Questão 29e78537-de
Prova:Esamc 2014
Disciplina:Atualidades
Assunto:Atualidades do ano de 2014, Questões Sociais, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Leia as informações:


Formado em 1966, o Partido dos Panteras Negras pela Auto Defesa foi a maior organização revolucionária negra que já existiu. [...] A formação dos Panteras foi o resultado direto do desenvolvimento do movimento dos direitos civis, que já estava em pleno vapor por mais de uma década antes que eles fossem criados. [...] Tanto da polícia, turbas de brancos locais e da KuKluxKlan, os manifestantes dos direitos civis enfrentaram a constante ameaça de ataques brutais ou mesmo morte.

(WOOD, Adrian e RAJGURU, Nutan. . O Partido dos Panteras Negras Pela Auto Defesa Disponível em: http://www.lsr-cit.org/anti-racismo/37-anti-racismo/440-o-partidodos-panteras-negras-pela-auto-defesa Acesso em: 21 ago. 2014, às 09h30)

Os protestos pedindo justiça pela morte do jovem negro Michael Brown, 18, morto com seis tiros pelo policial branco Darren Wilson, 28, [no dia 15 de agosto de 2014] estão tão “rachados” como a segregada comunidade entre brancos e negros. Durante o dia, famílias inteiras portando cartazes coloridos e levantando os braços aos gritos de “Não atire” circulam pelas calçadas da avenida que corta a pequena Ferguson [...]. Mas, à noite, por nove dias consecutivos, as famílias somem e jovens, quase todos homens e encapuzados, atacam a polícia com coquetéis molotov, fazem saques e destroem o comércio local.

(LORES, Raul Juste. . Protestos realçam divisão racial nos EUA In____Jornal , 20 de agosto de 2014, p. A10.)

Tomando por base as informações, julgue as afirmativas:


I. Apesar da suposta igualdade civil alcançada pelos Estados Unidos a partir dos anos de 1970, os conflitos ocorridos em 2014 demonstram que a luta de movimentos negros, como Os Panteras Negras, está longe de acabar.

II. Apesar de todas as lutas dos negros por igualdade nos Estados Unidos, iniciadas há décadas, o país ainda está longe de alcançar uma democracia racial, como demonstram os conflitos atuais na cidade de Ferguson.

III. Apesar de violentos, os conflitos atuais não representam a realidade dos Estados Unidos, uma vez que, desde os anos de 1960, movimentos como o do Partido dos Panteras Negras conseguiram eliminar a desigualdade existente entre brancos e negros no país.



Está (ão) correta (s):

A
I apenas.
B
II apenas.
C
I e II apenas.
D
II e III apenas.
E
I, II e III.

Gabarito comentado

G
Giulia FernandesMonitor do Qconcursos

O Partido dos Panteras Negras pela Auto Defesa, formado em 1966, emergiu como a maior organização revolucionária negra dos Estados Unidos, tendo suas raízes no movimento dos direitos civis que já estava ativo por mais de uma década. O contexto histórico de sua formação foi marcado por uma série de lutas pela igualdade e justiça racial, onde ativistas enfrentavam ameaças constantes de violência de instituições e grupos como a polícia e a Ku Klux Klan. Este cenário refletia as profundas desigualdades raciais que permeavam a sociedade americana.

 

A persistência de conflitos raciais nos Estados Unidos, mesmo após décadas de movimentos pelos direitos civis, evidencia a complexidade e a profundidade do racismo estrutural no país. Eventos recentes, como os protestos pela morte de Michael Brown em 2014, mostram que as tensões raciais continuam a dividir comunidades. Dados do Departamento de Justiça dos EUA e estudos de organizações como a NAACP (Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor) indicam que a discriminação racial e a violência policial contra afro-americanos permanecem questões críticas, refletindo a continuidade da luta pela igualdade.

 

A afirmativa I está correta. Apesar das conquistas alcançadas pelos movimentos dos direitos civis, os conflitos raciais e a luta por igualdade persistem, evidenciados pelos eventos em Ferguson em 2014. Estes conflitos mostram que a promessa de igualdade civil ainda não foi plenamente realizada nos EUA.

 

A afirmativa II também está correta. Os conflitos em Ferguson, onde a comunidade se divide entre protestos pacíficos durante o dia e confrontos violentos à noite, refletem a persistência da segregação racial e das disparidades socioeconômicas nos Estados Unidos. Estudos de instituições como o Pew Research Center demonstram que a desigualdade racial ainda é uma realidade, com disparidades significativas em áreas como renda, educação e justiça criminal.

 

A afirmativa III está incorreta. Apesar das contribuições significativas de movimentos como o Partido dos Panteras Negras, a desigualdade racial nos Estados Unidos não foi eliminada. A violência e os protestos em Ferguson são prova de que a desigualdade e a discriminação racial continuam a ser problemas graves. Relatórios de organizações de direitos humanos e dados governamentais confirmam que a discriminação racial ainda é uma questão prevalente nos EUA.

 

Resposta: C

Gabarito do Professor: C

 

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo