Questão d52bd1f3-bc
Prova:ENEM 2009
Disciplina:Filosofia
Assunto:Mito e Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga

No período 750-338 a. C., a Grécia antiga era composta por cidades-Estado, como por exemplo Atenas, Esparta, Tebas, que eram independentes umas das outras, mas partilhavam algumas características culturais, como a língua grega. No centro da Grécia, Delfos era um lugar de culto religioso frequentado por habitantes de todas as cidades-Estado.

No período 1200-1600 d. C., na parte da Amazônia brasileira onde hoje está o Parque Nacional do Xingu, há vestígios de quinze cidades que eram cercadas por muros de madeira e que tinham até dois mil e quinhentos habitantes cada uma. Essas cidades eram ligadas por estradas a centros cerimoniais com grandes praças. Em torno delas havia roças, pomares e tanques para a criação de tartarugas. Aparentemente, epidemias dizimaram grande parte da população que lá vivia. 

Folha de S. Paulo, ago. 2008 (adaptado). 

Apesar das diferenças históricas e geográficas existentes entre as duas civilizações elas são semelhantes pois

Imagem 084.jpg

A
as ruínas das cidades mencionadas atestam que grandes epidemias dizimaram suas populações.
B
as cidades do Xingu desenvolveram a democracia, tal como foi concebida em Tebas.
C
as duas civilizações tinham cidades autônomas e independentes entre si.
D
os povos do Xingu falavam uma mesma língua, tal como nas cidades-Estado da Grécia.
E
as cidades do Xingu dedicavam-se à arte e à filosofia tal como na Grécia.

Gabarito comentado

M
Michel MelloMestre em Filosofia (PUC-Rio), Mestre e Doutor em Filosofia (Universidade de Basel / Suiça)
A questão exige um certo conhecimento de cultura grega clássica, sobretudo à ideia de cidade ou pólis, e o que denominavam grego ou heleno. A pólis grega era uma unidade territorial autônoma. A autocefalia era uma das característica mais marcante da pólis: independente da forma de governo, é sempre algum ou alguns da cidade, um cidadão ou um politês, que governam. Os outros, digamos assim, os estrangeiros eram aqueles que não falavam grego, mas sobretudo que não tinha esse valor da autocefalia. Assim, eram chamados de bárbaros. Assim, a Grécia eram uma espécie de cosmos, tudo ordenado, entre cidades independentes uma da outra que mantinham relações entre si através do comércio e partilhavam língua e cultura. Tinham todas a consciência de serem descendentes da tradição homérica. Sabendo esses elementos sobre a cultura grega, podemos dizer que
A alternativa (a)  está errada, pois a existência de ruínas não atesta a ocorrência de uma epidemia que tenha aniquilado a população.
A alternativa (b) está errada porque quem desenvolveu a democracia foram os gregos.
A alternativa (c) está correta pelo que pode indicar o texto acima e nosso conhecimento sobre a pólis.
A allernativa (d) está errada, pois não há nada que indique no texto que eles falavam a mesma língua.
A alternativa (e) está errada, pois nada indica que a Filosofia e as artes foram desenvolvidas tal qual as entendemos hoje, como os gregos o fizeram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo