Questõessobre Platão e o Mundo das Ideias

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c9acec66-83
UFC 2018 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga

“Supõe então uma linha cortada em duas partes desiguais; corta novamente cada um dos segmentos a mesma proporção, o da espécie visível e o da inteligível; e obterás, no mundo visível, segundo a sua claridade ou obscuridade relativa, uma secção, a das imagens. [...] Na parte anterior, a alma, servindose, como se fossem imagens, dos objectos que então eram imitados, é forçada a investigar a partir de hipóteses, sem poder caminhar para o princípio, mas para a conclusão; ao passo que, na outra parte, a que conduz ao princípio absoluto, parte da hipótese, e, dispensando as imagens que havia no outro, faz caminho só com o auxílio das ideias”
Fonte: Platão, A República, Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2012, p. 311.

Ao apresentar uma proposta dualista da realidade, o trecho apresentado acaba por descreditar certo tipo de conhecimento que o autor pensa ser insuficiente para a compreensão da verdade. Com isso, descreve um processo que vai do grau mais inferior ao mais elevado de conhecimento. Quanto ao assunto, analise as afirmativas abaixo.

I. A princípio temos contato com o que é apresentado pelos sentidos, e, por fim, conhecemos as Ideias com auxílio da razão.
II. O conhecimento parte do abandono do que propõe a multiplicidade das coisas rumo ao que é idêntico a si mesmo.
III. As impressões e as opiniões que delas advêm devem ser deixadas de lado, bem como o conhecimento das Ideias eternas.
IV. O conhecimento das Ideias é encontrado na multiplicidade das coisas que são percebidas sensivelmente.

Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que indica as afirmativas CORRETAS quanto ao conhecimento, segundo o passo citado a partir d´A República de Platão.

A
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
B
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
C
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
D
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
67a34e94-7c
ENEM 2020 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga

Se os filósofos não forem reis nas cidades ou se os que hoje são chamados reis e soberanos não forem filósofos genuínos e capazes e se, numa mesma pessoa, não coincidirem poder político e filosofia e não for barrada agora, sob coerção, a caminhada das diversas naturezas que, em separado buscam uma dessas duas metas, não é possível, caro Glaucon, que haja para as cidades uma trégua de males e, penso, nem para o gênero humano.

PLATÃO. A República. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

A tese apresentada pressupõe a necessidade do conhecimento verdadeiro para a

A
superação de entraves dialógicos.
B
organização de uma sociedade justa.
C
formação de um saber enciclopédico.
D
promoção da igualdade dos cidadãos.
E
consolidação de uma democracia direta.
c96be52f-32
UEL 2019 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga

Leia o texto a seguir.


Quando o artista [demiurgo] trabalha em sua obra, a vista dirigida para o que sempre se conserva igual a si mesmo, e lhe transmite a forma e a virtude desse modelo, é natural que seja belo tudo o que ele realiza. Porém, se ele se fixa no que devém e toma como modelo algo sujeito ao nascimento, nada belo poderá criar. [. . . ] Ora, se este mundo é belo e for bom seu construtor, sem dúvida nenhuma este fixará a vista no modelo eterno.

PLATÃO. Timeu. 28 a7-10; 29 a2-3. Trad. Carlos A. Nunes. Belém: UFPA, 1977. p. 46-47.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia de Platão, assinale a alternativa correta.

A
O mundo é belo porque imita os modelos sensíveis, nos quais o demiurgo se inspira ao gerar o mundo.
B
O sensível, ou o mundo que devém, é o modelo no qual o artista se inspira para criar o que permanece.
C
O artífice do mundo, por ser bom, cria uma obra plenamente bela, que é a realidade percebida pelos sentidos.
D
O olhar do demiurgo deve se dirigir ao que permanece, pois este é o modelo a ser inserido na realidade sensível.
E
O demiurgo deve observar as perfeições no mundo sensível para poder reproduzi-las em sua obra.
68b2efb0-fd
UFT 2018 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga

“Supõe então uma linha cortada em duas partes desiguais; corta novamente cada um dos segmentos a mesma proporção, o da espécie visível e o da inteligível; e obterás, no mundo visível, segundo a sua claridade ou obscuridade relativa, uma secção, a das imagens. [...] Na parte anterior, a alma, servindo-se, como se fossem imagens, dos objectos que então eram imitados, é forçada a investigar a partir de hipóteses, sem poder caminhar para o princípio, mas para a conclusão; ao passo que, na outra parte, a que conduz ao princípio absoluto, parte da hipótese, e, dispensando as imagens que havia no outro, faz caminho só com o auxílio das ideias” Fonte:Platão, A República, Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2012, p. 311.



Ao apresentar uma proposta dualista da realidade, o trecho apresentado acaba por descreditar certo tipo de conhecimento que o autor pensa ser insuficiente para a compreensão da verdade. Com isso, descreve um processo que vai do grau mais inferior ao mais elevado de conhecimento. Quanto ao assunto, analise as afirmativas abaixo.


I.A princípio temos contato com o que é apresentado pelos sentidos, e, por fim, conhecemos as Ideias com auxílio da razão. 

II.O conhecimento parte do abandono do que propõe a multiplicidade das coisas rumo ao que é idêntico a si mesmo.

III.As impressões e as opiniões que delas advêm devem ser deixadas de lado, bem como o conhecimento das Ideias eternas.

IV.O conhecimento das Ideias é encontrado na multiplicidade das coisas que são percebidas sensivelmente.

Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que indica as afirmativas CORRETAS quanto ao conhecimento, segundo o passo citado a partir d ́A República de Platão.

A
Apenas as afirmativasI, III e IV estão corretas.
B
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
C
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
D
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
699424c3-ff
UECE 2019 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga, Sócrates e a Maiêutica

Leia, abaixo, uma passagem do diálogo de Platão, intitulado Fédon, em que Sócrates expõe a Símias sua teoria da verdade:


“SÓCRATES – Quando é que a alma atinge a verdade? Temos de um lado que, quando ela deseja investigar com a ajuda do corpo qualquer questão que seja, o corpo, é claro, a engana radicalmente.

SÍMIAS – Dizes uma verdade.

SÓCRATES – Não é, pois, no ato de raciocinar, e não de outro modo, que a alma apreende, em parte, a realidade de um ser?

SÍMIAS – Sim”.


PLATÃO. Fédon, 65b-c. Tradução de Jorge Paleikat e João
da Cruz Costa. São Paulo: Abril Cultural, 1972. Coleção Os
Pensadores.


Com base nessa passagem do diálogo, é correto afirmar que

A
o que é verdadeiro para o pensamento é verdadeiro para a sensibilidade.
B
o que é verdadeiro para a sensibilidade é verdadeiro no real, no ser.
C
o que é verdadeiro para o pensamento é verdadeiro no real, no ser.
D
sensibilidade e pensamento atingem ambos a verdade do ser, do real.
a6590c5a-b2
UPE 2016 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga

Leia o texto a seguir sobre a Filosofia e a Ética.



Toda a obra de Platão tem um profundo sentido ético. Três poderiam ser os eixos centrais, que comandam a ética platônica: primeiro, a justiça na ordem individual e social; segundo, a transcendência do Bem; terceiro, as virtudes humanas e a ordem política presididas pela justiça.

PEGORARO, Olinto. Ética dos maiores mestres através da história. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 25-26. (Adaptado).

O autor acima demarca alguns pontos singulares dos temas centrais da ética de Platão. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que

A
as virtudes humanas estão em conexão com a transcendência do bem e desvinculadas da ordem política, presidida pela justiça.
B
o sentido ético-político na filosofia de Platão prioriza a ordem individual em detrimento do plano social.
C
Platão defende um ideal ético, centrado na sabedoria, declinando da ordem política presidida pela justiça.
D
a justiça e o bem se realizam na ordem individual, e a virtude, na ordem política.
E
na ética de Platão, a virtude é prática da justiça.
59de21fe-bf
UFPR 2019 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga

Em determinado momento do diálogo de Hípias Menor, de Platão, Sócrates declara que encontrou dificuldade para responder à pergunta “qual o critério para reconheceres o que é belo e o que é feio?”. De acordo com Platão, a dificuldade está em que:

A
os juízos de Beleza são subjetivos, sendo relativos a quem os enuncia.
B
o belo e o feio não se distinguem realmente.
C
é preciso conhecer o que é Beleza para que se possam identificar as coisas belas.
D
o critério de Beleza não é acessível aos homens, mas apenas aos deuses.
E
a Beleza é uma mera aparência.
33b32e59-e0
UEM 2010 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga

Platão, como se sabe, escreveu tragédias e manifestou, na sua obra mais importante, A República, o apreço pelos rapsodos e poetas.

A tragédia grega floresceu em um período curto (525– 406 a.C.). Seus autores mais famosos são Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Com base na afirmação acima, assinale o que for correto
C
Certo
E
Errado
b9ac5609-db
UEAP 2009, UEAP 2009 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga

As figuras abaixo são um fragmento da obra do cartunista Maurício de Souza em que aborda ludicamente o Mito da Caverna de Platão. Acerca do referido mito, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.



I- Apesar da “distância histórica” da obra de Platão (427-347 a.C), a mesma continua exercendo influência nos dias de hoje devido aos temas que suscita, relacionados à liberdade, alienação, ceticismo, dentre outros.

II- No Mito da Caverna, Platão demonstra, alegoricamente, a dualidade da existência humana, o conflito entre realidade e aparência.

III- O papel do filósofo no Mito da Caverna é desmistificar as diversas construções da “realidade”.

IV- Para Platão, a condição de quem vive nas sombras é digna da compaixão do filósofo.

A
Apenas I está correta.
B
Apenas IV está correta.
C
Apenas I e III estão corretas.
D
Apenas I e IV estão corretas.
E
Todas as assertivas estão corretas.
a17cc9e2-d7
UEM 2010 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga

Platão rejeitou a ironia socrática por considerá-la inadequada para a construção do discurso filosófico na forma dos diálogos.

A ironia consiste em se dizer o contrário do que se quer dar a entender. Nela, o dito exprime o não dito, utilizando a sátira para criticar ideias e comportamentos. Como forma de expressão crítica, a ironia pode ser encontrada na filosofia, na literatura e na linguagem em geral.
Assinale o que for correto. 
C
Certo
E
Errado
99c41557-b9
UECE 2019 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga

O seguinte excerto encerra o mito da caverna, de Platão:

 

    “E agora, meu caro Glauco, é preciso aplicar exatamente essa alegoria ao que dissemos anteriormente. Devemos assimilar o mundo que apreendemos pela vista à estada na prisão, a luz do fogo que ilumina a caverna à ação do Sol. Quanto à subida e à contemplação do que há no alto, considera que se trata da ascensão da alma até o lugar inteligível, e não te enganarás sobre minha esperança, já que desejas conhecê-la. Deus sabe se há alguma possibilidade de que ela seja fundada sobre a verdade. Em todo o caso, eis o que me aparece tal como me aparece; nos últimos limites do mundo inteligível aparece-me a ideia do Bem, que se percebe com dificuldade, mas que não se pode ver sem concluir que ela é a causa de tudo o que há de reto e de belo” 


PLATÃO. A República (514a-517c): Disponível em: http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/203.pdf 


Considerando o pensamento platônico, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) As virtudes humanas podem ser adquiridas facilmente por todos os indivíduos, cabendo aos filósofos a missão político-pedagógica de ensinar-lhes o caminho, através da dialética socrática.

( ) Para Platão, a virtude resulta do trabalho reflexivo da razão: o bem é, portanto, atingido pelo esforço do conhecimento, pela busca da sabedoria.

( ) Seguindo a tradição sofista, Platão propunha que o verdadeiro é tudo que pode ser provado e defendido pelo esforço da razão, afastando-se do domínio da mera opinião – doxa.

( ) No pensamento platônico, o processo de descobrimento da verdade é representado por um movimento de libertação de um mundo de realidades parciais e ilusórias.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A
F, F, V, F.
B
V, F, F, V.
C
F, V, F, V.
D
V, V, V, F.
797989ec-c4
UNIOESTE 2019 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga

“Então, considera o que segue (...). O que me parece é que, se existe algo belo além do Belo em si, só poderá ser belo por participar desse Belo em si. O mesmo admito de tudo mais. Admites essa espécie de causa?”


PLATÃO, Fédon, 100 c. Belém: Ed. UFPA, 2011.


Sobre o excerto acima, considere as seguintes afirmações:

I. A hipótese platônica das Ideias (ou hipótese das Formas) compreende a Ideia como causa do ser das coisas.
II. “Participação” é o modo pelo qual a Ideia dá causa às coisas.
III. O Belo corresponde à Forma; a coisa bela é a Ideia.
IV. A teoria ou hipótese das Ideias distingue entre entidades supratemporais que são em si mesmas, frente a entidades que não são por si mesmas e estão submetidas ao devir. As primeiras são causa do ser das últimas.


Sobre as afirmações acima, assiale a alternativa CORRETA.

A
Somente uma está incorreta.
B
Somente uma está correta.
C
Duas estão corretas e duas estão incorretas.
D
Todas estão corretas.
E
Todas estão incorretas.
a2f6298e-c4
UEG 2018 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga

Platão é considerado um filósofo fundamental para a filosofia ocidental. Ele propôs a chamada teoria das ideias para explicar a realidade das coisas. Nesse sentido, a teoria das ideias afirma:

A
a impossibilidade do conhecimento racional verdadeiro, já que o homem só pode conhecer o mundo sensível testemunhado pelos sentidos.
B
a separação entre o mundo sensível e o mundo inteligível, onde estariam as ideias perfeitas e eternas, modelos das coisas sensíveis.
C
que a verdade estaria nas coisas sensíveis, dadas aos sentidos, ao passo que as ideias seriam fruto da imaginação e fonte de erros.
D
a cisão entre o mundo sensível e o mundo inteligível, tornando impossível o conhecimento do mundo inteligível, mera cópia do mundo sensível.
E
que o homem é um animal guiado pelos desejos, mas que também pode ser determinado por suas ideias, ainda que estejam no mundo inteligível.
3f7770d1-c4
UEG 2018 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga

O trecho abaixo revela alguns aspectos da noção de justiça em Platão:


A missão do verdadeiro Estado não é tornar o mais feliz possível a classe dominante da população, uma vez que tal Estado deve velar pela felicidade de todos, e isto depende de que cada indivíduo cumpra o melhor possível a sua função específica, e somente ela (JAEGER, Werner. A Paideia. São Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 807).


Nesse Estado, proposto por Platão, quem eram aqueles destinados a governar e realizar a justiça na Polis?

A
Os mais fortes e corajosos, já que para desenvolver a cidade precisamos de segurança e preservação dos direitos civis e da propriedade.
B
Os sofistas, já que sabem persuadir utilizando a palavra baseada em dogmas e verdades aceitos por todos os cidadãos.
C
Os mais sábios, pois o poder deve ser entregue aos filósofos, depois de passarem por um longo processo de preparação e seleção.
D
Os mais ricos, já que o comércio e a indústria são a base da sociedade civil e têm no acúmulo do capital seu objetivo básico.
E
Os religiosos, já que eles têm o poder de conduzir o povo da caverna ao mundo da luz pela experiência da fé.
c37ec415-c3
UEG 2018 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga

Considerando a história contada por Platão no livro VII da República, mais conhecida como Mito da Caverna, podemos deduzir que: 

A
o homem, apesar de nascer bom, puro e de posse da verdade, pode desviar-se e passar a acreditar em outro mundo mais perfeito de puras ideias.
B
não podemos confiar apenas na razão, pois somente guiados pelos sentimentos e testemunhos dos sentidos poderemos alcançar a verdade.
C
os homens devem se libertar da crença na existência em outro mundo e buscar resolver seus conflitos aprofundando-se em sua interioridade.
D
a caverna, na alegoria platônica, representa tudo aquilo que impede o surgimento da consciência filosófica, que possibilitaria uma ascensão para o mundo inteligível.
E
a razão deve submeter-se aos testemunhos dos sentidos, pois a verdade que está no mundo inteligível só será atingida mediante a sensibilidade.
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UEG 2018 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga

Considerando a história contada por Platão no livro VII da República, mais conhecida como Mito da Caverna, podemos deduzir que:

A
o homem, apesar de nascer bom, puro e de posse da verdade, pode desviar-se e passar a acreditar em outro mundo mais perfeito de puras ideias.
B
não podemos confiar apenas na razão, pois somente guiados pelos sentimentos e testemunhos dos sentidos poderemos alcançar a verdade.
C
os homens devem se libertar da crença na existência em outro mundo e buscar resolver seus conflitos aprofundando-se em sua interioridade.
D
a caverna, na alegoria platônica, representa tudo aquilo que impede o surgimento da consciência filosófica, que possibilitaria uma ascensão para o mundo inteligível.
E
a razão deve submeter-se aos testemunhos dos sentidos, pois a verdade que está no mundo inteligível só será atingida mediante a sensibilidade.
8ace219e-c3
UEG 2018 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga

Considerando a história contada por Platão no livro VII da República, mais conhecida como Mito da Caverna, podemos deduzir que:

A
o homem, apesar de nascer bom, puro e de posse da verdade, pode desviar-se e passar a acreditar em outro mundo mais perfeito de puras ideias.
B
não podemos confiar apenas na razão, pois somente guiados pelos sentimentos e testemunhos dos sentidos poderemos alcançar a verdade.
C
a caverna, na alegoria platônica, representa tudo aquilo que impede o surgimento da consciência filosófica, que possibilitaria uma ascensão para o mundo inteligível.
D
a razão deve submeter-se aos testemunhos dos sentidos, pois a verdade que está no mundo inteligível só será atingida mediante a sensibilidade.
E
os homens devem se libertar da crença na existência em outro mundo e buscar resolver seus conflitos aprofundando-se em sua interioridade.
a557542c-c4
UEG 2018 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga

Considerando a história contada por Platão no livro VII da República, mais conhecida como Mito da Caverna, podemos deduzir que:

A
o homem, apesar de nascer bom, puro e de posse da verdade, pode desviar-se e passar a acreditar em outro mundo mais perfeito de puras ideias.
B
não podemos confiar apenas na razão, pois somente guiados pelos sentimentos e testemunhos dos sentidos poderemos alcançar a verdade.
C
a caverna, na alegoria platônica, representa tudo aquilo que impede o surgimento da consciência filosófica, que possibilitaria uma ascensão para o mundo inteligível.
D
os homens devem se libertar da crença na existência em outro mundo e buscar resolver seus conflitos aprofundando-se em sua interioridade.
E
a razão deve submeter-se aos testemunhos dos sentidos, pois a verdade que está no mundo inteligível só será atingida mediante a sensibilidade.
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UEAP 2010 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga

As figuras abaixo são um fragmento da obra do cartunista Maurício de Souza em que aborda ludicamente o Mito da Caverna de Platão. Acerca do referido mito, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.




I- Apesar da “distância histórica” da obra de Platão (427-347 a.C), a mesma continua exercendo influência nos dias de hoje devido aos temas que suscita, relacionados à liberdade, alienação, ceticismo, dentre outros.

II- No Mito da Caverna, Platão demonstra, alegoricamente, a dualidade da existência humana, o conflito entre realidade e aparência.

III- O papel do filósofo no Mito da Caverna é desmistificar as diversas construções da “realidade”.

IV- Para Platão, a condição de quem vive nas sombras é digna da compaixão do filósofo.

A
Apenas I está correta.
B
Apenas IV está correta.
C
Apenas I e III estão corretas.
D
Apenas I e IV estão corretas.
E
Todas as assertivas estão corretas.
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UEL 2016 - Filosofia - Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia e a Grécia Antiga

Com base na tirinha, no texto II e nos conhecimentos sobre a ética e a política em Platão, assinale a alternativa correta.

(Disponível em:<http://xicosa.blogfolha.uol.com.br/files/2014/02/AngeliIdeologia.gif> . Acesso em: 20 abr. 2016.)


Texto II

Exercita-te primeiro, caro amigo, e aprende o que é preciso conhecer para te iniciares na política; antes, não. Então, primeiro precisarás adquirir virtude, tu ou quem quer que se disponha a governar ou a administrar não só a sua pessoa e seus interesses particulares, como a cidade e as coisas a ela pertinentes. Assim, o que precisas alcançar não é o poder absoluto para fazeres o que bem entenderes contigo ou com a cidade, porém justiça e sabedoria.

(PLATÃO, O primeiro Alcebíades. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2004. p.281-285.)

A
A virtude individual terá fraca influência sobre o governo da cidade, já que a administração da cidade independe da qualidade de seus cidadãos.
B
Justiça, sabedoria e virtude resultam da opinião do legislador sobre o que seria melhor para a cidade e para o indivíduo.
C
O indivíduo deve possuir a virtude antes de dirigir a cidade, pois assim saberá bem governar e ser justo, já que se autogoverna
D
Para se iniciar em política, primeiro é necessário o poder absoluto para fazer o bem para a cidade e a si próprio.
E
Todo conflito desaparece em uma cidade se a virtude fizer parte da administração, mesmo que o dirigente não a possua.