A relação que se estabelece entre os textos II e III, considerando o uso da referência bíblica, constitui uma
TEXTO III
Todos os homens são iguais perante Deus
E sem uma boa agência de propaganda,
todas as margarinas também.
(ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE PROPAGANDA 20º
Anuário do Clube de Criação de São Paulo)
TEXTO III
Todos os homens são iguais perante Deus
E sem uma boa agência de propaganda,
todas as margarinas também.
(ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE PROPAGANDA 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo)
Gabarito comentado
Gabarito: A) intertextualidade
1. Tema central da questão
Esta questão aborda interpretação de texto, especificamente o conceito de intertextualidade. A banca exige que o candidato reconheça a presença de uma referência a outro texto — no caso, um trecho de origem bíblica — e compreenda como essa referência dialoga com o texto apresentado.
2. Justificativa para a alternativa correta
Intertextualidade ocorre quando um texto estabelece conexão com outro, por meio de citação, alusão, paráfrase ou paródia. No texto apresentado, a frase "Todos os homens são iguais perante Deus" recupera uma referência bíblica muito conhecida; logo na sequência, essa ideia é reaproveitada de forma criativa para criar um paralelo com as margarinas, fazendo humor e crítica social.
Pela norma-padrão e pela definição de estudiosos como Ingedore Koch, intertextualidade é o fenômeno que possibilita ao leitor reconhecer ecos de outros textos (KOCH & ELIAS, 2006). O correto reconhecimento desse recurso permite resolver a questão com segurança.
3. Análise das alternativas incorretas
- B) Ironia: Trata-se de afirmar o contrário do que se quer dizer, geralmente para produzir efeito humorístico ou crítico. Aqui, apesar do humor e da crítica, o fundamental é o empréstimo da frase bíblica para outro contexto — ou seja, o recurso central é a intertextualidade e não a ironia.
- C) Homonímia: Diz respeito a palavras que têm a mesma pronúncia ou escrita, mas sentidos diferentes, como “manga” (da camisa e da fruta). Não se aplica ao caso.
- D) Ambiguidade: Ocorre quando há mais de uma possibilidade de interpretação para o enunciado. O texto é claro em sua referência e em seu uso criativo.
- E) Polissemia: Quando uma palavra tem vários sentidos. Não é o que ocorre; o fenômeno é mesmo de referência externa (intertextual).
4. Estratégias para provas
Em questões como esta, atenção às alusões ou citações conhecidas é fundamental. Sempre identifique se o texto reproduz ou dialoga com ideias, frases ou estilos vindos de outros lugares — isso quase sempre indica intertextualidade.
Lembre-se da importância desse conceito em provas de interpretação: autores como Celso Cunha e Lindley Cintra destacam a riqueza das relações intertextuais na construção de sentido .
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






