra Mundial.

Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba o que foi esse evento, o seu contexto histórico e como ele se desdobrou economicamente aqui no Brasil.

É importante ressaltar que a Batalha da Borracha aconteceu em meio a Segunda Guerra Mundial, em que os EUA, quando entrou na guerra para combater os japoneses, se viu em uma situação complicada: suas reservas de borracha eram baixas, e para piorar, os japoneses haviam conquistado países que concentravam 97% das áreas produtoras de borracha, fazendo com que os EUA apelassem para o governo brasileiro em busca desse recurso natural.

Feita a análise prévia do que é pedido na questão, vamos analisar as alternativas abaixo:

Letra A - Incorreta, pois a batalha da borracha foi um acordo que o governo estadunidense acertou com o Brasil para o financiamento total da produção da borracha amazônica, em troca dos esforços brasileiros em trazer milhares de trabalhadores para a região, já que o número de seringueiros existentes não era o suficiente para atender a demanda de borracha que os estadunidenses precisavam. Além disso, os EUA pagaram um valor para cada trabalhador que aceitasse trabalhar nas seringueiras existentes na Amazônia.

Letra B - Correta, pois com os Acordos de Washington que prometia o financiamento total dos EUA na produção de borracha e o pagamento por cada trabalhador que aceitasse trabalhar nas seringueiras, houve um intenso planejamento e esforço por parte do governo brasileiro em tentar atender a demanda estadunidense pelo recurso. Além disso, a batalha da borracha ficou marcada pela grande migração de trabalhadores oriundos do semiárido nordestino (cerca de 45.000 sertanejos), em busca de novas oportunidades de vida nas seringueiras amazônicas. 

Letra C - Incorreta, pois os esforços estadunidenses nesse contexto foram: financiamento da produção, pagamento por cada cidadão que aceitasse o trabalho nas seringueiras, oferecimento de crédito para a melhoria de portos nos rios amazônicos e o grande volume de alojamentos construídos para abrigar toda essa mão-de-obra.

Letra D - Incorreta, pois na época não houve uma racionalização empresarial em relação à quantidade de borracha produzida, o seu estoque, armazenamento e o seu transporte, uma vez que os EUA precisavam de uma produção em larga escala em um menor espaço de tempo. Além disso, não houve uma dispersão de cidades na Amazônia, uma vez que a urbanização nesses locais foram temporárias com a saída imediata dos "soldados da borracha" para os seus locais de origem.

Letra E - Incorreta, pois nesse período não houve a extensão de leis trabalhistas, e sim uma precarização do trabalhador durante o período de coleta da borracha. A falta de alojamento, de uma alimentação digna e a falta de assistência médica somada aos baixos salários, mostram o descaso e a falta de assistência que o governo brasileiro teve com esses trabalhadores. Além disso, não houve políticas de concessão de terras a esses seringueiros.

Gabarito da questão: Letra B.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo