Questão 96ff5851-e6
Prova:Esamc 2016
Disciplina:Atualidades
Assunto:Questões Sociais, Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero

Leia os textos a seguir:

TEXTO 1:

    O atentado na boate Pulse [conhecida por ser frequentada pelo público LGBT] ocorrido em junho, em Orlando, nos Estados Unidos, é considerado o maior ataque a tiros da história dos Estados Unidos. Usando um fuzil e uma pistola, Omar Mateen, cidadão americano[...], assassinou 49 pessoas.[...] Logo após o massacre, Mateen declarou ter agido em nome do Estado Islâmico, que mais tarde reivindicou a ação [mas não houve prova da ligação entre o atirador e o grupo fundamentalista]. O Brasil é um dos países mais perigosos para gays, lésbicas e transexuais. Em média, uma pessoa LGBT é morta a cada 27 horas [...]. Apesar dos recentes avanços nos direitos LGBT, a prática da homofobia não é tipificada como crime no Brasil. [...] Grupos evangélicos e cristãos estão entre os principais críticos de leis que criminalizam a homofobia [...]. Outro argumento é que já existem leis que punem homicídios e agressões físicas no Brasil. Porém, esse pensamento não leva em conta as formas de violência mais sutil, como a verbal e a psicológica.

(http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/
homofobia-preconceito-violencia-e-crimes-de-odio.htm Acesso em: 29 ago. 2016, às 11h32)


TEXTO 2:

    Comportamento homossexual envolvendo fêmeas e machos foi documentado em pelo menos 71 espécies de mamíferos, incluindo ratos, camundongos, hamsters, cobaias, coelhos, porcos-espinhos, cães, gatos, cabritos, gado, porcos, antílopes, carneiros, macacos e até leões, os reis da selva. Relacionamento homossexual entre primatas não humanos está fartamente documentado na literatura científica. [...]. Considerar contra a natureza as práticas homossexuais da espécie humana é ignorar todo o conhecimento adquirido pelos etologistas em mais de um século de pesquisas rigorosas.

(http://drauziovarella.com.br/sexualidade/violencia-contra-homossexuais/
acesso em: 29 ago. 2016, às 11:33)

Considerando as informações acima, responda:

I. A homoafetividade é alvo de interpretações errôneas e preconcei- tuosas, haja vista que comportamentos homoafetivos são registrados não somente entre membros da espécie humana, mas de diversas outras espécies de animais, algo comprovado pela etologia – ramo da biologia que estuda o comportamento animal.
II. Ao contrário do exposto pelo texto 1, o ataque à boate Pulse não deve ser considerado como crime homofóbico, haja vista que Omar Mateen era comprovadamente membro do Estado Islâmico e o atentado, por este motivo, teve motivações exclusivamente religiosas.
III. A ausência de leis específicas que tipifiquem homofobia como crime decorre em ausência de punição aos agressores. Projetos de leis que buscam solucionar esta impunidade são barrados no senado, dentre outros motivos, pela presença de bancadas conservadoras, como a bancada religiosa que se mantém contrária a estes projetos de lei.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

A
II, apenas
B
I e II
C
I e III
D
II e III
E
I, II e III

Gabarito comentado

P
Paulo Henrique Monitor do Qconcursos

Gabarito: C (I e III)

Tema central: A questão aborda homofobia, sua criminalização, contextos sociais/biológicos e influências políticas, temas recorrentes em Atualidades e Questões Sociais nos vestibulares e concursos.

Comentário:

Afirmativa I – Correta
A homoafetividade não é exclusividade humana. Segundo a etologia (estudo do comportamento animal), comportamentos homossexuais foram documentados em dezenas de espécies, o que desmonta o mito preconceituoso de que tais práticas seriam “contra a natureza”. O texto 2, e autores renomados como Konrad Lorenz, mostram que tais registros são naturais e científicos. Essa visão é fundamental para compreender e combater interpretações errôneas e discriminatórias.

Afirmativa II – Incorreta
Aqui, há uma pegadinha: diz que o ataque à boate Pulse teria motivação “exclusivamente religiosa”. Entretanto, como enfatizado no texto 1, não houve comprovação de ligação direta entre o atirador e o Estado Islâmico. Além disso, o local do crime (frequentado por pessoas LGBT) indica motivação homofóbica evidente. Reduzir a causa apenas ao fator religioso é um erro frequente em provas; fique atento a palavras como “exclusivamente” ou “sempre”, pois tendem a tornar as alternativas incorretas.

Afirmativa III – Correta
O Brasil, até decisões recentes do STF, não tipificava a homofobia como crime. Projetos de lei sobre o tema (exemplo: PL 122/06) enfrentaram resistência de bancadas conservadoras, especialmente as religiosas, como visto no Senado. Isso contribuiu para a continuidade da impunidade, destacando um dos grandes desafios sociais e políticos para garantir direitos à população LGBT.

Estratégias de Interpretação:

  • Procure por destaques ou termos absolutos (ex: “exclusivamente”, “sempre”) para detectar generalizações perigosas.
  • Cuidado com argumentos que desprezam nuances, como visto na II.
  • Relacione o texto-base aos seus conhecimentos prévios e à realidade legislativa/social brasileira.

Conclusão: I e III estão de acordo com a teoria e com o contexto brasileiro contemporâneo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo