Questõessobre Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

1
1
Foram encontradas 30 questões
a056b611-67
UFPR 2021 - Atualidades - Atualidades do ano de 2020, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Em junho de 2020, os legisladores do estado do Mississippi, nos Estados Unidos, aprovaram a retirada do símbolo dos confederados da bandeira estadual. Com base na história dos Estados Unidos, assinale a alternativa que apresenta quem foram os confederados e qual foi a razão dos protestos atuais contra os símbolos confederados. 

A
Os confederados defendiam o extermínio dos indígenas e a independência das 13 colônias em relação à Inglaterra, razão pela qual os símbolos confederados são considerados uma defesa do genocídio indígena. 
B
Os confederados defendiam a manutenção da escravidão e a separação do Sul em relação ao Norte dos Estados Unidos no contexto da Guerra Civil Americana (1861-1865), motivo pelo qual os símbolos confederados são considerados racistas.
C
Os confederados defendiam a expulsão dos judeus e o rompimento de relações com o Estado de Israel no contexto da Guerra dos Seis Dias (1967), razão pela qual os símbolos confederados são considerados antissemitas. 
D
Os confederados defendiam o banimento de muçulmanos e a suspensão da entrada de imigrantes islâmicos no território americano no contexto da Guerra do Golfo (1991), motivo pelo qual os símbolos confederados são considerados islamofóbicos.
E
Os confederados defendiam a deportação dos mexicanos e a construção de um muro separando os Estados Unidos do México no contexto da Guerra Hispano-Americana (1898), motivo pelo qual os símbolos confederados são considerados xenófobos.
c6610589-04
FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021 - Atualidades - Atualidades do ano de 2020, Questões Sociais, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Em 1964, Norman Rockwell pintou o quadro “O problema com o qual todos vivemos”, no qual Ruby Bridges é escoltada para poder exercer o direito de frequentar a escola pública em New Orleans.


Em novembro de 2020, a ilustradora Bria Goell postou, no Instagram, a imagem da vice-presidente eleita Kamala Harris caminhando junto a uma parede sobre a qual é projetada a sombra de Ruby Bridges.


A respeito da ilustração de Bria Goeller, que viralizou nas redes sociais, analise as afirmativas a seguir.

I. É uma homenagem à plataforma política democrata de Joe Biden e Kamala Harris contra as leis que permitem a segregação racial nas escolas americanas.
II. É uma referência ao apoio de Kamala Harris às lutas históricas por direitos civis, retomadas em 2020 pelo movimento Black Lives Matter.
III. É um tributo ao ativismo político exercido por mulheres afroamericanas nos Estados Unidos, no passado e no presente.

Está correto o que se afirma em

A
I, apenas.
B
I e II, apenas.
C
II e III, apenas.
D
I, II e III.
c670ab62-04
FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021, FAMEMA 2021 - Atualidades - Atualidades do ano de 2020, Questões Sociais, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero



Em 2020, o Magazine Luiza anunciou a abertura de processo seletivo para um programa de trainee. O pré-requisito da exclusividade das vagas para candidatos negros gerou polêmica nas redes sociais: se de um lado a iniciativa foi considerada inclusiva, de outro foi reputada discriminatória. 
Assinale a afirmativa que conceitua corretamente a iniciativa do Magazine Luiza de contratar apenas funcionários negros como trainees, em 2021.

A
É um caso de racismo estrutural, pois avalia-se o desempenho dos candidatos com base em critérios meritocráticos.
B
É um caso de ação afirmativa, pois visa a combater os efeitos acumulados de discriminação ocorridas no passado.
C
É um caso de preconceito étnico, pois selecionam-se os candidatos em função de sua etnicidade.
D
É um caso de discriminação positiva, pois dá-se tratamento diferenciado a membros de grupos culturais diversos.
96ff5851-e6
Esamc 2016 - Atualidades - Questões Sociais, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Leia os textos a seguir:

TEXTO 1:

    O atentado na boate Pulse [conhecida por ser frequentada pelo público LGBT] ocorrido em junho, em Orlando, nos Estados Unidos, é considerado o maior ataque a tiros da história dos Estados Unidos. Usando um fuzil e uma pistola, Omar Mateen, cidadão americano[...], assassinou 49 pessoas.[...] Logo após o massacre, Mateen declarou ter agido em nome do Estado Islâmico, que mais tarde reivindicou a ação [mas não houve prova da ligação entre o atirador e o grupo fundamentalista]. O Brasil é um dos países mais perigosos para gays, lésbicas e transexuais. Em média, uma pessoa LGBT é morta a cada 27 horas [...]. Apesar dos recentes avanços nos direitos LGBT, a prática da homofobia não é tipificada como crime no Brasil. [...] Grupos evangélicos e cristãos estão entre os principais críticos de leis que criminalizam a homofobia [...]. Outro argumento é que já existem leis que punem homicídios e agressões físicas no Brasil. Porém, esse pensamento não leva em conta as formas de violência mais sutil, como a verbal e a psicológica.

(http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/
homofobia-preconceito-violencia-e-crimes-de-odio.htm Acesso em: 29 ago. 2016, às 11h32)


TEXTO 2:

    Comportamento homossexual envolvendo fêmeas e machos foi documentado em pelo menos 71 espécies de mamíferos, incluindo ratos, camundongos, hamsters, cobaias, coelhos, porcos-espinhos, cães, gatos, cabritos, gado, porcos, antílopes, carneiros, macacos e até leões, os reis da selva. Relacionamento homossexual entre primatas não humanos está fartamente documentado na literatura científica. [...]. Considerar contra a natureza as práticas homossexuais da espécie humana é ignorar todo o conhecimento adquirido pelos etologistas em mais de um século de pesquisas rigorosas.

(http://drauziovarella.com.br/sexualidade/violencia-contra-homossexuais/
acesso em: 29 ago. 2016, às 11:33)

Considerando as informações acima, responda:

I. A homoafetividade é alvo de interpretações errôneas e preconcei- tuosas, haja vista que comportamentos homoafetivos são registrados não somente entre membros da espécie humana, mas de diversas outras espécies de animais, algo comprovado pela etologia – ramo da biologia que estuda o comportamento animal.
II. Ao contrário do exposto pelo texto 1, o ataque à boate Pulse não deve ser considerado como crime homofóbico, haja vista que Omar Mateen era comprovadamente membro do Estado Islâmico e o atentado, por este motivo, teve motivações exclusivamente religiosas.
III. A ausência de leis específicas que tipifiquem homofobia como crime decorre em ausência de punição aos agressores. Projetos de leis que buscam solucionar esta impunidade são barrados no senado, dentre outros motivos, pela presença de bancadas conservadoras, como a bancada religiosa que se mantém contrária a estes projetos de lei.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

A
II, apenas
B
I e II
C
I e III
D
II e III
E
I, II e III
e772e746-f9
PUC - RJ 2017 - Atualidades - Questões Sociais, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

FONTE: http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/21055-charges-dezembro#foto-348661. Acesso em: 01 mai 2017.


Há, no Brasil, um clamor crescente por agendas políticas de inclusão de direitos amplos para populações não heteronormativas. A charge do Angeli (27/12/2013) mostra como pessoas com perfis de gênero fora dos padrões normatizados causam mudanças políticas e sociais na atualidade. Tais mudanças podem ser observadas no estado do Rio de Janeiro, desde 2011, pela lei de(do)

A
aceitação nas forças armadas de pessoas transexuais.
B
banheiro unissex para travestis nos ambientes públicos.
C
casamento para casais homoafetivos e transgêneros.
D
direito à adoção de crianças por casais transgêneros.
E
nome social nos documentos para transexuais e travestis.
c1c28b9e-f2
Esamc 2018 - Atualidades - Questões Sociais, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Em 2018, o voto feminino na Inglaterra completa 100 anos, conquista do Movimento Sufragista, que influenciou mulheres do mundo todo a lutarem por este direito. O início desta luta, no Brasil, se deu, em grande medida, pela fundação da Federação para o Progresso Feminino, em 1922, pela zoóloga Bertha Lutz. Entretanto, o voto feminino só foi reconhecido no Brasil dez anos depois, por Getúlio Vargas. Em relação ao texto e à participação feminina na política, assinale a alternativa correta:

Leia o texto a seguir para responder à questão.


    Em agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) [iniciou] audiências públicas para debater se o aborto deve deixar de ser crime. [...] ministros já se manifestaram [...] a favor da descriminalização, inclusive a relatora do caso, ministra Rosa Weber. Enquanto isso, avançam no Congresso Nacional projetos que podem tornar as leis sobre interrupção da gravidez mais rígidas [...], juntamente com o crescimento da Bancada Evangélica, que atualmente tem cerca de 90 deputados. [...] quando se fala em minoria, a classificação não é numérica. Tem a ver com representatividade política. No caso das mulheres, [embora representem atualmente 52% dos eleitores brasileiros] elas são menos de 10% da Câmara dos Deputados. No Supremo, há duas mulheres entre os 11 ministros.

(Por que Congresso e STF caminham para lados opostos na discussão sobre aborto.

Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/por-que-congresso-e-stfcaminham-para-lados-opostos-na-discussao-sobre-aborto.ghtml

Acesso em: 19 de ago. 2018, às 18h47min.)

A
O reconhecimento do voto feminino foi uma das poucas medidas progressistas tomadas por Getúlio Vargas durante o Estado Novo e, pelo fato de o Brasil ter sido um dos primeiros países a reconhecer este direito, atualmente, mulheres e homens estão em situação de igualdade no âmbito político.
B
Mesmo que maioria numérica dos eleitores, as mulheres ocupam um número ínfimo de cargos políticos, gerando uma representatividade deficiente, que é demonstrada pela posição majoritária do legislativo contrária a assuntos como o aborto.
C
O reconhecimento do voto feminino, à época, foi um grande avanço para as mulheres, entretanto, mesmo que passados 86 anos desta conquista, as mulheres continuam sendo minoria numérica no eleitorado e nos cargos políticos.
D
O reconhecimento do voto feminino foi uma das poucas medidas progressistas tomadas por Getúlio Vargas durante o Estado Novo e, ainda que o Brasil tenha sido um dos primeiros países a reconhecer este direito, a representatividade feminina na política é deficiente.
E
Mesmo que maioria numérica dos eleitores brasileiros, as mulheres ocupam um número ínfimo de cargos políticos, gerando uma representatividade deficiente, entretanto, a posição majoritária do legislativo é favorável a assuntos como o aborto.
c1bdeb61-f2
Esamc 2018 - Atualidades - Questões Sociais, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

O aborto, crime no Brasil, é permitido apenas em casos de estupro, risco de morte para a mãe e/ou de feto com anencefalia. Entretanto, em março deste ano, um partido político, com assessoria do Instituto de Bioética Anis, propôs ao STF uma Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental, a qual pede a descriminalização do aborto, por entender que a proibição da prática afronta preceitos fundamentais da Constituição Federal. Aborto é um tema que divide opiniões, inclusive entre Judiciário e Legislativo, os quais, como exposto no texto 1, caminham em direções opostas acerca do tema.

A partir das informações acima expostas, assinale a(s) afirmativa(s) convergentes com o entendimento do Judiciário sobre o tema.
I. [...] [Para alguns,] o que faz da mulher um ser “feminino” é a maternidade e encaram a sexualidade através da procriação (mulher = mãe).
II. [...] a mulher é encarada como uma pessoa que pensa, que ama, que tem consciência, que é capaz de se comunicar e se relacionar com os outros, que é livre e dotada de direitos e, portanto, pode escolher ou não a maternidade (mulher = pessoa).
III.[O aborto] é imposição porque há punições e sanções variadas para as mulheres, [...]. É violência física não só por causa das péssimas condições em que é realizado pela maioria das mulheres, mas também porque nele algo é extirpado de nosso corpo, ainda que sem dor. [...] É violência psíquica porque numa cultura cristianizada, [...] o aborto surge como se fosse culpa ou falha.

(As afirmações acima foram retiradas do livro Mãe, Mulher ou Pessoa, de Marilena Chauí)

Leia o texto a seguir para responder à questão.


    Em agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) [iniciou] audiências públicas para debater se o aborto deve deixar de ser crime. [...] ministros já se manifestaram [...] a favor da descriminalização, inclusive a relatora do caso, ministra Rosa Weber. Enquanto isso, avançam no Congresso Nacional projetos que podem tornar as leis sobre interrupção da gravidez mais rígidas [...], juntamente com o crescimento da Bancada Evangélica, que atualmente tem cerca de 90 deputados. [...] quando se fala em minoria, a classificação não é numérica. Tem a ver com representatividade política. No caso das mulheres, [embora representem atualmente 52% dos eleitores brasileiros] elas são menos de 10% da Câmara dos Deputados. No Supremo, há duas mulheres entre os 11 ministros.

(Por que Congresso e STF caminham para lados opostos na discussão sobre aborto.

Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/por-que-congresso-e-stfcaminham-para-lados-opostos-na-discussao-sobre-aborto.ghtml

Acesso em: 19 de ago. 2018, às 18h47min.)

A
I apenas
B
III apenas.
C
II e III apenas.
D
I e II apenas.
E
I, II e III.
b5735a48-e6
CÁSPER LÍBERO 2018 - Atualidades - Trabalho, Transporte, Previdência e outras Questões Sociais, Questões Sociais, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Entre as escolas de samba do carnaval carioca de 2018, as campeãs se destacaram, também, por apresentar conteúdos de crítica social O samba-enredo Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?, da vice-campeã, Paraíso do Tuiuti, fazia referência ao fato de o Brasil ter sido o último país das Américas a abolir a escravidão e, 130 anos depois, o País estava na iminência de aprovar uma legislação que reduz benefícios e facilita a contratação de empregados terceirizados e temporários. Ao relacionar o lento processo de abolição da escravatura com a reforma da lei trabalhista, é correto afirmar que a Escola criticou a maneira como o País, historicamente, lida com:



A
as imposições do Fundo Monetário Internacional.
B
as necessidades do setor agrícola.
C
as regras do Direito Internacional .
D
as relações de trabalho.
E
dívida externa.
b5657fad-e6
CÁSPER LÍBERO 2018 - Atualidades - Política, Segurança Pública, Política no Brasil, Questões Sociais, Atualidades do ano de 2018, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Em 14 de março de 2018, Marielle Franco, mulher, negra, quinta vereadora mais votada da cidade do Rio de Janeiro para a legislatura 2017-2020 e que denunciava regularmente a situação de abandono e a violência que afligem os moradores de favelas, foi assassinada a tiros. Em relação a esse fato, assinale a alternativa que descreve correta mente as informações veiculadas pela mídia: 

A
a vereadora Marielle Franco defendia a integração entre as Unidades das Polícias Pacificadoras (UPP) e as milícias armadas para combater o tráfico nos morros do Rio de Janeiro.
B
a vereadora Marielle Franco integrava a "bancada da bala", isto é, parlamentares que apoiam a liberação do porte de armas para combater a violência na cidade do Rio de Janeiro.
C
a morte da vereadora Marielle Franco foi emblemática, pois foi o assassinato de uma mulher negra, nascida na favela e defensora de causas sociais e dos direitos humanos.
D
a morte da deputada Marielle Franco pode ser considerada um caso emblemático da situação de insegurança da cidade do Rio de Janeiro, pois ela foi mais uma vítima de "bala perdida".
E
a deputada Marielle Franco foi assassinada por pacifistas que rejeitavam a sua campanha em favor do porte de arma para qualquer cidadão e a ampliação do poder da Polícia Militar. 
b53f7fae-e6
CÁSPER LÍBERO 2018 - Atualidades - Sociedade e Comportamento, Questões Sociais, Atualidades do ano de 2018, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

à vitória da seleção francesa na Copa do Mundo de 2018 não foi comemorada por todos na França, Grupos políticos de exfrema-direita chegaram a denunciar que a vitória no campeonato de futebol degradava a imagem do país» Essa denúncia está associada a qual fenômeno político recente?

A
Crescente preocupação na sociedade francesa pelo fair play. O jogo violento da equipe dos Bleus foi visto como motivo de vergonha.
B
 Copa do Mundo foi realizada na Rússia, um país que passou por uma experiência histórica de regime comunista, e, num contexto de crescente anticomunismo na França, a participação no campeonato foi alvo de críticas por supostamente legitimar esse regime.
C
O atual presidente francês, Emmanuel Macron, capitalizou excessivamente a vitória da França, o que motivou reações de grupos de oposição a seu governo e, consequentemente, à seleção do país.
D
 intolerância social num contexto de influxo de imigrantes motivou esses ataques à seleção da França, majoritariamente composta por filhos e netos de imigrantes africanos.
E

Os investimentos na preparação da equipe francesa para a Copa do Mundo foram considerados elevados e houve pressão para que esses recursos fossem usados em outras áreas de maior urgência social, como educação e saúde.

ff40eb74-ef
CÁSPER LÍBERO 2017 - Atualidades - Questões Sociais, Atualidades do ano de 2017, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Conforme reportagem publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 22 de outubro de 2017, os casos de injúria racial explodiram no futebol brasileiro durante o ano de 2017. Até o mês de outubro, já haviam sido computados 41 casos nos estádios de futebol de todo o Brasil e na internet. Isso significa um aumento de 64% em relação a 2016.


Diante desses dados, podemos afirmar que:

A
os casos relatados de injúria racial fazem parte da rivalidade do universo futebolístico, não podendo ser generalizados para toda a sociedade, pois, apesar de existirem pequenas desigualdades, brancos e negros têm idênticas oportunidades.
B
não se pode declarar que persiste uma situação de racismo no Brasil, pois em todos os segmentos da sociedade, a presença de brancos e negros é proporcional à existência de brancos e negros na sociedade como um todo.
C
o esporte pode ser entendido como um reflexo da sociedade. Nesse sentido, não é correto afirmar que existe racismo no país com base nesse contexto, pois a maior parte dos futebolistas brasileiros são negros e pardos.
D
a reportagem demonstra que os casos de ódio estão circunscritos ao âmbito futebolístico, onde o comportamento passional é comum, e não se trata de um fenômeno abrangente no caso brasileiro, onde não há relatos de discriminação pela cor da pele em outras áreas.
E
a democracia racial é um mito no Brasil, visto que não se efetivaram condições sociais e econômicas que possibilitassem idênticas oportunidades para brancos e negros, reproduzindo uma situação de racismo estrutural na sociedade.
9ab61c61-f6
UFC 2020 - Atualidades - Arte e Cultura na Atualidade, Questões Sociais, América Latina na Atualidade, Atualidades do ano de 2018, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

“O Cais do Valongo, maior porto de entrada de negros escravizados na América Latina, recebeu na manhã de hoje (23) o título de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O sítio arqueológico fica na zona portuária do Rio de Janeiro e foi descoberto em 2011, durante escavações das obras do Porto Maravilha.”

(http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-11/cais-dovalongo-recebe-titulo-de-patrimonio-mundial-da-unesco)

Em que se fundamenta o referido título concedido em 2018?

A
Lugar de guerras de resistência.
B
Espaço de vitalidade arquitetônica.
C
Exemplar de organização econômica.
D
Modelo positivo do projeto colonialista.
E
Sítio sensível referente a episódio traumático.
f356b7af-b9
UERJ 2018 - Atualidades - Questões Sociais, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

O PERSONAGEM “PANTERA NEGRA


Com mais de cinquenta anos de existência, o personagem “Pantera Negra” esteve associado a debates sobre as condições de vida de populações afrodescendentes na sociedade norte-americana.
Tendo em vista as transformações ocorridas entre a década de 1960 e o momento atual, a comparação entre as imagens aponta para a seguinte mudança acerca do protagonismo afrodescendente:

A
equiparação do poder aquisitivo
B
fortalecimento da inclusão social
C
reconhecimento dos direitos civis
D
homogeneização das diferenças raciais
ffdd60be-f0
Esamc 2019 - Atualidades - Questões Sociais, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Leia o texto a seguir:

[No dia 31 de janeiro de 2018] encerrando as atividades do #JaneiroVermelho – Sangue Indígena, Nenhuma Gota a Mais, os povos indígenas realizam uma série de ações em todo país com o objetivo de denunciar a crescente ameaça que os povos originários e seus territórios têm sofrido, bem como os retrocessos impostos pelo Estado brasileiro. Estão previstas ações em pelo menos 22 estados e no Distrito Federal, onde também será realizado a coletiva de imprensa, às 15h em frente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No exterior, também estão sendo organizados atos em pelo menos seis países, entre eles a Suíça, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Portugal e Irlanda.

(Indígenas realizam mobilização nacional nesta quinta-feira, 31. Disponível em: https://mobilizacaonacionalindigena.wordpress.com/2019/01/30/ indigenas-realizam-mobilizacao-nacional-nesta-quinta-feira-31/ acesso em 13 mar. 2019, às 17h11min.)

Com base no trecho da notícia reproduzida acima, bem como em seus conhecimentos sobre a questão indígena brasileira, leia as afirmativas a seguir: I. Um retrocesso é a transferência para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) das atribuições de identificar, demarcar e registrar terras indígenas (TIs), medida que esvazia a Fundação Nacional do Índio (Funai). II. Várias comunidades têm sido invadidas e atacadas por agentes ligados aos interesses dos ruralistas, garimpeiros e madeireiros, em flagrante violação aos direitos de posse e usufruto exclusivo dos povos indígenas. III. A demarcação de Terras Indígenas é uma garantia de proteção à bio- diversidade e à reprodução física e cultural dos povos indígenas, conforme assegura o texto constitucional. Está (ão) correta (s):

A
I apenas.
B
I e II apenas.
C
I e III apenas.
D
II e III apenas.
E
I, II e III.
ffc27d26-f0
Esamc 2019 - Atualidades - Questões Sociais, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Crimes contra pretos, pobres e favelados costumam mesmo passar despercebidos. Para mais da metade da população brasileira, a morte violenta de um jovem negro choca menos do que a de um jovem branco, segundo pesquisa realizada pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e pelo Senado Federal. Marielle [Franco] morreu porque defendia os pobres negros e favelados. [...] Todos os anos são assassinadas no país 30 mil pessoas, 23 mil são jovens negros. A cada 23 minutos, um jovem negro morre no país. São números de guerra. São números de um genocídio. [...] O Negro quando não morre é preso. Quando não é preso, é sentenciado pelo descaso.

(Duas semanas da morte de Marielle e o que temos até agora é o mesmo de quando um negro é morto na favela.Disponível em: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/ duas-semanas-da-morte-de-marielle-e-o-que-temos-ate-agora-e-o-mesmo-dequando-um-negro-e-morto-na-favela/. Acesso em: 07 mar. de 2019, às 20h53min.)

Assinale a alternativa cujo trecho musical mais bem se relaciona com o contexto brasileiro apresentado pelo excerto acima:

A
A carne mais barata do mercado é a carne negra/Que vai de graça pro presídio/E pára debaixo do plástico[...]/A carne mais barata do mercado é a carne negra / Que fez e faz e faz história / Segurando esse país no braço, meu irmão / O cabra aqui, não se sente revoltado / Porque o revólver já está engatilhado / E o vingador eleito
(A Carne. Compositores: Seu Jorge / Marcelo Fontes do Nascimento / Ulises Capelleti.)
B
Se o preto de alma branca pra você / É o exemplo da dignidade / Não nos ajuda, só nos faz sofrer / Nem resgata nossa identidade / Elevador é quase um templo [...] / Não vai no de serviço / Se o social tem dono, não vai…
(Identidade. Compositor: Jorge Aragão.)
C

Árvores do sul produzem uma fruta estranha / Sangue nas folhas e sangue nas raízes / Corpos negros balançando na brisa do sul / Frutas estranhas penduradas nos álamos.

 (Strange Fruit (Fruta Estranha - tradução). Compositor: Lewis Allan.)

D

Negro drama / Cabelo crespo / E a pele escura / A ferida, a chaga / À procura da cura

(Negro Drama. Compositores: Edy Rock / Mano Brown.)

E
Branco, se você soubesse o valor que o preto tem / Tu tomava um banho de piche, branco e, ficava preto também / E não te ensino a minha malandragem / Nem tão pouco minha filosofia, porquê? / Quem dá luz a cego é bengala branca em Santa Luzia
(Ilê Ayê. Compositores: Paulinho Camafeu / Paulo Vitor Bacelar.)
29e78537-de
Esamc 2014 - Atualidades - Atualidades do ano de 2014, Questões Sociais, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Leia as informações:


Formado em 1966, o Partido dos Panteras Negras pela Auto Defesa foi a maior organização revolucionária negra que já existiu. [...] A formação dos Panteras foi o resultado direto do desenvolvimento do movimento dos direitos civis, que já estava em pleno vapor por mais de uma década antes que eles fossem criados. [...] Tanto da polícia, turbas de brancos locais e da KuKluxKlan, os manifestantes dos direitos civis enfrentaram a constante ameaça de ataques brutais ou mesmo morte.

(WOOD, Adrian e RAJGURU, Nutan. . O Partido dos Panteras Negras Pela Auto Defesa Disponível em: http://www.lsr-cit.org/anti-racismo/37-anti-racismo/440-o-partidodos-panteras-negras-pela-auto-defesa Acesso em: 21 ago. 2014, às 09h30)

Os protestos pedindo justiça pela morte do jovem negro Michael Brown, 18, morto com seis tiros pelo policial branco Darren Wilson, 28, [no dia 15 de agosto de 2014] estão tão “rachados” como a segregada comunidade entre brancos e negros. Durante o dia, famílias inteiras portando cartazes coloridos e levantando os braços aos gritos de “Não atire” circulam pelas calçadas da avenida que corta a pequena Ferguson [...]. Mas, à noite, por nove dias consecutivos, as famílias somem e jovens, quase todos homens e encapuzados, atacam a polícia com coquetéis molotov, fazem saques e destroem o comércio local.

(LORES, Raul Juste. . Protestos realçam divisão racial nos EUA In____Jornal , 20 de agosto de 2014, p. A10.)

Tomando por base as informações, julgue as afirmativas:


I. Apesar da suposta igualdade civil alcançada pelos Estados Unidos a partir dos anos de 1970, os conflitos ocorridos em 2014 demonstram que a luta de movimentos negros, como Os Panteras Negras, está longe de acabar.

II. Apesar de todas as lutas dos negros por igualdade nos Estados Unidos, iniciadas há décadas, o país ainda está longe de alcançar uma democracia racial, como demonstram os conflitos atuais na cidade de Ferguson.

III. Apesar de violentos, os conflitos atuais não representam a realidade dos Estados Unidos, uma vez que, desde os anos de 1960, movimentos como o do Partido dos Panteras Negras conseguiram eliminar a desigualdade existente entre brancos e negros no país.



Está (ão) correta (s):

A
I apenas.
B
II apenas.
C
I e II apenas.
D
II e III apenas.
E
I, II e III.
29e45556-de
Esamc 2014 - Atualidades - Política, Sociedade e Comportamento, Atualidades do ano de 2014, Ciência, Tecnologia e Inovação na Atualidade, Política Internacional, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Atente para as informações abaixo:


Em 05 de novembro de 1605, o católico radical Guy Fawkes participou da chamada “Conspiração da Pólvora”, que pretendia explodir o parlamento inglês. Em 1988, Alan Moore e David Lloyd criaram o personagem “V”, um anarquista que, dotado de grandes habilidades e recursos e usando uma máscara estilizada de Fawkes, inicia uma campanha visando a derrubada do Estado na Inglaterra. Em 2003, surge o grupo conhecido como Anonymous, que adotou a máscara de “V” como símbolo em suas manifestações.


A associação entre o personagem Guy Fawkes, o anarquista “V” e o movimento Anonymous pode ser encontrada na seguinte alternativa:


A
A utilização da máscara estilizada de Fawkes, tanto pelo personagem “V” como pelos participantes do movimento Anonymous, demonstra a reação contra a interferência da religião nas questões de Estado e sociais.
B
Ao utilizarem, todos, a máscara do personagem “V”, os participantes do movimento Anonymous procuram evitar punições contra seus atos de vandalismo, inspirados pelas ações de Guy Fawkes.
C
Por terem como alvo para suas ações apenas órgãos ligados a grandes grupos capitalistas, os Anonymous, a exemplo de Fawkes e de “V”, procuram enfraquecer o capitalismo e promover a implantação do anarquismo.
D
Ao promoverem atos de vandalismo e terrorismo, os Anonymous procuram recriar o pânico gerado por Fawkes e pelo fictício “V”, como forma de chamar atenção do povo para a legitimidade de suas ações.
E
Tanto a ação de Fawkes, a representação dos quadrinhos e as manifestações do movimento Anonymous, demonstram a insatisfação com o Estado e suas instituições, independente do seu direcionamento político.
4b0bbe31-dc
Esamc 2013 - Atualidades - Questões Sociais, Atualidades do ano de 1994 ao ano de 2013, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Observe a charge abaixo:


(Paulo Caruso/Reprodução/TV Cultura)



A charge acima se refere:

A
ao debate em torno da mídia e sua cobertura das manifestações de junho de 2013, em que a maior divulgação do grupo de Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação causou amplo debate sobre o papel da imprensa.
B
ao debate entre os setores promotores de cultura, como o Fora do Eixo, que mobilizaram a população e enfatizaram sua aliança com o Movimento Passe Livre, na estruturação, divulgação e concepção das mobilizações populares.
C
à crise atualmente atravessada pelas mídias impressas, que buscam recursos junto ao governo para tentar sanar suas finanças e se recapitalizarem, minimizando as perdas impostas pela democratização da informação pelas páginas gratuitas da internet.
D
ao debate promovido pela mídia sobre a relação do Fora do Eixo com os integrantes da Mídia Ninja, que são acusados de serem promotores de violência e de atos de hostilização da grande imprensa, interrompendo e expulsando jornalistas das manifestações.
E
à falta de cobertura da mídia independente aos movimentos populares, tidos como de “filhinhos de papai”. Este debate foi muito significativo por permitir a participação de setores da classe média que reivindicavam o acesso à cidade e ao transporte público.
4af48eef-dc
Esamc 2013 - Atualidades - Política, Política no Brasil, Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade, Questões Sociais, Atualidades do ano de 1994 ao ano de 2013, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Leia a notícia abaixo:


“Menos de 24 horas do polêmico decreto que cria a Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas (Ceiv), o governo do estado do Rio de Janeiro precisou se retratar e esclarecer que “em momento algum” a comissão vai quebrar sigilos telefônicos e de internet de pessoas envolvidas nos protestos. Apesar do parágrafo único mostrar, de forma sutil, a possibilidade, o artifício legal, visto como inconstitucional pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Rio), gerou ainda mais instabilidade no governo, levando o estado a anunciar na tarde de quarta-feira (24/07) que um novo decreto, com teor ajustado pelo Ministério Público, será publicado na quinta.
Para historiadores e especialistas em Direito Constitucional, o artifício político do governo revela a fragilidade e a incapacidade do próprio Estado em gerir um cenário de forte pressão e críticas. O que era para fortalecer a figura do Estado democrático se mostrou autoritário e vazio, revelando a falta de projetos políticos e desespero diante da possibilidade de ter oposição.
“A medida mostra a incompetência política, desmascara uma geração de políticos oportunistas, sem experiência de confrontos, que só sabem governar sem oposição e imaginam que toda a crítica é negativa porque só ouvem as vozes das ruas nas urnas”, defende o historiador e professor da PUC-Rio, Antônio Edmilson Martins.
(Fonte: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/sem-rumo. Acesso em 31/08/2013.)


Assinale a alternativa que analisa de forma correta a notícia:

A
O decreto desnuda as incoerências e vícios da política na República brasileira incapaz de gerir situações típicas de governos democráticos.
B
A atitude do governador do Rio de Janeiro traz à tona o debate sobre a necessidade, ou não, de manifestações públicas.
C
Os confrontos mostram a aceitação pública das medidas políticas adotadas pelo governo do Rio de Janeiro.
D
A inconstitucionalidade do decreto assinado pelo governador do Rio de Janeiro deve-se à proibição do vandalismo em manifestações populares.
E
A posição da OAB é contraditória, pois demonstra apoio às manifestações e a quebra do sigilo telefônico dos manifestantes.
98f51b61-e0
FAG 2013 - Atualidades - Política, Política no Brasil, Trabalho, Transporte, Previdência e outras Questões Sociais, Questões Sociais, Atualidades do ano de 1994 ao ano de 2013, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Leia o trecho abaixo.


O movimento sindical faz um ato na Avenida Paulista pela defesa de melhorias nas condições trabalho, como parte da Jornada Mundial pelo Trabalho Decente, que ocorre nesta (7) em várias partes do mundo. Os manifestantes iniciaram a concentração na Praça Oswaldo Cruz às 10h e seguiram, às 11h20, em caminhada até o prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), onde entregarão um documento para o empresariado. O protesto bloqueia duas faixas no sentido Consolação.
Segundo João Carlos Gonçalves Juruna, secretário-geral da Força Sindical, a campanha mundial é pela regularização do trabalho, sobretudo nos países mais pobres. “Com a globalização, as empresas normalmente procuram onde tem menos organização, onde a legislação é fraca em relação aos trabalhadores, por isso essa campanha mundial”, disse ele.
No Brasil, participam a Força Sindical, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a União Geral dos Trabalhadores (UGT), que são filiadas à Confederação Sindical Internacional. De acordo com os organizadores, os atos foram articulados com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
http://diariosp.com.br/noticia/detalhe/58399 - Acessado em 09/10/2013


No século XX o movimento sindical teve, no Brasil, um percurso instável, com dificuldades de visibilidade política. Na primeira metade do século XX, o movimento sindical no Brasil:

A
foi radicalmente tutelado pelo Estado, sem conseguir fazer greves expressivas contra o poder.
B
teve a liderança do Partido Comunista desde a primeira década da Republica dos Coronéis.
C
enfrentou repressão policial dos governos centrais, embora fosse também cooptados em alguns momentos.
D
considerou-se nos anos de 1920, com a afirmação de lideranças anarquistas nos grandes centros urbanos.
E
viveu sua autonomia política antes do varguismo, com o domínio dos grupos liberais e reformistas.