Os Pré-socráticos: quem foram, principais características e como caem no Enem

Publicado em: 23/10/2023

O que são os pré-socráticos e o que esses pensadores buscavam? O termo pré-socrático é utilizado para designar os primeiros representantes do pensamento filosófico grego. Embora esse termo gere controvérsias entre os estudiosos por transmitir a ideia de que todos esses pensadores vieram antes de Sócrates, o que, na verdade, se busca estabelecer através desse termo é a diferença existente entre os objetos de estudos abordados por esses pensadores

Enquanto Sócrates se voltou para questões relativas ao ser humano e suas virtudes, os pré-socráticos se debruçaram sobre temáticas relacionadas à natureza, denominada pelos gregos como physis. As questões que abordam o pensamento desses filósofos estão se tornando cada vez mais comuns nas edições do ENEM, fato que torna relevante o estudo das ideias desenvolvidas por esses pensadores.

Características da filosofia pré-socrática

Antes do surgimento da filosofia, as indagações acerca da origem do universo eram respondidas através das narrativas míticas cosmogônicas. Esses mitos se baseavam em elementos fantásticos e sobrenaturais para explicar de que modo o universo havia se originado. No entanto, quando o pensamento filosófico passou a ganhar maior projeção e importância no mundo grego, alguns indivíduos se propuseram a buscar modos racionais de responder às questões acerca do nascimento do cosmo. É nesse contexto que floresce o pensamento dos primeiros filósofos, a saber, os pré-socráticos.

Esses pensadores partiram de uma concepção em comum: a natureza e tudo o que nela existe se originaram a partir de um mesmo princípio. A palavra grega utilizada para denominar esse princípio foi arkhé. Cada um dos pensadores pré-socráticos desenvolveu um ponto de vista acerca do que seria essa realidade geradora de todas as coisas. Para tanto, se utilizaram do pensamento racional e da argumentação organizada logicamente, elaborando teorias denominadas como cosmologias, ou seja, modos de explicação racional da origem do universo.

Principais filósofos pré-socráticos

Quem foram os pré-socráticos? Quais pensadores mais se destacaram nesse momento da história da filosofia? Em primeiro lugar, destaca-se Tales de Mileto. Tendo sido o primeiro filósofo do ocidente, argumentou que a água seria a arkhé e, portanto, o princípio originário de todas as coisas. O pensador chegou a essa conclusão após verificar que a umidade está presente em tudo o que existe na natureza. Seu discípulo, Anaximandro de Mileto, defendia que o princípio originário de todas as coisas seria aquilo que ele denominou como ápeiron, que significa “aquilo que não possui limites”. A natureza teria se originado a partir de uma realidade primeira infinita que, ao determinar-se e ganhar limites, gerou todas as coisas. Pitágoras afirmou que os números seriam a arkhé e originaram o universo. A partir das relações numéricas e da harmonia matemática, o universo passou a existir.

Parmênides de Eléia buscou definir a arkhé através do pensamento puramente racional, sem recorrer a elementos sensíveis da natureza. Em sua concepção, o fundamento da existência de todas as coisas é o ser. Sendo ele uno, imovél e eterno. Não seria concebível a passagem do ser ao não-ser, ou seja, à inexistência. Assim como o contrário também seria impossível. Desse modo, o filósofo argumentou que o movimento não existe de fato, se tratando apenas de uma ilusão produzida pelos sentidos. Por fim, Heráclito de Éfeso defendia que a Arkhé é o fogo. No entanto, sua afirmação não possui um sentido literal.

Esse elemento é compreendido pelo pensador como algo que simboliza perfeitamente a principal característica da natureza: a mudança. Em seu entendimento, tudo o que existe na realidade está submetido ao constante movimento. Tudo muda a todo instante, de modo que nada no mundo permanece sendo o mesmo. O motor de tal movimento seria o choque entre os contrários que coexistem na natureza: dia e noite, quente e frio, amor e ódio, etc.

Escolas da filosofia pré-socrática

Os filósofos pré-socráticos podem ser agrupados em escolas de pensamento, formadas a partir da relação entre um mestre e seus discípulos. Dentre essas correntes, destaca-se, inicialmente, a Escola jônica, fundada por Tales de Mileto. Foi formada por pensadores como Anaximandro, Anaxímenes e Heráclito. Sua principal característica foi a atenção dada aos elementos sensíveis da natureza, como a água e o fogo. Em segundo lugar, destaca-se a Escola pitagórica, formada por Pitágoras e seus discípulos. Os intelectuais dessa escola centraram seu pensamento nos números e nas questões relacionadas à matemática. Por fim, destaca-se a Escola Eleática, fundada por Parmênides e levada adiante por seus discípulos. A principal característica de tal corrente é a tese da imobilidade da realidade, pautada na concepção de que o ser não poderia passar ao não-ser, de tal modo que o movimento e a transformação seriam impossíveis.

Os pré-socráticos no ENEM

As questões de filosofia que abordam os pré-socráticos no ENEM costumam explorar os principais conceitos e teorias desenvolvidas por esses pensadores. Noções como physis, arkhé e kosmos se fazem presentes ao lado do importante conceito de logos, elemento que caracteriza o caráter racional das investigações desenvolvidas por esse grupo de filósofos. Para responder corretamente às questões que abordam essa temática, é importante compreender o objeto de investigação dos pré-socráticos e como estes pensadores se esforçaram em um procedimento racional de compreensão da origem do universo. Além disso, é relevante conhecer as teorias dos principais filósofos que compõem esse período da filosofia, como Tales, Anaximandro, Pitágoras, Parmênides e Heráclito.

(ENEM 2021) Aquilo que é quente necessita de umidade para viver, e o que é morto seca, e todos os germes são úmidos, e todo alimento é cheio de suco; ora, é natural que cada coisa se nutra daquilo de que provém.

SIMPLÍCIO. In: BORNHEIM, G. A. Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, 1993.

O fragmento atribuído ao filósofo Tales de Mileto é característico do pensamento pré-socrático ao apresentar uma:

a) abordagem epistemológica sobre o lógos e a fundamentação da metafísica.

b) teoria crítica sobre a essência e o método do conhecimento científico.

c) justificação religiosa sobre a existência e as contradições humanas.

d) elaboração poética sobre os mitos e as narrativas cosmogônicas.

e) explicação racional sobre a origem e a transformação da physis.