Questõesde FGV 2018

1
1
Foram encontradas 107 questões
62381305-16
FGV 2018 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira



Uma das características do crescimento do tecido urbano de São Paulo foi o espraiamento, o crescimento urbano desconcentrado, não denso e que deixa vazios urbanos dentro da mancha urbana. Como agravante ao rápido crescimento vivenciado nas últimas décadas do século XX, a cidade enfrenta problemas relacionados à pobreza e à desigualdade, que adquirem características específicas no contexto da grande metrópole.

Folha de S. Paulo, 25 de janeiro de 2018. (Adaptado)

Sobre o modelo de ocupação da cidade de São Paulo, analise as afirmações a seguir.

I O espraiamento faz com que as famílias moradoras das zonas geograficamente periféricas tendam a despender maior tempo em seus deslocamentos pendulares (casa–trabalho-casa) e a terem menos acesso à infraestrutura urbana.
II O espraiamento agregou valor à região central, fazendo com que áreas historicamente consolidadas, mais bem dotadas de infraestrutura e equipamentos culturais, sejam mais utilizadas.
III O espraiamento tem efeitos negativos relacionados especificamente ao meio ambiente: a área vizinha aos dois grandes reservatórios de água (represas Billings e Guarapiranga) vem sendo ocupada por loteamentos clandestinos e favelas.

Está correto o que se afirma em

A
II, apenas.
B
I e II, apenas.
C
I e III, apenas.
D
II e III, apenas.
E
I, II e III.
6234f49e-16
FGV 2018 - Geografia - Globalização


Vivemos, hoje, a “era da informação” e do “ciberespaço” em que a visibilidade e a comunicação instantânea e o uso de suportes e suplementos, como computadores, Internet, softwares, celulares, cartões de crédito/débito, se tornaram “objetos” de desejo de uma parte considerável da população.
Nesses tempos da globalização, visões otimistas afirmam que há uma ordem mundial colaborativa, apesar das diferenças nacionais.
(MACHADO, Lia Osório in: Geousp – Espaço e Tempo, 2017)

As opções a seguir referem-se corretamente à globalização, à exceção de uma. Assinale-a.

A
A visão positiva dos processos de globalização é estimulada por organismos internacionais, como o Banco Mundial e a OMC, em termos de livre comércio e de abertura dos mercados nacionais à livre circulação de capitais e da informação.
B
O avanço da globalização se expressa na aceitação da bitcoin, já que, no mundo inteiro, os maiores negócios das finanças estão substituindo, em suas transações, as moedas tradicionais, como o dólar e o euro, pela moeda virtual/digital ou pela criptomoeda.
C
Os movimentos antiglobalização, presentes em alguns países, exigem maior protecionismo, com políticas econômicas focadas em seus mercados internos, e propõem, até mesmo, a rejeição à entrada de migrantes.
D
O mundo globalizado apresenta um paradoxo entre as experiências cotidianas dos indivíduos e dos consumidores finais e os sistemas invisíveis que lhe dão sentido e poder, como o atuante na esfera do dinheiro – o sistema financeiro mundial.
E
A globalização, em um mundo de Estados territoriais soberanos, é incorporada ao senso comum por imagens como “um mundo sem fronteiras” ou a “porosidade das fronteiras”.
62310e86-16
FGV 2018 - Geografia - Amazônia

O texto a seguir foi extraído do filme A Amazônia, que faz parte da campanha A natureza está falando.

Eu sou a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. Eu mando chuva quando vocês precisam. Eu mantenho seu clima estável. Em minhas florestas, existem plantas que curam suas doenças. Muitas delas vocês ainda nem descobriram. Mas vocês estão tirando tudo de mim. A cada segundo, vocês cortam uma das minhas árvores, enchem de sujeira os meus rios, colocam fogo, e eu não posso mais proteger as pessoas que vivem aqui. Quanto mais vocês tiram, menos eu tenho para oferecer. Menos água, menos curas, menos oxigênio. Se eu morrer, vocês também morrem, mas eu crescerei de novo...

Em 2016, ao registrar os índices de desmatamento da Amazônia, as imagens de satélite estimularam a discussão sobre as consequências do desmatamento e tornaram mais evidentes os problemas dele decorrentes.

Sobre essa questão, analise as afirmações a seguir.

I O desmatamento elimina uma fonte de umidade importante para a atmosfera, alterando o regime pluviométrico regional, que depende da evapotranspiração.
II As queimadas devolvem para a atmosfera o gás estufa (CO2) que foi capturado pela floresta por meio da fotossíntese.
III A floresta latifoliada perene participa efetivamente do equilíbrio ambiental, pois a cobertura florestal auxilia na manutenção da temperatura e da umidade do clima regional.

Está correto o que se afirma em

A
I, II e III.
B
I e III, somente.
C
II, somente.
D
I e II, somente.
E
II e III, somente.
62251b77-16
FGV 2018 - História - História do Brasil

Leia o discurso proferido por Tancredo Neves, no plenário da Câmara dos Deputados, em 15 de janeiro de 1985.

Brasileiros, neste momento, alto na História, orgulhamo-nos de pertencer a um povo que não se abate, que sabe afastar o medo e não aceita acolher o ódio. A Nação inteira comunga deste ato de esperança. Reencontramos, depois de ilusões perdidas e pesados sacrifícios, o bom e velho caminho democrático. Não há Pátria onde falta democracia. (...)
O entendimento nacional não exclui o confronto das ideias, a defesa de doutrinas políticas divergentes, a pluralidade de opiniões. Não pretendemos entendimento que signifique capitulação, nem um morno encontro dos antagonistas políticos em região de imobilismo e apatia. O entendimento se faz em torno de razões maiores, as da preservação da integridade e da soberania nacionais. (...) Esta memorável campanha confirmou a ilimitada fé que tenho em nosso povo. Nunca, em nossa história, tivemos tanta gente nas ruas, para reclamar a recuperação dos direitos de cidadania e manifestar seu apoio a um candidato. (...)
Não vamos nos dispersar. Continuemos reunidos, como nas praças públicas, com a mesma emoção, a mesma dignidade e a mesma decisão.

http://tancredo-neves.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=68: presidente-eleito-brasilia-15-01-1985&catid=42:discursos&Itemid=125 Acesso em 18 de fevereiro de 2018.

Assinale a alternativa correta:

A
Tancredo Neves foi o principal líder da oposição política à Ditadura Militar no Brasil e sua eleição indireta em 1985 representou uma ruptura sem conciliações com os setores que apoiaram os militares, a partir de 1964.
B
Com perfil moderado, Tancredo Neves, que havia sido primeiro-ministro durante o governo de João Goulart, entre setembro de 1961 e junho de 1962, articulou a composição política que instaurou a chamada Nova República em 1985.
C
A eleição direta de Tancredo Neves em 1985 significou o fim da Ditadura Militar no Brasil e garantiu o pleno estabelecimento do regime democrático com a instauração do pluripartidarismo.
D
Como governador de Minas Gerais, Tancredo Neves liderou o processo de anistia aos presos políticos e exilados durante a Ditadura Militar no Brasil e promoveu a campanha pelas eleições diretas em 1985.
E
Vinculado aos sindicatos de trabalhadores, à esquerda democrática e ao trabalhismo, Tancredo Neves foi o principal herdeiro político de Getúlio Vargas e de João Goulart, em cujos governos exerceu o cargo de ministro da Justiça.
622cebbe-16
FGV 2018 - Geografia - Desenvolvimento

Os jornais e as redes de TV veiculam diariamente notícias e informações sobre a infraestrutura de um país, apontando problemas e consequências da sua ineficácia.

As opções a seguir referem-se aos setores que compõem a infraestrutura de um país, à exceção de uma. Assinale-a.

A
Os diferentes modais que compõem a rede de transportes.
B
Os equipamentos de geração e de distribuição de energia.
C
As ações e as políticas públicas na área de saneamento.
D
Os investimentos para ampliação do mercado de consumo.
E
As complexas redes de telecomunicações.
621c4558-16
FGV 2018 - História - História do Brasil

Terra do sonho é distante/e seu nome é Brasil/ plantarei a minha vida/ debaixo de céu anil/ Minha Itália, Alemanha/ Minha Espanha, Portugal/ talvez nunca mais eu veja/ minha terra natal.
Milton Nascimento. Sonho imigrante.

Acerca do processo de imigração para o Brasil, registrado no século XIX, é correto afirmar:

A
O Brasil tornou-se o destino preferencial dos imigrantes europeus graças à possibilidade de se constituírem pequenos proprietários rurais devido à promulgação da Lei de Terras em 1850.
B
Desde a proclamação da independência do Brasil, a imigração europeia foi estimulada pelo governo central como uma maneira de atender às pressões inglesas pelo fim da escravidão no país.
C
O fluxo imigratório só deslanchou no Brasil após as alterações nas leis trabalhistas que garantiram condições de trabalho análogas àquelas oferecidas no continente europeu.
D
A partir da década de 1870, com as iniciativas do governo de São Paulo, intensificou-se o fluxo imigratório de europeus para a província paulista destinados, sobretudo, à produção cafeeira.
E
A modernização das atividades agrícolas brasileiras iniciaram-se a partir do declínio da produção canavieira e com o desenvolvimento do complexo cafeeiro na região do Recôncavo Baiano e do Sul da Bahia.
6220e183-16
FGV 2018 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral

O ano de 1968 foi marcado por uma série de acontecimentos impactantes: assassinatos de Martin Luther King e Robert Kennedy, protestos de atletas nos Jogos Olímpicos do México, barricadas de estudantes em Paris, Primavera de Praga, passeata dos cem mil no Rio de Janeiro e a rebelião estudantil nos Estados Unidos.

Sobre tais acontecimentos, considere as seguintes afirmações:

I A intensidade política vivenciada em 1968 pode ser explicada pela diversidade de movimentos contestatórios ligados às lutas de negros, mulheres e jovens que tinham como pano de fundo as tensões da Guerra Fria e a emergência da contracultura.
II A contestação política e social do ano de 1968 ocorreu em países submetidos a regimes ditatoriais, tanto no bloco capitalista quanto no bloco comunista.
III A valorização da cultura jovem e contestatória ocorreu em meio à intensificação da ação direta e à diversificação criativa de formas de propaganda e de atuação políticas.

Está correto o que se afirma em

A
I, II e III.
B
II e III, apenas.
C
I, apenas.
D
I e II, apenas.
E
I e III, apenas.
6228d7ae-16
FGV 2018 - Geografia - Urbanização

Será que assistiremos à decadência gradativa das grandes cidades, como aconteceu com os antigos distritos industriais e zonas portuárias? Ou viveremos um processo de renovação urbana baseada em conceitos de sustentabilidade? Uma coisa é certa: não há mais lugar para a política de terra arrasada, fundamentada no urbanismo moderno de destruir para reconstruir e que teve seu apogeu no século passado. A ideia de que no futuro as cidades deverão ser mais densas e compactas é perfeitamente justificável.

JANOT, Luiz Fernando. O GLOBO, 26/08/2017.

Sobre as soluções urbanísticas baseadas na sustentabilidade, analise as afirmações a seguir.

I As cidades compactas devem gerar uma economia de escala na utilização das redes de infraestrutura urbana já existentes, o que racionalizaria os investimentos e viabilizaria a recuperação de áreas estagnadas ou decadentes.
II As cidades devem integrar os sistemas modais de transporte coletivo, o que permitiria maior mobilidade e facilitaria os deslocamentos entre as diferentes regiões do espaço urbano.
III As cidades sustentáveis devem concentrar habitação, comércio, escritórios, escolas e áreas de lazer em um ambiente urbano integrado, o que diminuiria a necessidade de deslocamentos intraurbanos.

Está correto o que se afirma em

A
I e III, somente.
B
II, somente.
C
I e II, somente.
D
II e III, somente.
E
I, II e III.
6212fe9f-16
FGV 2018 - História - Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, História do Brasil

Encontro, teoricamente inexplicável, de dois fenômenos que deveriam em princípio repelir-se um ao outro: o Mercantilismo e a Ilustração. Entretanto, ali estavam eles juntos, articulados, durante todo o período pombalino.
FALCON, F. J. C., A época pombalina. São Paulo: Ática, 1982, p. 483.

Entre as medidas implementadas durante o período em que o Marquês de Pombal foi o principal ministro do rei português D. José I, é correto apontar:

A
A anistia aos mineradores da colônia que possuíam débitos tributários com a metrópole portuguesa.
B
A implementação de medidas liberalizantes e a extinção das companhias de comércio monopolistas.
C
O estabelecimento do Diretório dos Índios, que significou uma tentativa de enfraquecer o poder dos jesuítas.
D
A intensificação das perseguições aos judeus e cristãos-novos bem como o fortalecimento do Tribunal do Santo Ofício.
E
O fortalecimento da nobreza e do clero em detrimento dos setores financeiros e mercantis da sociedade portuguesa.
6217ee89-16
FGV 2018 - História - História Geral, A estruturação do Estado norte-americano : território, cidadania e política

Em 1864, o conselho geral da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) incumbiu Karl Marx de redigir uma carta endereçada a Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos, por ocasião de sua reeleição. Nessa carta, Marx felicitava o estadunidense e relacionava a luta contra a escravidão na América aos interesses e demandas das classes trabalhadoras.

A respeito do contexto histórico dessa carta, é correto afirmar:

A
Nos Estados Unidos da América, desenrolava-se a Guerra de Secessão, provocada pela separação das unidades federativas que desejavam a manutenção da escravidão.
B
A AIT foi fundada em 1864 como uma organização internacional que se propunha representar tanto a classe operária quanto setores da pequena burguesia democrática.
C
A Guerra Civil Americana foi provocada pelas ligações do então presidente Abraham Lincoln com a esquerda comunista internacional liderada pelo filósofo alemão Karl Marx.
D
Na Europa, a fundação da AIT representava uma tentativa de canalizar as lutas operárias para o interior das instituições políticas da sociedade burguesa, através da participação eleitoral.
E
A reeleição de Abraham Lincoln só foi possível devido à extensão do direito universal de voto a todos os estadunidenses, independentemente de sua condição racial ou social.
61f8ef67-16
FGV 2018 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

The term “’high’ Middle Ages,” as cited in the first sentence, most likely indicates which of the following?

GERMANY IN THE MIDDLE AGES
By Simon Winder



Adapted from Chapter 3 of the book Germania.
A
In that period, Germany as a whole reached a level of wealth and culture that it has never again equaled.
B
Soon after that moment in history, life in Germany became worse.
C
At that moment in history, the civilizing influence of the crusades and the Holy Roman Emperor began to evaporate.
D
The people of Germany were unprepared for the drastic changes that would soon come.
E
It was at that moment that religious faith began to collapse in Germany.
61fce057-16
FGV 2018 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

According to the information in the article,

GERMANY IN THE MIDDLE AGES
By Simon Winder



Adapted from Chapter 3 of the book Germania.
A
the history of Germany in the Middle Ages is one of war, famine, and plague.
B
during most of the 1200s, life in the several German regions was precarious at best.
C
the year 1280 is generally considered the year when the central Middle Ages ended in Germany.
D
it is undeniable that in Germany in the Middle Ages, date of birth determined important aspects of a person’s future.
E
no one has been able to explain why death and destruction were so widespread in Germany during the central Middle Age.
620aa52e-16
FGV 2018 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

According to the information in the article, the Black Death

GERMANY IN THE MIDDLE AGES
By Simon Winder



Adapted from Chapter 3 of the book Germania.
A
affected a larger geographical area than did the Great Famine.
B
was in general confined to Germany’s cities and towns, having little impact on rural areas.
C
killed around 40% of all Germans.
D
is considered the most destructive plague that ever occurred.
E
marked the end of the Middle Ages.
620eb342-16
FGV 2018 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

In the last paragraph, the article most likely mentions Bamberg Cathedral in order to

GERMANY IN THE MIDDLE AGES
By Simon Winder



Adapted from Chapter 3 of the book Germania.
A
draw attention to the vigorous but transitory nature of Germany’s central Middle Ages civilization.
B
highlight the fact that what we call “European” culture in fact comprises many distinct, often unrelated cultures.
C
support the idea that Europe’s great central Middle Ages civilization may be considered a world that died.
D
emphasize that the Great Famine and the Black Death did not destroy all aspects of Germany’s central Middle Ages culture.
E
suggest that, contrary to popular belief, modern historians know almost nothing of real substance about the central Middle Ages.
62004005-16
FGV 2018 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

With respect to the memorials that can still be found in many local churches in Germany, the information in the article most supports which of the following?

GERMANY IN THE MIDDLE AGES
By Simon Winder



Adapted from Chapter 3 of the book Germania.
A
Before 1280, sculptured memorials were very common; after that date, painted memorials began to predominate.
B
Wealthy families placed such memorials in churches to commemorate important events such as births, weddings and funerals.
C
Almost no memorials remain from the period before 1280.
D
When times where bad, the subject matter of such memorials tended to be religious rather than non-religious.
E
When such memorials from a given historical period are absent, that period was probably marked by serious problems.
62038bd9-16
FGV 2018 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

The information in the article most supports which of the following?

GERMANY IN THE MIDDLE AGES
By Simon Winder



Adapted from Chapter 3 of the book Germania.
A
Disasters in the fourteenth century killed more people in Germany than at any other time in that country’s history.
B
What happened in Poland and the Soviet Union in the early 1940s is similar to what happened in those regions in the 1340s and the 1630s.
C
Unlike the destruction that took place in Central and Eastern Europe in the Second World War, the destruction that occurred in the first half of the fourteenth century was limited to German territory.
D
The disastrous period that began in the German territories after 1280 lasted longer than either the Thirty Years War or the Second World War.
E
It is likely that more Germans died in the disasters of the late Middle Ages than died in the Thirty Years War and the Second World War put together.
6206980a-16
FGV 2018 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

According to the information in the article, all of the following most likely contributed to the Great Famine of the fourteenth century excep

GERMANY IN THE MIDDLE AGES
By Simon Winder



Adapted from Chapter 3 of the book Germania.
A
rain.
B
insufficient amounts of dry salt.
C
precarious transportation systems.
D
the difficulty of preserving meat.
E
seed corn unfit for human consumption.
61f4b66c-16
FGV 2018 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

The last sentence of the article, “That’s a lot of milk,” most likely refers to which aspect of certain polygamous societies?

THE PERILS OF POLYGAMY



Adapted from The Economist, December 23, 2017.
A
Making sure your daughters marry early and your sons marry late can be very lucrative.
B
Whatever money or goods a woman earns from her brideprice always goes to her father.
C
The younger a girl is, the more valuable she is on the marriage market.
D
Women older than 20 have a hard time finding husbands and thus earn very little money from their brideprice.
E
Cattle and single women are equally valuable as commodities in impoverished farming communities.
61f1bc5e-16
FGV 2018 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

With respect to the exclusively financial aspects of the brideprice, a South Sudanese cattle farmer would most likely get the biggest benefit from which of the following situations?

THE PERILS OF POLYGAMY



Adapted from The Economist, December 23, 2017.
A
All his children are boys.
B
All his children are girls.
C
He has more boys than girls.
D
He has more girls than boys.
E
He has the same number of girls and boys.
61ebb236-16
FGV 2018 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

According to the information in the article, the brideprice is

THE PERILS OF POLYGAMY



Adapted from The Economist, December 23, 2017.
A
money that the family of a the bride gives the groom before the wedding.
B
one tradition that all polygamous marriages have in common.
C
illegal in countries that forbid polygamous marriages.
D
more problematic for young men in polygamous societies than in non-polygamous societies.
E
perhaps the worst aspect of a patriarchal society, because it transforms the bride into a commodity.